Prof Denny - Arte
Estudante, nesta Situação de Aprendizagem você vai conversar com os estudantes para levantar seus conhecimentos prévios e colocá-los em contato com os objetos de conhecimento e seus modificadores. É importante que você, realize registros durante o desenvolvimento das atividades. Para a avaliação/recuperação – recupere seus registros, ao final das atividades.
Conteúdo/tema Conhecimento priorizado |
Origami |
Objetivo geral |
Pesquisar, apreciar e analisar dobradura,
gravura, lambe-lambe e animação nas artes visuais tradicionais e
contemporâneas. |
Para ampliação de seu repertório elencamos, a
seguir, alguns conceitos importantes
para o desenvolvimento das atividades.
Dobradura - é uma modalidade artística
que tem como função, transformar papel em arte, a
partir de diversas dobras. Existem diversos estilos, entre os quais se destacam o origami
e o kirigami.
Origami - Técnica baseada na
dobra do papel para construção de figuras.
Kirigami - Técnica
baseada no corte
e colagem de papéis dobrados, para construir figuras. Gravura - é uma modalidade artística que tem como função
obter uma imagem
por meio de uma matriz artesanal. Diversos
materiais podem ser usados como matrizes, tais como madeira, metal e pedra
estão entre os tradicionais. Adaptações com isopor ou papelão também podem
ser utilizadas em ambiente escolar.
Existem diversos estilos,
entre os quais se destacam: Xilogravura e Linoleogravura.
Xilogravura
-
Técnica que utiliza matrizes de madeira.
Linoleogravura
-
Técnica que utiliza matrizes de placas de borracha.
Lambe-lambe
- é
um cartaz de diferentes tamanhos, exposto em espaços públicos. Originalmente, tinha
como função, divulgar um produto ou evento; hoje
em dia, além
dessa função, também permeia por temas diversos que podem ir de política
a poesia. Existem diversos estilos, entre os quais se destacam
aqueles que mantêm
o formato cartaz
e aqueles que utilizam
formato recortado, que procura se incorporar ao local onde está colocado.
Animação
–
técnica que utiliza meios físicos ou digitais para “dar vida” a objetos ou
desenhos. Atualmente existem
várias formas de se trabalhar com animação, seja através de flipbook ou
mesmo com tecnologias avançadas (destaques para
efeitos especiais ou mesmo
animações inteiras feitas em 3D).
Flipbook
- técnica
de animação feita
a partir de desenhos sequenciados em folhas de papel,
que ao ser folheadas rapidamente, o desenho ganha ilusão de movimento.
Animação 3D - Técnica embasada na utilização de poderosos programas de computador que agregam movimentos, ângulos, volumes e texturas mais realistas, por exemplo. Gera com mais realismo a ilusão de profundidade e volume de objetos, cenários e personagens.
Atividade 1 - Sondagem
Estudante, responda os questionamentos indicados a seguir, em seus cadernos.
1.
Quais dobraduras você sabe fazer?
Que tipos de dobradura você já viu?
Sabe o nome de algum tipo de dobradura tradicional japonesa?
Os Lambe-Lambes, colocados em postes ou paredes, para
você são Arte
ou não? Por quê? Você sabe o nome dessa
modalidade artística?
2.
O
que você entende por arte do lambe-lambe?
Antes do computador e gráficas modernas, como os livros,
cartazes e folhetos
eram ilustrados? Ou seja, como eram feitas essas ilustrações?
3.
O que você sabe sobre gravura?
O que diferencia uma gravura
de outro tipo de
desenho ou ilustração?
4. O que é animação? Que tipos de animação (vídeos animados ou desenhos animados) você conhece? Como eles são produzidos?
Atividade 2 – Apreciação
Estudante analise as imagens e os vídeos:
Video 1 - Akira Yoshizawa Origami Collections.
Vídeo 2 - Cartão Árvore de Natal (Kirigami - pop up).
Atividade
Que tal montar o seu origami!
Leitura de imagem.
Habilidade socioemocional: |
Repertório cultural- valorizar e fruir
as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e
também, para participar
de práticas diversificadas da produção artístico-cultural. |
Habilidades essencial e/ou do 4.º bimestre: |
(EF06AR01) Pesquisar, apreciar e analisar
dobradura, gravura, lambe-lambe e animação nas artes visuais tradicionais e
contemporâneas, em obras de artistas brasileiros e estrangeiros de diferentes
épocas e em diferentes matrizes estéticas e culturais, de modo a ampliar a
experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar
a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório
imagético. |
Habilidades de recuperação (habilidades de
suporte): |
(EF06AR01) Pesquisar, apreciar e analisar
dobradura, gravura, lambe-lambe e animação nas artes visuais tradicionais e
contemporâneas, em obras de artistas brasileiros e estrangeiros de diferentes
épocas e em diferentes matrizes estéticas e culturais, de modo a ampliar a
experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar
a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório
imagético. |
Metodologia: |
Para ampliação de seu repertório elencamos,
a seguir, alguns conceitos importantes para o desenvolvimento das atividades.
Dobradura - Origami - Kirigami - Gravura -. Xilogravura - Linoleogravura -
Lambe-lambe - Animação –Flipbook - Animação 3D; apreciação de imagem;
Atividade 1 – Sondagem. Estudante, responda os questionamentos indicados a
seguir, em seus cadernos; Atividade 2 – Apreciação- Estudante analise as
imagens e os vídeos, antes de apresentá-los aos estudantes. Durante a
apreciação, faça pausas, reforçando os conceitos trabalhados na atividade
anterior. É importante que os estudantes façam anotações. Vídeo 1 - Akira
Yoshizawa Origami Collections; Vídeo 2 - Cartão Árvore de Natal (Kirigami -
pop up); Atividade -Que tal montar o seu origami! Leitura de imagem |
Recursos: |
Divulgação no blog da escola, no facebook
profissional do professor compartilhado com o facebook da Unidade Escolar e
Whatsapp do aluno. |
Quantidade de aulas do período: |
2h/a (1h/a: videoaula CMSP, 14/12/2020);
1h/a: atividades complementares). Recorte do caderno do aluno |
Avaliação: |
Devolutiva das atividades e atribuição de notas realizadas registradas na planilha de acompanhamento. Devolutiva do aluno das atividades realizadas no retorno as aulas ou pelo facebook do professor ou whatsapp do professor. Registros durante o desenvolvimento das atividades, para colaborar com seus momentos de autoavaliação e recuperação.A atividade será proposta por link no Blog da escola, e também quando aluno interagir individualmente com o professor pelo whatsapp. |
Referências: |
Video 1 - Akira Yoshizawa Origami Collections. Vídeo 2 - Cartão
Árvore de Natal (Kirigami - pop up). SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Ensinar e Aprender Arte; SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Linguagens, códigos e suas tecnologias/Secretaria da Educação.SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Caderno do professor: arte, anos finais/Secretária da Educação.Matriz curricular, BNCC, Plano de Nivelamento, CMSP. |
Observações: |
Link do blog - https://mariaeuniceintegral.blogspot.com/ |
Nenhum comentário:
Postar um comentário