Acesse aqui seu roteiro de estudo!
Olá pessoal tudo bem!
Na atividade desta semana vamos trabalhar algumas habilidades desenvolvidas na vídeo aula transmitida pelo Centro de Mídias (CMSP) na semana passada que é: reconhecer a existência de seres procariontes e eucariontes, bem como diferenciá-los; identificar e diferenciar células animais de vegetais; identificar e compreender que os seres pluricelulares possuem células com diferentes formas e funções; reconhecer a relação de respiração vegetal e fotossíntese; identificar a organização básica da célula por meio de imagens impressas e digitais, de animações computadorizadas e de instrumentos ópticos, reconhecendo-a como unidade estrutural e funcional dos seres vivos unicelulares e pluricelulares, na perspectiva da História da Ciência.Para resolver esta atividade, assista à vídeo aula e em seguida responda ao questionário.
Todo mundo sabe que, por meio da fotossíntese, a planta absorve gás carbônico e libera oxigênio. Mas planta respira?
É comum as pessoas pensarem que as plantas suprem todas as suas necessidades através da absorção da água e que o gás carbônico absorvido na fotossíntese substitui totalmente o fenômeno da respiração. Mas não é bem assim que acontece.
Nem todas as partes de uma planta fazem fotossíntese, mas todas as partes da mesma planta respiram.
Diferença entre as plantas e os humanos
Para o ser humano, a ideia de respirar está aliada ao fato de possuirmos pulmões. É fácil perceber, é só encher o peito de ar e ver ele se mover, certo?
Com as plantas não é assim: a respiração se dá através de aberturas especiais existentes principalmente nas folhas. Mas não adianta procurar! A gente não consegue enxergar, por serem microscópicas.
A respiração das plantas é diferente da fotossíntese, embora os dois fenômenos mantenham a plantinha viva. Um produz alimento, o outro, a troca de gases com a atmosfera.
Se a planta ficar em um ambiente sem oxigênio, vai morrer.
Respirar não é só uma simples troca de gases. No caso da planta, a respiração é o que dá a ela energia.
Por onde as plantas respiram?
O processo de respiração acontece em todas as partes da estrutura da planta mas, principalmente, nas folhas, onde há maior quantidade de estômatos, que são capazes de realizar trocas de gases.
O curioso é que muita gente não acha que as plantas respiram no escuro, na ausência da luz, à noite, assim como nós, desde o dia em que nascemos!
A planta também pode realizar, pelos estômatos, além da respiração, um processo chamado de transpiração. Aí ela elimina a água na forma de vapor. Nos dias mais quentes, toda quantidade de água é resguardada, para a planta não ficar desidratada. Nesses dias, ela fecha os estômatos, como uma porta!
Atenção! Não confunda esse processo com o orvalho, que é quando o vapor de água presente no ar se condensa sobre a superfície da folha. Na transpiração, a água está sendo eliminada pela própria planta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário