segunda-feira, 14 de dezembro de 2020

Diferentes estilos visuais (Mosaico, escultura, muralismo e assemblage).

 Prof Denny - Arte 

Estudante, nesta Situação de Aprendizagem você vai levantar seus conhecimentos prévios e colocá-los em contato com os objetos de conhecimento e seus modificadores. É importante que você, realize registros durante o desenvolvimento das atividades. Para avaliação/recuperação – recupere seus registros.

Conteúdo/tema Conhecimento priorizado

Diferentes estilos visuais (Mosaico, escultura, muralismo e assemblage).

Objetivo geral

Pesquisar, apreciar e analisar mosaico, escultura, muralismo e assemblage nas artes visuais tradicionais e contemporâneas.


Para ampliação de seu repertório, elencamos a seguir alguns conceitos importantes para o desenvolvimento das atividades.

Mosaico - É uma modalidade das artes visuais que consiste em organizar e fixar pequenos pedaços de pedra ou outros materiais sobre uma superfície.

Escultura - É uma modalidade das artes visuais que consiste em transformar diferentes tipos de matérias brutas em formas tridimensionais.

Muralismo - É uma modalidade das artes visuais que consiste na aplicação de desenhos, relevos ou pinturas, diretamente sobre uma parede.

Assemblage: É uma modalidade das artes visuais que consiste na organização de materiais e objetos acumulados, dando-lhes uma nova função.

Materialidade: A materialidade envolve materiais, suportes, ferramentas e procedimentos que, por meio dos processos de criação e da poética pessoal do artista, faz surgir um produto artístico.

Diferentes estilos visuais (Mosaico, escultura, muralismo e assemblage): Nas artes visuais, o estilo é o que permite categorizar uma obra de arte e relacioná-la a outras. Ou seja, quando falamos em estilo de uma obra visual, estamos falando sobre os elementos que a caracterizam e seus diferentes aspectos que podem ser: uma época ou um momento histórico da produção artística. Um mesmo artista pode ter diferentes estilos, por exemplo, Pablo Picasso tem obras com características muito diferentes nas fases rosa, azul ou cubista. Dessa forma, a definição de estilos dos mosaicos, escultura e do muralismo e da assemblage vai depender desses aspectos analisados.

Atividade 1 – Sondagem

Estudante, para iniciar esta atividade,faça a leitura das obras de arte e em seguida responda os questionamentos indicados a seguir, em seus cadernos.

Imagem 1: Detalhe da obra “Coletivo”. Autoria: Cássio Vasconcellos - Assemblage. Fonte: Carlos Povinha / São Paulo: 2018. Fotografia de acervo pesso


Imagem 2: Detalhe de cena do Mural a História do México. (1929) Diego Rivera. Mural


Imagem 3: “Um amor sem igual” (2011). Autoria: Nina Pandolfo - Escultura em técnica mista (estrutura de ferro, espuma, pelúcia e sistema sonoro). Fonte: Roberta Jorge Luz (fotografia de acervo pessoal) / MAC-USP - São Paulo. 2017.

 Após a apreciação, responda às seguintes questões em seus cadernos:

1.    Qual dessas imagens apresenta uma escultura? Por quê? O que ela representa? Qual a materialidade da obra? Foi feita por um artista brasileiro ou internacional? Sobre o estilo da obra de Arte, analisando a imagem, como você categorizaria o estilo desta escultura? Estilo Moderno, Estilo Renascentista, Estilo Contemporâneo?

2.    Qual dessas obras é um mosaico? Do que é feito? É uma obra nacional ou internacional? O que ela representa?

3.    Você conhece a palavra assemblage? Podemos defini-la como uma modalidade das artes visuais baseada na ideia de acumulação, ou seja, materiais podem ser incorporados na obra, criando uma nova composição, sem perder o seu sentido inicial. A partir desta definição, qual das imagens seria uma assemblage? O que esta obra retrata?

4.    Qual das imagens é uma obra de muralismo? Por quê? O que ela representa? Este Mural foi feito por um artista nacional ou internacional?

 

Habilidade socioemocional:

Repertório cultural- valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também, para participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

Habilidades essencial e/ou do 4.º bimestre:

(EF07AR01) Pesquisar, apreciar e analisar mosaico, escultura, muralismo e assemblage nas artes visuais tradicionais e contemporâneas, em obras de artistas brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas e em diferentes matrizes estéticas e culturais, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.

Habilidades de recuperação (habilidades de suporte):

(EF07AR01) Pesquisar, apreciar e analisar mosaico, escultura, muralismo e assemblage nas artes visuais tradicionais e contemporâneas, em obras de artistas brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas e em diferentes matrizes estéticas e culturais, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.

Metodologia:

Estudante, nesta Situação de Aprendizagem você vai levantar seus conhecimentos prévios e colocar em contato com os objetos de conhecimento e seus modificadores. É importante que você, realize registros durante o desenvolvimento das atividades. Para avaliação/recuperação – recupere seus registros. Para ampliação de seu repertório, leia alguns conceitos importantes para o desenvolvimento das atividades; Atividade 1 – Sondagem - Estudante, para iniciar esta atividade, responda os questionamentos indicados , em seus cadernos; apreciação de imagens; Após a apreciação, responda às seguintes questões em seus cadernos:

Recursos:

Divulgação no blog da escola, no facebook profissional do professor compartilhado com o facebook da Unidade Escolar e Whatsapp do aluno.

Quantidade de aulas do período:

2h/a (1h/a: videoaula CMSP, 14/12/2020); 1h/a: atividades complementares). Recorte do caderno do aluno

Avaliação:

Devolutiva das atividades e atribuição de notas realizadas registradas na planilha de acompanhamento. Devolutiva do aluno das atividades realizadas no retorno as aulas ou pelo facebook do professor ou whatsapp do professor. Registros durante o desenvolvimento das atividades, para colaborar com seus momentos de autoavaliação e recuperação.A atividade será proposta por link no Blog da escola, e também quando aluno interagir individualmente com o professor pelo whatsapp.

 

 

Referências:

 

 

 

 

Imagem 1: Detalhe da obra “Coletivo”. Autoria: Cássio Vasconcellos - Assemblage. Fonte: Carlos Povinha / São Paulo: 2018; Imagem 2: Detalhe de cena do Mural a História do México. (1929) Diego Rivera. MuralImagem 3: “Um amor sem igual” (2011). Autoria: Nina Pandolfo - Escultura em técnica mista (estrutura de ferro, espuma, pelúcia e sistema sonoro). Fonte: Roberta Jorge Luz (fotografia de acervo pessoal) / MAC-USP - São Paulo. 2017; SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Ensinar e Aprender Arte; SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Linguagens, códigos e suas tecnologias/Secretaria da Educação. SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Caderno do professor: arte, anos finais/Secretária da Educação. Matriz curricular, BNCC, Plano de Nivelamento, CMSP.

Observações:

Link do blog - https://mariaeuniceintegral.blogspot.com/

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário