
Suponhamos que você tenha tido uma ideia artística.E é óbvio que ninguém consegue percebe - lá porque você ainda não a materializou, ou seja, você ainda não conseguiu fazer com que as pessoas a percebessem. Para que alguém perceba sua ideia precisa que você conte ou mostre, ou seja, que você materialize a sua ideia. Então, materialidade é o ato de tornar a idéia perceptível a alguém. Logo, matéria , em ARTE, é tudo aquilo que se pode usar para fazer Arte e que as pessoas conseguem perceber. As pessoas só podem perceber as coisas ao seu redor através dos seus cinco sentidos ( audição, visão, tato, paladar e o olfato ) são eles que conseguem ter contato com a matéria que você usará para expressar as suas ideias.
ATIVIDADE 1 -
VOCÊ fez leitura em sala de aula sobre a artista Tarsila do Amaral, desenhou uma obra de arte ( bidimensional), construiu uma caixa ( tridimensional) e montou uma exposição. Lembra? Agora irá responder as seguintes questão sobre a obra ABAPORU, TARSILA DO AMARAL:.
1 - O que a figura do quadro Abaporu representa para mim? E para Tarsila?
2 - Tarsila deu ao quadro o nome Abaporu. O que isso quer dizer? Porque esse nome?
3 - Por que Tarsila do Amaral criou esse quadro? O que motiva alguém a ser artista?
4 - Por que a tela foi pintada desse modo, com esse tipo de linhas, de formas, de cores...?
5 - Qual a relação deste quadro com a Antropologia?
6 - O que é materialidade na ARTE?
IMPORTANTE- anote suas respostas em uma folha e guarde para compartilhar com seus colegas em sala de aula.
ATIVIDADE 2
PESQUISA - TARSILA DO AMARAL. http://tarsiladoamaral.com.br/
Biografia de Tarsila do Amaral
Tarsila do Amaral (1886-1973) foi uma pintora e desenhista brasileira. O quadro "Abaporu" pintado em 1928 é sua obra mais conhecida. Junto com os escritores Oswald de Andrade e Raul Bopp, lançou o movimento "Antropofágico", que foi o mais radical de todos os movimentos do período Modernista.
Tarsila do Amaral nasceu na Fazenda São Bernardo, no município de Capivari, interior de São Paulo, no dia 1 de setembro de 1886. Filha de José Estanislau do Amaral Filho e Lydia Dias de Aguiar do Amaral tradicional e rica família de São Paulo. Era neta de José Estanislau do Amaral, proprietário de diversas fazendas no interior de São Paulo, apelidado de "milionário". Seu pai herdou apreciável fortuna e diversas fazendas, nas quais Tarsila passou a infância e adolescência.
Tarsila do Amaral estudou em São Paulo em colégio de freiras e no Colégio Sion. Completou seus estudos em Barcelona, na Espanha, onde pintou seu primeiro quadro, "Sagrado Coração de Jesus", aos 16 anos. Na sua volta ao Brasil casa-se com o noivo André Teixeira Pinto, com quem teve uma filha.
Fases da Obra de Tarsila do Amaral
Tarsila do Amaral foi uma das artistas plásticas mais importantes da primeira fase do Modernismo, concretizando em sua obra todas as aspirações de vanguarda formuladas pelo grupo. Sua obra atravessou três fases denominadas: “Pau-Brasil”, “Antropofágica” e “Social”.
Na primeira fase, “Pau-Brasil”, teve início em 1924, quando Oswald de Andrade divulga o “Manifesto Pau Brasil” defendendo o nacionalismo, a artista rompe completamente com o conservadorismo e enche-se de formas e cores assimiladas em sua viagem de “redescoberta do Brasil”, realizada em Minas Gerais, com seus amigos modernistas. Tarsila explora os temas tropicais, exalta a flora e a fauna, as ferrovias e as máquinas, símbolos da modernidade urbana. São exemplos dessa época a tela:

A FEIRA 1924
Na segunda fase da obra de Tarsila do Amaral, “Antropofágica”, teve origem no mais radical de todos os movimentos do período modernista: a “Antropofagia” O movimento foi inspirado no quadro “Abaporu” (1928) (antropófago, em tupi), que Tarsila oferecera a Oswaldo como presente de aniversário. Partidários de um primitivismo crítico, os antropófagos propunham que a cultura estrangeira fosse devorada, aproveitando dela suas inovações artísticas, porém sem perder nossa própria identidade cultural. Exemplos dessa fase:

ANTROPOFAGIA 1929
A terceira e última fase da obra de Tarsila do Amaral, denominada “Social”, teve início em 1933, com a obra, “Operários”, onde sua criação está voltada para os temas sociais da época e a situação dos trabalhadores. São dessa fase:

OPERARIOS 1993
QUER SABER MAIS!!!!
ACESSE.
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