prof. Denny
Estudantes, na atividade de hoje iremos pesquisar e analisar diferentes formas de expressão, representação e
encenação de danças folclóricas, reconhecendo e apreciando composições de dança
de artistas, grupos e coletivos paulistas e brasileiros de diferentes épocas.
Você pode acompanhar essa atividade no seu caderno do aluno do 2 Bimestre. Na página 09 está a atividade que você dever fazer.
ATIVIDADE 1 – SONDAGEM
Leitura : DANÇAS FOLCLÓRICAS – Tiveram suas origens através das culturas europeia,
indígena e africanas. Importante manifestação cultural específica de um povo e
de uma região que retrata suas raízes através das danças, músicas, trajes
típicos etc., e que são transmitidas também de geração para geração.
No Brasil, o Frevo, originado
em Pernambuco, e o Carimbó, da região do Amazonas, são danças consideradas
patrimônio cultural imaterial brasileiro.
No estado de São Paulo temos ainda o Jongo, o Fandango e a Catira.
O primeiro vídeo faz um apanhado geral sobre a dança folclórica
brasileira, além da construção poética das músicas. Esse vídeo faz parte do
acervo do Instituto Brincante, que é um grupo formado por artistas que
pesquisam a cultura nacional, além de oferecer cursos sobre a cultura popular
brasileira, tendo como um de seus integrantes o artista e músico Antônio
Nóbrega, nascido em Recife e que sempre esteve envolvido no mundo da arte, o
levando a desenvolver projetos envolvendo artes cênicas e música com um olhar
para o folclore.
Esse video esta como sugestão no seu caderno do aluno.
Clipe Instituto
Brincante
Os outros vídeos apresentam
danças folclóricas, de diferentes regiões do Brasil. Independente da dança
apresentada, observe a história e
as características de cada dança, além dos elementos constitutivos e/ou fatores
do movimento (peso, fluência, tempo e espaço).
● Região Sudeste – Catira:
Bandeirante Paulista. Catira, uma dança paulista – Tradições de São Paulo
(Ibiuna-SP). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=C7l2W7PRRd0
Este vídeo apresenta uma
reportagem sobre a origem da Catira (ou Cateretê), assim como a proximidade dos
passos com algumas danças indígenas (conforme estudos de Câmara Cascudo) e a
possível influência desses passos na catequização dos índios por José de
Anchieta.
Alguns dos passos apresentados são
conhecidos por VOCÊ? , visto que alguns remetem aos passos das quadrilhas
juninas.
● Região Norte – Carimbó:
Cultura Ecebh. Carimbó – Balé Brasil – Danças Folclóricas Brasileiras. 2016.
Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=kPBF3bsOYJI>. Acesso em:
18 out. 2019.
Já na dança do Carimbó, os
movimentos são executados com a ajuda do figurino das dançarinas, sendo o
espaço bem explorado por giros e a dança em roda. Há momentos em que elas
dançam sozinhas, como também em duplas ou no grupo.
VOCÊ observa diferenças entre os fatores do movimento entre as danças.
● Região Centro-Oeste - São
Gonçalo: Carlos Acesp. Dança de “São Gonçalo ACESP. 2017. Disponível em:
<https://www.youtube.com/watch?v=jTP-4XTRJ-c>. Acesso em: 07 nov. 2019.
PRESTE ATENÇÃO Na coreografia.Você lembrou do fado português ou
alguma outra dança que eles já viram. Aborda também o uso dos arcos floridos
que, assim como a saia no carimbó, fazem parte da coreografia.
● Região Nordeste – Xaxado: Programadiversidade.
Nordeste é Xaxado. Disponível em:
<https://www.youtube.com/watch?v=EQtjfoClDvg>. Acesso em: 18 out. 2019.
Aqui
é apresentado um pequeno documentário sobre a origem do Xaxado, tanto os passos
quanto o figurino, que remetem aos cangaceiros. A dança, por vezes, é
apresentada individualmente, em duplas, ou em grupo, mas sempre com a arma em
punho, como se ela fosse o par do dançarino. A coreografia é bem cênica, quase
teatral, pois alguns passos parecem que os dançarinos estão preparando a terra
para a plantação.
● Região Sul – Chimarrita:
ENART. JuvENART 2019 – CTG Rancho de Gaudérios – Chimarrita. 2019. Disponível
em: <https://www.youtube.com/watch?v=fyVRgcdXKxA>.
Acesso em: 18 out. 2019.
Diferente das demais danças, a
Chimarrita apresenta algo mais leve e tranquilo, como se os dançarinos
estivessem fazendo a “côrte” às damas. São passos mais contidos, delicados, a
trilha sonora é mais melódica, assim como o figurino remete ao período
colonial.
Agora pense no que você esta aprendendo e o que observou nos videos sobre dança popular, folclórica paulista e
brasileira, assim como, os fatores de movimento (tempo, peso, fluência e espaço).
. O que você entende por
dança popular, folclórica paulista e brasileira?
. Você conhece os fatores de
movimento?
Diante
disso, use a ficha de registro que esta no seu caderno do aluno para anotar suas observações sobre essas
danças a partir dos vídeos que que você assistiu ou o que você pesquisou:
ATIVIDADE 4 - pagina
9 FICHA
/ ANOTAÇÕES
OBSERVE no seu caderno do aluno a ficha com as informações que você deve preencher. No seu caderno você observou que apareceu a palavra OUTROS, esse você escolhe o que gostaria de pesquisar. Deixei como sugestão a DESFEITERA, você pode utilizar para preencher a sua ficha ou pesquisar outra dança folclórica.
Dança
Folclórica Movimentos Local Organização Outros
CATIRA
CARIMBÓ
SÃO
GONÇALO
XAXADO
CHIMARRITA
OUTROS: Desfeiteira
desfeiteira é uma denominação dada no Amazonas a
uma das danças do fandango, de origem portuguesa e de caráter lúdico e
humorístico, uma vez que envolve o pagamento de prendas.Pares dançam pelo salão, devendo passar em frente à orquestra,
formada por violões, flautas, cavaquinhos, e às vezes trombone. Assim
que a música para, o par que ficou em frente da orquestra deve declamar um
verso, sendo improvisado pelo cavalheiro. Caso não consiga ou erre, o par é
vaiado e deve pagar uma prenda.
Dança da desfeiteira- arirú
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