segunda-feira, 9 de novembro de 2020

Produção teatral

Prof Denny - Arte

Estudante, você vai entrar em contato com a linguagem teatral, numa interface com recursos tecnológicos mídias digitais em produção artística, relacionadas com o campo do teatro num contexto de hibridismo. Além disso, vai conhecer as profissões contemporâneas que dialogam com o teatro, ampliando assim as possibilidades de escolha na construção e incorporação de conhecimentos e valores que permitam a tomada de decisões no campo profissional e o desenvolvimento das habilidades e competências do século XXI.

Conteúdo/tema Conhecimento priorizado

Discutindo a proposta e elaborando o projeto – apresentação de teatro 

Objetivo geral

Conhecer as profissões contemporâneas que dialogam com o teatro


Talvez o teatro não esteja diretamente ligado à profissão que o estudante almeja, mas o estudo dessa linguagem da arte pode auxiliá-lo em outras áreas da vida pessoal e profissional e na construção de seu Projeto de Vida. A ideia inicial é que voce, nas atividades complementares, pesquisem as profissões que estejam diretamente envolvidas com o estudo de teatro e as possibilidades que o mercado de trabalho oferece, vislumbrando diferentes cenários e possibilidades para sua formação acadêmica e profissional.

As atividades indicadas a seguir promovem o desenvolvimento de habilidades propostas, por meio de pesquisas sobre profissões e profissionais do teatro, experimentações e estudos sobre p espetáculo teatral. É importante que você realize registros durante o desenvolvimento das atividades, para colaborar com os momentos de avaliação e recuperação. Ao final de cada linguagem, no item “O que eu aprendi?”, registre, em seu caderno, o que e como aprendeu, descrevendo as experimentações e vivências na construção de um portfólio com toda a produção artística.

Para ampliação de seu repertório pessoal, foram elencados, a seguir, alguns conceitos importantes para o desenvolvimento das atividades.

Processos colaborativos – Nascem da disponibilidade para conversar, problematizar, pesquisar, trocar, provocar, aprofundar a experiência de cada um, enriquecida na produção coletiva.

Logística colaborativa – Consiste na colaboração entre pessoas para a idealização e produção artística. Esta parceria caracteriza-se pelo alto grau de compromisso entre todos os envolvidos, estando sempre focada na eficácia das produções, eliminando desperdícios e otimizando equipamentos, mão de obra e recursos empregados. É também caracterizada pela ajuda mútua, sendo obtidas melhorias significativas, que são comuns a todos. Não existe uma hierarquia; todos trabalham em conjunto em prol de um mesmo objetivo.

PROFISSIONAIS DO TEATRO

Aderecista – Profissional responsável pela confecção dos adereços, objetos de cena para teatro, cinema, televisão etc. O aderecista também é conhecido no teatro como contrarregra, envolvido com a execução dos inúmeros objetos que serão utilizados na cena, por exemplo: garrafas, copos, figurinos, quadros, bolsas, chapéus etc.

Assessor de imprensa – Profissional responsável pela divulgação dos serviços e/ou produtos de uma empresa ou de uma determinada pessoa, tratando dos interesses desses grupos numa intermediação junto aos interesses dos meios de comunicação.

Ator profissional – Responsável pela representação e/ou interpretação de uma ação dramática, por intermédio de criação autoral, improvisada ou coletiva, fazendo uso de recursos corporais, vocais e emocionais nas transmissões aos expectadores.

Coreógrafo – Profissional responsável pelos ensinamentos dos movimentos de dança, estimulando, incentivando e orientando individualmente dançarinos ou grupos, por intermédio de uma sincronização de movimentos e elaboração de diferentes coreografias.

Diretor artístico – Profissional responsável pela seleção e recrutamento de produtores e coordenadores de programas e pela execução dos programas que, uma vez formatados, são disponibilizados aos Diretores de Programação.

Figurinista Profissional responsável pela criação e elaboração de figurinos e acessórios para atender personagens de uma produção de cinema, teatro, música, televisão etc. Este profissional tem a função de desenvolver o seu trabalho respeitando todo um roteiro já idealizado pelos produtores da obra em questão.

Iluminador – Profissional responsável por toda a iluminação do espetáculo, desde sua pesquisa, passando pela criação de um mapa de utilização de luz, até a operação de equipamentos no momento do espetáculo. Nos shows musicais e nas peças de teatro, muitas vezes, existe um grande refletor que foca um cantor ou um ator este equipamento que dá destaque ao objeto que deve ter a maior atenção é operado pelo iluminador.

Maquiador Profissional responsável por cuidar e realçar o rosto das pessoas com o auxílio de produtos cosméticos e o intuito de melhorar a imagem e a aparência, para que elas possam se sobressair numa produção de arte ou outro evento qualquer.

Produtor – Profissional responsável pelas questões administrativas, financeiras e gerenciais de uma produção artística e que tem como objetivo viabilizar toda a estrutura de um espetáculo, desde a contratação dos atores até da equipe técnica com que vai trabalhar.

Roteirista Profissional responsável pela criação e/ou adaptação de uma história. É o que cria o roteiro, com os diálogos (falas) das personagens e as cenas, transpondo-o e adequando- o às necessidades dos veículos de exibição, cinema ou televisão.

Sonoplasta Profissional que tem por função realizar efeitos sonoros especiais, criar fundos sonoros, adequar volume e intensidade dos sons, inserir músicas em cenas, criar e misturar ruídos, sons e músicas. Sensibilizar o ouvinte transmitindo mensagens e mexendo com os sentimentos do outro por meio dos sons/músicas utilizadas.

Visagista Profissional responsável pela harmonização das características mais marcantes de uma pessoa, em conformidade com sua personalidade, tipo físico, beleza interior e exterior.

Para saber mais:

Faculdade    de       Teatro.·.

Disponível    em: https://www.guiadacarreira.com.br/cursos/faculdade-de-teatro/.

Fazer teatro: 7 motivos para começar as aulas o quanto antes.

Disponível em: https://www.macunaima.com.br/vivaarteviva/fazer-teatro-7-motivos-para-comecar-as- aulas-o-quanto-antes/.

8 MOTIVOS PARA VOCÊ FAZER CURSO DE TEATRO.

Disponível em:

https://belas.art.br/motivos-para-fazer-curso-de-teatro/.

10 coisas que o Teatro vai mudar em você.

Disponível em: http://wolfmaya.com.br/10- coisas-que-o-teatro-vai-mudar-em-voce/.

Teatro –          Tudo   sobre  o          curso  e          a          profissão.·.

Disponível    em: https://quecurso.com.br/blog/teatro/.

8 faculdades para quem quer trabalhar na TV. Disponível em:

 https://www.guiadacarreira.com.br/cursos/faculdades-pra-trabalhar-na-tv/.  

 ATIVIDADE 1: APRECIAÇÃO

O processo colaborativo de criação e concepção de um espetáculo teatral tem demonstrado ser uma ferramenta criativa e poderosa, influenciando diversos grupos teatrais, com diferentes vertentes no teatro contemporâneo. Para que você reconheça as diferentes vertentes, propõe-se para esta sondagem que inicialmente você organize uma pesquisa sobre as peças teatrais que estejam em cartaz na cidade onde moram, em cidades vizinhas ou em outras localidades, utilizando as informações impressas nos guias de espetáculos, cartazes e folders disponíveis (geralmente distribuídos pelos bairros, cidade etc.), ou se utilizando da internet.

Em seguida, assita o vídeos de uma peça de teatro criada a partir de processo colaborativo, que utiliza novas tecnologias e/ou se apropria de espaços não convencionais, APRECIE ATENTAMENTE O ESPETÁCULO. O importante é que voce possa vivenciar, em algum grau, a experiência de ser plateia de uma peça teatral com características inovadoras e contemporâneas.

Processos contemporâneos de criação em teatro.

Está indicado, a seguir, o trecho do documentário “Rastros” de processo colaborativo.


Documentário que apresenta o percurso de criação compartilhada do processo colaborativo na encenação contemporânea, a partir do depoimento de Izabel Teixeira e Cibele Forjaz, do espetáculo [Rainha (s)] – duas atrizes em busca de um coração; atores e direção do espetáculo Kastelo, do grupo Teatro da Vertigem e seu diretor Antonio Araujo. O aqui-e-agora do processo colaborativo é revelado em imagens na sala de ensaio, aproximando o espectador desse modo de criação cênica.

Direção e Roteiro: Daniel Chaia
Produção Executiva: Diogo Martins
Assistente de Produção: Nara Ferriani
Pesquisa: Auber Bettinelli
Diretor de Fotografia: Matheus Rocha
Fotografia Adicional: Felipe Malheiro
Assistente de Fotografia: Bruno Santos
Som Direto: Caio Ferraz e Daniel Rodizanski
Mixagem: Eduardo Barbosa
Edição: Rui Calvo
Trilha Sonora: Felipe Soares
Entrevistados: Antônio Araújo, Bruna Freitas, Cibele Forjaz, Denise Janoski, Eliana Monteiro, Isabel Teixeira, Luisa Nóbrega, Roberto Áudio e Sergio Pardal.

Documentário “Teatro e Circunstância:  Caixa preta e outros espaços convencionais”.



Finalizado o momento de apreciação dos vídeos, realize os questionamentos indicados a seguir e registre no caderno suas respostas:

Ø  Já assistiram a peças feitas em processos colaborativos? Quais?

Ø  Perceberam diferenças entre as peças criadas colaborativamente e outras realizadas por um único autor? Descreva as diferenças percebidas.

Ø  Como é fazer teatro em espaços não convencionais?

Ø  Quais foram os lugares mais inusitados de encenação de peças teatrais que você pesquisou e/ou assistiu?

Ø  Quais são os profissionais que trabalham para a criação da peça?

 

Habilidade socioemocional:

Repertório cultural- valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também, para participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

Habilidades essencial e/ou do 4.º bimestre:

Sistematizar e organizar material de pesquisa. 

Habilidades de recuperação (habilidades de suporte):

Reconhecer as mudanças de paradigma no teatro atual, possibilitando uma compreensão   dos processos que norteiam a arte contemporânea;

Metodologia:

Estudante, neste volume, você entrar em contato com a linguagem teatral, numa interface com recursos tecnológicos, Para ampliação de seu repertório pessoal, foram elencados, alguns conceitos importantes para o desenvolvimento das atividades: Processos colaborativos, Logística colaborativa; PROFISSIONAIS DO TEATRO; Para saber mais: Faculdade de        Teatro, 8 MOTIVOS PARA VOCÊ FAZER CURSO DE TEATRO;Atividade 1: Apreciação - Processos contemporâneos de criação em teatro; Documentário “Teatro e Circunstância: Caixa preta e outros espaços convencionais; O processo colaborativo de criação e concepção de um espetáculo teatral; organize uma pesquisa; Em seguida, assita o vídeos de uma peça de teatro criada a partir de processo colaborativo; Finalizado o momento de apreciação dos vídeos, realize os questionamentos indicados a seguir e registre no caderno suas respostas:

Recursos:

Divulgação no blog da escola, no facebook profissional do professor compartilhado com o facebook da Unidade Escolar e Whatsapp do aluno.

Quantidade de aulas do período:

2h/a (1h/a: videoaula CMSP, não houve; 1h/a: atividades complementares). Recorte do caderno do aluno

2h/a (1h/a: videoaula CMSP, não houve; 1h/a: atividades complementares). Recorte do caderno do aluno

Avaliação:

Devolutiva das atividades e atribuição de notas realizadas registradas na planilha de acompanhamento. Devolutiva do aluno das atividades realizadas no retorno as aulas ou pelo facebook do professor ou whatsapp do professor. Registros durante o desenvolvimento das atividades, para colaborar com seus momentos de autoavaliação e recuperação.A atividade será proposta por link no Blog da escola, e também quando aluno interagir individualmente com o professor pelo whatsapp.

 

 

Referências:

 

 

 

 

 

 

 

 

Faculdade        de        Teatro.·.

https://www.guiadacarreira.com.br/cursos/faculdade-de-teatro/.

Fazer teatro: 7 motivos para começar as aulas o quanto antes.

Disponível em: https://www.macunaima.com.br/vivaarteviva/fazer-teatro-7-motivos-para-comecar-as- aulas-o-quanto-antes/.

8 MOTIVOS PARA VOCÊ FAZER CURSO DE TEATRO.

https://belas.art.br/motivos-para-fazer-curso-de-teatro/.

10 coisas que o Teatro vai mudar em você.

Disponível em: http://wolfmaya.com.br/10- coisas-que-o-teatro-vai-mudar-em-voce/. Teatro          – Tudo sobre o curso e a profissão.·.

Disponível        em: https://quecurso.com.br/blog/teatro/.

8 faculdades para quem quer trabalhar na TV. Disponível em:

https://www.guiadacarreira.com.br/cursos/faculdades-pra-trabalhar-na-tv/.  SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Ensinar e Aprender Arte; SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Linguagens, códigos e suas tecnologias/Secretaria da Educação.SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Caderno do professor: arte, anos finais/Secretária da Educação.Matriz curricular, BNCC, Plano de Nivelamento, CMSP.

Observações:

Link do blog - https://mariaeuniceintegral.blogspot.com/

 

 

 



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