segunda-feira, 13 de julho de 2020

Processos de Criação nas linguagens da Arte



Prof Denny.

Estudantes, na atividade de hoje vamos articular ideias, imagens e sentimentos por meio da especificidade dos processos de criação nas linguagens das artes visuais, dança, música e teatro gerando projetos de intervenção na escola.
Antes de iniciar a atividade de hoje, vamos RECORDAR o que estamos estudando!

Intervenção
A arte é uma forma de expressão, que acompanha as transformações do mundo, com isso surgem novas maneiras de se fazer e criar uma obra de arte.
A Intervenção é uma delas.
A noção de intervenção é empregada, no campo das artes, com múltiplos sentidos, não havendo uma única definição para o termo.
Você conheceu o termo referente às artes plásticas.
Intervenção neste sentido é o acréscimo de elementos em uma obra de arte; ou também usado para qualificar o procedimento de promover interferências em imagens, fotografias, objetos ou obras de arte preexistentes.
Intervenção, nesse caso, possui um sentido semelhante à apropriação, contribuição, manipulação, interferência. Colagens, assemblages, montagens, fotografias e desenhos são trabalhos que frequentemente se valem desse tipo de procedimento

Atividade realizada na semana passada – VAMOS RECORDAR!
ATIVIDADE 1 – SONDAGEM - pagina 98
Você iniciou esta sondagem realizando alguns questionamentos para verificar o que os sabem sobre os conceitos de “Mediação Cultural”, “Patrimônio Cultural”, “Intervenção Artística” e “Arte Urbana” e registrou as respostas a essas questões apresentadas no caderno do aluno.
ATIVIDADE 2 APRECIAÇÃO
Você assistiu aos vídeos analisando e refletindo sobre: Os registros pré-históricos da Gruta Lascaux, na França e Arte de 36 mil anos na Caverna de Chauvet.
ATIVIDADE 3 AÇÃO EXPRESSIVA I
Você realizou uma pesquisa  sobre os seguintes conceitos:- Pintura nas grutas da pré-história; - Assemblages.
ATIVIDADE 4 - Processo de criação –VOCE CRIOU UM STENCIL COM O TEMA ARTE RUPESTRE.

MUITO BEM!

Na ATIVIDADE DE HOJE você será desafiado a montar uma colagem, através de uma pesquisa.

DESAFIO: selecione três conceitos e realize um trabalho de pesquisa coletando em livros revistas jornais internet ou em outras fontes disponíveis em sua casa, imagens sobre os conceitos que você escolheu. Você pode usar uma folha do seu caderno de arte, papel sulfite ou outro material que tiver disponível em sua casa.
• Pesquisar e selecionar imagens e textos;
• Pesquisar o contexto de criação, produção e execução (época, local, quem são os principais artistas etc.);

Observe abaixo os seguintes conceitos e escolha os que você deseja pesquisar.

INSTALAÇÃO ARTÍSTICA




GRAFFITTI INVERSO | CAVEIRAS NOS TÚNEIS DE SP



COW PARADE
AS MELHORES VACAS DA COW PARADE SANTA CATARINA 2011





LAND ART
ARTISTA USA ELEMENTOS DA NATUREZA PARA CRIAR OBRAS DE ARTE GEOMÉTRICAS






ESPERO QUE TENHA GOSTADO DE FAZER ESSA PESQUISA!

Lembre -se de REGISTRAR a sua atividade no seu caderno e GUARDE.

Já participou de alguma atividade de intervenção artística na escola ou em outro espaço? Comente sua experiência.


Até a próxima aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário