segunda-feira, 7 de dezembro de 2020

8º ANO Atividade SEI - Abolição da Escravidão


PESSOAL, segue o link do 

ROTEIRO DE ESTUDOS 

8º ANO  Profª Rose Berbert

Tema: Processo de Abolição

Período de 7 à 18  -  SEMANA SEI

abolição da escravatura no Brasil aconteceu em 13 de maio de 1888, por meio da Lei Áurea e ratificou a extinção do trabalho escravo dos negros em nosso país. A abolição da escravatura foi o resultado de um processo de luta popular, que contou com a adesão de parcelas consideráveis da sociedade brasileira, além de ter sido marcada pela resistência dos escravos. O Brasil foi o último país das Américas a acabar com a escravidão.

A abolição do trabalho escravo do Brasil foi o resultado final de um processo longolento e difícil de muitas lutas. O fim do uso da mão de obra escrava em nosso país não foi resultado do humanismo ou da benevolência da família real portuguesa, conforme muitos acreditam, mas aconteceu porque um grande número de pessoas de nossa sociedade mobilizou-se para forçar o Império a pôr fim ao trabalho escravo e também por força da pressão inglesa.

A abolição da escravatura no Brasil aconteceu por meio de quatro fatores:

  • Resistência realizada pelos próprios escravos ao longo do século XIX;

  • Adesão de parte da nossa sociedade à causa por meio de associações abolicionistas;

  • Mobilização política dos defensores do abolicionismo.

  • Pressão da Inglaterra que naquele momento era contra a escravidão

Além disso, havia a questão dos novos padrões civilizacionais que estavam surgindo e que condenavam a prática do trabalho escravo. Isso colocava o Brasil numa posição vexatória, internacionalmente, uma vez que no continente americano o país foi o último a abolir a escravidão. Essa questão, porém, é apenas secundária, e o processo de abolição só foi possível por conta da luta dos escravos.

Abolição da escravatura no mundo

Como mencionamos no começo do texto, a questão da abolição do trabalho escravo foi uma pauta que atravessou o século XIX e foi um assunto relevante em diferentes partes do mundo. O avanço dos ideais liberais e a defesa da liberdade e dos direitos dos homens deram reforço aos movimentos que defendiam a abolição do trabalho escravo.

No continente americano, a primeira questão de destaque foi a proibição do tráfico negreiro. O primeiro país a proibir o tráfico ultramarino de escravos foram os Estados Unidos, em 1808. Os britânicos fizeram o mesmo em suas colônias, no mesmo ano, e os holandeses fizeram isso em seus territórios, em 1815.

Um caso de abolição do trabalho escravo de destaque na América foi o caso haitiano, que ocorreu em 1794. A agitação causada pela Revolução Francesa aliada a uma insatisfação reprimida durante anos por um sistema de exploração escravocrata extremamente cruel levaram a uma rebelião de escravos sem precedentes na história do continente. A revolta dos escravos haitianos conduziu o país à sua independência, em 1804.

Em 1833, a Inglaterra aboliu a escravidão em suas colônias na América, mas a transição gradual dessa abolição fez com que ela se estendesse até 1840. A abolição da escravatura nos Estados Unidos foi dramática e aconteceu por meio de uma guerra entre os Estados do Norte e do Sul por conta da questão que envolvia a expansão do trabalho escravo para os territórios no Oeste.

A derrota dos Estados Confederados (sulistas) fez com que eles fossem obrigados a aceitar a abolição da escravatura que aconteceu em 1865. Os países da América Espanhola realizaram a abolição da escravatura em seus territórios, entre as décadas de 1820 e 1850. Em Porto Rico, a abolição aconteceu em 1863 e em Cuba a abolição só aconteceu por conta da resistência dos escravos que a forçou acontecer, em 1886.

Responda as questões abaixo:

1º) Quais foram os fatores que contribuiram para o fim da escravidão no Brasil?

2º) No Haiti como foi o processo de abolição da escravidão?

3º) Qual foi o último país da América a acabar com a escravidão?

4º) Como foi a abolição da escravidão nos Estados Unidos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário