E.
E. “PROFESSORA MARIA EUNICE BORGES DE MIRANDA REIS”
DIRETORIA
DE ENSINO DE BAURU
2 MEDIO – 2.º
bimestre/2020 Professor:
Adenilson Jesus Furlan
Justificativa da
unidade: Ensino
Médio apresenta um pensamento curricular em Arte que se move em diferentes
direções de estudo, com trânsito entre as linguagens da arte, articulando
diferentes campos de conhecimento, como linguagens artísticas, processo de
criação, materialidade, forma-conteúdo, mediação cultural, patrimônio cultural,
e saberes estéticos e culturais. Desse modo, partindo da combinação dos
diferentes caminhos possíveis, abrem-se possibilidades para o mergulho em
conceitos, conteúdos e experiências estéticas. O diálogo intencional da arte
com a ciência e a tecnologia integra a proposta de trabalho com as linguagens
artísticas (dança música, teatro e artes visuais). Para o desenvolvimento deste
trabalho, considerando a visão sistêmica de mundo, pretende-se que se
estabeleça um diálogo em equipe, de forma colaborativa, na elaboração de um
projeto artístico que relacione as artes visuais, a dança, a música, o teatro e
as tecnologias digitais.
Objetivos institucionais
gerais
Oportunidade de conhecer, apreciar, criar e viver, tendo experiências com
sentido e ligada ao mundo dessa linguagem, expandindo as possibilidades de
formação e de participação social. O
estudo e a pesquisa às imagens já produzidas pelos artistas de diversas épocas
históricas, alimentando o repertório visual, sensível, informativo, conceitual
e perceptivo. A prática da dança, envolvendo processos de consciência corporal
(individual) e social (relacional), assim como processos de memória, imaginação,
concepção e criação em dança, nos âmbitos artístico e estético. A linguagem
musical, apresentar diferentes gêneros musicais, a fim de que os estudantes
ampliem seus repertórios e conhecimentos, e desenvolvam também competências
para ouvir, entender e criar. A arte teatral, a exploração de diversas
sonoridades, dos gestos e movimentações etc.
Atividades didáticas –
Conteúdos:
Tema: Poéticas pessoais e processos
colaborativos em arte.
Conteúdos: A potencialidade e a singularidade poética nas linguagens artísticas; As linguagens das linguagens artísticas; A
operação poética de levantamento
de hipóteses, escolha e testes de elementos da gramática das linguagens artísticas; O
revelar das temáticas; Projetos de poética pessoal ou colaborativa.
Tema: Poéticas pessoais e processos colaborativos em arte.
Conteúdos: A potencialidade e a singularidade poética nas linguagens artísticas; As
linguagens das linguagens
artísticas; A operação poética de levantamento
de hipóteses, escolha e testes de elementos da gramática das linguagens artísticas; O
revelar das temáticas; Projetos de poética pessoal ou colaborativa
Habilidades cognitivas:
Produzir poéticas pessoais, coletivas e/ou colaborativas por meio de
percursos de experimentação; Reconhecer a invenção poética durante o fazer da
construção artística, inventando seu modo de fazer; Reconhecer a invenção
poética durante o fazer da construção artística, inventando seu modo de fazer;
Investigar as potencialidades das relações entre linguagens artísticas e forma
conteúdo; Inventar e elaborar a escrita de pré-projetos individuais ou
colaborativos como condutores de espaço para a realização do fazer artístico da
comunidade escolar e/ou do seu entorno, no segundo semestre. Produzir poéticas
pessoais, coletivas e/ou colaborativas por meio de percursos de experimentação;
Reconhecer a invenção poética durante o fazer da construção artística,
inventando seu modo de fazer; Investigar as potencialidades das relações entre linguagens artísticas e
forma conteúdo; Inventar e elaborar a escrita de pré-projetos individuais ou
colaborativos como condutores de espaço para a realização do fazer artístico da
comunidade escolar e/ou do seu entorno no segundo semestre.
Atividades
autodidáticas:
Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais;
Utilizar diferentes linguagens – verbal, corporal, visual, sonora e digital,
bem como conhecimentos das linguagens artísticos, matemática e científica;
Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se deconhecimentos
e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do
trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto
de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade. Agir pessoal e coletivamente com autonomia,
responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões
com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e
solidários.
Produção
de textos dissertativos baseados no conteúdo abordado; Resolução de situações
problema; Leitura e interpretação de textos de diferentes gêneros;
As
atividades serão propostas para os alunos através de roteiro e disponibilizadas
no Blog da escola. A interação com o aluno será feita via whatsApp, facebook
profissional e blog da Unidade Escolar, com a participação do professor para
tirar suas dúvidas. As aulas propostas
pelo CMSP serão acompanhadas pelo aluno e professor.
Atividades
didático-cooperativas:
Interação
pelas ferramentas tecnologias utilizada pela Unidade escolar; postagem blog da
escola, facebook profissional e da Unidade Escolar e /ou whatsapp. individual,
proporcionando aos estudantes com dificuldades, deficiência, a oportunidade de
construir e ampliar sua própria aprendizagem, em colaboração com toda a turma e
a mediação do professor.
Atividades
complementares:
Localizar informações explícitas em um texto.
Inferir uma informação implícita em um texto.
Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas,
quadrinhos, foto etc.).
A avaliação e
recuperação proposta
neste material são diagnóstica, processual e continua em todos os momentos de
prática pedagógica, nos quais podemos incluir diferentes maneiras de
acompanhar, avaliar e recuperar as aprendizagens através das ferramentas tecnológicas
como o whatsapp, blog da Unidade Escolar e Facebook profissional do professor.
Recuperação
em Arte é importante adotar a postura de não estabelecer critérios de
comparação, oferecer possibilidades para que os estudantes alcancem os
objetivos esperados de forma contínua durante as realizações das atividades da
disciplina e também promovendo as habilidades de LP e Matemática propostas no
PAN e estar atento às dificuldades expostas na realização das atividades para
propor soluções.
Recomendação
à prática diária do registro, em um portfólio, como importante ferramenta para
acompanhar os avanços e dificuldades no desenvolvimento de habilidades e
apropriação dos conhecimentos, observação dos processos criativos. Para os
alunos sem possibilidade de acesso as tecnologias digitais, realizando a
entrega no retorno às aulas presenciais
Temas transversais:
Tecnologia
no ensino global
Habilidade de Língua
Portuguesa: Analisar
textos que transcrevem a fala ou que fazem interagir linguagens verbais e não
verbal, tais como as relações entre legenda e fotografia etc
Valores: formação ética que vise à autonomia e ao pensamento crítico do
estudante.
Habilidades
socioemocionais:
REPERTÓRIO CULTURAL: Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e
culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas
diversificadas da produção artístico-cultural.
Fontes de referência
(Professor)
SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Linguagens, códigos e suas
tecnologias/Secretaria da Educação; coordenação geral, Maria Inês Fini;
coordenação de área, Alice Vieira. – São Paulo: SEE, 2010.
SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Caderno do professor: arte, anos
finais/Secretária da Educação: coordenação geral, Maria Inês Fini; equipe,
Geraldo de
Oliveira Suzigan, Gisa Picosque, Jéssica Mami Makino, Mirian Celeste
Martins, Sayonara Pereira, São Paulo: SEE, 2009.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Fontes de referência
(Estudante)
MUNIZ, Vik. Site oficial
MASCARO, Cristiano. Site oficial
Documentário sobre Sebastião Salgado; Cristiano Mascaro. Enciclopédia
Itaú Cultural.
https://www.youtube.com; TV Cultura Digital. CÂMARA, M. Como usar o
Audacity; Processo Colaborativo: Relato e Reflexões sobre uma Experiência de
Criação.
Materiais
de pesquisa disponíveis em casa
Caderno
do aluno
Centro
de mídias SP
Nenhum comentário:
Postar um comentário