sexta-feira, 15 de maio de 2020

Mediação Cultural - ARTE


Professor Denny

Na atividade anterior conversamos um pouco sobre a Relação entre Espaço Publico e sobre Arte Urbana e você escreveu um artigo de opinião sobre o tema. Lembra?

Qual é a relação entre o espaço público e a arte urbana?
escreva um artigo de opinião SOBRE:
RELAÇÃO ENTRE ESPAÇO PÚBLICO E ARTE URBANA


HOJE VAMOS CONVERSAR SOBRE MEDIAÇÃO CULTURAL. ESSA ATIVIDADE ESTA NO CADERNO DO ALUNO 1 BIMESTRE. VOCÊ PODE ACOMPANHAR a aula NO CADERNO DO ALUNO E REGISTRAR A ATIVIDADE NO PRóPRIO CADERNO.






Mediação cultural refere-se a todas as maneiras em que a informação é comunicada aos visitantes de um sítio educativo, natural ou de lazer, tal como um museu, um parque ou centro de ciências. Mais especificamente, é a comunicação de informações ou explicações sobre a natureza, origem e finalidade de sítios históricos, naturais ou culturais, objetos, locais e fenômenos através de métodos pessoais ou impessoais.
A mediação cultural pode ser realizada em museus, lugares históricos, parques, galerias de arte, zoológicosaquáriosjardins botânicos, reservas naturais e uma série de outros patrimônios culturais. As modalidades de mediação podem ser extremamente variadas podendo incluir caminhadas guiadas, palestrasteatro, mostras, placas, etiquetas, obras de arte, folhetos, montagens interativas, áudio-guias e meios audiovisuais.
Aqueles que praticam a mediação cultural podem incluir guardas-florestais, guias, naturalistasatores (que podem vestir-se em trajes de época e fazer reconstituições), curadores de museus, guias conferencistas, comunicadores, professores, educadores, funcionários de serviços de visita, intérpretes e uma série de outros profissionais. O processo de mediação é frequentemente auxiliado por novas tecnologias tais como técnicas de visualização.[1]

De que maneira as informações sobre eventos culturais podem chegar ao publico?

1. Como divulgar um evento
Antes de criar qualquer ação para divulgar um evento, é necessário saber exatamente para quem ele é destinado. Assim, você pode estabelecer os principais meios de divulgação do evento, além da linguagem mais adequada e as melhores estratégias para convencer o público de que o seu evento é imperdível. Para isso, procure responder a perguntas como:

Qual é o meu público-alvo?
Qual é a faixa etária do meu público?

Se você fica confuso na hora de escolher entre folheto, folder, flyer ou panfleto, que tamanhos de panfleto ou folheto deve usar o que é um flyer e outras dúvidas, fique tranquilo, pois não há grande diferença entre eles.

Até o fim do século XIV a palavra pamphlet era usada em inglês para designar qualquer texto de tamanho menor do que os enormes livros manuscritos daquela época.
Em português o pamphlet acabou virando panfleto, mas a tradução real de pamphlet seria folheto. O que significa que não há diferença entre folheto e panfleto. Pelo menos, não em sua origem vocabular.
Com a evolução dos processos de impressão apareceram opções mais sofisticadas, como os flyers, muito comuns para divulgação de eventos e casas noturnas.
O flyer, que em inglês significa voador, ganhou este nome devido a sua velocidade de distribuição, e ainda preserva a característica básica do panfleto, pois é direto e possui pouca informação, porem sua qualidade é bem maior. Por sua vez, vamos ver agora o significado de folder: a palavra folder, em inglês, significa pasta e é derivada de fold, que por sua vez significa dobra. Então agora ficou fácil entender a diferença entre um folder e um folheto ou panfleto, não é mesmo?
Se tem dobra, é folder. Se não tem, é folheto, panfleto ou flyer.

ESPAÇO EXPOSITIVO
Local onde se realiza uma exposição artística. Pode ser uma sala de pequenas dimensões, um galpão, uma sala de aula, o corredor da escola ou vários andares de um museu.

QUE TAL FAZER UMA VISITA VIRTUAL A UM MUSEU SEM SAIR DE CASA!

30 museus virtuais para você visitar sem sair de casa


O que achou da visita virtual?

Agora, vamos para as nossas atividades.

ATIVIDADE 1: SONDAGEM

Você se lembra de alguma obra contemporânea que tenha lhe provocado de alguma forma? O que você pensou, sentiu ou percebeu as observando? Como você percebe a obra? O que, provavelmente, o artista quis despertar em quem as observa? As obras fazem pensar sobre a relação entre arte e público? Você sabe o que significa vida cultural? Existe vida cultural nesta cidade? Sabe o que são espaços culturais? Há museus, cinemas, teatros, circos, feiras ou espaços artísticos na cidade ou no bairro? Você já esteve em alguma apresentação de espetáculos teatrais ou shows musicais? Conhece algum profissional que trabalha na área cultural? Quais espaços culturais estão localizados próximos à escola? Quais espaços culturais você mais gosta de frequentar? Como são divulgados os eventos que acontecem nesses espaços? Existe vida cultural na sua escola? Após a conversa, registre. em seu caderno as respostas às perguntas acima.
São Paulo faz escola ensino médio caderno do aluno pagina 79
Analisar a mediação cultural, como abertura de possíveis canais de interação comunicativa e de diálogo entre o público e as artes visuais, a música, o teatro ou a dança.


ATIVIDADE 2: AÇÃO EXPRESSIVA I

Realize uma pesquisa em livros, revistas, jornais, internet ou espaços culturais, coletando.
imagens, textos, folhetos, flyers, cartazes, folders, ingressos e cartões postais contendo programações culturais da cidade e região. Todo acervo coletado será utilizado na próxima atividade.
80 CADERNO DO ALUNO

ATIVIDADE 3: AÇÃO EXPRESSIVA II

Agora é hora de criar e explorar sua imaginação! Pense no contexto da experiência que
temos ao entrar em contato com arte nas diferentes linguagens. Separe o material coletado na pesquisa anterior (imagens, textos, folhetos, flyers, cartazes, folders, ingressos, cartões postais, jornais, revistas e livros contendo programações culturais da cidade), alguns materiais plásticos: (cola, tesoura, revistas, papel sulfite ou papel colorido lápis de cor, canetas hidrográficas, régua, lápis e borracha) e materiais recicláveis (garrafas pet, caixinhas, papelão etc.). Aguarde a orientação de seu professor para iniciar o processo.

Processos de Criação:
Grupo 1: convites e ingressos de um museu imaginário,
Grupo 2: cartaz de uma exposição imaginária,
Grupo 3: folder e folhetos de uma exposição imaginária,
Grupo 4: cartão postal e flyers de exposição imaginária.
Grupo 5: maquete de uma exposição imaginária.

ATIVIDADE 4: AÇÃO EXPRESSIVA III

Agora, vamos realizar uma atividade de curadoria. Você sabe o que é um curador?

O que é, o que faz e como ser um curador de arte?

O papel do curador de arte abrange mais atividades do que muita gente imagina. Isso porque, além de ser o responsável pela concepção das peças de uma mostra, ele também desenvolve e gerencia a exposição. Esse profissional também atua na produção e revisão do registro da mostra.

O que é um curador de arte?

O curador de arte é alguém que cuida, seleciona, organiza e exibe uma mostra. Esse processo engloba tanto a concepção da exposição como a sua administração. Dessa forma, o papel do curador abrange muitas atividades e é ele que decide como o orçamento será orientado e quais trabalhos serão expostos.

O que faz um curador de arte?

O curador de arte seleciona, organiza e exibe as obras de arte. Nesse cenário, ele administra, identifica e registra itens. No entanto, muito mais do que selecionar e exibir, esse profissional deve saber contextualizar a proposta da exposição, dialogando com o espaço que a exibirá, com o artista e o público. Essa figura também atua na montagem da mostra, elencando suas peças e as preservando. Além disso, gerencia a apresentação e a divulgação das exposições.
Outras responsabilidades típicas dos curadores incluem: desenvolver e organizar novas coleções; pesquisar, negociar preços e adquirir itens; manter os catálogos atualizados e registrados; entrevistar, contratar e treinar funcionários; assegurar a preservação das obras;
coletar doações.

 Continuação ATIVIDADE 4: AÇÃO EXPRESSIVA III

Para a montagem de uma exposição de artes visuais, necessitamos de um curador cultural,
função que pode ser exercida por uma ou mais pessoas responsáveis pelo processo de curadoria ARTE 81 em arte, desde a seleção de um conjunto de obras de um ou de vários artistas até a administração, organização, cuidado e montagem de uma exposição. Hoje, este profissional precisa também. ser responsável pela intermediação entre o artista, a crítica artística e o mercado consumidor da arte (público). O curador possui um importante compromisso educacional na sociedade, agindo como um mediador cultural entre a arte e a população que visita as exposições. Esta ação também é conhecida como “curadoria educativa”.

• Você irá  montar a exposição com os objetos, cartazes, convites. e maquetes da atividade anterior, seguindo o roteiro abaixo.

Roteiro para Curadoria:
1. Escolher um tema e nome para a exposição;
2. Selecionar objetos, imagens e desenhos através dos critérios escolhidos pelo grupo;
3. Decidir em qual espaço da sala de aula ou da escola a exposição será montada;
4. Organizar e montar a exposição.

Para terminar , escrever um pequeno texto falando um pouco do que conversamos hoje.
Lembre- se de guardar todas as suas anotações e atividades.

O que eu aprendi? Relate o que e como você aprendeu sobre a divulgação de eventos
culturais e artísticos. Analise e descreva como foi realizar uma curadoria.









































Nenhum comentário:

Postar um comentário