sexta-feira, 8 de maio de 2020

Relação entre espaço público e arte urbana - ARTE


Lembra dessa imagem?Grafite realizado em nossa escola! No final da sua atividade há um video sobre o Projeto da UNESP leva cor, oficinas e alegria para escola estadual Maria Eunice Borges de Miranda Reis em Bauru. Talvez você apareça no video.



ENTENDA A rELAÇÃO ENTRE ESPAÇO PÚBLICO E ARTE URBANA!
Pensar na relação entre o espaço público e a arte urbana é também uma forma de refletir sobre o excesso de informações, a ocupação das cidades e o acesso à cultura. No entanto, como essa associação se configura? Como se dão são suas múltiplas manifestações? Quais conceitos estão envolvidos?

Qual é a relação entre o espaço público e a arte urbana?

Antes de tudo, é fundamental conceituar esses termos. O espaço público consiste nas ruas e áreas públicas. Ou seja, são ambientes não privados, cujo acesso é aberto às pessoas. Segundo Baixo Ribeiro, curador da galeria Choque Cultural, ele é “(…) sempre dinâmico, nunca definido. É um espaço de disputa permanente, construído pela coletividade, que decide se vai aceitar ou não uma determinada lei a ser cumprida naquele lugar (…)”.
Já a arte urbana, por sua vez, nada mais é do que uma manifestação artística que está ligada à cidade. Uma intervenção com esculturas metálicas em uma praça ou um grafite feito em um grande muro de uma avenida, por exemplo, demonstram isso muito bem.
E em um tempo cada vez mais tomado por informações excessivas e desprovidas de significado, a arte urbana cumpre o importante papel de gerar sentimentos e reflexões nas pessoas que passam por esses lugares. A sensibilidade e o pensamento crítico servem, inclusive, para desenvolver uma percepção apurada sobre os problemas urbanos: trânsito, consumismo, desigualdade, violência e assim por diante.

Quais impactos ela causa?

Locais repletos de arte urbana são convidativos, já que têm um atrativo cultural exposto, intermediado somente pelo espaço. A partir do momento em que o interesse em visitá-lo cresce, aumenta também a ocupação de um ambiente que geralmente é desvalorizado ou descuidado pelas autoridades.
Imagine, por exemplo, um beco qualquer que é submetido à transformação por meio de trabalhos artísticos. Ele é reinventado, torna-se uma atração. Essa mudança é um convite não só à criatividade ou à sensibilização, mas também um incentivo para que os donos do espaço — o público em geral — ocupe-no e vivam a cidade de forma diferente.

Como o espaço público dialoga com a comunidade?

Em uma cidade grande, existem vários recortes culturais e sociais, até mesmo bairros que podem ser confundidos com outras cidades. Dessa forma, uma arte que pretende ser urbana não pode se privar de observar as peculiaridades locais. Sendo assim, a interação entre o espaço público e a arte urbana precisa dialogar com as pessoas que frequentam essa localidade, fazendo com que reflitam sobre o cotidiano, os sentimentos e as dificuldades de existir em uma cidade.
Aos poucos, com o aproveitamento e a crescente ocupação do espaço, a tendência é que a cidade também se transforme, interferindo positivamente na vida das pessoas — assim, todos ganham!
ATIVIDADE 1
Você terá um tempo agora para as suas impressões e opiniões, anote um comentário.
Gostaria de saber o que você pensa!
Observe ou lembre-se de um grafite, ai perto de sua casa, no seu bairro ou na cidade.
Qual é a história dele? Quem, de fato, o frequenta? O que ele representa para a comunidade local?

ATIVIDADE 2
Leitura
ARTIGO DE OPINIÃO: No dicionário, arte significa a habilidade dirigida ou disposição para a execução de uma finalidade prática ou teórica, realizada de forma consciente, controlada e racional. Tem quem diz que arte é a linguagem humana, aquilo que vem do subjetivo. Outros dizem que é a forma mais simplória de expressão do ser humano diante das suas vivências. E segundo Leonardo Da Vinci, a arte diz o indizível, exprime o inexprimível, traduz o intraduzível.
A palavra arte teve seu significado alterado em cada época da nossa história. De acordo com sua cultura, seu tempo, entre tantos outros influenciadores. E até os dias de hoje, existe uma busca incessante por um único conceito, que consiga abranger todos os aspectos já estudados e transmitidos. O que está na moda é a arte contemporânea, que leva como princípio a liberdade de expressão. Os artistas querem ter o poder de se comunicar sem ter a preocupação com técnicas tão refinadas, ou basear suas obras em concepções vindas de uma época tão distante da nossa. Assim, o principal objetivo não é renovar, mas sim ser livre para criar.
A arte vive de questionar a arte, um novo movimento sempre surgirá para contestar seu anterior. A busca é cada vez mais forte por quebras de paradigmas, já se passou o tempo onde o que reinava era um padrão artístico clássico inalterado. O que se procura hoje é o simples, aquilo que vem no cotidiano, é a vida que se vive. Porém existe um cuidado a ser tomado quanto a estes precedentes. Muito provavelmente você já participou de alguma conversa que tentava definir e/ou caracterizar o que é, e o que não é arte dentro da nossa cultura. Onde uns tentam de certa forma censurá-la, e outros brigam pela liberdade perante a sua criação. Diante todos estes preceitos no entorno da palavra, entendemos que o objetivo base da arte é expressão do artista, onde algumas vezes questiona e causa certo desconforto perante as pessoas, assim, o seu problema acaba se tornando a própria solução.
Vivemos em tempos onde a violência não é mais novidade, e o que antes era notícia diária, hoje é visto com certo distanciamento e normalidade. Infelizmente é o mundo ao qual estamos nos habituando a viver. Entretanto, em meio a tudo isso encontrou a arte como uma forma de luta, que acaba por unir pessoas tão diferentes em um mundo tão soterrado pelo negativo, visando à igualdade em busca da felicidade. Do garoto que joga descalço nas ruas desniveladas das favelas, ao que joga bola na grama sintética do condomínio de luxo. Do pagodeiro de laje, ao músico internacionalmente conhecido. Do dançarino de rua, ao dançarino acostumado a grandes espetáculos. Todos são diferentes, mas todos são artistas, cada um com seu modo de se expressar. Arte só é arte quando alguém diz ser arte, e esta entra em um contexto social e cultural.
ATIVIDADE 3
escreva um artigo de opnião SOBRE:
RELAÇÃO ENTRE ESPAÇO PÚBLICO E ARTE URBANA

Lembre-se:

ARTIGO DE OPINIÃO

É um texto onde a opinião do autor é expressa


artigo de opinião é um texto onde o autor expõe seu posicionamento sobre um determinado tema de interesse público. É um texto dissertativo que traz argumentos sobre o assunto abordado. O escritor, além de mostrar o seu ponto de vista, deve sustentá-lo com argumentos coerentes. 
As ideias defendidas em um artigo de opinião são de responsabilidade do autor, e por isso, o mesmo deve ter cuidado com a autenticidade dos elementos apresentados, além de assinar o texto no final. Os artigos de opinião são encontrados em jornais, revistas, TVs, rádios.

Artigo de opinião estrutura

Grande parte dos artigos de opinião segue uma estrutura básica que é dividida em introdução, desenvolvimento e conclusão. 
Introdução – A introdução vem logo no primeiro parágrafo do texto, é onde o autor faz a apresentação do tema que será visto no corpo do texto. 
Desenvolvimento – No desenvolvimento é onde o autor expõe suas ideias para tentar convencer o leitor a concordar com os argumentos que estão sendo apresentados. 
Conclusão – Na conclusão deve ser apresentada uma ideia para solucionar o problema que foi proposto

Terminamos a atividade de hoje, guarde suas anotações e atividades no caderno.
Parabéns!




UNESP Notícias | Projeto da UNESP leva cor, oficinas e alegria para escola estadual Maria Eunice Borges de Miranda Reis em Bauru.

RELAÇÃO ENTRE ESPAÇO PÚBLICO E ARTE URBANA






Nenhum comentário:

Postar um comentário