Prof Denny.
Estudantes, na atividade de hoje vamos articular
ideias, imagens e sentimentos por meio da especificidade dos processos de
criação nas linguagens das artes visuais, dança, música e teatro gerando
projetos de intervenção na escola.
Antes de iniciar a atividade de hoje,
vamos RECORDAR o que estamos estudando!
Intervenção
A arte é uma forma de expressão, que
acompanha as transformações do mundo, com isso surgem novas maneiras de se
fazer e criar uma obra de arte.
A Intervenção é uma delas.
A noção de intervenção é empregada, no campo
das artes, com múltiplos sentidos, não havendo uma única definição para o
termo.
Você conheceu o termo referente às artes
plásticas.
Intervenção neste sentido é o acréscimo de
elementos em uma obra de arte; ou também usado para qualificar o procedimento
de promover interferências em imagens, fotografias, objetos ou obras de arte
preexistentes.
Intervenção, nesse caso, possui um sentido
semelhante à apropriação, contribuição, manipulação, interferência. Colagens,
assemblages, montagens, fotografias e desenhos são trabalhos que frequentemente
se valem desse tipo de procedimento
Atividade
realizada na semana passada – VAMOS RECORDAR!
ATIVIDADE 1 – SONDAGEM - pagina 98
Você
iniciou esta sondagem realizando alguns questionamentos para verificar o que os
sabem sobre os conceitos de “Mediação Cultural”, “Patrimônio Cultural”,
“Intervenção Artística” e “Arte Urbana” e registrou as respostas a essas
questões apresentadas no caderno do aluno.
ATIVIDADE 2 – APRECIAÇÃO
Você assistiu aos vídeos
analisando e refletindo sobre: Os registros pré-históricos da Gruta
Lascaux, na França e Arte de 36 mil anos na Caverna de Chauvet.
ATIVIDADE 3 – AÇÃO EXPRESSIVA I
Você realizou uma
pesquisa sobre os seguintes conceitos:- Pintura nas grutas
da pré-história; - Assemblages.
ATIVIDADE
4 -
Processo de criação –VOCE CRIOU UM STENCIL COM O TEMA ARTE RUPESTRE.
MUITO BEM!
Na ATIVIDADE DE HOJE você
será desafiado a montar uma colagem, através de uma pesquisa.
DESAFIO: selecione três
conceitos e realize um trabalho de pesquisa coletando em livros revistas jornais
internet ou em outras fontes disponíveis em sua casa, imagens sobre os
conceitos que você escolheu. Você pode usar uma folha do seu caderno de arte,
papel sulfite ou outro material que tiver disponível em sua casa.
• Pesquisar e selecionar imagens e textos;
• Pesquisar o contexto de criação, produção e
execução (época, local, quem são os principais artistas etc.);
Observe abaixo os seguintes conceitos e
escolha os que você deseja pesquisar.
INSTALAÇÃO ARTÍSTICA
GRAFFITTI INVERSO | CAVEIRAS NOS
TÚNEIS DE SP
COW
PARADE
AS MELHORES VACAS DA COW PARADE
SANTA CATARINA 2011
LAND
ART
ARTISTA
USA ELEMENTOS DA NATUREZA PARA CRIAR OBRAS DE ARTE GEOMÉTRICAS
ESPERO QUE TENHA
GOSTADO DE FAZER ESSA PESQUISA!
Lembre -se de REGISTRAR a sua atividade no seu caderno e GUARDE.
Já participou de alguma atividade de
intervenção artística na escola ou em outro espaço? Comente sua experiência.
Até a próxima aula.
Nenhum comentário:
Postar um comentário