segunda-feira, 13 de julho de 2020

ARTE - Guia de Aprendizagem


E. E. “PROFESSORA MARIA EUNICE BORGES DE MIRANDA REIS”
DIRETORIA DE ENSINO DE BAURU
                                           
1 MEDIO – 2.º bimestre/2020                                    Professor: Adenilson Jesus Furlan                                    
Justificativa da unidade: Expressão, construção e representação de mundo ligam-se mutuamente em um conjunto em que estão presentes autor/artista, fruidor e a intermediação entre eles pelos meios de veiculação da Arte, todos inseridos no mundo físico sociocultural político histórico. Entre as competências gerais em Arte no Ensino Médio, espera-se que os alunos aprendam, como um saber, um conhecimento, é na realização do projeto que a arte e a cultura. Para isso, é preciso puxar o fio da invenção por caminhos inusitados. É esse o convite da Arte. Arte. Essa linguagem de potência inquestionável que ousa e se aventura a falar de acontecimentos e percepções da vida pela voz de fazedores de práticas artísticas, sejam ou não artistas. “Fazer arte é materializar sua experiência e percepção do mundo, transformando of luxo de movimentos em algo visual, textual ou musical. A arte cria uma espécie de comentário.” Há nesse modo de comentar o mundo e as coisas da vida uma elaboração, uma construção que é somente configurada pela ação de um gesto criador. Pode nascer de um convite, de uma proposta, de um projeto, quer esse seja uma provocação de outro ou encontre seu embrião nas perguntas que o próprio fazedor de práticas artísticas se faz, lançando-as de volta ao mundo. Linguagens artísticas. Artes visuais, música, teatro, dança, artes audiovisuais constroem-se na inventiva criação de linguagens, elaboradas com códigos que se fazem signos artísticos. Artistas, obra se épocas geram linguagens ou cruzamentos e hibridismo entre elas, para ultrapassar limites processuais, técnicos, formais, temáticos, poéticos. O estudo das produções artísticas coloca-nos em contato com a singularidade do modo de produção da linguagem da arte.
Objetivos institucionais gerais: Articular três eixos metodológicos: Criação/produção em arte – o fazer artístico, Fruição estética. Esses três eixos metodológicos, articulam-se com a fundamentação filosófica da proposta com a concepção dos territórios de Arte e Cultura.
Atividades didáticas – Conteúdos:
Processo de Criação e Linguagens Artísticas com mais ênfase. Forma-conteúdo, Mediação Cultural e Patrimônio Cultural. Materialidade. Saberes Estéticos e Culturais
• Intervenção em Arte
• Modos de intervenção artística e seus processos de criação em artes visuais, música, teatro e dança.
• Ações de intervenção e mediação cultural por meio de projetos poéticos individuais ou colaborativos
Habilidades cognitivas:
Espera-se que ao completar este bimestre os alunos desenvolvam as seguintes habilidades:
• Construir critérios para analisar a intervenção em Arte
• Articular imagens, ideias e sentimentos por meio da especificidade dos processos de criação nas linguagens das artes visuais, da música, do teatro ou da dança, gerando projetos de intervenção na escola.
• Analisar o lugar-espaço-escola como modo de fazer uma leitura sondagem detonadora de questões propositoras para a intervenção
• Utilizar conhecimentos sobre a intervenção em artes visuais, música, teatro ou dança para elaborar e realizar na escola projetos individuais ou colaborativos visando à mediação cultural na escola.
Atividades autodidáticas:
Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas.  Utilizar diferentes linguagens – verbal, corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artísticos, matemática e científica, Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e relações próprias do mundo do trabalho e fazer. escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.  Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade.
Produção de textos dissertativos baseados no conteúdo abordado; Resolução de situações problema; Leitura e interpretação de textos de diferentes gêneros;
As atividades serão propostas para os alunos através de roteiro e disponibilizadas no Blog da escola. A interação com o aluno será feita via whatsApp, facebook profissional e blog da Unidade Escolar, com a participação do professor para tirar suas dúvidas.  As aulas propostas pelo CMSP serão acompanhadas pelo aluno e professor
Atividades didático-cooperativas:
Interação pelas ferramentas tecnologias utilizada pela Unidade escolar; postagem blog da escola, facebook profissional e da Unidade Escolar e /ou whatsapp individual, proporcionando aos estudantes com dificuldades, deficiência, a oportunidade de construir e ampliar sua própria aprendizagem, em colaboração com toda a turma e a mediação do professor.
Atividades complementares:
Localizar informações explícitas em um texto.
Inferir uma informação implícita em um texto.
Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto etc.).
Critérios de avaliação: A avaliação e recuperação proposta neste material são diagnóstica, processual e continua em todos os momentos de prática pedagógica, nos quais podemos incluir diferentes maneiras de acompanhar, avaliar e recuperar as aprendizagens através das ferramentas tecnológicas como o whatsapp, blog da Unidade Escolar e Facebook profissional do professor.
Recuperação em Arte é importante adotar a postura de não estabelecer critérios de comparação, oferecer possibilidades para que os estudantes alcancem os objetivos esperados de forma contínua durante as realizações das atividades da disciplina e também promovendo as habilidades de LP e Matemática propostas no PAN e estar atento às dificuldades expostas na realização das atividades para propor soluções.
Recomendação à prática diária do registro, em um portfólio, como importante ferramenta para acompanhar os avanços e dificuldades no desenvolvimento de habilidades e apropriação dos conhecimentos, observação dos processos criativos. Para os alunos sem possibilidade de acesso as tecnologias digitais, realizando a entrega no retorno às aulas presenciais.
Temas transversais:
Ética e Pluralidade Cultural
Habilidade de Língua Portuguesa:
Analisar textos que transcrevem a fala ou que fazem interagir linguagens verbais e não verbal, tais como as relações entre legenda e fotografia etc.
Valores: O respeito à: vida, natureza, raças, etnias, cultura, origem, a equidade e justiça.
Habilidades socioemocionais: REPERTÓRIO CULTURAL: Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.
Fontes de referência (Professor)
SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo:
Linguagens, códigos e suas tecnologias/Secretaria da Educação;
SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Caderno do professor: arte, anos.
finais/Secretária da Educação
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
ABREU, Regina; CHAGAS, Mário (Org.). Memória e patrimônio: ensaios contemporâneos.
BARBOSA, Ana Mae. Inquietação e mudanças no ensino da arte; FARIAS, Agnaldo. Arte brasileira hoje;Arte-Educação: experiências, questões e possibilidades.
MARTINS, Mirian Celeste; SCHULTZE, Ana Maria; EGAS, Olga (Org.). Mediando [con] tatos com arte e cultura.
SALLES, Cecília Almeida. Gesto inacabado: processo de criação artística
Documentos educacionais: Caderno do Aluno e do Professor, Currículo Paulista, Matriz curricular, Plano de nivelamento.
Fontes de referência (Estudante)
Como Montar um Portfólio de Arte.
INTERVENÇÃO ARTÍSTICA URBANA.
https://globoplay Cultura visual.  Série Intervenções Artísticas Urbanas; O espaço público Intervenções urbanas em Porto Alegre. Cultura do lambe-lambe
O Poeta do Movimento; Dança Coral Origens I de Maria Duschenes.
canal. Cinco Poemas Concretos. ; Poesia Concreta.
https://www.youtube
Materiais de pesquisa disponíveis em casa
Caderno do aluno
Centro de mídias SP




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