Prof Denny - Arte
Estudante, nesta situação de aprendizagem você vai ampliar repertório, propiciar momentos de pesquisa, apreciação, análise dos elementos que constituem as modalidades do desenho, pinturas, modelagens, produzidos por culturas indígenas (brasileiras e latino-americanas) e africanas.
Conteúdo/tema Conhecimento priorizado |
Museu de Arte indígena Contemporânea |
Objetivo geral |
Pesquisar, apreciar e analisar desenho,
pintura, modelagem, escultura e outras modalidades produzidas por culturas
indígenas e africanas. |
É importante que você, realize registros durante o desenvolvimento das atividades. Para avaliação/recuperação – recupere seus registros.
Para ampliação de seu repertório elencamos a seguir alguns conceitos
importantes para o desenvolvimento das
atividades.
Desenho - Técnica de representar, ou criar formas,
utilizando materiais como
lápis, carvão, pincel. É composta
por criar formas com linhas, pontos, etc.
Pintura - técnica de empregar pigmento
a uma superfície, para colori-la, dando-lhe tons e texturas. Mais especificamente é a arte de pintar
uma superfície, como papel, tela ou uma parede.
Modelagem - Técnica baseada
em moldar manualmente materiais flexíveis e modeláveis,
dando-lhes forma tridimensional.
Esculturas
-
Objetos tridimensionais, obtidos por meio da manipulação e utilização de
ferramentas e manipulação de materiais sólidos, rígidos, maleáveis e/ou
moldáveis. Elementos Constitutivos: ponto,
linha, forma, textura, volume, escala e cor. É o que dá significado ao trabalho
do artista.
Estudante analise as imagens . Esta atividade tem como foco apreciar e analisar os elementos que constituem as modalidades do desenho, pintura, modelagem, escultura e outras modalidades, em diferentes contextos e práticas artístico-visuais, realizadas pelas culturas indígenas (brasileira e latino-americana) e africanas de diferentes épocas. Para ampliar as experiências com esses contextos, suas práticas e cultivar a percepção de simbolizar os repertórios imagéticos apresentem os vídeos: “Arte Indígena”, “Arte indígena Latino-americana - Museu de Arte indígena Contemporânea” e “Arte Africana - da arte rupestre à época moderna”.
Durante a apreciação, É importante que faça anotações .Sugiro as seguintes observações:
·
Os
elementos que constituem as modalidades do desenho, pintura, modelagem,
escultura e outras modalidades;
·
Os
contextos e práticas artístico-visuais;
·
A época;
·
A
capacidade dos povos em simbolizar imagens.
Arte indígena Latino-americana - Museu de Arte indígena Contemporânea -
Disponível em: http://gg.gg/hvy7y. Acesso 02 abril
2020.
Atividade 1 - Sondagem
Estudante, nesta primeira atividade, sobre desenho, pintura, escultura, modelagem e outras modalidades e, a seu critério,
sobre os elementos
constitutivos dessas modalidades produzidas por culturas indígenas (brasileiras e
latino-americanas) e africanas de diferentes épocas/períodos.
Realize a leitura e, em seguida, responda os questionamentos indicados a seguir, em seus cadernos.
1.
Considerando
a pintura das culturas indígena brasileira e latino-americana, e da cultura
africana, quais as diferenças entre elas?
2.
Considerando
o desenho da cultura indígena brasileira e latino-americana, e da cultura
africana, quais as diferenças entre eles?
3.
Considerando a modelagem das
culturas indígena brasileira e latino-americana, e da
cultura africana, quais as diferenças entre
elas?
4.
Considerando a escultura das culturas indígena
brasileira e latino-americana, e da cultura
africana, quais as diferenças entre elas?
5.
Cite outras
modalidades artísticas, das
artes visuais, presentes nas culturas indígenas (brasileira e latino-americana).
6.
Cite outras
modalidades artísticas, das artes visuais,
presentes na cultura
africana.
7.
Quais diferenças existem entre as modalidades artísticas, das artes visuais,
da cultura indígena (brasileiras e latino-americanas) e da cultura
africana?
8.
Quais
elementos constituem a pintura, o desenho, a escultura e a modelagem produzidas pela cultura indígena
(brasileira e latino-americana)?
9.
Quais
elementos constituem a pintura, o desenho, a escultura e a modelagem produzidas
pela cultura africana?
10. Quais técnicas,
tintas e traços são utilizados pelos povos indígenas, quando desenvolvem essas
modalidades artísticas?
11. Cite obras, atuais ou
de outro período histórico, que você conhece da cultura indígena (brasileira e latino-americana) e da cultura
africana.
12. Fale sobre sua experiência na criação de desenhos, pinturas, esculturas e modelagens simbolizando a cultura indígena e africana.
Habilidade socioemocional: |
Repertório
cultural- valorizar
e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às
mundiais, e também, para participar de práticas
diversificadas da produção artístico-cultural. |
Habilidades essencial e/ou do 4.º bimestre: |
(EF08AR01) Pesquisar, apreciar e analisar
desenho, pintura, modelagem, escultura e outras modalidades produzidas por
culturas indígenas (brasileiras e latino americanas) e africanas de
diferentes épocas, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e
práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade
de simbolizar e o repertório imagético. |
Habilidades de recuperação (habilidades de
suporte): |
(EF08AR01) Pesquisar, apreciar e analisar
desenho, pintura, modelagem, escultura e outras modalidades produzidas por
culturas indígenas (brasileiras e latino americanas) e africanas de
diferentes épocas, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e
práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade
de simbolizar e o repertório imagético. |
Metodologia: |
Estudante, nesta situação de aprendizagem
você vai ampliar repertório, propiciar momentos de pesquisa, apreciação,
análise dos elementos que constituem as modalidades do desenho, pinturas,
modelagens, produzidos por culturas indígenas (brasileiras e
latino-americanas) e africanas; É importante que você, realize registros
durante o desenvolvimento das atividades. Para avaliação/recuperação –
recupere seus registros. Para ampliação de seu repertório leia alguns conceitos importantes para o desenvolvimento
das atividades; Atividade – Apreciação
- Estudante analise os vídeos. Esta atividade tem como foco apreciar e
analisar os elementos que constituem as modalidades do desenho, pintura,
modelagem, escultura e outras modalidades; apreciação de imagem: Arte
indígena Latino-americana - Museu de Arte indígena Contemporânea; Atividade 1
– Sondagem - Estudante, nesta primeira atividade, sobre desenho, pintura,
escultura, modelagem e outras modalidades e, a seu critério, sobre os
elementos constitutivos dessas modalidades produzidas por culturas indígenas
(brasileiras e latino-americanas) e africanas de diferentes épocas/períodos; Realize
a leitura e, em seguida, responda os questionamentos indicados, em seus
cadernos; apreciação de imagem. |
Recursos: |
Divulgação no blog da escola, no facebook
profissional do professor compartilhado com o facebook da Unidade Escolar e
Whatsapp do aluno. |
Quantidade de aulas do período: |
2h/a (1h/a: videoaula CMSP, 14/12/2020);
1h/a: atividades complementares). Recorte do caderno do aluno |
Avaliação: |
Devolutiva das atividades e atribuição de notas realizadas registradas na planilha de acompanhamento. Devolutiva do aluno das atividades realizadas no retorno as aulas ou pelo facebook do professor ou whatsapp do professor. Registros durante o desenvolvimento das atividades, para colaborar com seus momentos de autoavaliação e recuperação.A atividade será proposta por link no Blog da escola, e também quando aluno interagir individualmente com o professor pelo whatsapp. |
Referências: |
Arte indígena Latino-americana - Museu de Arte indígena Contemporânea .SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Ensinar e Aprender Arte; SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Linguagens, códigos e suas tecnologias/Secretaria da Educação.SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Caderno do professor: arte, anos finais/Secretária da Educação.Matriz curricular, BNCC, Plano de Nivelamento, CMSP. |
Observações: |
Link do blog - https://mariaeuniceintegral.blogspot.com/ |
Nenhum comentário:
Postar um comentário