segunda-feira, 7 de dezembro de 2020

Geração Z; Nativos digitais.

 

Prof Denny- Tecnologia e Inovação

Estudante , A geração Z é composta por quem nasceu na primeira década do século XXI. Por não haver uma exatidão na contabilização do tempo em relação ao surgimento das diferentes gerações, podemos considerar como geração Z quem nasceu no fim da década de 1990. O mais marcante dessa geração é a sua íntima relação com a tecnologia e com o meio digital, considerando que ela nasceu no momento de maior expansão tecnológica proporcionada pela popularização da internet.

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 Faça a leitura da imagem:


Conteúdo/tema Conhecimento priorizado

 Geração Z; Nativos digitais.

 Objetivo geral

Analisar os processos de produção dos conteúdos provenientes da cultura digital

Para essa geração que nasceu já cercada de tecnologia, há algumas mudanças de comportamento e hábitos diários que impactam diretamente sua educação, plano de carreira e metas de vida, em um campo ainda mais amplo.

 Os nativos digitais

A expressão “nativos digitais” surgiu em 2001, criada por Marc Prensky, especialista estadunidense em educação. Em um artigo, ele usou o termo para se referir a todos os nascidos após 1980, cujo desenvolvimento biológico e social se deu em contato direto com a tecnologia.

Dessa forma, a utilização frequente de computadores, videogames, celulares e aparelhos eletrônicos, com os quais cresceram, impactam diretamente suas características, hábitos, planos e a própria concepção de sucesso profissional.

É comum ouvir também, em referência aos nativos digitais, os termos “geração i”, “geração app” e “homo zappiens”, em que o prefixo “zap” faz referência ao verbo “zapear”.

Nativos Digitais

 



Características dos nativos digitais

Hoje, embora haja especialistas das áreas de educação e sociologia que contestam o conceito, há aqueles que alegam que os nativos digitais têm características bem peculiares.

Facilidade para obter e selecionar informações

Autodidatas por natureza, o contato regular com dispositivos tecnológicos dá aos millennials e demais nativos digitais uma facilidade muito grande de encontrar as informações de que precisam em meio a um grande volume de dados e aprender online.

Se não entendem um conceito apresentado em sala de aula, por exemplo, podem pesquisá-lo no próprio smartphone e, a depender da curiosidade, conseguem até ampliar o entendimento da questão, sem que se limitem às explicações de classe ou aos exercícios de fixação propostos.

Não à toa, esse aspecto tem feito com que cada vez mais empresas invistam na produção de videoaulas, a fim de conquistar a atenção dos nativos digitais, bastante independentes na aquisição de novos conhecimentos.

Relação entre os nativos digitais e o trabalho

As dinâmicas do ambiente digital modificam as relações de trabalho e os objetivos dessa geração. Hoje, é comum que tenham um pensamento mais empreendedor, pautado por liderança e motivação, e apostem em modelos corporativos que permitam, por exemplo, a realização de home Office.

Tudo está sujeito, claro, a encontrar a carreira que mais combina com você e a ter realização pessoal e profissional com ela, de forma que todo o aprendizado proporcionado pelo cenário digital seja coerente, também, com o sentido e com os objetivos que cada um dos nativos digitais determina para si em sua vida.


ATIVIDADE: RESPONDA AS QUESTÕES:

Quem são os nativos digitais?

Quais são as características dos nativos digitais?

Qual é a relação entre os nativos digitais e o trabalho?

 

Habilidade socioemocional:

Cultura Digital: Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

Habilidades essencial e/ou do 4.º bimestre:

 EF89TEC06 - Analisar os processos de produção dos conteúdos provenientes da cultura digital, considerando os diversos modos de se ler o mundo por meio de experiências que favoreçam.

Habilidades de recuperação (habilidades de suporte):

EF89TEC07 Utilizar as TDIC para promover práticas de consumo consciente.

 

 Metodologia:

Estudante, fazer a leitura da imagem Geração Z; Leitura do texto: Geração Z, Retomada: assistir ao vídeo: nativos digitais; leitura do texto: Os nativos digitais, Características dos nativos digitais, Relação entre os nativos digitais e o trabalho; atividade: responder as questões.

Recursos:

Divulgação no blog da escola, no facebook profissional do professor compartilhado com o facebook da Unidade Escolar e Whatsapp do aluno.

Quantidade de aulas do período:

2h/a (1h/a: videoaula CMSP, 04/12/2020); Recorte do caderno do aluno.

Avaliação:

Devolutiva das atividades e atribuição de notas realizadas registradas na planilha de acompanhamento. Devolutiva do aluno das atividades realizadas no retorno as aulas ou pelo facebook do professor ou whatsapp do professor. Registros durante o desenvolvimento das atividades, para colaborar com seus momentos de autoavaliação e recuperação.A atividade será proposta por link no Blog da escola, e também quando aluno interagir individualmente com o professor pelo whatsapp.

Referências

https://youtu.be/jz_VUZrprjw

https://brasilescola.uol.com.br/sociologia/geracao-z.htm

https://comunidade.rockcontent.com/nativos-digitais

Caderno do aluno Tecnologia e Inovação, Caderno do professor tecnologia e Inovação; BNCC.

Observações:

Link do blog - https://mariaeuniceintegral.blogspot.com/

 

 

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