quarta-feira, 1 de abril de 2020


Nome do professor: Delma Nogueira dos Reis

Série: 2º ano A - SOCIOLOGIA

Aulas: 02 aulas de cada turma – 6ª feira (30/03 a 03/04)

Tema: Reflexão sobre as razões da migração do COVID-19: xenofobia

Habilidades trabalhadas: espera-se que os alunos sejam capazes de:
Identificar o tema referente aos noticiários da mídia em geral – nacional e internacional - a partir da situação relatada referente à pandemia do COVID-19, com relação à migração do vírus, em virtude dos fluxos migratórios das pessoas contaminadas e a sua entrada em nosso país
Ampliar o campo de entendimento dos alunos sobre o movimento migratório das pessoas, por conta de busca de trabalho, refúgio ou ainda, por melhores condições de vida

Conteúdos:
Situação de Aprendizagem 1 – Razões da migração do COVID-19: xenofobia

Objetos de conhecimento:
Reconhecer aspectos da realidade social referente às migrações e o COVID-19
Questionar esses aspectos na realidade social em que vivemos: a xenofobia

1)      Conceitos:
Segundo as Nações Unidas (2020), o que mais contagia e mata, na verdade é o racismo e a xenofobia. No contexto atual, a Conselheira da ONU explica que é preciso nos unir e trabalhar pelo bem comum, mantendo distâncias físicas entre nós. Mas nossa convicção e nossa determinação em promover os direitos humanos são tão fortes quanto sempre foram.
Segundo o Brasilescola (2020), a xenofobia é o nome que utilizamos em referência ao sentimento de hostilidade e ódio manifestado contra pessoas por elas serem estrangeiras (ou por serem enxergadas como estrangeiras). Esse preconceito social tornou-se mais comum em virtude do grande fluxo de migrações que tem acontecido.
A palavra etnocentrismo designa uma forma de enxergar outra etnia, como cultura, hábitos, religião, idioma e formas de vida em geral) com base na etnia própria.
Fonte:

2)      Atividade proposta:
É  necessário que os alunos tomem conhecimento do conteúdo do site das Nações Unidas, conforme fonte citada e, a partir da pesquisa, respondam às seguintes questões:
a)    Estabelecer uma reflexão sobre as razões da migração (busca por trabalho, refúgio, melhores condições de vida, entre outras razões).
b)   Desenvolver uma visão sociológica da figura do estrangeiro: Analisar que o atual surto do COVID-19 tem sido disseminado pelo fluxo de pessoas ligado ao turismo (passeio, estudo e negócios), e não ao fluxo migratório, ajudará ao estudante perceber a diferença entre o estrangeiro de passagem (turista) e o que se fixa no território (migrante).
c)    Os alunos devem identificar, analisar e comparar as opiniões expressas e elaborar um pequeno relatório.



Objetivo:
Abordar criticamente a atual pandemia de COVID-19, a partir das ações que alguns países adotaram para contenção dos fluxos migratórios e que podem incrementar sentimentos etnocêntricos e xenófobos.

Avaliação: ______________


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