Nome do professor:
Delma Nogueira dos Reis
Série: 2º ano A - SOCIOLOGIA
Aulas: 02 aulas de
cada turma – 6ª feira (30/03 a 03/04)
Tema: Reflexão
sobre as razões da migração do COVID-19: xenofobia
Habilidades
trabalhadas: espera-se que os alunos sejam capazes de:
Identificar
o tema referente aos noticiários da mídia em geral – nacional e internacional -
a partir da situação relatada referente à pandemia do COVID-19, com relação à
migração do vírus, em virtude dos fluxos migratórios das pessoas contaminadas e
a sua entrada em nosso país
Ampliar
o campo de entendimento dos alunos sobre o movimento migratório das pessoas,
por conta de busca de trabalho, refúgio ou ainda, por melhores condições de
vida
Conteúdos:
Situação de
Aprendizagem 1 – Razões da migração do COVID-19: xenofobia
Objetos de conhecimento:
Reconhecer
aspectos da realidade social referente às migrações e o COVID-19
Questionar
esses aspectos na realidade social em que vivemos: a xenofobia
1)
Conceitos:
Segundo as Nações Unidas (2020), o
que mais contagia e mata, na verdade é o racismo e a
xenofobia. No contexto atual, a Conselheira da ONU explica que é preciso nos
unir e trabalhar pelo bem comum, mantendo distâncias físicas entre nós. Mas
nossa convicção e nossa determinação em promover os direitos humanos são tão
fortes quanto sempre foram.
Segundo o Brasilescola
(2020), a xenofobia é o nome que
utilizamos em referência ao sentimento de hostilidade e ódio manifestado contra
pessoas por elas serem estrangeiras (ou por serem enxergadas como
estrangeiras). Esse preconceito social tornou-se mais comum em virtude do
grande fluxo de migrações que tem acontecido.
A palavra etnocentrismo
designa uma forma de enxergar outra etnia, como cultura, hábitos,
religião, idioma e formas de vida em geral) com base na etnia própria.
Fonte:
2)
Atividade
proposta:
É necessário que os alunos tomem conhecimento do
conteúdo do site das Nações Unidas, conforme fonte citada e, a partir da
pesquisa, respondam às seguintes questões:
a)
Estabelecer uma reflexão sobre as razões da
migração (busca por trabalho, refúgio, melhores condições de vida, entre outras
razões).
b)
Desenvolver
uma visão sociológica da figura do estrangeiro: Analisar que o atual surto do
COVID-19 tem sido disseminado pelo fluxo de pessoas ligado ao turismo (passeio,
estudo e negócios), e não ao fluxo migratório, ajudará ao estudante perceber a
diferença entre o estrangeiro de passagem (turista) e o que se fixa no
território (migrante).
c)
Os
alunos devem identificar, analisar e comparar as opiniões expressas e elaborar
um pequeno relatório.
Objetivo:
Abordar
criticamente a atual pandemia de COVID-19, a partir das ações que alguns países
adotaram para contenção dos fluxos migratórios e que podem incrementar
sentimentos etnocêntricos e xenófobos.
Avaliação:
______________
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