Prof Denny - ARTE
Estudante , Na atividade de hoje, vamos retomar a nossa conversa sobre o que é Musica o sistema simbólico, o uso e função da Musica, o estilo e o gênero musical. Para avaliação/recuperação – recupere seus registros;
Conteúdo/tema Conhecimento priorizado | Registro Musical e processo de criação |
Objetivo geral | Desenvolver processos de criação em Musica e artes visuais |
O que é musica?
Estudantes, a artista Fayga Ostrower explica sobre o seu processo de criação. O processo de criação, assim como o Projeto de Vida requer planejamento em qualquer área e não somente em uma produção artística.
No Brasil, a população possui uma relação intensa com a música. O povo brasileiro, de forma geral, é bastante musical, apreciando essa forma de arte em seu dia a dia e nos momentos de lazer.
O país é muito diverso e heterogêneo culturalmente, e apresenta distintos estilos musicais dependendo da região. Entretanto, alguns se destacam e fazem sucesso em todo território.
GÊNERO MUSICAL: é o que podemos chamar de grande categoria, ou seja, são aquelas músicas que possuem características, instrumentação e estrutura base, e servem de referência para variações. Podemos exemplificar: Samba, Axé, Sertaneja, Forró, Funk, Gospel etc.
MÚSICA TRADICIONAL: é aquela que reúne elementos e particularidades sonoras que caracterizam um povo, um país, uma região, uma cultura etc., e pode ser configurada em diferentes gêneros e estilos musicais - por exemplo: forró samba, bossa nova, sertanejo etc. Geralmente, agrega elementos e influências de diferentes culturas.
Assista ao vídeo
As notas musicais - Dó Ré Mi Fá Sol Lá Si
Notação musical tradicional – sistema de escrita que representa graficamente uma obra musical. A notação musical tradicional utiliza um conjunto de símbolos que representam sons, silêncios e regras de interpretação, escrita numa pauta com cinco linhas, também chamada de pentagrama.
NOTAÇÃO MUSICAL NÃO CONVENCIONAL OU PARTITURAS CRIATIVAS - são formas mais livres de notação musical, que utilizam símbolos de criação livre, não sendo obrigadas a seguir as regras da notação tradicional, por isso, considerada não convencional. Por conta dessa característica, este tipo de partitura pode ter diferentes interpretações. Da mesma forma que as partituras convencionais, a função desse registro também serve para orientar o intérprete na execução de uma composição musical. Este tipo de notação e o registro musical contemporâneo se diferenciam dos tradicionais de acordo com os procedimentos técnicos atuais, onde músicos dão dando ênfases em uns ou outros elementos da composição como os timbres, os ritmos, a Melodia e a harmonia ou o contraponto. Considerando o tipo de registro musical, como a música com escrita precisa, em forma de roteiro, aleatória e a improvisação espontânea. Considerando, também, a relação da música com outras áreas, como o teatro musical, instalações sonoras, dança cinema etc.
Hermeto Campeão (1981) - Trecho do documentário –
Atenção para que observe que, no princípio do vídeo, Hermeto Pascoal está construindo uma partitura de forma tradicional, e que depois muda para uma forma criativa de notação musical.
Partitura convencional e não convencional
Atividade - Ação Expressiva
Elabore uma partitura não convencional e registre em áudio e audiovisual suas produções. Você pode utilizar formas geométricas, cores, desenhos, figuras ou qualquer simbologia para representar os sons e silêncios. Você também poderá interpretar suas composições usando sons corporais ou qualquer fonte para produzir sonoridades (instrumentos não convencionais, objetos, paredes e móveis, etc.).
PROCESSOS DE CRIAÇÃO: ato de criar, caracterizado por uma construção em etapas, que se desenvolvem, geralmente, na seguinte ordem: percepção de um problema/tema, reflexão, pesquisa, insights, planejamento técnico e realização.
Recursos convencionais: São meios e técnicas, tradicionalmente utilizados, pelos quais se articula a utilização de materiais e instrumentos na configuração de uma produção artística. Nas artes visuais são utilizados, por exemplo: pincel para pintar, cinzel para esculpir etc.
RECURSOS ALTERNATIVOS: São meios e técnicas, pouco ou raramente utilizados, que permitem investigações e articulações na produção e utilização de materiais e instrumentos para configuração de produções artísticas.
RECURSOS DIGITAIS: multimeios, animações, jogos eletrônicos, gravações em áudio e vídeo, fotografia, softwares etc.
Tecnologias e recursos digitais: filmadora, máquina fotográfica, smartphone, computador, plataformas da internet, Chroma Key etc., formatos de imagens digitais mais comuns: JPG, GIF e PNG.
ATIVIDADE – APRECIAÇÃO
Assista o video
Estudantes, a artista Fayga Ostrower explica sobre o seu processo de criação. O processo de criação, assim como o Projeto de Vida requer planejamento em qualquer área e não somente em uma produção artística.
Instituto Fayga: Fayga Ostrower - A intuição, a criação e a beleza.
ATIVIDADE - AÇÃO EXPRESSIVA I
Estudante, agora que você já conhece um pouco sobre processo de criação, escreva uma frase de efeito sobre um tema que ele julga importante tratar, ou mesmo sobre algo que ele queira chamar a atenção da comunidade onde vice.
Em seguida, em uma folha de sulfite,
Escreva essa frase, letras grandes, frases curtas e de impacto; afinal, trata-se de um cartaz que será colado em um espaço público.
Após a escrita (e correção gramatical, se necessário), pense em um bom local para expor. Se possível, sugira que eles divulguem seus trabalhos nas redes sociais da escola.
FRASE DE EFEITO – O QUE É?
Frase que provoca um efeito, emoção, frase bonita, mas sem "conteúdo".
Não confunda frase de efeito com frase útil, as frases de efeito geralmente são sós para impressionar, só para impactar.
O futuro pertence àqueles que acreditam na beleza de seus sonhos.
Habilidade socioemocional: | Repertório cultural- valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também, para participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural. |
Habilidades essencial e/ou do 4.º bimestre: | (EF06AR06) Desenvolver processos de criação em artes visuais, com base em temas ou interesses artísticos, de modo individual, coletivo e colaborativo, fazendo uso de materiais, instrumentos e recursos convencionais, alternativos e digitais. |
Habilidades de recuperação (habilidades de suporte): | (EF06AR22) Explorar e identificar diferentes formas de registro musical (notação musical tradicional, partituras criativas e procedimentos da música contemporânea), bem como procedimentos e técnicas de registro em áudio e audiovisual. |
Metodologia: | Sondagem - O que é musica? Na atividade, vamos retomar a nossa conversa sobre o que é Musica o sistema simbólico e conhecer a artista Fayga Ostrower sobre o seu processo de criação. Começamos com a Leitura do texto e imagem; GÊNERO MUSICALMÚSICA TRADICIONAL; Assista ao vídeo As notas musicais - Dó Ré Mi Fá Sol Lá Si; NOTAÇÃO MUSICAL TRADICIONAL; analise de imagem, pentagrama; leitura do texto: NOTAÇÃO MUSICAL NÃO CONVENCIONAL OU PARTITURAS CRIATIVAS, apreciação de imagem; assista o documentário: Hermeto Campeão (1981) - Trecho do documentário – Atenção para que observe que, no princípio do vídeo, Hermeto Pascoal está construindo uma partitura de forma tradicional, e que depois muda para uma forma criativa de notação musical. Assistir ao vídeo : Partitura convencional e não convencional;Atividade - Ação Expressiva : Elabore uma partitura não convencional e registre, leitura do texto: PROCESSOS DE CRIAÇÃO,RECURSOS ALTERNATIVOS,RECURSOS DIGITAIS;ATIVIDADE – APRECIAÇÃO assista ao vídeo - a artista Fayga Ostrower explica sobre o seu processo de criação; Instituto Fayga: Fayga Ostrower - A intuição, a criação e a beleza; ATIVIDADE - AÇÃO EXPRESSIVA I escreva uma frase de efeito. |
Recursos: | Divulgação no blog da escola, no facebook profissional do professor compartilhado com o facebook da Unidade Escolar e Whatsapp do aluno. |
Quantidade de aulas do período: | 2h/a (1h/a: videoaula CMSP, 09/11/2020); 1h/a: atividades complementares). Recorte do caderno do aluno;2h/a (1h/a: videoaula CMSP, 09/11/2020); 1h/a: atividades complementares). Recorte do caderno do aluno |
Avaliação: | Devolutiva das atividades e atribuição de notas realizadas registradas na planilha de acompanhamento. Devolutiva do aluno das atividades realizadas no retorno as aulas ou pelo facebook do professor ou whatsapp do professor. Registros durante o desenvolvimento das atividades, para colaborar com seus momentos de autoavaliação e recuperação.A atividade será proposta por link no Blog da escola, e também quando aluno interagir individualmente com o professor pelo whatsapp. |
Referências:
| As notas musicais - Dó Ré Mi Fá Sol Lá Si Hermeto Campeão (1981) - Trecho do documentário –Partitura convencional e não convencional;Instituto Fayga: Fayga Ostrower - A intuição, a criação e a beleza. SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Ensinar e Aprender Arte; SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Linguagens, códigos e suas tecnologias/Secretaria da Educação.SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Caderno do professor: arte, anos finais/Secretária da Educação.Matriz curricular, BNCC, Plano de Nivelamento, CMSP. |
Observações: | Link do blog - https://mariaeuniceintegral.blogspot.com/ |
Nenhum comentário:
Postar um comentário