Na atividade desta semana de estudos intensivos, trabalharemos com o tema: genética humana e saúde. Com o propósito de desenvolver e recuperar habilidades do segundo bimestre, definidas como essenciais para o desenvolvimento do aprendizado. As habilidades a serem desenvolvidas nesta atividade são: interpretar dados representados em esquemas, tabelas e gráficos a partir de conhecimentos sistematizados sobre transmissão das características hereditárias; inferir tese, tema ou assunto principal nos gêneros textuais: artigo de opinião, romance, conto fantástico e poema; resolver e elaborar situações problema com números racionais positivos.
Esta atividade se baseia na aula transmitida pelo centro de mídias no dia 20/07/20 e no plano de nivelamento. Assista a aula para fazer a atividade acessando o link abaixo. Bom estudo!
Atividade
1. Você sabe seu tipo sanguíneo?
2. Na sua opinião, essa informação é importante? Por quê?
3. Observando os gráficos que demonstram a divisão dos tipos sanguíneos entre a população brasileira, responda:
Sabendo que o Brasil possui cerca de 210 milhões de habitantes. Quantas pessoas possuem o sangue tipo B?
4. Explique o sistema sanguíneo ABO, com relação à produção de antígenos e anticorpos.
5. Explique a genética do sistema ABO, bem como suas possibilidades genotípicas.
6. Pais com sangue tipo A (I i) e AB (I I) podem ter filhos com quais genótipos? *considerar no genótipo tipo A, no alelo I um A em forma de potência. Bem como no genótipo AB, considerar A no primeiro alelo I e B no segundo alelo I, também em forma de potência.
7. Reproduza o quadro resumo do sistema ABO.
8. Explique o sistema Rh.
9. O que é eritroblastose fetal? Quais são seus sintomas, seu tratamento e sua prevenção com relação ao feto?
10. Faça um esquema que represente as possibilidades de transfusão sanguínea, levando em consideração o sistema ABO.
11. Fale sobre o albinismo.
12. O que é fenilcetonúria?
13. (Enem/2017- 2ª aplicação) Uma mulher deu à luz o seu primeiro filho e, após o parto, os médicos testaram o sangue da criança para a determinação de seu grupo sanguíneo. O sangue da criança era do tipo O+.
Imediatamente, a equipe médica aplicou na mãe uma solução contendo anticorpos anti Rh, uma vez que ela tinha o tipo sanguíneo O-.
Qual a função dessa solução de anticorpos?
a) Modificar o fator Rh do próximo filho.
b) Destruir as células sanguíneas do bebê.
c) Formar uma memória imunológica na mãe.
d) Neutralizar os anticorpos produzidos pela mãe.
e) Promover a alteração do tipo sanguíneo materno.
14. Leia o texto e responda a questão.
TRANSFUSÕES SANGUÍNEAS: UM PEQUENO HISTÓRICO
Realizada experimentalmente em animais, a primeira transfusão de sangue é atribuída a Richard Lower em demonstração feita em Oxford, em 1665. A primeira experiência em ser humano aconteceu dois anos mais tarde em 1667, em Paris. Seu autor foi Jean Baptiste Denis [...]. Conta-se que após desistir a duas transfusões, Mauroy teria falecido provavelmente em consequência da terceira.
[...]
Considerada criminosa, a transfusão[...] foi proibida na Faculdade de Medicina de Paris e, posteriormente, na de Roma (Itália) e na Royal Society, da Inglaterra.
[...]. Em 1788, após tentativas fracassadas[...], Pontick e Landois obtiveram resultados positivos realizando transfusões homólogas (entre animais da mesma espécie), concluindo que elas poderiam ser benéficas e inclusive salvar vidas.
A primeira transfusão com sangue humano é atribuída a James Blundell, em 1818, que, após realizar com sucesso experimentos em animais, transfundiu sangue humano em mulheres com hemorragia pós-parto.
Apesar do avanço [...], no final do século XIX, [...] reações adversas continuavam a desafiar os cientistas. [...]. Paralelamente, desenvolveram-se equipamentos para a realização de transfusão indireta, além de técnicas cirúrgicas que permitissem a transfusão direta, utilizando-se a artéria do doador e a veia do receptor, procedimento que ficou conhecido como transfusão "braço a braço".
Em 1900, final do século XIX, o imunologista austríaco Karl Landsteiner observou que o [...] sangue de uma pessoa muitas vezes [...] [aglutina] ao ser misturado com o deoutra, descobrindo o primeiro e mais importante sistema de grupo sanguíneo existente no organismo: o ABO. [...]
Ao longo do tempo, ficou clara a ideia da variabilidade dos tipos sanguíneos e da necessidade de compatibilidade entre doador e receptor para que as transfusões fossem bem sucedidas. Em outras palavras, é necessário que haja certo grau de identidade na composição dos elementos do sangue (plasma e células sanguíneas) desses dois indivíduos. Criou-se, assim, a noção de que existem diferentes grupos sanguíneos, determinados geneticamente.
Questão
Por que a transfusão de sangue de outra espécie animal para um ser humano não pode ser bem sucedida? Levante algumas hipóteses possíveis.
Envie sua atividade para o e-mail: rubenspro03@hotmail.com ou rubensguede35@gmail.com
WhatsApp: 98182-6739
Nenhum comentário:
Postar um comentário