Prof Denny
Estudantes, na atividade de hoje vamos pesquisar e analisar
diferentes formas de expressão, representação e encenação das danças clássica e
moderna, reconhecendo e apreciando composições de dança de artistas, grupos e
coletivos paulistas, brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas.
Retomada bale clássico.
Qual seu estilo de
dança favorito: clássica ou moderna?
MOMENTO 2 – APRECIAÇÃO DE VÍDEOS
você pode acompanhar essa atividade no caderno do aluno do 2 Bimestre.
Durante
a apreciação dos vídeos indicados, observem as movimentações coreográficas
dos solos, duetos e o corpo de baile, e
os elementos Peso, Espaço, Tempo e Fluência.
Atividade 1 – Sondagem
Iniciando a construção dos
conhecimentos sobre dança clássica e moderna, suas diferentes
formas de expressão, representação e encenação; as composições de artistas,
grupos e coletivos paulistas, brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas;
os elementos constitutivos do movimento dançado; e sua história tradicional e
contemporânea, vamos pensar sobre a dança cênica, que se divide em
três grandes gêneros: dança clássica, moderna e contemporânea, e que cada um
deles se subdivide em, por exemplo: dança clássica romântica, dança clássica
moderna, dança clássica contemporânea;
1.
Quais estilos ou tipos de dança vocês conhecem? Com qual vocês têm mais
identificação?
2.
Qual deles você gostaria de praticar?
3.
O que há em comum nas formas de danças que foram lembradas por vocês e pelos
grupos?
4.
Para vocês, o que é Dança Clássica e Dança Moderna? Vocês já ouviram falar
nesses dois conceitos? O quê?
5.
Vocês já estudaram ou ouviram falar sobre os elementos constitutivos do
movimento dançado - espaço, fluência, peso e tempo? Comente.
ATIVIDADE
3 – AÇÃO EXPRESSIVA I
Partindo
dos conhecimentos construídos até aqui,você irá fazer uma pesquisa; na internet, em livros ou em reportagens sobre um tema
indicado abaixo.
Procure informações sobre obras de bailarinos/grupo/coletivos brasileiros e
internacionais que
produzem suas obras sob influência do artista ou tema definido.
Tema 1
– Balé Romântico
Tema 2
– Balé Clássico
Tema 3
– Balé de Ação
Tema 4
– Dança Moderna- Rudolf Laban
Tema 5
– Dança Moderna – Mary Wigman
Tema 6 – Dança
Moderna- Martha Grahan
Para saber mais:
Tipos de Danças: Clássica,
Moderna e Contemporânea. 6º ano artes, 2015. Disponível em: <http://6anoartes.blogspot.com/2015/05/tipos-de-dancas-classica-moderna-e.html>.
Acesso em: 18 mar. 2020.
BISSE, J. de M. A Ruptura entre
a Dança Clássica e a Dança Moderna. Universidade Estadual de Campinas, 1999.
Disponível em:
<http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?view=000330331>.
Acesso em: 18 mar. 2020.
Dança
Clássica e Dança Moderna. Fonte: BOGÉA, I. A Escrita da Dança. São Paulo Companhia de Dança.
2014. Disponível em:
<http://www.spcd.com.br/palestra_para_os_educadores.php>. Acesso em: 18
jan. 2020.
texto de apoio
O desenvolvimento da dança
em sua história tradicional e contemporânea entre as Danças clássicas.
Na dança clássica, o corpo do
dançarino, mesmo se movimentando com elevado grau de domínio técnico, tenta
dominar sua natureza, refinando seus movimentos. Vale lembrar que o que
atualmente chamamos de dança clássica é, na verdade, um conjunto de conceitos
que engloba o balé da côrte (da época do rei francês Luís XIV), o balé da ação
(do século XVIII, época do importante maître de ballet Jean-Georges Noverre), o
balé romântico e o balé clássico, que trouxe as sapatilhas de ponta – fator
importante na imposição desse modelo –, as dançarinas pálidas e etéreas, e as
histórias fantásticas de cisnes e princesas, nas quais há um modelo de mulher
frágil e delicada determinada por um corpo magro, franzino, que evidencia as
linhas e os ângulos tão valorizados por essa dança e a qualidade de movimento
aéreo, extremamente leve, contra a gravidade. Algumas palavras-chave sintetizam
a dança clássica: posições, verticalidade, frontalidade, rotação externa dos
membros inferiores, virtuose, sapatilhas de ponta, precisão, movimento aéreo,
leve, contra a gravidade; corpo do dançarino, fábulas etc.
Maria olenewa
Ballet Giselle com Natalia
Osipova e Ivan Vasiliev
Fouettés, an overused ballet cliché
INCRÍVELLLLLL
Bale romântico
Na dança
moderna, o corpo quebrou o protocolo das formas da dança clássica, abandonando
as posições dos braços, das pernas e dos pés, e buscando também o chão como
espaço de atuação. Retirando as sapatilhas, a dança moderna colocou os pés no
chão e passou também a usar o tronco para expressar emoções, anseios e ideias.
Desse modo, a dança moderna buscou, inicialmente, opor-se ao modelo romântico
de mulher e de temas. Em geração antecedente, Isadora Duncan foi exemplo de
outra vertente em que se buscou a espontaneidade de movimentos e formas – um
corpo mais livre, tanto da rigidez acadêmica da dança clássica quanto da
restrição de movimentos imposta por roupas (corpetes e espartilhos) e calçados
(sapatilhas de ponta), que inibiam a movimentação e a livre expressão do corpo.
Dança Contemporânea
Débora colker
MIX
De um
olhar europeu sobre a dança contemporânea brasileira,
nasceu Mix, espetáculo que promove a fusão de Vulcão e Velox, as duas primeiras
criações da Companhia de Dança Deborah Colker. Em meio ao processo de curadoria
da 6ª edição da Bienal da Dança de Lyon, dedicada ao Brasil, o francês Guy
Darmet, diretor do evento, foi conferir os dois balés, encantou-se com ambos, e
propôs à Deborah Colker que preparasse, especialmente para o festival, uma
espécie de medley deles.
Mixados
com maestria pela coreógrafa carioca e sua afiada trupe de bailarinos, os
sentimentos em estado bruto e de ebulição de Paixão, a ironia e a elegância de
Desfile, as
reflexões
em torno da física do movimento, esboçadas em Máquinas e desenvolvidas em
Mecânica e Sonar, a babel de
gestos e movimentos instaurada em Cotidiano, e o eletrizante balé
verticalizado de Alpinismo culminaram em um
terceiro espetáculo, que se tornaria um dos clássicos da companhia e
alavancaria sua projeção no cenário internacional.
Grupo Corpo - O
Corpo | 2000
Corpo
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