sexta-feira, 15 de maio de 2020

Patrimônio Cultural - ARTE


Professor Denny

Você já foi a um museu, ou a uma exposição de arte, ou visitou algum prédio cultural na cidade de Bauru?
Pense sobre alguma experiência na sua participação em manifestações cultural artística e ou em visitas a prédios pertencentes ao Patrimônio Cultural na cidade de Bauru.


Alunos, entender o que é patrimônio cultural envolve compreender a importância da cultura para a sociedade. O conceito, em seu viés antropológico, inclui o conjunto do conhecimento, dos costumes, hábitos, a arte, e outros aspectos de uma dada sociedade. É uma noção que funciona como elementos identitários de um povo. 

A palavra patrimônio vem do latim 'pater', que significa pai. É um conceito atrelado à noção daquilo que é passado como herança entre as gerações. Portanto, o significado de patrimônio cultural diz respeito a uma herança compartilhada entre os cidadãos, que carrega em si aspectos referentes a identidade daquela sociedade. 


Afinal, o que é Patrimônio Cultural?

Patrimônio cultural é tudo aquilo que possui importância histórica e cultural para um país ou uma pequena comunidade, como a arquitetura, festas, danças, música, manifestações populares, artes, culinária, entre outros. 

Os patrimônios culturais oficiais de uma região são escolhidos pelo Estado. No entanto, uma comunidade pode ter um patrimônio cultural que não necessariamente passou pelo reconhecimento burocrático do Estado. 

Significado de Patrimônio Cultural 

No Brasil, a discussão sobre o que é Patrimônio Histórico e Cultural vem desde a Constituição de 1937. Nesse mesmo ano, o Decreto de Lei nº 25 apresenta o seguinte conceito O artigo 1º do documento apresente o seguinte conceito:

“Constitui o patrimônio histórico e artístico nacional o conjunto dos bens móveis e imóveis existentes no país e cuja conservação seja de interesse público, quer por sua vinculação a fatos memoráveis da história do Brasil, quer por seu excepcional valor arqueológico ou etnográfico, bibliográfico ou artístico.”

O artigo 134 da Constituição de 1937 afirma que esses monumentos devem ser protegidos pela Nação e atos danosos a eles devem ser comparados a um atentado contra o patrimônio nacional. 

Art 134 - Os monumentos históricos, artísticos e naturais, assim como as paisagens ou os locais particularmente dotados pela natureza, gozam da proteção e dos cuidados especiais da Nação, dos Estados e dos Municípios. Os atentados contra eles cometidos serão equiparados aos cometidos contra o patrimônio nacional.





Tipos de Patrimônios Culturais 

O Patrimônio Cultural é dividido em dois grupos, que variam de acordo com a sua natureza. São eles: Patrimônio Imaterial e Patrimônio Material. Além desses, há também o Patrimônio Artístico, que reúne os bens artísticos, e o Patrimônio Natural, referente aos bens naturais de uma região. 


O que é Patrimônio Imaterial?

É o tipo de patrimônio considerado intangível e abrange as expressões simbólicas e culturais de um povo, como as festas, as danças, músicas, saberes, costumes, formas de expressão, entre outros. 

Exemplos de patrimônio imaterial: 
- Capoeira;
- Tambor de Crioula do Maranhão (MA);
- Frevo (PE);
- Literatura de Cordel;
- Carimbó (PA);
- Festa do Senhor Bom Jesus do Bonfim (BA);
- Ritual Yaokwa do povo indígena Enawenê Nawê (MT).


O que é Patrimônio Material?

Diz respeito aos bens materiais, ou seja, tangíveis, de um povo. Abrange os museus, monumentos arquitetônicos, igrejas, bibliotecas, etc..

Exemplos de patrimônio material:
- Centro Histórico de Ouro Preto (Ouro Preto/MG);
- Museu Histórico Nacional (Rio de Janeiro/ RJ);
- Conjunto Arquitetônico de Paraty (Paraty/RJ);
- Centro Histórico de Olinda (Olinda/PE).



Muito bem! Ate aqui você já entendeu o que é Patrimônio Cultural que é dividido em dois grupos; O Patrimônio Cultural Material e Patrimônio Cultural Imaterial. Anote no seu caderno o que você aprendeu.
Vamos continuar...

Identidade Cultural


Identidade Cultural é um conceito das áreas da sociologia e antropologia, que indica a cultura em que o indivíduo está inserido. Ou seja, a que ele compartilha com outros membros do grupo, sejam tradições, crenças, preferências, dentre outros.
Além disso, determinados fatores de identidade são decisivos para que um grupo faça parte de tal cultura, por exemplo, a história, o local, a raça, a etnia, o idioma e a crença religiosa.
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Acima você observou que o conceito de diversidade cultural está intimamente ligado ao de identidade. Ele aponta para a variedade de culturas existentes no mundo, as quais foram surgindo pela interação desenvolvida entre os seres e o meio ambiente.
Vamos observar algumas leis sobre a importância de proteger o Patrimônio Cultural.







 


IPHANInstituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, é uma autarquia federal, criada na década de 30 (13 de janeiro de 1937) com o intuito de proteger “... os bens de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira, nos quais se incluem: I – as formas de expressão; II – os modos de criar, fazer e viver; III – as criações científicas, artísticas e tecnológicas; IV – as obras, objetos, documentos, edificações e demais espaços destinados às manifestações artístico-culturais. V – os conjuntos urbanos e sítios de valor histórico, paisagístico, artístico, arqueológico, paleontológico, ecológico e científico.”.
Este trecho é parte do Artigo 216 da Constituição Brasileira que estabelece ao poder público, com o apoio da sociedade, o dever de zelar pelo patrimônio brasileiro, motivo pelo qual foi criado o IPHAN.



Ótimo!  Você terminou a sua revisão sobre o tema Patrimônio cultural, agora você tem alguns desafios para fazer. São quatro desafios: pesquisas, questões para responder, colagem ou desenho, redação.
Lembre se de registrar e guardar todas as atividades.



 DESAFIO 1

Pesquise em fontes que você tem disponível na sua CASA (livros, revistas, jornais, internet, etc.), textos e imagens como exemplos de patrimônio material. Recorte as imagens ou desenhe se você quiser. Cole no seu caderno e anote o nome do patrimônio cultural imaterial que você recortou ou desenhou.
Pesquise em fontes que você tem disponível na sua CASA (livros, revistas, jornais, internet, etc.), textos e imagens como exemplos de patrimônio imaterial. Recorte as imagens ou desenhe se você quiser. Cole no seu caderno e anote o nome do patrimônio cultural imaterial que você recortou ou desenhou.


DESAFIO 2

Pesquise e faça uma lista dos 14 patrimônios culturais da HUMANIDADE reconhecido pelo IPHAN.
Pesquise e faça uma lista de alguns dos patrimônios Culturais MUNDIAIS listados pela UNESCO

DESAFIO 3

Qual a importância de preservar o Patrimônio Cultural Nacional e Mundial?
Escreva um texto com a sua opinião sobre qual a importância de preservar o Patrimônio Cultural Nacional e Mundial.

Antes de escrever o seu texto sobre a sua opinião, pense nas seguintes ideias, pergunte as pessoas que estão em isolamento social junto com você, use sua rede social e pergunte aos seus amigos.
Quais Patrimônios culturais – Materiais e Imateriais existem no seu bairro e ou na cidade de Bauru?
 Pesquise em fontes que você tem disponível na sua CASA (livros, revistas, jornais, internet, etc.), textos e imagens como exemplos. Recorte as imagens ou desenhe se você quiser.  Use sua rede social e pergunte a familiares, vizinhos e amigos.


DESAFIO 4

Comente sobre essa questão.
O prédio da escola em que você estuda e considerado como patrimônio histórico cultural tombado pelo IPHAN?


Muito bem! Terminamos a atividade de hoje.

Finalizando os quatro desafios, organize todo o seu acervo de pesquisa e guarde para entregar ao professor no retorno as aulas. Esse material irá servir de ferramenta para o processo de avaliação.








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