Prof Denny
Estudantes, na atividade
anterior você fez uma leitura , fez a apreciação dos videos, e respondeu as
perguntas: Quais são as diferenças entre a dança clássica e a
dança moderna? O que a dança clássica e a dança moderna tem em
comum?
Na atividade de hoje vamos experimentar e analisar os fatores de
movimento (tempo, peso, fluência e espaço) como elementos que, combinados,
geram as ações corporais e o movimento dançado.
Observe a imagem:
Cinesfera (Kinesfera) – Os movimentos criados
pelo corpo são influenciados pelo espaço e nele encontramos a Cines fera – que
é o que determina a extensão dos movimentos do corpo, suas flexões e
deslocamentos. É um espaço imaginário que impõe uma limitação do corpo do
dançarino ao limite natural do espaço pessoal.
Nesta segunda Situação de
aprendizagem você irá experimentar e analisar os fatores de movimento (Tempo,
Peso, Fluência e Espaço), elementos que combinados, geram as ações corporais
e o movimento dançado.
Arte 9
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM II
Você pode acompanhar essa atividade no seu caderno do aluno do 2 Bimestre.
Você pode acompanhar essa atividade no seu caderno do aluno do 2 Bimestre.
Saltos no bale – Tempo
TEMPO – É o que define na dança os movimentos
rápido, lento e moderado (ritmos métricos). Com ele é possível definir a
duração, o ritmo, a pulsação etc. Pode ser dividido em:
Rápido: Quando o dançarino
mantém a aceleração constante de um movimento sem alterações.
Moderado: É o meio termo entre um movimento
corporal rápido e um lento.
Lento: Quando o dançarino
reduz a velocidade constantemente dos movimentos corporais quase até parar.
Assista o vídeo e responda a questão.
Swan Lake - Coda from the Black Swan pas de deux in Act III (The Royal
Ballet)
Percebemos que
existe um determinado ritmo na apresentação isso possui influência do temo do
peso e da fluência.
Responda a essa pergunta:
O tempo , o peso e
a fluência começam ou continuam se
mantendo da mesma forma desde o inicio
ate o termino da apresentação?
Muito bem, vamos
continuar!!!! Vamos observar o espaço
ESPAÇO – É no espaço que a dança acontece. Os
movimentos criados pelo corpo são influenciados pelo espaço e nele encontramos
a Cinesfera (ou Kinesfera), que é o que determina a extensão dos movimentos do
corpo, suas flexões e deslocamentos.
O uso do espaço pode se dar de duas formas,
conforme a qualidade do movimento:
• Forma
Direta:
É quando os movimentos
lineares e retos ocupam um espaço definido,
sem o deslocamento, a envergadura, dos
braços, das pernas e do tronco. É traçar um percurso direto para atingir um
ponto definido.
• Forma
Flexível:
É quando os movimentos do corpo ocupam vários espaços ao mesmo tempo,
utilizando os deslocamentos, as envergaduras e as torções.
Você assistiu o video , agora pense no espaço e responda a pergunta.
video: Swan Lake - Coda from the Black Swan pas de deux in Act III (The Royal
Ballet)
Responda a essa pergunta:
E possível perceber na apresentação a
categoria direção?
Quais direções os dançarinos utilizam no movimento
da dança?
DESAFIO
ATIVIDADE 4 – AÇÃO EXPRESSIVA II
Agora é seu momento de criação! A partir dos
pontos analisados durante a apreciação, você deve criar uma apresentação
artística explorando, meio da dança, a presença de um corpo de baile, solistas
e duetos. Explore criativamente movimentações corporais em diferentes direções
e planos do espaço, níveis (baixo, médio e alto) e tônus muscular (leve e
firme), diferentes ritmos (com ou sem música) e objetos como fitas, bambolês,
tecidos, mãos dadas, etc.
Você pode fotografar, pode filmar. Use o
recurso disponível em sua casa. Se quiser pode convidar alguém da sua casa para
participar do seu momento de criação.
Até a próxima aula!
Nenhum comentário:
Postar um comentário