terça-feira, 14 de julho de 2020

ARTE - Guia de aprendizagem.


E. E. “PROFESSORA MARIA EUNICE BORGES DE MIRANDA REIS”
DIRETORIA DE ENSINO DE BAURU
8 ANO – 2.º bimestre/2020                           Professor: Adenilson Jesus Furlan                    



Justificativa da unidade: A dança é uma linguagem artística do corpo em movimento. A prática da dança possibilita o desenvolvimento da sensibilidade e da motricidade como pares entrelaçados. O domínio do movimento na dança propicia a ampliação de repertórios gestuais, novas possibilidades de expressão e comunicação de sensações, sentimentos e pensamentos. O refinamento do corpo em movimento encontra-se articulado à expressividade e à criatividade, envolvendo processos de consciência corporal (individual) e social (relacional), assim como processos de memória, imaginação, concepção, e criação em dança nos âmbitos artístico e estético.  A dança está presente no salão de baile, nos desfiles de Carnaval, em um encontro de danças urbanas ou na roda de samba na rua, no pátio de uma escola, no palco de um teatro, no cinema e na televisão. As danças têm funções e sentidos ligados ao contexto de acontecimentos e aos sujeitos que a vivenciam e que a desfrutam como público. Pensando em uma dimensão abrangente, acreditamos que todas as pessoas podem dançar. Se por um lado cada contexto de ensino e aprendizagem da dança tem contornos diferenciados, poderíamos dizer que existe algo comum e importante a ser destacado para o professor que irá percorrer as Situações de Aprendizagem aqui propostas. Dançar implica em aprender sobre o movimento que está sendo abordado: o espaço nas suas relações de direções, níveis e planos; o tempo nas relações de pulsos, ritmos, pausa e velocidades com e no próprio corpo, tendo a ação e a reflexão sempre presentes.  O ensino da arte na escola não tem a função de oferecer uma formação profissional, mas, proporcionar aos estudantes a oportunidade de conhecer, apreciar, criar e viver a dança no ambiente escolar, tendo experiências com sentido e ligadas ao mundo dessa linguagem, expandindo as possibilidades de formação e de participação social. 
Objetivos institucionais gerais: Experimentar, identificar e apreciar. Objetos de conhecimento mobilizados na habilidade: Músicas próprias da cultura popular brasileira.
Modificadores dos objetos de conhecimento, que explicitam o contexto e/ou uma maior especificação da aprendizagem esperada: de diferentes épocas, incluindo-se suas matrizes indígenas, africanas e europeias
Atividades didáticas – Conteúdos:
Contextos e práticas: Formas de expressão, representação e encenação de danças de matriz indígena, africana e afro-brasileira. Elementos da linguagem: Fatores do movimento - tempo, peso, fluência e espaço. RUDOLF LABAN estudo e desenvolvimento de um método e sistematização da linguagem da dança e do movimento. Processos de criação : dança de matriz indígena, africana e afro-brasileira;  elementos da dança - coreografia, figurino, trilha sonora, cenário, iluminação etc.;  espaços - convencionais e não convencionais
Objetos de Conhecimento: Patrimônio Cultural: Patrimônio Cultural - material e imaterial: Culturas diversas - matrizes indígenas, africanas e europeias; Linguagens artísticas.
Habilidades cognitivas:
(EF08AR09) Pesquisar e analisar diferentes formas de expressão, representação e encenação de danças de matriz indígena, africana e afro-brasileira, reconhecendo e apreciando composições de dança de artistas, grupos e coletivos paulistas e brasileiros de diferentes épocas.
(EF08AR11) Experimentar e analisar os fatores de movimento (tempo, peso, fluência e espaço) como elementos que, combinados, geram as ações corporais e o movimento dançado.
(EF08AR12) Investigar e experimentar procedimentos de improvisação e criação do movimento como fonte para a construção de vocabulários e repertórios próprios.
(EF08AR13) Investigar brincadeiras, jogos, danças coletivas e outras manifestações de dança de matriz indígena, africana e afro-brasileira como referência para a criação e.
Composição de danças autorais, individualmente e em grupo. (Processos de criação)
(EF08AR14) Analisar e experimentar diferentes elementos das danças de matriz indígena, africana e afro-brasileira (coreografia, figurino, trilha sonora, cenário, iluminação etc.) e espaços (convencionais e não convencionais) para composição cênica e apresentação coreográfica, individual e coletiva. (Processos de criação)
(EF08AR15) Discutir as experiências pessoais e coletivas em dança vivenciadas na escola e em outros contextos, problematizando e combatendo estereótipos e preconceitos. (Processos de criação
(EF69AR34) Analisar e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial de culturas diversas, em especial a brasileira, incluindo suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, e favorecendo a construção de vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens artísticas.
Atividades autodidáticas:
Organizar e realizar momentos de pesquisa;
Organizar e realizar momentos de análise; reconhecer e apreciar composições de dança Analisar e valorizar patrimônio cultural. Apresentar diferentes recursos tecnológicos que poderão ser trabalhados por meio de atividades investigativas, apreciações e produções artísticas e portfólios (físico e/ou digital). As atividades serão propostas para os alunos através de roteiro e disponibilizadas no Blog da escola. A interação com o aluno será feita via whatsApp, facebook profissional e blog da Unidade Escolar, com a participação do professor para tirar suas dúvidas.  As aulas propostas pelo CMSP serão acompanhadas pelo aluno e professor
Atividades didático-cooperativas:
Interação pelas ferramentas tecnologias utilizada pela Unidade escolar; blog da escola, facebook e /ou whatsapp
Atividades complementares: Habilidades integradoras: conexões entre duas ou mais linguagens artísticas, para ampliação das possibilidades criativas, de compreensão de processos de criação e fomento da interdisciplinaridade
A avaliação e recuperação proposta neste material são diagnóstica, processual e continua em todos os momentos de prática pedagógica, nos quais podemos incluir diferentes maneiras de acompanhar, avaliar e recuperar as aprendizagens através das ferramentas tecnológicas como o whatsapp, blog da Unidade Escolar e Facebook profissional do professor. Recuperação em Arte é importante adotar a postura de não estabelecer critérios de comparação, oferecer possibilidades para que os estudantes alcancem os objetivos esperados de forma contínua durante as realizações das atividades da disciplina e também promovendo as habilidades de LP e Matemática propostas no PAN e estar atento às dificuldades expostas na realização das atividades para propor soluções. Recomendação à prática diária do registro, em um portfólio, como importante ferramenta para acompanhar os avanços e dificuldades no desenvolvimento de habilidades e apropriação dos conhecimentos, observação dos processos criativos. Para os alunos sem possibilidade de acesso as tecnologias digitais, realizando a entrega no retorno às aulas presenciais
Temas transversais: Ética e Pluralidade Cultural
Habilidade de Língua Portuguesa: EF69LP056 – Fazer uso consciente e reflexivo da norma-padrão em situações de fala e escrita em textos de diferentes gêneros, levando em consideração o contexto situação de produção e as características do gênero.
Valores: O respeito à: vida, natureza, raças, etnias, cultura, origem, a equidade e justiça.
Habilidades socioemocionais: REPERTÓRIO CULTURAL: Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.
Fontes de referência (Professor)
GUERRERO, Mara Francischini. FORMAS DE IMPROVISAÇÃO EM DANÇA.
LABAN, Rudolf. Domínio do Movimento;
SABINO, Jorge; LODY, Raul. Dança de Matriz Africana,
Culturas Africanas e afro-brasileiras em sala de aula: saberes para os professores, fazeres para os alunos: religiosidade, musicalidade, identidade e artes visuais.
BERTAZZO, Ivaldo. Corpo Vivo: Reeducação do Movimento.
RENGEL, Lenira. Dicionário Laban.
SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Ensinar e Aprender Arte: Ensino Fundamental Ciclo II - Volume do Professor.
LIMA, Joyce. Cosmogonia Africana: o espetáculo de dança chega ao Teatro Carlos Gomes.
CULTNE DOC - Cosmogonia Africana 
CUNHA, Débora Alfaia; FREITAS, Cláudio Lopes de. OFICINA: Jogos infantis Africanos e Afro-brasileiros. II Semana da Consciência Negra UFPA/CUNTINS,
BOCHEMBUZO, Daniela. Jogos e brincadeiras entre Índios.
Significado de Mapa Conceitual: O que é um Mapa Conceitual.
Chega de Bullying: Não Fique Calado. Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Patrimônio Cultural; Caderno do aluno; Currículo paulista; Matriz curricular; BNCC; PAN.
Fontes de referência (Estudante)
COMO DANÇAR HIP HOP com Tiago Montalti | COMO IMPROVISAR | HIP HOP FREESTYLE; Ferramentas para você perder o MEDO de improvisar! Hora de DANÇAR; Projeto Território do Brincar; Extras Waapa - Brincadeiras que mostram o brincar das crianças que vivem às margens do Xingu.
10 Brincadeiras Indígenas.
Mirins Povos indígenas Brasil.
Brincadeiras africanas – Dia da Consciência Negra.
Tipos de Danças: Clássica, Moderna e Contemporânea.
BISSE, J. de M. A Ruptura entre a Dança Clássica e a Dança Moderna;
Brincadeiras africanas.
Danças indígenas brasileiras – Cultura e significado.
Chega de Bullying: Não Fique Calado. Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
Materiais de pesquisa disponíveis em casa
Caderno do aluno; CMSP


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