É muito importante que façam todas as atividades da nossa eletiva. Lembre-se que ela também faz parte da sua grade de disciplinas.
Hoje falaremos sobre Inversão Térmica!
Clique no link abaixo para que possam acessar a videoaula e as atividades avaliativas:
Inversão Térmica
A inversão térmica é um problema ambiental urbano ocasionado pela retenção de ar frio próxima à superfície das cidades, evitando que os poluentes se dispersem na atmosfera, o que deixa o espaço geográfico com uma aparência mais “cinzenta”. Sua ocorrência é considerada natural, porém os seus efeitos podem se agravar em função das atividades humanas relacionadas com a emissão de gases poluentes.
Lembrarmos duas questões básicas:
-A primeira é que o ar quente sempre sobe, por ser menos denso, e o ar frio sempre desce.
- A segunda é que a superfície, por refletir os raios solares, sempre aquece o ar mais próximo.
Assim, em condições normais, o ar quente mais próximo à superfície sobe e o ar mais frio da atmosfera desce. Quando esse ar frio que desceu se aproxima do solo, ele volta a se aquecer, reiniciando um ciclo que forma as células de convecção da atmosfera. Esse movimento é importante por “renovar” o ar utilizado na respiração e proporcionar uma maior movimentação das massas e dos ventos.
A inversão térmica ocorre quando os raios solares – geralmente em finais de tarde e em períodos de inverno – tornam-se mais fracos e a superfície terrestre torna-se menos capaz de aquecer o ar. Assim, o ar frio fica estacionado sobre os solos e fica recoberto por uma camada de ar quente, que também não consegue se movimentar.
Observe as imagens:
Condições normais: os poluentes dispersam-se facilmente na atmosfera
Inversão térmica: os poluentes encontram dificuldades para se dispersarem
Bom estudo!!!!
Profª. Camila e Danielle
Nenhum comentário:
Postar um comentário