Prof Denny - Arte
Estudante, você vai entrar em contato com a linguagem teatral, numa interface com recursos tecnológicos – mídias digitais em produção artística, relacionadas com o campo do teatro num contexto de hibridismo. Além disso, vai conhecer as profissões contemporâneas que dialogam com o teatro, ampliando assim as possibilidades de escolha na construção e incorporação de conhecimentos e valores que permitam a tomada de decisões no campo profissional e o desenvolvimento das habilidades e competências do século XXI.
Conteúdo/tema Conhecimento priorizado |
Discutindo a proposta e elaborando o projeto – apresentação de teatro |
Objetivo geral |
Conhecer as profissões contemporâneas que
dialogam com o teatro |
Talvez o teatro não esteja diretamente ligado à profissão que o estudante almeja, mas o estudo dessa linguagem da arte pode auxiliá-lo em outras áreas da vida pessoal e profissional e na construção de seu Projeto de Vida. A ideia inicial é que voce, nas atividades complementares, pesquisem as profissões que estejam diretamente envolvidas com o estudo de teatro e as possibilidades que o mercado de trabalho oferece, vislumbrando diferentes cenários e possibilidades para sua formação acadêmica e profissional.
As atividades indicadas a seguir promovem
o desenvolvimento de habilidades propostas, por meio de pesquisas sobre profissões e profissionais do
teatro, experimentações e estudos sobre p
espetáculo teatral. É importante que você realize
registros durante o desenvolvimento das atividades, para colaborar com os momentos
de avaliação e recuperação. Ao final de cada
linguagem, no item “O que eu aprendi?”, registre, em seu caderno, o que e como aprendeu, descrevendo as
experimentações e vivências na construção de um portfólio com toda a produção artística.
Para ampliação de seu repertório pessoal, foram elencados, a seguir, alguns conceitos importantes para o desenvolvimento das atividades.
Processos
colaborativos –
Nascem da disponibilidade para conversar, problematizar, pesquisar, trocar,
provocar, aprofundar a experiência de cada um, enriquecida na produção
coletiva.
Logística colaborativa – Consiste na colaboração entre pessoas para a idealização e produção artística. Esta parceria caracteriza-se pelo alto grau de compromisso entre todos os envolvidos, estando sempre focada na eficácia das produções, eliminando desperdícios e otimizando equipamentos, mão de obra e recursos empregados. É também caracterizada pela ajuda mútua, sendo obtidas melhorias significativas, que são comuns a todos. Não existe uma hierarquia; todos trabalham em conjunto em prol de um mesmo objetivo.
PROFISSIONAIS DO TEATRO
Aderecista
– Profissional
responsável pela confecção dos adereços, objetos de cena para teatro, cinema, televisão etc. O aderecista também é conhecido no teatro como
contrarregra, envolvido com a execução dos
inúmeros objetos que serão utilizados na cena, por
exemplo: garrafas, copos, figurinos, quadros, bolsas, chapéus etc.
Assessor
de imprensa – Profissional
responsável pela divulgação dos serviços e/ou produtos de uma empresa ou de uma
determinada pessoa, tratando dos interesses desses grupos numa intermediação
junto aos interesses dos meios de comunicação.
Ator
profissional – Responsável
pela representação e/ou interpretação de uma ação dramática, por intermédio de
criação autoral, improvisada ou coletiva, fazendo uso de recursos corporais,
vocais e emocionais nas transmissões aos expectadores.
Coreógrafo
– Profissional
responsável pelos ensinamentos dos movimentos de dança, estimulando,
incentivando e orientando individualmente dançarinos ou grupos, por intermédio de uma sincronização de movimentos e elaboração de diferentes coreografias.
Diretor
artístico – Profissional
responsável pela seleção e recrutamento de produtores e coordenadores de programas e pela execução
dos programas que, uma vez formatados, são disponibilizados aos Diretores de Programação.
Figurinista – Profissional responsável pela criação e elaboração de figurinos e acessórios para atender personagens de uma produção de cinema, teatro, música, televisão etc. Este profissional tem a função de desenvolver o seu trabalho respeitando todo um roteiro já idealizado pelos produtores da obra em questão.
Iluminador
– Profissional
responsável por toda a iluminação do espetáculo, desde sua pesquisa, passando
pela criação de um mapa de utilização de luz, até a operação de equipamentos no momento do espetáculo. Nos
shows musicais e nas peças
de teatro, muitas vezes, existe um grande refletor que foca um cantor ou um ator – este equipamento que dá
destaque ao objeto que deve ter a maior atenção
é operado pelo iluminador.
Maquiador – Profissional responsável por cuidar e realçar o rosto das pessoas com o auxílio de produtos cosméticos e o intuito
de melhorar a imagem e a aparência, para que elas
possam se sobressair numa produção de arte ou outro evento qualquer.
Produtor – Profissional responsável
pelas questões administrativas, financeiras e gerenciais de uma produção
artística e que tem como objetivo viabilizar toda a estrutura de um espetáculo,
desde a contratação dos atores até da equipe técnica com que vai trabalhar.
Roteirista – Profissional responsável pela criação e/ou adaptação de uma história. É o que cria
o roteiro, com os diálogos (falas) das personagens e as cenas,
transpondo-o e adequando- o às necessidades dos veículos de exibição, cinema
ou televisão.
Sonoplasta – Profissional que tem por
função realizar efeitos
sonoros especiais, criar
fundos sonoros, adequar volume
e intensidade dos sons, inserir
músicas em cenas,
criar e misturar ruídos, sons e músicas. Sensibilizar o ouvinte transmitindo mensagens e mexendo
com os sentimentos do outro
por meio dos sons/músicas utilizadas.
Visagista – Profissional responsável pela harmonização das características mais marcantes de uma pessoa, em conformidade com sua personalidade, tipo físico, beleza interior e exterior.
Para saber mais:
Faculdade de Teatro.·.
Disponível em: https://www.guiadacarreira.com.br/cursos/faculdade-de-teatro/.
Fazer teatro: 7 motivos para começar as aulas
o quanto antes.
Disponível em: https://www.macunaima.com.br/vivaarteviva/fazer-teatro-7-motivos-para-comecar-as- aulas-o-quanto-antes/.
8 MOTIVOS PARA VOCÊ FAZER CURSO DE TEATRO.
Disponível em:
https://belas.art.br/motivos-para-fazer-curso-de-teatro/.
10 coisas que o Teatro vai mudar em você.
Disponível em: http://wolfmaya.com.br/10-
coisas-que-o-teatro-vai-mudar-em-voce/.
Teatro – Tudo sobre o curso e a profissão.·.
Disponível em: https://quecurso.com.br/blog/teatro/.
8 faculdades para quem quer
trabalhar na TV. Disponível em:
https://www.guiadacarreira.com.br/cursos/faculdades-pra-trabalhar-na-tv/.
ATIVIDADE 1: APRECIAÇÃO
O processo colaborativo de criação e concepção de um espetáculo teatral tem demonstrado ser uma ferramenta criativa e poderosa, influenciando diversos grupos teatrais, com diferentes vertentes no teatro contemporâneo. Para que você reconheça as diferentes vertentes, propõe-se para esta sondagem que inicialmente você organize uma pesquisa sobre as peças teatrais que estejam em cartaz na cidade onde moram, em cidades vizinhas ou em outras localidades, utilizando as informações impressas nos guias de espetáculos, cartazes e folders disponíveis (geralmente distribuídos pelos bairros, cidade etc.), ou se utilizando da internet.
Em seguida, assita o vídeos de uma peça de
teatro criada a partir
de processo colaborativo, que utiliza novas tecnologias e/ou se apropria
de espaços não
convencionais, APRECIE ATENTAMENTE O ESPETÁCULO. O importante é que voce possa vivenciar, em algum
grau, a experiência de ser plateia de uma peça teatral com características inovadoras e contemporâneas.
Processos contemporâneos de criação em teatro.
Está indicado, a seguir, o trecho do documentário “Rastros” de processo colaborativo.
Documentário que apresenta o percurso de criação compartilhada do processo colaborativo na encenação contemporânea, a partir do depoimento de Izabel Teixeira e Cibele Forjaz, do espetáculo [Rainha (s)] – duas atrizes em busca de um coração; atores e direção do espetáculo Kastelo, do grupo Teatro da Vertigem e seu diretor Antonio Araujo. O aqui-e-agora do processo colaborativo é revelado em imagens na sala de ensaio, aproximando o espectador desse modo de criação cênica.
Direção e Roteiro: Daniel Chaia
Produção Executiva: Diogo Martins
Assistente de Produção: Nara Ferriani
Pesquisa: Auber Bettinelli
Diretor de Fotografia: Matheus Rocha
Fotografia Adicional: Felipe Malheiro
Assistente de Fotografia: Bruno Santos
Som Direto: Caio Ferraz e Daniel Rodizanski
Mixagem: Eduardo Barbosa
Edição: Rui Calvo
Trilha Sonora: Felipe Soares
Entrevistados: Antônio Araújo, Bruna Freitas, Cibele Forjaz, Denise Janoski, Eliana Monteiro, Isabel Teixeira, Luisa Nóbrega, Roberto Áudio e Sergio Pardal.
Documentário “Teatro e Circunstância: Caixa preta e outros espaços convencionais”.
Finalizado o momento de apreciação dos vídeos, realize os questionamentos indicados a seguir e registre no caderno suas respostas:
Ø
Já
assistiram a peças feitas em processos colaborativos? Quais?
Ø
Perceberam diferenças entre as peças
criadas colaborativamente e outras realizadas por um único autor? Descreva
as diferenças percebidas.
Ø
Como
é fazer teatro em espaços não convencionais?
Ø
Quais foram
os lugares mais
inusitados de encenação de peças teatrais que você pesquisou
e/ou assistiu?
Ø
Quais são os profissionais que trabalham para a criação
da peça?
Habilidade socioemocional: |
Repertório cultural- valorizar e fruir
as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e
também, para participar
de práticas diversificadas da produção artístico-cultural. |
Habilidades essencial e/ou do 4.º bimestre: |
Sistematizar e organizar material de pesquisa. |
Habilidades de recuperação (habilidades de
suporte): |
Reconhecer as mudanças de paradigma no
teatro atual, possibilitando uma compreensão dos
processos que norteiam a arte contemporânea; |
Metodologia: |
Estudante, neste volume, você entrar em contato com a linguagem teatral, numa interface com recursos tecnológicos, Para ampliação de seu repertório pessoal, foram elencados, alguns conceitos importantes para o desenvolvimento das atividades: Processos colaborativos, Logística colaborativa; PROFISSIONAIS DO TEATRO; Para saber mais: Faculdade de Teatro, 8 MOTIVOS PARA VOCÊ FAZER CURSO DE TEATRO;Atividade 1: Apreciação - Processos contemporâneos de criação em teatro; Documentário “Teatro e Circunstância: Caixa preta e outros espaços convencionais; O processo colaborativo de criação e concepção de um espetáculo teatral; organize uma pesquisa; Em seguida, assita o vídeos de uma peça de teatro criada a partir de processo colaborativo; Finalizado o momento de apreciação dos vídeos, realize os questionamentos indicados a seguir e registre no caderno suas respostas: |
Recursos: |
Divulgação no blog da escola, no facebook
profissional do professor compartilhado com o facebook da Unidade Escolar e
Whatsapp do aluno. |
Quantidade de aulas do período: |
2h/a (1h/a: videoaula CMSP, não houve;
1h/a: atividades complementares). Recorte do caderno do aluno 2h/a (1h/a: videoaula CMSP, não houve;
1h/a: atividades complementares). Recorte do caderno do aluno |
Avaliação: |
Devolutiva das atividades e atribuição de notas realizadas registradas na planilha de acompanhamento. Devolutiva do aluno das atividades realizadas no retorno as aulas ou pelo facebook do professor ou whatsapp do professor. Registros durante o desenvolvimento das atividades, para colaborar com seus momentos de autoavaliação e recuperação.A atividade será proposta por link no Blog da escola, e também quando aluno interagir individualmente com o professor pelo whatsapp. |
Referências:
|
Faculdade de Teatro.·. https://www.guiadacarreira.com.br/cursos/faculdade-de-teatro/. Fazer teatro: 7 motivos para começar as
aulas o quanto antes. Disponível em: https://www.macunaima.com.br/vivaarteviva/fazer-teatro-7-motivos-para-comecar-as- aulas-o-quanto-antes/. 8 MOTIVOS PARA VOCÊ FAZER CURSO DE TEATRO. https://belas.art.br/motivos-para-fazer-curso-de-teatro/. 10 coisas que o Teatro vai mudar em você. Disponível em: http://wolfmaya.com.br/10- coisas-que-o-teatro-vai-mudar-em-voce/. Teatro – Tudo sobre o curso e a profissão.·. Disponível em:
https://quecurso.com.br/blog/teatro/. 8 faculdades para quem quer trabalhar na
TV. Disponível em: https://www.guiadacarreira.com.br/cursos/faculdades-pra-trabalhar-na-tv/. SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Ensinar e Aprender Arte; SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Linguagens, códigos e suas tecnologias/Secretaria da Educação.SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Caderno do professor: arte, anos finais/Secretária da Educação.Matriz curricular, BNCC, Plano de Nivelamento, CMSP. |
Observações: |
Link do blog - https://mariaeuniceintegral.blogspot.com/ |
Nenhum comentário:
Postar um comentário