terça-feira, 30 de junho de 2020

Danças Clássica e Moderna.


Prof Denny

Estudantes, na atividade de hoje vamos  pesquisar e analisar diferentes formas de expressão, representação e encenação das danças clássica e moderna, reconhecendo e apreciando composições de dança de artistas, grupos e coletivos paulistas, brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas.

ATIVIDADE 1 
Retomada bale clássico.
Qual seu  estilo de dança favorito:  clássica ou moderna?

MOMENTO 2 – APRECIAÇÃO DE VÍDEOS
você pode acompanhar essa atividade no caderno do aluno do 2 Bimestre.

Durante a apreciação dos vídeos indicados, observem as movimentações coreográficas
dos solos, duetos e o corpo de baile, e os elementos Peso, Espaço, Tempo e Fluência.
Atividade 1 – Sondagem
Iniciando a construção dos conhecimentos sobre dança clássica e moderna, suas diferentes formas de expressão, representação e encenação; as composições de artistas, grupos e coletivos paulistas, brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas; os elementos constitutivos do movimento dançado; e sua história tradicional e contemporânea, vamos pensar sobre a dança cênica, que se divide em três grandes gêneros: dança clássica, moderna e contemporânea, e que cada um deles se subdivide em, por exemplo: dança clássica romântica, dança clássica moderna, dança clássica contemporânea;
1. Quais estilos ou tipos de dança vocês conhecem? Com qual vocês têm mais identificação?
2. Qual deles você gostaria de praticar?
3. O que há em comum nas formas de danças que foram lembradas por vocês e pelos grupos?
4. Para vocês, o que é Dança Clássica e Dança Moderna? Vocês já ouviram falar nesses dois conceitos? O quê?
5. Vocês já estudaram ou ouviram falar sobre os elementos constitutivos do movimento dançado - espaço, fluência, peso e tempo? Comente.

ATIVIDADE 3 – AÇÃO EXPRESSIVA I
Partindo dos conhecimentos construídos até aqui,você irá fazer uma pesquisa; na internet, em livros  ou em reportagens sobre um tema indicado abaixo. Procure informações sobre obras de bailarinos/grupo/coletivos brasileiros e internacionais que produzem suas obras sob influência do artista ou tema definido. 

Tema 1 – Balé Romântico
Tema 2 – Balé Clássico
Tema 3 – Balé de Ação
Tema 4 – Dança Moderna- Rudolf Laban
Tema 5 – Dança Moderna – Mary Wigman
Tema 6 – Dança Moderna- Martha Grahan

Para saber mais:
Tipos de Danças: Clássica, Moderna e Contemporânea. 6º ano artes, 2015. Disponível em: <http://6anoartes.blogspot.com/2015/05/tipos-de-dancas-classica-moderna-e.html>. Acesso em: 18 mar. 2020.
BISSE, J. de M. A Ruptura entre a Dança Clássica e a Dança Moderna. Universidade Estadual de Campinas, 1999. Disponível em:
<http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?view=000330331>. Acesso em: 18 mar. 2020.
Dança Clássica e Dança Moderna. Fonte: BOGÉA, I. A Escrita da Dança. São Paulo Companhia de Dança. 2014. Disponível em: <http://www.spcd.com.br/palestra_para_os_educadores.php>. Acesso em: 18 jan. 2020.

texto de apoio

O desenvolvimento da dança em sua história tradicional e contemporânea entre as Danças clássicas.
Na dança clássica, o corpo do dançarino, mesmo se movimentando com elevado grau de domínio técnico, tenta dominar sua natureza, refinando seus movimentos. Vale lembrar que o que atualmente chamamos de dança clássica é, na verdade, um conjunto de conceitos que engloba o balé da côrte (da época do rei francês Luís XIV), o balé da ação (do século XVIII, época do importante maître de ballet Jean-Georges Noverre), o balé romântico e o balé clássico, que trouxe as sapatilhas de ponta – fator importante na imposição desse modelo –, as dançarinas pálidas e etéreas, e as histórias fantásticas de cisnes e princesas, nas quais há um modelo de mulher frágil e delicada determinada por um corpo magro, franzino, que evidencia as linhas e os ângulos tão valorizados por essa dança e a qualidade de movimento aéreo, extremamente leve, contra a gravidade. Algumas palavras-chave sintetizam a dança clássica: posições, verticalidade, frontalidade, rotação externa dos membros inferiores, virtuose, sapatilhas de ponta, precisão, movimento aéreo, leve, contra a gravidade; corpo do dançarino, fábulas etc.
Maria olenewa





Ballet Giselle com Natalia Osipova e Ivan Vasiliev

Fouettés, an overused ballet cliché


INCRÍVELLLLLL

Bale romântico

Na dança moderna, o corpo quebrou o protocolo das formas da dança clássica, abandonando as posições dos braços, das pernas e dos pés, e buscando também o chão como espaço de atuação. Retirando as sapatilhas, a dança moderna colocou os pés no chão e passou também a usar o tronco para expressar emoções, anseios e ideias. Desse modo, a dança moderna buscou, inicialmente, opor-se ao modelo romântico de mulher e de temas. Em geração antecedente, Isadora Duncan foi exemplo de outra vertente em que se buscou a espontaneidade de movimentos e formas – um corpo mais livre, tanto da rigidez acadêmica da dança clássica quanto da restrição de movimentos imposta por roupas (corpetes e espartilhos) e calçados (sapatilhas de ponta), que inibiam a movimentação e a livre expressão do corpo.


Dança Contemporânea 

Débora colker
MIX
De um olhar europeu sobre a dança contemporânea brasi­leira, nasceu Mix, espetáculo que promove a fusão de Vulcão e Velox, as duas primeiras criações da Companhia de Dança Deborah Colker. Em meio ao processo de curadoria da 6ª edição da Bienal da Dança de Lyon, dedicada ao Brasil, o francês Guy Darmet, diretor do evento, foi conferir os dois balés, encantou-se com ambos, e propôs à Deborah Colker que preparasse, espe­cialmente para o festival, uma espécie de medley deles.

Mixados com maestria pela coreógrafa carioca e sua afiada trupe de bailarinos, os sentimentos em estado bruto e de ebulição de Paixão, a ironia e a elegância de Desfile, as
re­flexões em torno da física do movimento, esbo­çadas em Máqui­nas e desenvolvidas em Mecânica e Sonar, a babel de gestos e movimentos instau­rada em Coti­diano, e o eletrizante balé verticalizado de Al­pinismo culminaram em um ter­ceiro espetáculo, que se tornaria um dos clássicos da companhia e alavancaria sua projeção no cenário internacional.



Grupo Corpo - O Corpo | 2000


Corpo





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