quinta-feira, 26 de março de 2020

Prof.Melissa - 8º ano A - Língua Portuguesa


TRABALHO DE LÍNGUA PORTUGUESA - 8º ano A - Prof.Melissa
Aluno (a) : ____________________________________________

Alunos do 8º anos A,
Leiam os textos com muita atenção e depois respondam as questões em folha separada. Façam com bastante atenção e fiquem preparados para entregar, assim que as aulas retornarem e a situação se normalizar . Este trabalho vai compor a nota bimestral de Língua Portuguesa de todos vocês.
Um abraço, Prof.Melissa

Habilidades: Refletir sobre os tipos de fatos noticiados, comentados e escolhas do que noticiar; analisar textos de opinião (artigos de opinião, editoriais, cartas de leitores, comentários, post de blogs, etc.) e posicionar-se de forma crítica e fundamentada, ética e respeitosa frente a fatos e opiniões relacionadas a esses textos; identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa; identificar o tema de um texto.
ATIVIDADE 1 – Leia o texto 1 e depois responda o que se pede:

TEXTO 1 - Prefeitura afirmou, nessa quarta (11), que os 3 casos que estavam sendo investigados em Bauru deram negativos; assim como Secretaria de Agudos, que tinha um suspeito

por Redação com Lilian Grasiela 12/03/2020 – 06h00
No final da tarde desta quarta (11), a Prefeitura de Bauru descartou os três casos suspeitos de Covid-19, o coronavírus, que estavam sendo investigados na cidade. Entre eles, estavam um adolescente de 17 anos, morador de Bauru, e duas estrangeiras. Uma é italiana e tem 57 anos e a outra, de 29 anos, veio do Canadá. Com isso, Bauru não conta, até o momento, com nenhum caso suspeito de coronavírus.
Além desses três que foram excluídos ontem, Bauru teve outros quatro pacientes com a suspeita da doença desde o início de fevereiro, mas que também já foram descartados. Vale lembrar que, nesta quarta-feira, a OMS classificou o surto como uma pandemia.
Suspeita de coronavírus é descartada em Agudos
A Secretaria Municipal de Saúde de Agudos informou nesta quarta-feira (11) que o caso suspeito do novo coronavírus (Covid-19) investigado na cidade foi descartado. O paciente é um homem de 64 anos que chegou a Agudos no último dia 3 depois de passar por Marrocos e pela Itália.
Ao apresentar sintomas característicos da doença, o homem foi atendido na UPA e orientado a permanecer em isolamento social. A amostra do paciente, encaminhada ao Instituto Adolfo Lutz, apresentou resultado negativo para o novo coronavírus. Nesta semana, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) informou que exame do morador de Pratânia com suspeita de coronavírus também apresentou resultado negativo para a doença. Com os resultados, neste momento, nenhum caso suspeito do novo coronavírus é investigado na região.
A partir da leitura da notícia acima, responda:
a) Quem produziu o texto?_________________________________________________________________________________
b) O que foi noticiado? ____________________________________________________________________________________
c) Quando foi publicada a notícia?____________________________________________________________________________
d) Onde foi publicado/divulgado? ____________________________________________________________________________
e) Quem é o público potencial? ______________________________________________________________________________

ATIVIDADE 2 - Observe a capa da revista ÉPOCA de 10 de setembro de 2007 e responda:


a) O que chama mais a sua atenção na capa da revista ao Época?
b) Descreva a criança que aparece na capa.
c) Qual é o tema principal que será abordado nessa revista?
d) O uso da internet é bom para os jovens e crianças? Por quê?
e) E quando o uso da internet passa a ser prejudicial para as crianças e os jovens?
f) Em sua opinião, todos os pais e/ou responsáveis tem consciência dos riscos que podem existir quando deixam os seus filhos usarem a internet?
ATIVIDADE 3 - Leia o texto abaixo e depois responda as questões:
TEXTO 3 – A DISCIPLINA DO AMOR
Foi na França, durante a Segunda Grande Guerra. Um jovem tinha um cachorro que todos os dias, pontualmente, ia esperá-lo voltar do trabalho. Postava-se na esquina, um pouco antes das seis da tarde. Assim que via o dono, ia correndo ao seu encontro e, na maior alegria, acompanhava-o com seu passinho saltitante de volta a casa.
A vila inteira já conhecia o cachorro e as pessoas que passavam faziam-lhe festinhas e ele correspondia, chegava a correr todo animado atrás dos mais íntimos para logo voltar atento ao seu posto e ali ficar sentado até o momento em que seu dono apontava lá longe.
Mas eu avisei que o tempo era de guerra, o jovem foi convocado. Pensa que o cachorro deixou de esperá-lo? Continuou a ir diariamente até a esquina, fixo o olhar ansioso naquele único ponto, a orelha em pé, atenta ao menor ruído que pudesse indicar a presença do dono bem amado. Assim que anoitecia, ele voltava para casa e levava sua vida normal de cachorro até chegar o dia seguinte. Então, disciplinadamente, como se tivesse um relógio preso à pata, voltava ao seu posto de espera.
O jovem morreu num bombardeio, mas no pequeno coração do cachorro não morreu a esperança. Quiseram prendê-lo, distraí-lo. Tudo em vão. Quando ia chegando àquela hora ele disparava para o compromisso assumido, todos os dias. Todos os dias.
Com o passar dos anos (a memória dos homens!) as pessoas foram se esquecendo do jovem soldado que não voltou. Casou-se a noiva com um primo. Os familiares voltaram-se para outros familiares. Os amigos, para outros amigos. Só o cachorro já velhíssimo (era jovem quando o jovem partiu) continuou a esperá-lo na sua esquina, com o focinho sempre voltado para aquela direção.
Lygia Fagundes Telles
a) O texto trata, principalmente: b) O autor no final da história deixou:
( A ) do comportamento do cão ( A ) suspense
( B ) do carinho que as pessoas tinham com o cão. ( B ) curiosidade
( C ) da memória do jovem convocado para a guerra ( C ) gracejo
( D ) dos familiares do jovem rapaz ( D ) melancolia

BOM TRABALHO! Prof.Melissa

Nenhum comentário:

Postar um comentário