segunda-feira, 14 de dezembro de 2020

Origami

 Prof Denny - Arte

Estudante, nesta Situação de Aprendizagem você vai conversar com os estudantes para levantar seus conhecimentos prévios e colocá-los em contato com os objetos de conhecimento e seus modificadores. É importante que você, realize registros durante o desenvolvimento das atividades. Para a avaliação/recuperação – recupere seus registros, ao final das atividades.


Conteúdo/tema Conhecimento priorizado

Origami

Objetivo geral

Pesquisar, apreciar e analisar dobradura, gravura, lambe-lambe e animação nas artes visuais tradicionais e contemporâneas.

Para ampliação de seu repertório elencamos, a seguir, alguns conceitos importantes para o desenvolvimento das atividades.

Dobradura - é uma modalidade artística que tem como função, transformar papel em arte, a partir de diversas dobras. Existem diversos estilos, entre os quais se destacam o origami e o kirigami.

Origami - Técnica baseada na dobra do papel para construção de figuras.

Kirigami - Técnica baseada no corte e colagem de papéis dobrados, para construir figuras. Gravura - é uma modalidade artística que tem como função obter uma imagem por meio de uma matriz artesanal. Diversos materiais podem ser usados como matrizes, tais como madeira, metal e pedra estão entre os tradicionais. Adaptações com isopor ou papelão também podem ser utilizadas em ambiente escolar. Existem diversos estilos, entre os quais se destacam: Xilogravura e Linoleogravura.

Xilogravura - Técnica que utiliza matrizes de madeira.

Linoleogravura - Técnica que utiliza matrizes de placas de borracha.

Lambe-lambe - é um cartaz de diferentes tamanhos, exposto em espaços públicos. Originalmente, tinha como função, divulgar um produto ou evento; hoje em dia, além dessa função, também permeia por temas diversos que podem ir de política a poesia. Existem diversos estilos, entre os quais se destacam aqueles que mantêm o formato cartaz e aqueles que utilizam formato recortado, que procura se incorporar ao local onde está colocado.

Animação – técnica que utiliza meios físicos ou digitais para “dar vida” a objetos ou desenhos. Atualmente existem várias formas de se trabalhar com animação, seja através de flipbook ou mesmo com tecnologias avançadas (destaques para efeitos especiais ou mesmo animações inteiras feitas em 3D).

Flipbook - técnica de animação feita a partir de desenhos sequenciados em folhas de papel, que ao ser folheadas rapidamente, o desenho ganha ilusão de movimento.

Animação 3D - Técnica embasada na utilização de poderosos programas de computador que agregam movimentos, ângulos, volumes e texturas mais realistas, por exemplo. Gera com mais realismo a ilusão de profundidade e volume de objetos, cenários e personagens.

Atividade 1 - Sondagem

Estudante, responda os questionamentos indicados a seguir, em seus cadernos.

 

1.    Quais dobraduras você sabe fazer? Que tipos de dobradura você viu? Sabe o nome de algum tipo de dobradura tradicional japonesa?

Os Lambe-Lambes, colocados em postes ou paredes, para você são Arte ou não? Por quê? Você sabe o nome dessa modalidade artística?

2.    O que você entende por arte do lambe-lambe?

Antes do computador e gráficas modernas, como os livros, cartazes e folhetos eram ilustrados? Ou seja, como eram feitas essas ilustrações?

3.    O que você sabe sobre gravura? O que diferencia uma gravura de outro tipo de desenho ou ilustração?

4.    O que é animação? Que tipos de animação (vídeos animados ou desenhos animados) você conhece? Como eles são produzidos?

Atividade 2 – Apreciação

Estudante analise as imagens e os vídeos:

Video 1 - Akira Yoshizawa Origami Collections.



Vídeo 2 - Cartão Árvore de Natal (Kirigami - pop up).



Atividade

Que tal montar o seu origami!

Leitura de imagem.



 

Habilidade socioemocional:

Repertório cultural- valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também, para participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

Habilidades essencial e/ou do 4.º bimestre:

(EF06AR01) Pesquisar, apreciar e analisar dobradura, gravura, lambe-lambe e animação nas artes visuais tradicionais e contemporâneas, em obras de artistas brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas e em diferentes matrizes estéticas e culturais, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.

Habilidades de recuperação (habilidades de suporte):

(EF06AR01) Pesquisar, apreciar e analisar dobradura, gravura, lambe-lambe e animação nas artes visuais tradicionais e contemporâneas, em obras de artistas brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas e em diferentes matrizes estéticas e culturais, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.

Metodologia:

Para ampliação de seu repertório elencamos, a seguir, alguns conceitos importantes para o desenvolvimento das atividades. Dobradura - Origami - Kirigami - Gravura -. Xilogravura - Linoleogravura - Lambe-lambe - Animação –Flipbook - Animação 3D; apreciação de imagem; Atividade 1 – Sondagem. Estudante, responda os questionamentos indicados a seguir, em seus cadernos; Atividade 2 – Apreciação- Estudante analise as imagens e os vídeos, antes de apresentá-los aos estudantes. Durante a apreciação, faça pausas, reforçando os conceitos trabalhados na atividade anterior. É importante que os estudantes façam anotações. Vídeo 1 - Akira Yoshizawa Origami Collections; Vídeo 2 - Cartão Árvore de Natal (Kirigami - pop up); Atividade -Que tal montar o seu origami! Leitura de imagem

Recursos:

Divulgação no blog da escola, no facebook profissional do professor compartilhado com o facebook da Unidade Escolar e Whatsapp do aluno.

Quantidade de aulas do período:

2h/a (1h/a: videoaula CMSP, 14/12/2020); 1h/a: atividades complementares). Recorte do caderno do aluno

Avaliação:

Devolutiva das atividades e atribuição de notas realizadas registradas na planilha de acompanhamento. Devolutiva do aluno das atividades realizadas no retorno as aulas ou pelo facebook do professor ou whatsapp do professor. Registros durante o desenvolvimento das atividades, para colaborar com seus momentos de autoavaliação e recuperação.A atividade será proposta por link no Blog da escola, e também quando aluno interagir individualmente com o professor pelo whatsapp.

 

 

Referências:

 

 

Video 1 - Akira Yoshizawa Origami Collections. Vídeo 2 - Cartão Árvore de Natal (Kirigami - pop up).

SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Ensinar e Aprender Arte; SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Linguagens, códigos e suas tecnologias/Secretaria da Educação.SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Caderno do professor: arte, anos finais/Secretária da Educação.Matriz curricular, BNCC, Plano de Nivelamento, CMSP.

Observações:

Link do blog - https://mariaeuniceintegral.blogspot.com/

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário