Professor Denny
Na atividade anterior conversamos um pouco sobre a
Relação entre Espaço Publico e sobre Arte Urbana e você escreveu um artigo de
opinião sobre o tema. Lembra?
Qual é a relação entre
o espaço público e a arte urbana?
escreva um artigo de opinião SOBRE:
RELAÇÃO ENTRE ESPAÇO PÚBLICO E ARTE URBANA
HOJE VAMOS CONVERSAR SOBRE MEDIAÇÃO CULTURAL. ESSA ATIVIDADE ESTA NO CADERNO DO ALUNO 1 BIMESTRE. VOCÊ PODE ACOMPANHAR a aula NO CADERNO DO ALUNO E REGISTRAR A ATIVIDADE NO PRóPRIO CADERNO.
Mediação cultural refere-se a todas as maneiras em que a
informação é comunicada aos visitantes de um sítio educativo, natural ou de
lazer, tal como um museu, um parque ou centro de ciências. Mais
especificamente, é a comunicação de informações ou explicações sobre a natureza,
origem e finalidade de sítios históricos, naturais ou culturais, objetos,
locais e fenômenos através de métodos pessoais ou impessoais.
A mediação cultural pode ser realizada em museus, lugares históricos, parques, galerias de arte, zoológicos, aquários, jardins botânicos, reservas naturais e uma série de outros
patrimônios culturais. As modalidades de mediação podem ser extremamente
variadas podendo incluir caminhadas guiadas, palestras, teatro, mostras, placas, etiquetas, obras de arte,
folhetos, montagens interativas, áudio-guias e meios audiovisuais.
Aqueles que praticam a mediação cultural podem
incluir guardas-florestais, guias, naturalistas, atores (que podem vestir-se em trajes de época e
fazer reconstituições), curadores de museus, guias conferencistas,
comunicadores, professores, educadores, funcionários de serviços de visita, intérpretes e
uma série de outros profissionais. O processo de mediação é frequentemente
auxiliado por novas tecnologias tais como técnicas de visualização.[1]
De que
maneira as informações sobre eventos culturais podem chegar ao publico?
1. Como divulgar um evento
Antes de
criar qualquer ação para divulgar um evento, é necessário saber exatamente para
quem ele é destinado. Assim, você pode estabelecer os principais meios de
divulgação do evento, além da linguagem mais adequada e as melhores estratégias
para convencer o público de que o seu evento é imperdível. Para isso, procure
responder a perguntas como:
Qual é o meu público-alvo?
Qual é a faixa etária do meu público?
Se você fica confuso na hora de escolher entre
folheto, folder, flyer ou panfleto, que tamanhos de panfleto ou folheto deve
usar o que é um flyer e outras dúvidas, fique tranquilo, pois não há grande
diferença entre eles.
Até o fim do século XIV a palavra pamphlet era
usada em inglês para designar qualquer texto de tamanho menor do que os enormes
livros manuscritos daquela época.
Em português o pamphlet acabou virando panfleto,
mas a tradução real de pamphlet seria folheto. O que significa que não há diferença
entre folheto e panfleto. Pelo menos, não em sua origem vocabular.
Com a evolução dos processos de impressão
apareceram opções mais sofisticadas, como os flyers, muito comuns para
divulgação de eventos e casas noturnas.
O flyer, que em inglês significa voador, ganhou
este nome devido a sua velocidade de distribuição, e ainda preserva a
característica básica do panfleto, pois é direto e possui pouca informação,
porem sua qualidade é bem maior. Por sua vez, vamos ver agora o significado de
folder: a palavra folder, em inglês, significa pasta e é derivada de fold, que
por sua vez significa dobra. Então agora ficou fácil entender a diferença entre
um folder e um folheto ou panfleto, não é mesmo?
Se tem dobra, é folder. Se não tem, é folheto,
panfleto ou flyer.
ESPAÇO
EXPOSITIVO
Local onde se realiza uma exposição
artística. Pode ser uma sala de pequenas dimensões, um galpão, uma sala de aula,
o corredor da escola ou vários andares de um museu.
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ATIVIDADE
1: SONDAGEM
Você se lembra de
alguma obra contemporânea que tenha lhe provocado de alguma forma? O que você
pensou, sentiu ou percebeu as observando? Como você percebe a obra? O que,
provavelmente, o artista quis despertar em quem as observa? As obras fazem
pensar sobre a relação entre arte e público? Você sabe o que significa vida
cultural? Existe vida cultural nesta cidade? Sabe o que são espaços culturais?
Há museus, cinemas, teatros, circos, feiras ou espaços artísticos na cidade ou
no bairro? Você já esteve em alguma apresentação de espetáculos teatrais ou
shows musicais? Conhece algum profissional que trabalha na área cultural? Quais
espaços culturais estão localizados próximos à escola? Quais espaços culturais
você mais gosta de frequentar? Como são divulgados os eventos que acontecem
nesses espaços? Existe vida cultural na sua escola? Após a conversa, registre. em
seu caderno as respostas às perguntas acima.
São Paulo faz escola ensino
médio caderno do aluno pagina 79
Analisar a mediação cultural, como
abertura de possíveis canais de interação comunicativa e de diálogo entre o
público e as artes visuais, a música, o teatro ou a dança.
ATIVIDADE 2: AÇÃO EXPRESSIVA I
Realize
uma pesquisa em livros, revistas, jornais, internet ou espaços culturais, coletando.
imagens, textos,
folhetos, flyers, cartazes, folders, ingressos e cartões postais contendo
programações culturais da cidade e região. Todo acervo coletado será utilizado
na próxima atividade.
80 CADERNO
DO ALUNO
ATIVIDADE 3: AÇÃO EXPRESSIVA II
Agora é
hora de criar e explorar sua imaginação! Pense no contexto da experiência que
temos ao
entrar em contato com arte nas diferentes linguagens. Separe o material
coletado na pesquisa
anterior (imagens, textos, folhetos, flyers, cartazes, folders, ingressos,
cartões postais, jornais, revistas e livros contendo programações culturais da
cidade), alguns materiais plásticos: (cola, tesoura, revistas, papel sulfite ou
papel colorido lápis de cor, canetas hidrográficas, régua, lápis e borracha) e
materiais recicláveis (garrafas pet, caixinhas, papelão etc.). Aguarde a
orientação de seu professor para iniciar o processo.
Processos
de Criação:
Grupo
1: convites e ingressos de um museu imaginário,
Grupo
2: cartaz de uma exposição imaginária,
Grupo
3: folder e folhetos de uma exposição imaginária,
Grupo
4: cartão postal e flyers de exposição imaginária.
Grupo
5: maquete de uma exposição imaginária.
ATIVIDADE 4: AÇÃO EXPRESSIVA III
Agora,
vamos realizar uma atividade de curadoria. Você sabe o que é um curador?
O que é, o que faz e
como ser um curador de arte?
O papel do curador de arte abrange mais
atividades do que muita gente imagina. Isso porque, além de ser o responsável
pela concepção das peças de uma mostra, ele também desenvolve e gerencia a
exposição. Esse profissional também atua na produção e revisão do registro da
mostra.
O que é um curador de
arte?
O curador de arte é alguém que cuida,
seleciona, organiza e exibe uma mostra. Esse processo engloba tanto a concepção
da exposição como a sua administração. Dessa forma, o papel do curador abrange
muitas atividades e é ele que decide como o orçamento será orientado e quais
trabalhos serão expostos.
O que faz um curador
de arte?
O curador de arte seleciona, organiza e exibe
as obras de arte. Nesse cenário, ele administra, identifica e registra itens.
No entanto, muito mais do que selecionar e exibir, esse profissional deve saber
contextualizar a proposta da exposição, dialogando com o espaço que a exibirá,
com o artista e o público. Essa figura também atua na montagem da mostra,
elencando suas peças e as preservando. Além disso, gerencia a apresentação e a
divulgação das exposições.
Outras responsabilidades típicas dos curadores
incluem: desenvolver e organizar novas coleções; pesquisar, negociar preços e
adquirir itens; manter os catálogos atualizados e registrados; entrevistar,
contratar e treinar funcionários; assegurar a preservação das obras;
coletar doações.
Continuação ATIVIDADE 4: AÇÃO EXPRESSIVA III
Para a
montagem de uma exposição de artes visuais, necessitamos de um curador
cultural,
função
que pode ser exercida por uma ou mais pessoas responsáveis pelo processo de
curadoria ARTE 81 em arte, desde a seleção de um conjunto de obras de um ou de
vários artistas até a administração, organização, cuidado e montagem de uma
exposição. Hoje, este profissional precisa também. ser responsável pela
intermediação entre o artista, a crítica artística e o mercado consumidor da
arte (público). O curador possui um importante compromisso educacional na
sociedade, agindo como um mediador cultural entre a arte e a população que
visita as exposições. Esta ação também é conhecida como “curadoria educativa”.
• Você
irá montar a exposição com os objetos,
cartazes, convites. e maquetes da atividade anterior, seguindo o roteiro
abaixo.
Roteiro
para Curadoria:
1. Escolher
um tema e nome para a exposição;
2. Selecionar
objetos, imagens e desenhos através dos critérios escolhidos pelo grupo;
3. Decidir
em qual espaço da sala de aula ou da escola a exposição será montada;
4. Organizar
e montar a exposição.
Para terminar , escrever um pequeno texto
falando um pouco do que conversamos hoje.
Lembre- se de guardar todas as
suas anotações e atividades.
O que eu aprendi? Relate o
que e como você aprendeu sobre a divulgação de eventos
culturais
e artísticos. Analise e descreva como foi realizar uma curadoria.
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