terça-feira, 3 de novembro de 2020

Sociologia - Dimensões da violência

Olá Alunos!
Atividades da semana de 03 a 13/11/2020. Leiam com atenção! Acompanhem o CMSP.
Estou a disposição no grupo de WhatsApp e acompanhando o desenvolvimento de vocês nas atividades e na participação das aulas.
Profª Delma

Habilidades Essenciais: Compreender o que é violência em suas diferentes dimensões.
Competências Socioemocionais: Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.
Habilidades de recuperação e aprofundamento: Refletir criticamente a respeito da produção em massa.

Roteiro de estudos:

Dimensões da violência na contemporaneidade

Estudar as diferentes dimensões da violência na contemporaneidade remete, necessariamente, a alguns teóricos críticos que analisam o medo e a violência, a exemplo de Slavoj Zizek. O filósofo distingue os tipos de violência, abordando não apenas a violência subjetivaaquela que é “diretamente visível, exercida por um agente claramente identificável”, mas também as violências objetivas, referidas como simbólica e sistêmica.

Vamos associar o pensamento de Zizek ao longa metragem “Linha de Passe”. A obra cinematográfica e a literária violência se encontram e se complementam no exercício de pensar criticamente a violência na contemporaneidade.

A expressão linha de passe, o título da obra, tem um significado peculiar no futebol. Representa a troca de bola entre jogadores do mesmo time, durante o jogo, evidenciando a cooperação de cada um para com o grupo e o sentido de coletividade que permeia o esporte, na certeza de que a vitória só será alcançada com a colaboração de todos. Evidencia também, a cooperação entre os membros da família na busca de uma vida melhor.

Slavoj Zizek, em sua obra Violência, distingue as diversas formas de violência e demonstra as contradições e os riscos de se centrar as atenções apenas na chamada violência subjetiva, que é exercida pelos diversos atores sociais e pelo próprio Estado, aquela violência mais visível e que desvia o olhar para não proporcionar a análise de outro tipo de violência, muitas vezes mais nociva, que é a violência objetiva, em suas formas simbólica e sistêmica. Zizek mostra que esse foco na violência subjetiva interfere no senso crítico das pessoas.

A violência simbólica, portanto, evidencia a dominação cultural hegemônica. É violência que se verifica quando uma classe dominante impõe sua cultura às classes dominadas. É a violência perpetrada na linguagem. Uma violência “invisível” – é que o dominado não se opõe ao dominador, pois não percebe esse processo de violência e não se sente vítima de violência, vivenciando aquela situação como algo natural. É assim no filme analisado neste trabalho, que em diversas cenas evidencia esse tipo de violência.

A violência sistêmica, por seu turno, consiste, “nas consequências muitas vezes catastróficas do funcionamento homogéneo dos nossos sistemas económico e político”.

Ao abordar os dois tipos de violência – subjetiva e objetiva – e caracterizar a violência subjetiva como “visível” e a objetiva como “invisível”, Zizek chama a atenção para o fato de que a violência sistêmica é uma contrapartida da violência subjetiva – visível.

Assista o trailer do filme “Linha de Passe (Trailer Oficial)” em:


 

Analisando as cenas vividas pela personagem Cleuza, podemos perceber que tudo ao seu redor faz perceber alguma forma de violência: sozinha no seu quarto, sem nenhuma ajuda ou assistência, quase por dar à luz a um filho sem pai; a pia da cozinha entupida, a simbolizar a vida que não flui; a forma de tratamento dado pela patroa, tanto no modo de falar como na atitude de contratação de outra empregada, em razão de sua gravidez. Enfim, uma sequência de atos ou omissões que remetem a algum tipo de violência.

“será que não tem homem nessa casa pra desentupir essa (...) dessa pia?”. E aí se percebe claramente o simbolismo da violência de gênero.

Na quinta gravidez e com várias semanas de gestação, mas ainda não sabe o sexo do bebê. Isso demonstra que não está havendo um acompanhamento pré-natal. Demonstra a falta de políticas públicas de saúde e também de educação nesse sentido.

No trabalho, a relação com a patroa também é permeada pela violência objetiva.

Ela bate no rosto do filho e grita, categoricamente: “eu sou pai e mãe de vocês, viu? eu sou pai e mãe de vocês, EU!”. Trata-se, pois, de uma cena em que podemos perceber as diversas dimensões da violência, tanto subjetiva como objetiva.

As diversas cenas que envolvem o futebol e o personagem Dario são caracterizadas pela violência sistêmica, aquela que, segundo Zizek (2009), decorre do funcionamento dos sistemas econômico e político. Dario acredita que pode ascender socialmente pelo futebol, mas o filme mostra, alternadamente, as cenas dos jogos profissionais, com os jogadores milionários, e as cenas dos garotos que buscam ocupar um espaço nesse mercado de trabalho perverso, passando pelas “peneiras” e treinando em campos de terra.

Disponível em: http://publicadireito.com.br/artigos/?cod=ad087ba3e8f8063d

Atividades:

1) Qual a principal diferença entre Violência Subjetiva e Objetiva?
2) Segundo o filósofo Slavoj Zizek, qual os riscos de se centrar as atenções apenas na chamada violência subjetiva?
3) Na analise das cenas vividas por Cleuza no filme Linha de Passe, quais as formas de violência estão presentes?
4) Qual a violência que o universo do futebol apresenta segundo o texto? Por quê?

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