segunda-feira, 14 de dezembro de 2020

Geração Z

 Prof Denny - tecnologia e Inovação

Estudante, Uma nova sucessão de pessoas começa a entrar no mercado de trabalho. Com um comportamento totalmente diferente, a geração Z desponta no cenário profissional, capaz de gerar mudanças e revolucionar o conceito de trabalho.


Conteúdo/tema Conhecimento priorizado

Geração Z

 Objetivo geral

Analisar os processos de produção dos conteúdos provenientes da cultura digital

Esses jovens trazem inovações e outra maneira de realizar as suas atividades, com mais dinamismo e interação. E as empresas devem conhecer as necessidades e ânsias desses indivíduos, para promover uma atração e retenção eficiente de talentos e saber como lidar com essa nova força de trabalho dentro do ambiente profissional.

E quais são as expectativas da geração Z em relação ao mercado de trabalho?

Um dos aspectos mais interessantes desses jovens é que a sua maior motivação não é o dinheiro. Eles não encaram o salário como a única finalidade do trabalho, e buscam oportunidades de crescimento em uma empresa.

 Também não têm nenhum problema em trocar de trabalho quantas vezes forem necessárias, até alcançarem um lugar onde se sintam à vontade e possam aprender. Acumular muito tempo de empresa ou ter experiência em apenas uma ou duas organizações não é interessante para essas pessoas.

Por terem sentido os impactos da crise de 2008, esses indivíduos não confiam na empresa como provedora de estabilidade e têm baixas expectativas de uma ascensão rápida. Ainda assim, como são acostumados à rapidez das respostas online, é imediatista e não se submetem como dissemos, a condições de trabalho ou hierarquias que não os satisfaçam.

Qual a sua opinião?

Reflita sobre a questão e escreva a sua opinião.

Nós da geração Y/Z precisamos nos adaptar à geração X, ou a geração X é que deve se adaptar à nossa?

 

Habilidade socioemocional:

Cultura Digital: Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

Habilidades essencial e/ou do 4.º bimestre:

EF89TEC06 - Analisar os processos de produção dos conteúdos provenientes da cultura digital, considerando os diversos modos de se ler o mundo por meio de experiências que favoreçam.

Habilidades de recuperação (habilidades de suporte):

EF89TEC06 - Analisar os processos de produção dos conteúdos provenientes da cultura digital, considerando os diversos modos de se ler o mundo por meio de experiências que favoreçam.

 

 

Metodologia:

Estudante, uma nova sucessão de pessoas começa a entrar no mercado de trabalho. Com um comportamento totalmente diferente, a geração Z desponta no cenário profissional, capaz de gerar mudanças e revolucionar o conceito de trabalho. Leia o texto, leia as imagens e no final faça a atividade. Qual a sua opinião?Reflita sobre a questão e escreva a sua opinião.Nós da geração Y/Z precisamos nos adaptar à geração X, ou a geração X é que deve se adaptar à nossa?

Recursos:

Divulgação no blog da escola, no facebook profissional do professor compartilhado com o facebook da Unidade Escolar e Whatsapp do aluno.

Quantidade de aulas do período:

2h/a (1h/a: videoaula CMSP, 04/12/2020); Recorte do caderno do aluno.

Avaliação:

Devolutiva das atividades e atribuição de notas realizadas registradas na planilha de acompanhamento. Devolutiva do aluno das atividades realizadas no retorno as aulas ou pelo facebook do professor ou whatsapp do professor. Registros durante o desenvolvimento das atividades, para colaborar com seus momentos de autoavaliação e recuperação.A atividade será proposta por link no Blog da escola, e também quando aluno interagir individualmente com o professor pelo whatsapp.

Referências

https://kenoby.com/blog/geracao-z/

https://brasilescola.uol.com.br/sociologia/geracao-z.htm

Caderno do aluno Tecnologia e Inovação, Caderno do professor tecnologia e Inovação; BNCC.

Observações:

Link do blog - https://mariaeuniceintegral.blogspot.com/

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário