terça-feira, 14 de julho de 2020

Fatores de Movimento. Matrizes Indígenas, Africanas e Afro-brasileiras.

Prof. Denny
Estudantes, na atividade de hoje, vamos continuar a  experimentar e analisar os fatores de movimento (tempo, peso, fluência e espaço) como elementos que, combinados, geram as ações corporais e o movimento dançado.Em contato com os fatores do movimento , propiciar momentos de pesquisa, análise e experimentação de formas de expressão e representação e encenação de danças de matrizes indígenas, africanas e afro-brasileiras.
Durante as atividades, você esta conhecendo   e analisando  composições de dança criadas e realizadas por artistas e grupos paulistas e brasileiros de diferentes épocas.

Vamos Relembrar
Objetos de Conhecimento: Elementos da linguagem
● Fatores do movimento - tempo, peso, fluência e espaço.
O que você entende por direção na dança?
Você pode acompanhar essa atividade no caderno do aluno do segundo Bimestre : ATIVIDADE 3 – AÇÃO EXPRESSIVA I - Movimentos da dança.
Vamos observar:
Direção – São os sentidos (trajetos) por onde o movimento percorre, tendo como ponto inicial o centro do corpo do dançarino. São elas: Frente, Trás, Lado, Diagonais, em cima e em baixo.



ASSISTA aos videos e comece a observar a DIREÇÃO no movimento da dança.

Jongo
Dança (Pontão de Cultura do Jongo)


o Jongo é uma dança de origem africana, possivelmente do povo oriundo de Angola, da qual participam homens e mulheres, significando divertimento. O canto tem o papel fundamental, associado aos instrumentos musicais e à dança. Alguns pesquisadores classificam-no como um de "tipo de samba" mais antigo, seria ele que daria mais tarde origem ao samba. Em alguns locais, o nome pode variar como Caxambu, Dança do Jongo, Bambelô, dentre outros.

Coco de Roda Sucena Maringá - Ritmos e Manifestações afro-brasileiras



Dança tradicional do Nordeste, o coco de roda tem sua origem na união da cultura negra com os povos indígenas no Brasil. Apesar de frequente no litoral, acredita-se que o coco surgiu no interior, provavelmente nos quilombo, a partir do ritmo originado da quebra dos cocos para a retirada da amêndoa, com sua dança e tradição musical cantada, tornou-se um modo privilegiado de transmissão e manutenção do conhecimento e da tradição popular.

Após assistir aos vídeos escreva o que você observou sobre a direção do movimento na dança do jongo e na dança do coco

direção na dança -  jongo

direção na dança  - coco

Muito bem! Vamos continuar. 

Planos ou Níveis – São relacionados aos planos alto, médio e baixos. Espaços referentes à altura dos movimentos. Os níveis são definidos pelos movimentos do corpo no espaço que vão da altura da cintura, abaixo dela ou acima da cabeça.
Assista ao video e observe:

Quais os níveis acontecem na dança do maculele? 

Alto , médio ou baixo?


maculele
O Maculelê é uma dança, um jogo de bastões remanescente dos antigos índios cucumbis. Esta “dança de porrete” tem origem Afro-indígena, pois foi trazida pelos negros da África para o Brasil e aí foi misturada com alguma coisa da cultura dos índios que aqui já viviam……
A característica principal desta dança é a batida dos porretes uns contra os outros em determinados trechos da música que é cantada e acompanhada pela forte batida do atabaque. Esta batida é feita quando, no final de cada frase da música, os dois dançarinos cruzam os porretes batendo-os dois a dois.

Maculelê - Espetáculo Ayeye (Nova Era)

Observe quais os planos  que o bailarino dança.

 


Para terminar a atividade de hoje, você irá assistir ao video de Dança e observar o Fator do movimento TEMPO

 Final do II Campeonato Interacto de Dança de Salão! samba, gafieira.


 




Qual o ritmo que você observou na Dança ? Rápido? Moderado? Lento?

TEMPO – É o que define na dança os movimentos rápido, lento e moderado (ritmos métricos). Com ele é possível definir a duração, o ritmo, a pulsação etc. Pode ser dividido em:
Rápido, quando o dançarino mantém a aceleração constante de um movimento sem alterações;
Moderado, o meio termo entre o um movimento corporal rápido e um lento;
Lento, quando o dançarino reduz a velocidade constantemente dos movimentos corporais quase até parar.


Lembre- se de registrar as suas respostas e guardar!
Até a próxima aula.




Nenhum comentário:

Postar um comentário