quarta-feira, 1 de abril de 2020


Nome do professor: Delma Nogueira dos Reis

Série: 3º ano A - FILOSOFIA

Aulas: 02 aulas de cada turma – 4ª feira (30/03 a 03/04)

Tema: Atitude filosófica no nosso cotidiano

Habilidades trabalhadas: espera-se que os alunos sejam capazes de:
Identificar o tema referente às atitudes filosóficas no cotidiano, a partir da situação relatada no texto referente ao Mito da Caverna
Compreender o que se fala no texto a respeito da alegoria do mito da Caverna (como eles viam o mundo e como era o mundo realmente)

Conteúdos:
Situação de Aprendizagem 1 – Atitudes filosóficas diante da situação apresentada no texto referente ao Mito da Caverna

Objetos de conhecimento:
Reconhecer aspectos da atitude filosófica no cotidiano
Questionar esses aspectos na realidade social em que vivemos

1)      Conceitos:
Segundo o site brasilescola (2020), o Mito da Caverna é uma alegoria retirada de “A República”, de Platão, que fala sobre o conhecimento verdadeiro e o governo político. Platão narra uma história alegórica chamada de Mito da Caverna ou Alegoria da Caverna em sua obra mais complexa, A República. O diálogo travado entre Sócrates, personagem principal, e Glauco, seu interlocutor, visa a apresentar ao leitor a teoria platônica sobre o conhecimento da verdade e a necessidade de que o governante da cidade tenha acesso a esse conhecimento.
O que o Mito da Caverna diz?
No texto, Sócrates fala para Glauco imaginar a existência de uma caverna onde prisioneiros vivessem desde a infância. Com as mãos amarradas em uma parede, eles podem avistar somente as sombras que são projetadas na parede situada à frente.
As sombras são ocasionadas por uma fogueira, em cima de um tapume, situada na parte traseira da parede em que os homens estão presos. Homens passam ante a fogueira, fazem gestos e passam objetos, formando sombras que, de maneira distorcida, são todo o conhecimento que os prisioneiros tinham do mundo. Aquela parede da caverna, aquelas sobras e os ecos dos sons que as pessoas de cima produziam era o mundo restrito dos prisioneiros.
Repentinamente, um dos prisioneiros foi liberto. Andando pela caverna, ele percebe que havia pessoas e uma fogueira projetando as sombras que ele julgava ser a totalidade do mundo. Ao encontrar a saída da caverna, ele tem um susto ao deparar-se com o mundo exterior. A luz solar ofusca a sua visão e ele sente-se desamparado, desconfortável, deslocado.
Aos poucos, sua visão acostuma-se com a luz e ele começa a perceber a infinidade do mundo e da natureza que existe fora da caverna. Ele percebe que aquelas sombras, que ele julgava ser a realidade, na verdade são cópias imperfeitas de uma pequena parcela da realidade.
prisioneiro liberto poderia fazer duas coisas: retornar para a caverna e libertar os seus companheiros ou viver a sua liberdade. Uma possível consequência da primeira possibilidade seria os ataques que sofreria de seus companheiros, que o julgariam como louco, mas poderia ser uma atitude necessária, por ser a coisa mais justa a se fazer.
Platão está dispondo, hierarquicamente, os graus de conhecimento com essa metáfora e falando que existe um modo de conhecer, de saber, que é o mais adequado para se pensar em um governante capaz de fazer política com sabedoria e justiça.
2)      Atividade proposta:
É  necessário que os alunos tomem conhecimento de algum texto que se refere ao Mito da Caverna e a partir dessa pesquisa, respondam às seguintes questões:
a)    Considerando que vivemos em uma caverna, quais seriam as crenças que mais aprisionam a nossa sociedade?
b)   Como podemos passar de uma atitude passiva frente crenças que mais nos aprisionam socialmente para uma atitude mais ativa?
c)    Qual é o papel das redes sociais para nos manter passivos e qual papel ela pode exercer para uma atitude mais ativa?
d)   Elencar 05 atitudes necessárias para desenvolvimento da atitude filosófica.



3)      Fonte:
Objetivo:
Identificar a presença da Filosofia no nosso cotidiano e no dia a dia da nossa sociedade e identificar as características do Mito da Caverna como uma reflexão dos fatos que acontecem no nosso dia a dia.

Avaliação: ______________


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