Professor Denny
Você já foi a um museu, ou a
uma exposição de arte, ou visitou algum prédio cultural na cidade de Bauru?
Pense sobre alguma experiência
na sua participação em manifestações cultural artística e ou em visitas a
prédios pertencentes ao Patrimônio Cultural na cidade de Bauru.
Alunos, entender o que é
patrimônio cultural envolve compreender a importância da cultura para
a sociedade. O conceito, em seu viés antropológico, inclui o conjunto do
conhecimento, dos costumes, hábitos, a arte, e outros aspectos de uma dada
sociedade. É uma noção que funciona como elementos identitários de um
povo.
A palavra patrimônio vem do latim 'pater',
que significa pai. É um conceito atrelado à noção daquilo que é passado como
herança entre as gerações. Portanto, o significado de patrimônio cultural diz
respeito a uma herança compartilhada entre os cidadãos, que carrega em si
aspectos referentes a identidade daquela sociedade.
Afinal, o que é
Patrimônio Cultural?
Patrimônio cultural é tudo aquilo
que possui importância histórica e cultural para um país ou uma pequena
comunidade, como a arquitetura, festas, danças, música, manifestações
populares, artes, culinária, entre outros.
Os patrimônios culturais oficiais de
uma região são escolhidos pelo Estado. No entanto, uma comunidade pode ter um
patrimônio cultural que não necessariamente passou pelo reconhecimento
burocrático do Estado.
Significado de
Patrimônio Cultural
No Brasil, a discussão sobre o que é
Patrimônio Histórico e Cultural vem desde a Constituição de 1937. Nesse mesmo
ano, o Decreto de Lei nº 25 apresenta o seguinte conceito O
artigo 1º do documento apresente o seguinte conceito:
“Constitui o patrimônio histórico e
artístico nacional o conjunto dos bens móveis e imóveis existentes no país e
cuja conservação seja de interesse público, quer por sua vinculação a fatos
memoráveis da história do Brasil, quer por seu excepcional valor arqueológico
ou etnográfico, bibliográfico ou artístico.”
O artigo 134 da Constituição de 1937
afirma que esses monumentos devem ser protegidos pela Nação e atos danosos a
eles devem ser comparados a um atentado contra o patrimônio nacional.
Art 134 - Os monumentos
históricos, artísticos e naturais, assim como as paisagens ou os locais
particularmente dotados pela natureza, gozam da proteção e dos cuidados
especiais da Nação, dos Estados e dos Municípios. Os atentados contra eles
cometidos serão equiparados aos cometidos contra o patrimônio nacional.
Tipos de
Patrimônios Culturais
O Patrimônio Cultural é dividido em
dois grupos, que variam de acordo com a sua natureza. São eles: Patrimônio
Imaterial e Patrimônio Material. Além desses, há também o
Patrimônio Artístico, que reúne os bens artísticos, e o Patrimônio Natural,
referente aos bens naturais de uma região.
O que é Patrimônio
Imaterial?
É o tipo de patrimônio considerado
intangível e abrange as expressões simbólicas e culturais de um povo, como as
festas, as danças, músicas, saberes, costumes, formas de expressão, entre
outros.
Exemplos de patrimônio
imaterial:
- Capoeira;
- Tambor de Crioula do Maranhão (MA);
- Frevo (PE);
- Literatura de Cordel;
- Carimbó (PA);
- Festa do Senhor Bom Jesus do Bonfim
(BA);
- Ritual Yaokwa do povo indígena
Enawenê Nawê (MT).
O que é Patrimônio
Material?
Diz respeito aos bens materiais, ou
seja, tangíveis, de um povo. Abrange os museus, monumentos arquitetônicos,
igrejas, bibliotecas, etc..
Exemplos de patrimônio material:
- Centro Histórico de Ouro Preto
(Ouro Preto/MG);
- Museu Histórico Nacional (Rio de
Janeiro/ RJ);
- Conjunto Arquitetônico de Paraty
(Paraty/RJ);
- Centro Histórico de Olinda
(Olinda/PE).
Muito bem! Ate aqui você já
entendeu o que é Patrimônio Cultural que é dividido em dois grupos; O Patrimônio
Cultural Material e Patrimônio Cultural Imaterial. Anote no seu caderno o que
você aprendeu.
Vamos continuar...
Identidade Cultural
A Identidade
Cultural é um conceito das áreas da sociologia e antropologia,
que indica a cultura em que o indivíduo está inserido. Ou seja, a que ele
compartilha com outros membros do grupo, sejam tradições, crenças,
preferências, dentre outros.
Além disso, determinados
fatores de identidade são decisivos para que um grupo faça parte de tal
cultura, por exemplo, a história, o local, a raça, a etnia, o idioma e a crença
religiosa.
.
Acima você observou que o conceito de
diversidade cultural está intimamente ligado ao de identidade. Ele aponta para
a variedade de culturas existentes no mundo, as quais foram surgindo pela
interação desenvolvida entre os seres e o meio ambiente.
Vamos observar
algumas leis sobre a importância de proteger o Patrimônio Cultural.
O IPHAN, Instituto do Patrimônio Histórico e
Artístico Nacional, é uma autarquia federal, criada na década
de 30 (13 de janeiro de 1937) com o intuito de proteger “... os bens de
natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto,
portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos
formadores da sociedade brasileira, nos quais se incluem: I – as formas de
expressão; II – os modos de criar, fazer e viver; III – as criações
científicas, artísticas e tecnológicas; IV – as obras, objetos, documentos,
edificações e demais espaços destinados às manifestações artístico-culturais. V
– os conjuntos urbanos e sítios de valor histórico, paisagístico, artístico,
arqueológico, paleontológico, ecológico e científico.”.
Este
trecho é parte do Artigo 216 da Constituição Brasileira que estabelece ao poder
público, com o apoio da sociedade, o dever de zelar pelo patrimônio brasileiro,
motivo pelo qual foi criado o IPHAN.
Ótimo! Você terminou a sua revisão sobre o tema Patrimônio
cultural, agora você tem alguns desafios para fazer. São
quatro desafios: pesquisas, questões para responder, colagem ou desenho,
redação.
Lembre se de registrar e
guardar todas as atividades.
DESAFIO 1
Pesquise em fontes que você
tem disponível na sua CASA (livros, revistas, jornais, internet, etc.), textos
e imagens como exemplos de patrimônio material.
Recorte as imagens ou desenhe se você quiser. Cole no seu caderno e anote o
nome do patrimônio cultural imaterial que você recortou ou desenhou.
Pesquise em fontes que você
tem disponível na sua CASA (livros, revistas, jornais, internet, etc.), textos
e imagens como exemplos de patrimônio
imaterial. Recorte as imagens ou desenhe se você quiser. Cole no seu
caderno e anote o nome do patrimônio cultural imaterial que você recortou ou
desenhou.
DESAFIO 2
Pesquise e faça uma lista dos 14 patrimônios
culturais da HUMANIDADE reconhecido pelo IPHAN.
Pesquise e faça uma lista de
alguns dos patrimônios Culturais MUNDIAIS listados pela UNESCO
DESAFIO 3
Qual
a importância de preservar o Patrimônio Cultural Nacional e Mundial?
Escreva um texto com a sua opinião
sobre qual a importância de preservar o Patrimônio Cultural Nacional e Mundial.
Antes de escrever o seu
texto sobre a sua opinião, pense nas seguintes ideias, pergunte as pessoas que
estão em isolamento social junto com você, use sua rede social e pergunte aos
seus amigos.
Quais
Patrimônios culturais – Materiais e Imateriais existem no seu bairro e ou na
cidade de Bauru?
Pesquise em fontes que você tem disponível na
sua CASA (livros, revistas, jornais, internet, etc.), textos e imagens como
exemplos. Recorte as imagens ou desenhe se você quiser. Use sua rede social e pergunte a familiares,
vizinhos e amigos.
DESAFIO 4
Comente sobre essa questão.
O prédio da escola em que
você estuda e considerado como patrimônio histórico cultural tombado pelo
IPHAN?
Muito bem! Terminamos a
atividade de hoje.
Finalizando os quatro
desafios, organize todo o seu acervo de pesquisa e guarde para entregar ao
professor no retorno as aulas. Esse material irá servir de ferramenta para o
processo de avaliação.
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