Nome do professor:
Delma Nogueira dos Reis
Série: 2º ano A - FILOSOFIA
Aulas: 02 aulas de
cada turma – 5ª feira (30/03 a 03/04)
Tema: Liberdade
Habilidades
trabalhadas: espera-se que os alunos sejam capazes de:
Identificar
o tema referente à liberdade, a partir do problema da violência que encontram
na sociedade e no meio em que vivemos.
Compreender
o que se fala nos noticiários a respeito dos diferentes tipos de violência
Conteúdos:
Situação de
Aprendizagem 1 – Liberdade a partir do problema da violência na sociedade
Objetos de conhecimento:
Questionar
a realidade social e planejar ações de intervenção solidária.
Desenvolver
habilidades de leitura, escrita e planejamento investigativo para autonomia
intelectual
1)
Conceitos:
Segundo a Secretaria de Educação SP
(2020), é necessário o desenvolvimento de um projeto individual
que os estudantes pesquisem notícias em programas televisivos, sites, entre
outras mídias, a restrição de liberdade por meio de diferentes tipos de
violência. A partir da pesquisa, devem responder às seguintes questões:
a)
O
que é violência? (Definição pessoal)
b)
O
que é liberdade? (Definição pessoal tendo como referência o que já foi estudado
no bimestre)
c)
Quais
as principais formas de violência presentes na nossa sociedade e na nossa
comunidade?
d)
Quais
aspectos da violência foram naturalizados ou banalizados, na sua opinião?
e)
Como
superar a violência para se ter mais liberdade?
2)
Atividade
proposta:
Escreva uma proposta de ação para melhorar
as relações na sua escola (mais liberdade e menos violência). Você poderá
encontrar no site abaixo, algum material para se basear:
3)
Fonte:
Objetivo:
Refletir
sobre a liberdade e a violência no cotidiano da nossa sociedade e da nossa
comunidade e as características da abordagem filosófica.
Materiais disponibilizados:
Referências
consultadas:
Avaliação:
______________
Nenhum comentário:
Postar um comentário