Bandeira do Brasil
A Bandeira do Brasil é composta por um retângulo verde, um losango amarelo, um círculo azul, 27 estrelas brancas e uma faixa branca com a inscrição "Ordem e Progresso" em verde.
O atual modelo é utilizado desde 19 de novembro de 1889 e foi modificado pela última vez através da Lei nº 8.421, de 1992.
O projeto é de Raimundo Teixeira Mendes (1855-1927) e Miguel Lemos (1854-1917), com orientação do astrônomo do Imperial Observatório do Rio de Janeiro, Manuel Pereira Reis (1837-1922). O desenho foi inspirado na bandeira imperial.
Significado das cores da Bandeira do Brasil
A bandeira atual manteve as cores verde e amarela da bandeira imperial. Porém, o significado das cores foi mudado pelo regime republicano.
A cor verde passou a representar a natureza, enquanto o amarelo remete ao ouro e às riquezas; enquanto o azul e as estrelas fazem referência ao céu na noite de 15 de novembro de 1889.
No entanto, na bandeira imperial, as cores tinham outro significado. Vejamos:
- Verde - cor do brasão da família Bragança, à qual pertencia Dom Pedro I.
- Amarelo - homenagem à primeira esposa do imperador, a Imperatriz Leopoldina de Habsburgo, pois o amarelo é a cor da dinastia Habsburgo, que governava a Áustria, a terra natal de Leopoldina.
Formas geométricas na Bandeira Nacional
A bandeira nacional é formada por um retângulo verde e sobre ele estão as seguintes formas geométricas:
- Losango: representação da mulher como mãe, esposa, irmã e filha.
- Círculo azul: emblema antigo usado pelos romanos e que remete ao céu e à perfeição.
- Estrelas: alusão ao aspecto do céu na cidade do Rio de Janeiro, às 8 horas e 30 minutos do dia 15 de novembro de 1889, data da Proclamação da República. A disposição das estrelas deve remeter um observador situado fora do círculo, como detalha a Lei nº 8.421.
- Responda as questões abaixo:
- 1º ) Como é composta hoje a bandeira Nacional do Brasil?
- 2º) Qual era o significado antigo das cores "Verde e Amarelo " e qual o atual significado?
Nenhum comentário:
Postar um comentário