TRABALHO
DE LÍNGUA PORTUGUESA - 8º ano A - Prof.Melissa
Aluno
(a) :
____________________________________________
Alunos
do 8º anos A,
Leiam
os textos com muita atenção e depois respondam as questões em
folha separada. Façam com bastante atenção e fiquem preparados
para entregar, assim que as aulas retornarem e a situação se
normalizar . Este trabalho vai compor a nota bimestral de Língua
Portuguesa de todos vocês.
Um
abraço, Prof.Melissa
|
Habilidades:
Refletir sobre os tipos de fatos noticiados, comentados e escolhas
do que noticiar; analisar textos de opinião (artigos de opinião,
editoriais, cartas de leitores, comentários, post de blogs, etc.)
e posicionar-se de forma crítica e fundamentada, ética e
respeitosa frente a fatos e opiniões relacionadas a esses textos;
identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que
constroem a narrativa; identificar o tema de um texto.
|
ATIVIDADE
1 – Leia
o texto 1 e depois responda o que se pede:
TEXTO 1 - Prefeitura afirmou, nessa quarta (11), que os 3 casos que estavam sendo investigados em Bauru deram negativos; assim como Secretaria de Agudos, que tinha um suspeito
por
Redação
com Lilian Grasiela 12/03/2020
– 06h00
No
final da tarde desta quarta (11), a Prefeitura de Bauru descartou os
três casos suspeitos de Covid-19, o coronavírus, que estavam sendo
investigados na cidade. Entre eles, estavam um adolescente de 17
anos, morador de Bauru, e duas estrangeiras. Uma é italiana e tem 57
anos e a outra, de 29 anos, veio do Canadá. Com isso, Bauru não
conta, até o momento, com nenhum caso suspeito de coronavírus.
Além
desses três que foram excluídos ontem, Bauru teve outros quatro
pacientes com a suspeita da doença desde o início de fevereiro, mas
que também já foram descartados. Vale lembrar que, nesta
quarta-feira, a OMS classificou o surto como uma pandemia.
Suspeita
de coronavírus é descartada em Agudos
A
Secretaria Municipal de Saúde de Agudos informou nesta quarta-feira
(11) que o caso suspeito do novo coronavírus (Covid-19) investigado
na cidade foi descartado. O paciente é um homem de 64 anos que
chegou a Agudos no último dia 3 depois de passar por Marrocos e pela
Itália.
Ao
apresentar sintomas característicos da doença, o homem foi atendido
na UPA e orientado a permanecer em isolamento social. A amostra do
paciente, encaminhada ao Instituto Adolfo Lutz, apresentou resultado
negativo para o novo coronavírus. Nesta semana, o Hospital das
Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) informou que
exame do morador de Pratânia com suspeita de coronavírus também
apresentou resultado negativo para a doença. Com os resultados,
neste momento, nenhum caso suspeito do novo coronavírus é
investigado na região.
A
partir da leitura da notícia acima, responda:
a)
Quem produziu o
texto?_________________________________________________________________________________
b)
O que foi noticiado?
____________________________________________________________________________________
c)
Quando
foi publicada a
notícia?____________________________________________________________________________
d)
Onde foi publicado/divulgado?
____________________________________________________________________________
e)
Quem é o público potencial?
______________________________________________________________________________
ATIVIDADE
2 - Observe
a capa da revista ÉPOCA de 10 de setembro de 2007 e responda:
a)
O que chama mais a sua atenção na capa da revista ao Época?
b)
Descreva a criança que aparece na capa.
c)
Qual é o tema principal que será abordado nessa revista?
d)
O uso da internet é bom para os jovens e crianças? Por quê?
e)
E quando o uso da internet passa a ser prejudicial para as crianças
e os jovens?
f)
Em sua opinião, todos os pais e/ou responsáveis tem consciência
dos riscos que podem existir quando deixam os seus filhos usarem a
internet?
ATIVIDADE
3 -
Leia
o texto abaixo e depois responda as questões:
TEXTO
3 – A DISCIPLINA DO AMOR
Foi
na França, durante a Segunda Grande Guerra. Um jovem tinha um
cachorro que todos os dias, pontualmente, ia esperá-lo voltar do
trabalho. Postava-se na esquina, um pouco antes das seis da tarde.
Assim que via o dono, ia correndo ao seu encontro e, na maior
alegria, acompanhava-o com seu passinho saltitante de volta a casa.
A vila inteira já conhecia o cachorro e as pessoas que passavam faziam-lhe festinhas e ele correspondia, chegava a correr todo animado atrás dos mais íntimos para logo voltar atento ao seu posto e ali ficar sentado até o momento em que seu dono apontava lá longe.
Mas eu avisei que o tempo era de guerra, o jovem foi convocado. Pensa que o cachorro deixou de esperá-lo? Continuou a ir diariamente até a esquina, fixo o olhar ansioso naquele único ponto, a orelha em pé, atenta ao menor ruído que pudesse indicar a presença do dono bem amado. Assim que anoitecia, ele voltava para casa e levava sua vida normal de cachorro até chegar o dia seguinte. Então, disciplinadamente, como se tivesse um relógio preso à pata, voltava ao seu posto de espera.
O jovem morreu num bombardeio, mas no pequeno coração do cachorro não morreu a esperança. Quiseram prendê-lo, distraí-lo. Tudo em vão. Quando ia chegando àquela hora ele disparava para o compromisso assumido, todos os dias. Todos os dias.
Com o passar dos anos (a memória dos homens!) as pessoas foram se esquecendo do jovem soldado que não voltou. Casou-se a noiva com um primo. Os familiares voltaram-se para outros familiares. Os amigos, para outros amigos. Só o cachorro já velhíssimo (era jovem quando o jovem partiu) continuou a esperá-lo na sua esquina, com o focinho sempre voltado para aquela direção.
A vila inteira já conhecia o cachorro e as pessoas que passavam faziam-lhe festinhas e ele correspondia, chegava a correr todo animado atrás dos mais íntimos para logo voltar atento ao seu posto e ali ficar sentado até o momento em que seu dono apontava lá longe.
Mas eu avisei que o tempo era de guerra, o jovem foi convocado. Pensa que o cachorro deixou de esperá-lo? Continuou a ir diariamente até a esquina, fixo o olhar ansioso naquele único ponto, a orelha em pé, atenta ao menor ruído que pudesse indicar a presença do dono bem amado. Assim que anoitecia, ele voltava para casa e levava sua vida normal de cachorro até chegar o dia seguinte. Então, disciplinadamente, como se tivesse um relógio preso à pata, voltava ao seu posto de espera.
O jovem morreu num bombardeio, mas no pequeno coração do cachorro não morreu a esperança. Quiseram prendê-lo, distraí-lo. Tudo em vão. Quando ia chegando àquela hora ele disparava para o compromisso assumido, todos os dias. Todos os dias.
Com o passar dos anos (a memória dos homens!) as pessoas foram se esquecendo do jovem soldado que não voltou. Casou-se a noiva com um primo. Os familiares voltaram-se para outros familiares. Os amigos, para outros amigos. Só o cachorro já velhíssimo (era jovem quando o jovem partiu) continuou a esperá-lo na sua esquina, com o focinho sempre voltado para aquela direção.
Lygia
Fagundes Telles
a)
O texto trata, principalmente: b) O autor no final da história
deixou:
(
A ) do comportamento do cão ( A ) suspense
(
B ) do carinho que as pessoas tinham com o cão. ( B ) curiosidade
(
C ) da memória do jovem convocado para a guerra ( C ) gracejo
(
D ) dos familiares do jovem rapaz ( D ) melancolia
BOM
TRABALHO! Prof.Melissa
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