segunda-feira, 14 de dezembro de 2020

Museu de Arte indígena Contemporânea

Prof Denny - Arte

Estudante, nesta situação de aprendizagem você vai ampliar repertório, propiciar momentos de pesquisa, apreciação, análise dos elementos que constituem as modalidades do desenho, pinturas, modelagens, produzidos por culturas indígenas (brasileiras e latino-americanas) e africanas.

Conteúdo/tema Conhecimento priorizado

Museu de Arte indígena Contemporânea

Objetivo geral

Pesquisar, apreciar e analisar desenho, pintura, modelagem, escultura e outras modalidades produzidas por culturas indígenas e africanas.

É importante que você, realize registros durante o desenvolvimento das atividades. Para avaliação/recuperação recupere seus registros.

Para ampliação de seu repertório elencamos a seguir alguns conceitos importantes para o desenvolvimento das atividades.

Desenho - Técnica de representar, ou criar formas, utilizando materiais como lápis, carvão, pincel. É composta por criar formas com linhas, pontos, etc.

Pintura - técnica de empregar pigmento a uma superfície, para colori-la, dando-lhe tons e texturas. Mais especificamente é a arte de pintar uma superfície, como papel, tela ou uma parede.

Modelagem - Técnica baseada em moldar manualmente materiais flexíveis e modeláveis, dando-lhes forma tridimensional.

Esculturas - Objetos tridimensionais, obtidos por meio da manipulação e utilização de ferramentas e manipulação de materiais sólidos, rígidos, maleáveis e/ou moldáveis. Elementos Constitutivos: ponto, linha, forma, textura, volume, escala e cor. É o que dá significado ao trabalho do artista.

 Atividade  – Apreciação

Estudante analise as imagens . Esta atividade tem como foco apreciar e analisar os elementos que constituem as modalidades do desenho, pintura, modelagem, escultura e outras modalidades, em diferentes contextos e práticas artístico-visuais, realizadas pelas culturas indígenas (brasileira e latino-americana) e africanas de diferentes épocas. Para ampliar as experiências com esses contextos, suas práticas e cultivar a percepção de simbolizar os repertórios imagéticos apresentem os vídeos: “Arte Indígena”, “Arte indígena Latino-americana - Museu de Arte indígena Contemporânea” e “Arte Africana - da arte rupestre à época moderna”.

 


Durante a apreciação, É importante que  faça anotações .Sugiro as seguintes observações:

·         Os elementos que constituem as modalidades do desenho, pintura, modelagem, escultura e outras modalidades;

·         Os contextos e práticas artístico-visuais;

·         A época;

·         A capacidade dos povos em simbolizar imagens.

 

Arte indígena Latino-americana - Museu de Arte indígena Contemporânea

Disponível em: http://gg.gg/hvy7y. Acesso 02 abril 2020.

Atividade 1 - Sondagem

Estudante, nesta primeira atividade, sobre desenho, pintura, escultura, modelagem e outras modalidades e, a seu critério, sobre os elementos constitutivos dessas modalidades produzidas por culturas indígenas (brasileiras e latino-americanas) e africanas de diferentes épocas/períodos.

Realize a leitura e, em seguida, responda os questionamentos indicados a seguir, em seus cadernos.

1.    Considerando a pintura das culturas indígena brasileira e latino-americana, e da cultura africana, quais as diferenças entre elas?

2.    Considerando o desenho da cultura indígena brasileira e latino-americana, e da cultura africana, quais as diferenças entre eles?

3.    Considerando a modelagem das culturas indígena brasileira e latino-americana, e da cultura africana, quais as diferenças entre elas?

4.    Considerando a escultura das culturas indígena brasileira e latino-americana, e da cultura africana, quais as diferenças entre elas?

5.    Cite outras modalidades artísticas, das artes visuais, presentes nas culturas indígenas (brasileira e latino-americana).

6.    Cite outras modalidades artísticas, das artes visuais, presentes na cultura africana.

7.    Quais diferenças existem entre as modalidades artísticas, das artes visuais, da cultura indígena (brasileiras e latino-americanas) e da cultura africana?

8.    Quais elementos constituem a pintura, o desenho, a escultura e a modelagem produzidas pela cultura indígena (brasileira e latino-americana)?

9.    Quais elementos constituem a pintura, o desenho, a escultura e a modelagem produzidas pela cultura africana?

10. Quais técnicas, tintas e traços são utilizados pelos povos indígenas, quando desenvolvem essas modalidades artísticas?

11. Cite obras, atuais ou de outro período histórico, que você conhece da cultura indígena (brasileira e latino-americana) e da cultura africana.

12. Fale sobre sua experiência na criação de desenhos, pinturas, esculturas e modelagens simbolizando a cultura indígena e africana.

Habilidade socioemocional:

Repertório cultural- valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também, para participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

Habilidades essencial e/ou do 4.º bimestre:

(EF08AR01) Pesquisar, apreciar e analisar desenho, pintura, modelagem, escultura e outras modalidades produzidas por culturas indígenas (brasileiras e latino americanas) e africanas de diferentes épocas, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.

Habilidades de recuperação (habilidades de suporte):

(EF08AR01) Pesquisar, apreciar e analisar desenho, pintura, modelagem, escultura e outras modalidades produzidas por culturas indígenas (brasileiras e latino americanas) e africanas de diferentes épocas, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.

Metodologia:

Estudante, nesta situação de aprendizagem você vai ampliar repertório, propiciar momentos de pesquisa, apreciação, análise dos elementos que constituem as modalidades do desenho, pinturas, modelagens, produzidos por culturas indígenas (brasileiras e latino-americanas) e africanas; É importante que você, realize registros durante o desenvolvimento das atividades. Para avaliação/recuperação – recupere seus registros. Para ampliação de seu repertório leia  alguns conceitos importantes para o desenvolvimento das atividades; Atividade  – Apreciação - Estudante analise os vídeos. Esta atividade tem como foco apreciar e analisar os elementos que constituem as modalidades do desenho, pintura, modelagem, escultura e outras modalidades; apreciação de imagem: Arte indígena Latino-americana - Museu de Arte indígena Contemporânea; Atividade 1 – Sondagem - Estudante, nesta primeira atividade, sobre desenho, pintura, escultura, modelagem e outras modalidades e, a seu critério, sobre os elementos constitutivos dessas modalidades produzidas por culturas indígenas (brasileiras e latino-americanas) e africanas de diferentes épocas/períodos; Realize a leitura e, em seguida, responda os questionamentos indicados, em seus cadernos; apreciação de imagem.

Recursos:

Divulgação no blog da escola, no facebook profissional do professor compartilhado com o facebook da Unidade Escolar e Whatsapp do aluno.

Quantidade de aulas do período:

2h/a (1h/a: videoaula CMSP, 14/12/2020); 1h/a: atividades complementares). Recorte do caderno do aluno

Avaliação:

Devolutiva das atividades e atribuição de notas realizadas registradas na planilha de acompanhamento. Devolutiva do aluno das atividades realizadas no retorno as aulas ou pelo facebook do professor ou whatsapp do professor. Registros durante o desenvolvimento das atividades, para colaborar com seus momentos de autoavaliação e recuperação.A atividade será proposta por link no Blog da escola, e também quando aluno interagir individualmente com o professor pelo whatsapp.

 

Referências:

 

 

Arte indígena Latino-americana - Museu de Arte indígena Contemporânea .SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Ensinar e Aprender Arte; SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Linguagens, códigos e suas tecnologias/Secretaria da Educação.SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Caderno do professor: arte, anos finais/Secretária da Educação.Matriz curricular, BNCC, Plano de Nivelamento, CMSP.

Observações:

Link do blog - https://mariaeuniceintegral.blogspot.com/

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário