E.
E. “PROFESSORA MARIA EUNICE BORGES DE MIRANDA REIS”
DIRETORIA
DE ENSINO DE BAURU
8 ANO – 2.º
bimestre/2020 Professor:
Adenilson Jesus Furlan
Justificativa da unidade: A dança é uma linguagem artística do corpo
em movimento. A prática da dança possibilita o desenvolvimento da sensibilidade
e da motricidade como pares entrelaçados. O domínio do movimento na dança propicia
a ampliação de repertórios gestuais, novas possibilidades de expressão e
comunicação de sensações, sentimentos e pensamentos. O refinamento do corpo em
movimento encontra-se articulado à expressividade e à criatividade, envolvendo
processos de consciência corporal (individual) e social (relacional), assim
como processos de memória, imaginação, concepção, e criação em dança nos
âmbitos artístico e estético. A dança
está presente no salão de baile, nos desfiles de Carnaval, em um encontro de
danças urbanas ou na roda de samba na rua, no pátio de uma escola, no palco de
um teatro, no cinema e na televisão. As danças têm funções e sentidos ligados
ao contexto de acontecimentos e aos sujeitos que a vivenciam e que a desfrutam
como público. Pensando em uma dimensão abrangente, acreditamos que todas as
pessoas podem dançar. Se por um lado cada contexto de ensino e aprendizagem da
dança tem contornos diferenciados, poderíamos dizer que existe algo comum e
importante a ser destacado para o professor que irá percorrer as Situações de
Aprendizagem aqui propostas. Dançar implica em aprender sobre o movimento que
está sendo abordado: o espaço nas suas relações de direções, níveis e planos; o
tempo nas relações de pulsos, ritmos, pausa e velocidades com e no próprio corpo,
tendo a ação e a reflexão sempre presentes.
O ensino da arte na escola não tem a função de oferecer uma formação
profissional, mas, proporcionar aos estudantes a oportunidade de conhecer,
apreciar, criar e viver a dança no ambiente escolar, tendo experiências com
sentido e ligadas ao mundo dessa linguagem, expandindo as possibilidades de
formação e de participação social.
Objetivos institucionais gerais: Experimentar, identificar e apreciar.
Objetos de conhecimento mobilizados na habilidade: Músicas próprias da cultura
popular brasileira.
Modificadores dos objetos de conhecimento,
que explicitam o contexto e/ou uma maior especificação da aprendizagem
esperada: de diferentes épocas, incluindo-se suas matrizes indígenas, africanas
e europeias
Atividades didáticas – Conteúdos:
Contextos e
práticas: Formas de expressão, representação e encenação de danças
de matriz indígena, africana e afro-brasileira. Elementos da linguagem: Fatores
do movimento - tempo, peso, fluência e espaço. RUDOLF LABAN estudo e desenvolvimento de um método e
sistematização da linguagem da dança e do movimento. Processos de criação : dança de matriz indígena, africana e
afro-brasileira; elementos da dança -
coreografia, figurino, trilha sonora, cenário, iluminação etc.; espaços - convencionais e não convencionais
Objetos de Conhecimento: Patrimônio Cultural:
Patrimônio Cultural - material e imaterial: Culturas diversas - matrizes
indígenas, africanas e europeias; Linguagens artísticas.
Habilidades cognitivas:
(EF08AR09) Pesquisar e analisar diferentes
formas de expressão, representação e encenação de danças de matriz indígena,
africana e afro-brasileira, reconhecendo e apreciando composições de dança de
artistas, grupos e coletivos paulistas e brasileiros de diferentes épocas.
(EF08AR11) Experimentar e analisar os fatores
de movimento (tempo, peso, fluência e espaço) como elementos que, combinados,
geram as ações corporais e o movimento dançado.
(EF08AR12) Investigar e experimentar
procedimentos de improvisação e criação do movimento como fonte para a
construção de vocabulários e repertórios próprios.
(EF08AR13) Investigar brincadeiras, jogos,
danças coletivas e outras manifestações de dança de matriz indígena, africana e
afro-brasileira como referência para a criação e.
Composição de danças autorais,
individualmente e em grupo. (Processos de criação)
(EF08AR14) Analisar e experimentar diferentes
elementos das danças de matriz indígena, africana e afro-brasileira
(coreografia, figurino, trilha sonora, cenário, iluminação etc.) e espaços
(convencionais e não convencionais) para composição cênica e apresentação
coreográfica, individual e coletiva. (Processos de criação)
(EF08AR15) Discutir as experiências pessoais
e coletivas em dança vivenciadas na escola e em outros contextos,
problematizando e combatendo estereótipos e preconceitos. (Processos de criação
(EF69AR34) Analisar e valorizar o patrimônio
cultural, material e imaterial de culturas diversas, em especial a brasileira,
incluindo suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas,
e favorecendo a construção de vocabulário e repertório relativos às diferentes
linguagens artísticas.
Atividades autodidáticas:
Organizar e realizar momentos de pesquisa;
Organizar e realizar momentos de análise;
reconhecer e apreciar composições de dança Analisar e valorizar patrimônio
cultural. Apresentar diferentes recursos tecnológicos que poderão ser
trabalhados por meio de atividades investigativas, apreciações e produções
artísticas e portfólios (físico e/ou digital). As atividades serão propostas para os alunos através de
roteiro e disponibilizadas no Blog da escola. A interação com o aluno será
feita via whatsApp, facebook profissional e blog da Unidade Escolar, com a
participação do professor para tirar suas dúvidas. As aulas propostas pelo CMSP serão
acompanhadas pelo aluno e professor
Atividades didático-cooperativas:
Interação pelas ferramentas tecnologias
utilizada pela Unidade escolar; blog da escola, facebook e /ou whatsapp
Atividades complementares: Habilidades integradoras: conexões entre
duas ou mais linguagens artísticas, para ampliação das possibilidades
criativas, de compreensão de processos de criação e fomento da
interdisciplinaridade
A avaliação e
recuperação proposta
neste material são diagnóstica, processual e continua em todos os momentos de
prática pedagógica, nos quais podemos incluir diferentes maneiras de
acompanhar, avaliar e recuperar as aprendizagens através das ferramentas
tecnológicas como o whatsapp, blog da Unidade Escolar e Facebook profissional
do professor. Recuperação em Arte é importante adotar a postura de não
estabelecer critérios de comparação, oferecer possibilidades para que os
estudantes alcancem os objetivos esperados de forma contínua durante as
realizações das atividades da disciplina e também promovendo as habilidades de
LP e Matemática propostas no PAN e estar atento às dificuldades expostas na
realização das atividades para propor soluções. Recomendação à prática diária
do registro, em um portfólio, como importante ferramenta para acompanhar os
avanços e dificuldades no desenvolvimento de habilidades e apropriação dos
conhecimentos, observação dos processos criativos. Para os alunos sem
possibilidade de acesso as tecnologias digitais, realizando a entrega no
retorno às aulas presenciais
Temas transversais: Ética e Pluralidade Cultural
Habilidade de Língua Portuguesa: EF69LP056 – Fazer uso consciente e
reflexivo da norma-padrão em situações de fala e escrita em textos de
diferentes gêneros, levando em consideração o contexto situação de produção e
as características do gênero.
Valores: O respeito à: vida, natureza, raças, etnias, cultura, origem,
a equidade e justiça.
Habilidades socioemocionais: REPERTÓRIO CULTURAL: Valorizar e fruir as
diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também
participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.
Fontes de referência (Professor)
GUERRERO, Mara Francischini. FORMAS DE
IMPROVISAÇÃO EM DANÇA.
LABAN, Rudolf. Domínio do Movimento;
SABINO, Jorge; LODY, Raul. Dança de Matriz
Africana,
Culturas Africanas e afro-brasileiras em sala
de aula: saberes para os professores, fazeres para os alunos: religiosidade,
musicalidade, identidade e artes visuais.
BERTAZZO, Ivaldo. Corpo Vivo: Reeducação do
Movimento.
RENGEL, Lenira. Dicionário Laban.
SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação.
Ensinar e Aprender Arte: Ensino Fundamental Ciclo II - Volume do Professor.
LIMA, Joyce. Cosmogonia Africana: o
espetáculo de dança chega ao Teatro Carlos Gomes.
CULTNE DOC - Cosmogonia Africana
CUNHA, Débora Alfaia; FREITAS, Cláudio Lopes
de. OFICINA: Jogos infantis Africanos e Afro-brasileiros. II Semana da
Consciência Negra UFPA/CUNTINS,
BOCHEMBUZO, Daniela. Jogos e brincadeiras
entre Índios.
Significado de Mapa Conceitual: O que é um
Mapa Conceitual.
Chega de Bullying: Não Fique Calado.
Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. IPHAN - Instituto do Patrimônio
Histórico e Artístico Nacional. Patrimônio Cultural; Caderno do aluno;
Currículo paulista; Matriz curricular; BNCC; PAN.
Fontes de referência (Estudante)
COMO DANÇAR HIP HOP com Tiago Montalti | COMO
IMPROVISAR | HIP HOP FREESTYLE; Ferramentas para você perder o MEDO de
improvisar! Hora de DANÇAR; Projeto Território do Brincar; Extras Waapa -
Brincadeiras que mostram o brincar das crianças que vivem às margens do Xingu.
10 Brincadeiras Indígenas.
Mirins Povos indígenas Brasil.
Brincadeiras africanas – Dia da Consciência
Negra.
Tipos de Danças: Clássica, Moderna e
Contemporânea.
BISSE, J. de M. A Ruptura entre a Dança
Clássica e a Dança Moderna;
Brincadeiras africanas.
Danças indígenas brasileiras – Cultura e
significado.
Chega de Bullying: Não Fique Calado.
Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. IPHAN - Instituto do Patrimônio
Histórico e Artístico Nacional.
Materiais de pesquisa disponíveis em casa
Caderno do aluno; CMSP
Nenhum comentário:
Postar um comentário