E.
E. “PROFESSORA MARIA EUNICE BORGES DE MIRANDA REIS”
DIRETORIA
DE ENSINO DE BAURU
1 MEDIO – 2.º bimestre/2020 Professor:
Adenilson Jesus Furlan
Justificativa da unidade:
Expressão, construção e representação de mundo ligam-se mutuamente em um
conjunto em que estão presentes autor/artista, fruidor e a intermediação entre
eles pelos meios de veiculação da Arte, todos inseridos no mundo físico
sociocultural político histórico. Entre as competências gerais em Arte no
Ensino Médio, espera-se que os alunos aprendam, como um saber, um conhecimento,
é na realização do projeto que a arte e a cultura. Para isso, é preciso puxar o
fio da invenção por caminhos inusitados. É esse o convite da Arte. Arte. Essa
linguagem de potência inquestionável que ousa e se aventura a falar de
acontecimentos e percepções da vida pela voz de fazedores de práticas
artísticas, sejam ou não artistas. “Fazer arte é materializar sua experiência e
percepção do mundo, transformando of luxo de movimentos em algo visual, textual
ou musical. A arte cria uma espécie de comentário.” Há nesse modo de comentar o
mundo e as coisas da vida uma elaboração, uma construção que é somente
configurada pela ação de um gesto criador. Pode nascer de um convite, de uma
proposta, de um projeto, quer esse seja uma provocação de outro ou encontre seu
embrião nas perguntas que o próprio fazedor de práticas artísticas se faz, lançando-as
de volta ao mundo. Linguagens artísticas. Artes visuais, música, teatro, dança, artes
audiovisuais constroem-se na inventiva criação de linguagens, elaboradas com
códigos que se fazem signos artísticos. Artistas, obra se épocas geram
linguagens ou cruzamentos e hibridismo entre elas, para ultrapassar limites
processuais, técnicos, formais, temáticos, poéticos. O estudo das produções
artísticas coloca-nos em contato com a singularidade do modo de produção da
linguagem da arte.
Objetivos institucionais
gerais: Articular três eixos metodológicos:
Criação/produção em arte – o fazer artístico, Fruição estética. Esses três
eixos metodológicos, articulam-se com a fundamentação filosófica da proposta
com a concepção dos territórios de Arte e Cultura.
Atividades didáticas –
Conteúdos:
Processo
de Criação e Linguagens Artísticas com mais ênfase. Forma-conteúdo, Mediação
Cultural e Patrimônio Cultural. Materialidade. Saberes Estéticos e Culturais
•
Intervenção em Arte
• Modos
de intervenção artística e seus processos de criação em artes visuais, música,
teatro e dança.
• Ações
de intervenção e mediação cultural por meio de projetos poéticos individuais ou
colaborativos
Habilidades cognitivas:
Espera-se
que ao completar este bimestre os alunos desenvolvam as seguintes habilidades:
•
Construir critérios para analisar a intervenção em Arte
•
Articular imagens, ideias e sentimentos por meio da especificidade dos
processos de criação nas linguagens das artes visuais, da música, do teatro ou
da dança, gerando projetos de intervenção na escola.
•
Analisar o lugar-espaço-escola como modo de fazer uma leitura sondagem
detonadora de questões propositoras para a intervenção
•
Utilizar conhecimentos sobre a intervenção em artes visuais, música, teatro ou
dança para elaborar e realizar na escola projetos individuais ou colaborativos
visando à mediação cultural na escola.
Atividades
autodidáticas:
Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas. Utilizar diferentes linguagens – verbal,
corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens
artísticos, matemática e científica, Valorizar a diversidade de saberes e
vivências culturais e relações próprias do mundo do trabalho e fazer. escolhas
alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade,
autonomia, consciência crítica e
responsabilidade. Agir pessoal e coletivamente com autonomia,
responsabilidade.
Produção
de textos dissertativos baseados no conteúdo abordado; Resolução de situações
problema; Leitura e interpretação de textos de diferentes gêneros;
As
atividades serão propostas para os alunos através de roteiro e disponibilizadas
no Blog da escola. A interação com o aluno será feita via whatsApp, facebook
profissional e blog da Unidade Escolar, com a participação do professor para
tirar suas dúvidas. As aulas propostas
pelo CMSP serão acompanhadas pelo aluno e professor
Atividades
didático-cooperativas:
Interação
pelas ferramentas tecnologias utilizada pela Unidade escolar; postagem blog da
escola, facebook profissional e da Unidade Escolar e /ou whatsapp individual,
proporcionando aos estudantes com dificuldades, deficiência, a oportunidade de
construir e ampliar sua própria aprendizagem, em colaboração com toda a turma e
a mediação do professor.
Atividades complementares:
Localizar informações explícitas em um texto.
Inferir uma informação implícita em um texto.
Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas,
quadrinhos, foto etc.).
Critérios de avaliação: A avaliação e recuperação proposta
neste material são diagnóstica, processual e continua em todos os momentos de
prática pedagógica, nos quais podemos incluir diferentes maneiras de
acompanhar, avaliar e recuperar as aprendizagens através das ferramentas tecnológicas
como o whatsapp, blog da Unidade Escolar e Facebook profissional do professor.
Recuperação
em Arte é importante adotar a postura de não estabelecer critérios de
comparação, oferecer possibilidades para que os estudantes alcancem os
objetivos esperados de forma contínua durante as realizações das atividades da
disciplina e também promovendo as habilidades de LP e Matemática propostas no
PAN e estar atento às dificuldades expostas na realização das atividades para
propor soluções.
Recomendação
à prática diária do registro, em um portfólio, como importante ferramenta para
acompanhar os avanços e dificuldades no desenvolvimento de habilidades e
apropriação dos conhecimentos, observação dos processos criativos. Para os
alunos sem possibilidade de acesso as tecnologias digitais, realizando a
entrega no retorno às aulas presenciais.
Temas transversais:
Ética e Pluralidade Cultural
Habilidade de Língua
Portuguesa:
Analisar
textos que transcrevem a fala ou que fazem interagir linguagens verbais e não verbal,
tais como as relações entre legenda e fotografia etc.
Valores:
O respeito à: vida, natureza, raças, etnias,
cultura, origem, a equidade e justiça.
Habilidades
socioemocionais:
REPERTÓRIO CULTURAL: Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e
culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas
diversificadas da produção artístico-cultural.
Fontes de referência
(Professor)
SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São
Paulo:
Linguagens, códigos e suas tecnologias/Secretaria da Educação;
SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Caderno do professor: arte,
anos.
finais/Secretária da Educação
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
ABREU,
Regina; CHAGAS, Mário (Org.). Memória
e patrimônio: ensaios contemporâneos.
BARBOSA,
Ana Mae. Inquietação e mudanças no
ensino da arte; FARIAS, Agnaldo. Arte
brasileira hoje;Arte-Educação:
experiências, questões e possibilidades.
MARTINS,
Mirian Celeste; SCHULTZE, Ana Maria; EGAS, Olga (Org.). Mediando [con] tatos com
arte e cultura.
SALLES,
Cecília Almeida. Gesto inacabado:
processo de criação artística
Documentos
educacionais: Caderno do Aluno e do Professor, Currículo Paulista, Matriz
curricular, Plano de nivelamento.
Fontes de referência
(Estudante)
Como Montar um Portfólio de Arte.
INTERVENÇÃO ARTÍSTICA URBANA.
https://globoplay Cultura visual.
Série Intervenções Artísticas Urbanas; O espaço público Intervenções
urbanas em Porto Alegre. Cultura do lambe-lambe
O Poeta do Movimento; Dança Coral Origens I de Maria Duschenes.
canal. Cinco Poemas Concretos. ; Poesia Concreta.
https://www.youtube
Materiais
de pesquisa disponíveis em casa
Caderno
do aluno
Centro
de mídias SP
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