segunda-feira, 13 de julho de 2020

ARTE - Guia de Aprendizagem.


E. E. “PROFESSORA MARIA EUNICE BORGES DE MIRANDA REIS”
DIRETORIA DE ENSINO DE BAURU
2 MEDIO – 2.º bimestre/2020                                    Professor: Adenilson Jesus Furlan                                    


Justificativa da unidade: Ensino Médio apresenta um pensamento curricular em Arte que se move em diferentes direções de estudo, com trânsito entre as linguagens da arte, articulando diferentes campos de conhecimento, como linguagens artísticas, processo de criação, materialidade, forma-conteúdo, mediação cultural, patrimônio cultural, e saberes estéticos e culturais. Desse modo, partindo da combinação dos diferentes caminhos possíveis, abrem-se possibilidades para o mergulho em conceitos, conteúdos e experiências estéticas. O diálogo intencional da arte com a ciência e a tecnologia integra a proposta de trabalho com as linguagens artísticas (dança música, teatro e artes visuais). Para o desenvolvimento deste trabalho, considerando a visão sistêmica de mundo, pretende-se que se estabeleça um diálogo em equipe, de forma colaborativa, na elaboração de um projeto artístico que relacione as artes visuais, a dança, a música, o teatro e as tecnologias digitais.
Objetivos institucionais gerais Oportunidade de conhecer, apreciar, criar e viver, tendo experiências com sentido e ligada ao mundo dessa linguagem, expandindo as possibilidades de formação e de participação social.  O estudo e a pesquisa às imagens já produzidas pelos artistas de diversas épocas históricas, alimentando o repertório visual, sensível, informativo, conceitual e perceptivo. A prática da dança, envolvendo processos de consciência corporal (individual) e social (relacional), assim como processos de memória, imaginação, concepção e criação em dança, nos âmbitos artístico e estético. A linguagem musical, apresentar diferentes gêneros musicais, a fim de que os estudantes ampliem seus repertórios e conhecimentos, e desenvolvam também competências para ouvir, entender e criar. A arte teatral, a exploração de diversas sonoridades, dos gestos e movimentações etc.
Atividades didáticas – Conteúdos:
Tema: Poéticas pessoais e processos colaborativos em arte.
Conteúdos: A potencialidade e a singularidade poética nas linguagens artísticas; As linguagens das linguagens artísticas; A operação poética de levantamento de hipóteses, escolha e testes de elementos da gramática das linguagens artísticas; O revelar das temáticas; Projetos de poética pessoal ou colaborativa. 
Tema: Poéticas pessoais e processos colaborativos em arte.
Conteúdos: A potencialidade e a singularidade poética nas linguagens artísticas; As linguagens das linguagens artísticas; A operação poética de levantamento de hipóteses, escolha e testes de elementos da gramática das linguagens artísticas; O revelar das temáticas; Projetos de poética pessoal ou colaborativa
Habilidades cognitivas:
Produzir poéticas pessoais, coletivas e/ou colaborativas por meio de percursos de experimentação; Reconhecer a invenção poética durante o fazer da construção artística, inventando seu modo de fazer; Reconhecer a invenção poética durante o fazer da construção artística, inventando seu modo de fazer; Investigar as potencialidades das relações entre linguagens artísticas e forma conteúdo; Inventar e elaborar a escrita de pré-projetos individuais ou colaborativos como condutores de espaço para a realização do fazer artístico da comunidade escolar e/ou do seu entorno, no segundo semestre. Produzir poéticas pessoais, coletivas e/ou colaborativas por meio de percursos de experimentação; Reconhecer a invenção poética durante o fazer da construção artística, inventando seu modo de fazer; Investigar as potencialidades das relações entre linguagens artísticas e forma conteúdo; Inventar e elaborar a escrita de pré-projetos individuais ou colaborativos como condutores de espaço para a realização do fazer artístico da comunidade escolar e/ou do seu entorno no segundo semestre.
Atividades autodidáticas:
Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais; Utilizar diferentes linguagens – verbal, corporal, visual, sonora e digital, bem como conhecimentos das linguagens artísticos, matemática e científica; Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se deconhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.  Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.
Produção de textos dissertativos baseados no conteúdo abordado; Resolução de situações problema; Leitura e interpretação de textos de diferentes gêneros;
As atividades serão propostas para os alunos através de roteiro e disponibilizadas no Blog da escola. A interação com o aluno será feita via whatsApp, facebook profissional e blog da Unidade Escolar, com a participação do professor para tirar suas dúvidas.  As aulas propostas pelo CMSP serão acompanhadas pelo aluno e professor.
Atividades didático-cooperativas:
Interação pelas ferramentas tecnologias utilizada pela Unidade escolar; postagem blog da escola, facebook profissional e da Unidade Escolar e /ou whatsapp. individual, proporcionando aos estudantes com dificuldades, deficiência, a oportunidade de construir e ampliar sua própria aprendizagem, em colaboração com toda a turma e a mediação do professor.
Atividades complementares:
Localizar informações explícitas em um texto.
Inferir uma informação implícita em um texto.
Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto etc.).
A avaliação e recuperação proposta neste material são diagnóstica, processual e continua em todos os momentos de prática pedagógica, nos quais podemos incluir diferentes maneiras de acompanhar, avaliar e recuperar as aprendizagens através das ferramentas tecnológicas como o whatsapp, blog da Unidade Escolar e Facebook profissional do professor.
Recuperação em Arte é importante adotar a postura de não estabelecer critérios de comparação, oferecer possibilidades para que os estudantes alcancem os objetivos esperados de forma contínua durante as realizações das atividades da disciplina e também promovendo as habilidades de LP e Matemática propostas no PAN e estar atento às dificuldades expostas na realização das atividades para propor soluções.
Recomendação à prática diária do registro, em um portfólio, como importante ferramenta para acompanhar os avanços e dificuldades no desenvolvimento de habilidades e apropriação dos conhecimentos, observação dos processos criativos. Para os alunos sem possibilidade de acesso as tecnologias digitais, realizando a entrega no retorno às aulas presenciais
Temas transversais:
Tecnologia no ensino global
Habilidade de Língua Portuguesa: Analisar textos que transcrevem a fala ou que fazem interagir linguagens verbais e não verbal, tais como as relações entre legenda e fotografia etc
Valores: formação ética que vise à autonomia e ao pensamento crítico do estudante.
Habilidades socioemocionais: REPERTÓRIO CULTURAL: Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.
Fontes de referência (Professor)
SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Linguagens, códigos e suas tecnologias/Secretaria da Educação; coordenação geral, Maria Inês Fini; coordenação de área, Alice Vieira. – São Paulo: SEE, 2010.
SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Caderno do professor: arte, anos
finais/Secretária da Educação: coordenação geral, Maria Inês Fini; equipe, Geraldo de
Oliveira Suzigan, Gisa Picosque, Jéssica Mami Makino, Mirian Celeste Martins, Sayonara Pereira, São Paulo: SEE, 2009.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Fontes de referência (Estudante)
MUNIZ, Vik. Site oficial
MASCARO, Cristiano. Site oficial
Documentário sobre Sebastião Salgado; Cristiano Mascaro. Enciclopédia Itaú Cultural.
https://www.youtube.com; TV Cultura Digital. CÂMARA, M. Como usar o Audacity; Processo Colaborativo: Relato e Reflexões sobre uma Experiência de Criação.
Materiais de pesquisa disponíveis em casa
Caderno do aluno
Centro de mídias SP



Nenhum comentário:

Postar um comentário