quinta-feira, 26 de março de 2020

Prof.Melissa - 7º A e 7º B - Língua Portuguesa






ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA - 7º A E 7º B
Aluno (a) : ____________________________________________ TURMA: 7º ano _______ Prof.Melissa
Alunos do 7º anos A e B,
Leiam os textos com muita atenção e depois respondam as questões em folha separada. Façam com bastante atenção e fiquem preparados para entregar, assim que as aulas retornarem e a situação se normalizar . Este trabalho vai compor a nota bimestral de Língua Portuguesa de todos vocês.
Um abraço, Prof.Melissa

Habilidades: Analisar as formas de composição dos gêneros textuais do campo jornalístico; Fazer uso consciente e reflexivo da norma-padrão em situações de fala e escrita em textos de diferentes gêneros, levando em consideração o contexto, situação de produção e as características do gênero; Identificar em notícias, o fato central, suas principais circunstâncias e eventuais decorrências; Identificar informações implícitas e explícitas em textos de diferentes gêneros textuais; inferir o sentido de uma palavra ou expressão em um texto; estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto por meio de elementos de referenciação; reconhecer elementos da narrativa em um texto

ATIVIDADE 1 – LEIA OS BILHETES ABAIXO E DEPOIS RESPONDA AS QUESTÕES:
Bilhete 1
Oi Ana
Não poderei ir no passeio com vc hoje porque estou malsão. Peguei uma gripe brava e se eu sair de casa à noite a velha me mata. Desculpa, tá! Bjos,
MC Marcos

Bilhete 2
Sr.José,
Bom dia! Eu não poderei comparecer ao trabalho hoje, porque estou com febre e uma dor forte no corpo. De acordo com o médico, preciso ficar de repouso pois minha garganta está muito inflamada. Na expectativa de ser compreendido, obrigada.
Márcia

Agora, responda:
a) Quais os assuntos dos dois bilhetes? ________________________________________________________________________________________
b) Para que pessoas foram enviados os bilhetes? ________________________________________________________________________________________
c) Qual dos dois bilhetes apresenta uma linguagem informal? Qual palavra escrita no bilhete pode confirmar a sua resposta? ______________________________________________________________________________________
d) Qual dos dois bilhetes apresenta uma linguagem formal? Qual palavra escrita no bilhete pode confirmar a sua resposta? ______________________________________________________________________________________

ATIVIDADE 2 – LEIA A TIRINHA ABAIXO E DEPOIS RESPONDA AS QUESTÕES:

 
 
a) A tirinha acima apresenta a linguagem informal. Reescreva todas as falas dos personagens utilizando a linguagem formal:
______________________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________________


ATIVIDADE 3– LEIA A NOTÍCIA ABAIXO E DEPOIS RESPONDA AS QUESTÕES:

Sesc sem movimento

Atividades em todo o Estado de SP ficam suspensas, a partir desta terça-feira, como forma de combate ao coronavírus

17/03/2020 - 04h27
O Sesc ficará sem atividades até 31 de março. A medida vale para todas as 43 unidades do Estado de São Paulo e foi tomada pela direção para evitar a disseminação do novo coronavírus.
Nesse período, portanto, programação cultural, esportiva e de atendimento social fica cancelada. Valores de ingressos, cursos e excursões serão ressarcidos. Vagas de todos os cursos e tratamentos odontológicos estão preservadas.
Em Bauru, a última grande atração foi o show de Sá & Guarabyra no sábado à noite. No domingo, as piscinas já ficaram fechadas. A segunda-feira foi de fechamento semanal habitual.
"Perto desta data (31/3), analisaremos quando e como voltar a operar e se o retorno figurará um trabalho normal", postou o diretor regional do Sesc-SP, Danilo Santos de Miranda. "Vamos rever o que faremos com toda a comida estocada que serviria mais de 17 mil pessoas por dia nos nossos restaurantes. Avaliamos atualmente os procedimentos para atender casos odontológicos graves e urgentes; como anular as atividades de turismo social - que são todas feitas em ônibus; como lidar com as ofertas de cultura, arte, esportes e atendimento ao público idoso; o reembolso daqueles que já adquiriram ingressos e a garantia de vagas aos que temem perder seus cursos, além do cancelamento de voos de artistas e intelectuais nacionais e internacionais previstos para março e abril", emendou.
https://www.jcnet.com.br/noticias/cultura/2020/03/718021-sesc-sem-movimento.html
a) O que foi noticiado no texto acima?__________________________________________________________________________
b) Quando foi publicada a notícia? _____________________________________________________________________________
c) Onde foi publicado/divulgado? ______________________________________________________________________________
d) Quem são as pessoas interessadas em ler a notícia? _____________________________________________________________
ATIVIDADE 4– LEIA O TEXTO ABAIXO E DEPOIS RESPONDA AS QUESTÕES:
Tati, a garota
Vendo que era mesmo impossível, Tati desistiu de pegar o raio de Sol estendido no chão. Os dedos feriam a terra inutilmente: o reflexo não tinha espessura.
Seu capricho agora era com a água. Queria ver se retirava ao menos um pedacinho do tanque, mas o líquido suspenso em suas mãos vira uma coisa diferente que se desmancha logo, cintilando entre os dedinhos. E na superfície do tanque não ficava a menor cicatriz!
É a primeira vez que Tati brinca na água com intenção de agarrá-la, de sentir-lhe o mistério.
Fica tão absorta, que os apelos “Anda Tati! Larga isso, menina!”, que vêm da janela, nem chegam a serem ouvidos.
Logo depois começa a ventar. Mas, com o vento era diferente: Tati já sabia que ele nunca se deixa agarrar nem ver, embora viva sempre em toda parte dando demonstrações de sua presença. Esse vento!...
Antes de subir, joga água em si mesma, apressadamente borrifando-se no rosto e no vestido.
Chegando a noite, Manuela atira-se à cama, sem responder a algumas perguntas que lhe faz a filha, sempre intrigada com a água. Debaixo das cobertas, Tati ainda balbucia os últimos pedidos: num carrinho e um patinho igual ao que viu nas mãos de outra criança.
– Esse menino tinha patinho, não sabe, mamãe? Comia cada bombom que só você vendo!...
O papel era uma beleza! Aqui, eu acho que todo mundo come muita bala, também...
– Dorme, Tati.
– Aqui é bom.
– Dorme [
MACHADO, Aníbal. A morte da porta-estandarte; Tati, a garota e outras histórias. São Paulo: José Olympio, 1997. Fragmento.
a) Com base nesse texto, constata-se que Tati, em relação à impossibilidade de agarrar o vento, sentia-se:
A) conformada.
B) decepcionada.
C) indiferente.
D) surpresa.
b) No trecho “Tati já sabia que ele nunca se deixa agarrar...”, o termo em destaque refere-se à palavra
A) Sol.
B) reflexo.
C) tanque.
D) vento
.

c) Manuela é o nome da:
(A) mãe, personagem que deixa a menina sem algumas respostas.
(B) garota, personagem que queria tirar um pedacinho da água.
(C) garota, personagem que joga água em si mesma, apressadamente.
(D) menina, personagem que conheceu um menino que comia bombom

d) O final dessa narrativa ocorre quando:
A) a menina desiste de pegar o raio de Sol.
B) a menina quer agarrar a água do tanque.
C) Manuela deita na cama sem responder à filha.
D) Manuela insiste para a filha dormir.



BOM TRABALHO!
PROF.MELISSA

Nenhum comentário:

Postar um comentário