quarta-feira, 1 de abril de 2020


Nome do professor: Delma Nogueira dos Reis

Série: 2º ano A - FILOSOFIA

Aulas: 02 aulas de cada turma – 5ª feira (30/03 a 03/04)

Tema: Liberdade

Habilidades trabalhadas: espera-se que os alunos sejam capazes de:
Identificar o tema referente à liberdade, a partir do problema da violência que encontram na sociedade e no meio em que vivemos.
Compreender o que se fala nos noticiários a respeito dos diferentes tipos de violência

Conteúdos:
Situação de Aprendizagem 1 – Liberdade a partir do problema da violência na sociedade

Objetos de conhecimento:
Questionar a realidade social e planejar ações de intervenção solidária.
Desenvolver habilidades de leitura, escrita e planejamento investigativo para autonomia intelectual

1)      Conceitos:
Segundo a Secretaria de Educação SP (2020), é necessário o desenvolvimento de um projeto individual que os estudantes pesquisem notícias em programas televisivos, sites, entre outras mídias, a restrição de liberdade por meio de diferentes tipos de violência. A partir da pesquisa, devem responder às seguintes questões:
a)    O que é violência? (Definição pessoal)
b)   O que é liberdade? (Definição pessoal tendo como referência o que já foi estudado no bimestre)
c)    Quais as principais formas de violência presentes na nossa sociedade e na nossa comunidade?
d)   Quais aspectos da violência foram naturalizados ou banalizados, na sua opinião?
e)    Como superar a violência para se ter mais liberdade?


2)      Atividade proposta:



Escreva uma proposta de ação para melhorar as relações na sua escola (mais liberdade e menos violência). Você poderá encontrar no site abaixo, algum material para se basear:
3)      Fonte:
Objetivo:
Refletir sobre a liberdade e a violência no cotidiano da nossa sociedade e da nossa comunidade e as características da abordagem filosófica.

Materiais disponibilizados:

Referências consultadas:

Avaliação: ______________


Nenhum comentário:

Postar um comentário