Prof Denny- Tecnologia e Inovação
Estudante , A geração Z é
composta por quem nasceu na primeira
década do século XXI. Por não haver uma exatidão na
contabilização do tempo em relação ao surgimento das diferentes gerações,
podemos considerar como geração Z quem nasceu no fim da década de 1990. O mais
marcante dessa geração é a sua íntima
relação com a tecnologia e com o meio digital, considerando que
ela nasceu no momento de maior expansão tecnológica proporcionada pela
popularização da internet.
Leia
também: Cyberbullying – prática agressiva de intimidação e perseguição em
ambiente virtual
Conteúdo/tema Conhecimento priorizado |
Geração Z; Nativos digitais. |
Objetivo geral |
Analisar os processos de
produção dos conteúdos provenientes da cultura digital |
Para essa geração que nasceu já cercada de tecnologia, há algumas mudanças de comportamento e hábitos diários que impactam diretamente sua educação, plano de carreira e metas de vida, em um campo ainda mais amplo.
A expressão “nativos digitais” surgiu em 2001,
criada por Marc Prensky, especialista estadunidense em educação. Em um artigo,
ele usou o termo para se referir a todos os nascidos após 1980, cujo
desenvolvimento biológico e social se deu em contato direto com a tecnologia.
Dessa forma, a utilização frequente de computadores,
videogames, celulares e aparelhos eletrônicos, com os quais cresceram, impactam
diretamente suas características, hábitos, planos e a própria concepção
de sucesso
profissional.
É comum ouvir também, em referência aos nativos digitais, os termos “geração i”, “geração app” e “homo zappiens”, em que o prefixo “zap” faz referência ao verbo “zapear”.
Nativos Digitais
Características
dos nativos digitais
Hoje, embora haja especialistas das áreas de
educação e sociologia que contestam o conceito, há aqueles que alegam que os
nativos digitais têm características bem peculiares.
Facilidade para obter e selecionar informações
Autodidatas por natureza, o contato regular
com dispositivos tecnológicos dá aos millennials e demais nativos digitais uma
facilidade muito grande de encontrar as informações de que precisam em meio a
um grande volume de dados e aprender online.
Se não entendem um conceito apresentado em
sala de aula, por exemplo, podem pesquisá-lo no próprio smartphone e, a
depender da curiosidade, conseguem até ampliar o entendimento da questão, sem
que se limitem às explicações de classe ou aos exercícios de fixação propostos.
Não à toa, esse aspecto tem feito com que
cada vez mais empresas invistam na produção de
videoaulas,
a fim de conquistar a atenção dos nativos digitais, bastante independentes na
aquisição de novos conhecimentos.
Relação entre os nativos digitais e o trabalho
As dinâmicas do ambiente digital modificam as
relações de trabalho e os objetivos dessa geração. Hoje, é comum que tenham um
pensamento mais empreendedor, pautado por liderança e motivação, e apostem em
modelos corporativos que permitam, por exemplo, a realização de home Office.
Tudo está sujeito, claro, a encontrar a carreira que mais combina com você e a ter
realização pessoal e profissional com ela, de forma que todo o aprendizado
proporcionado pelo cenário digital seja coerente, também, com o sentido e com os
objetivos que cada um dos nativos digitais determina para si em sua vida.
ATIVIDADE: RESPONDA AS QUESTÕES:
Quem são os nativos
digitais?
Quais são as características dos nativos
digitais?
Qual é a relação entre os nativos digitais e
o trabalho?
Habilidade socioemocional: |
Cultura Digital: Compreender, utilizar e
criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica,
significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as
escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir
conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida
pessoal e coletiva. |
Habilidades essencial e/ou do 4.º bimestre: |
EF89TEC06 - Analisar os processos de
produção dos conteúdos provenientes da cultura digital, considerando os
diversos modos de se ler o mundo por meio de experiências que favoreçam. |
Habilidades de recuperação (habilidades de
suporte): |
EF89TEC07 Utilizar as TDIC para promover
práticas de consumo consciente. |
Metodologia: |
Estudante, fazer a leitura da imagem
Geração Z; Leitura do texto: Geração Z, Retomada: assistir ao vídeo: nativos digitais;
leitura do texto: Os nativos digitais, Características dos nativos digitais,
Relação entre os nativos digitais e o trabalho; atividade: responder as
questões. |
Recursos: |
Divulgação no blog da escola, no facebook
profissional do professor compartilhado com o facebook da Unidade Escolar e
Whatsapp do aluno. |
Quantidade de aulas do período: |
2h/a (1h/a: videoaula CMSP, 04/12/2020);
Recorte do caderno do aluno. |
Avaliação: |
Devolutiva das atividades e atribuição de notas realizadas registradas na planilha de acompanhamento. Devolutiva do aluno das atividades realizadas no retorno as aulas ou pelo facebook do professor ou whatsapp do professor. Registros durante o desenvolvimento das atividades, para colaborar com seus momentos de autoavaliação e recuperação.A atividade será proposta por link no Blog da escola, e também quando aluno interagir individualmente com o professor pelo whatsapp. |
Referências |
https://brasilescola.uol.com.br/sociologia/geracao-z.htm https://comunidade.rockcontent.com/nativos-digitais Caderno do aluno Tecnologia e Inovação, Caderno
do professor tecnologia e Inovação; BNCC. |
Observações: |
Link do blog - https://mariaeuniceintegral.blogspot.com/ |
Nenhum comentário:
Postar um comentário