Pessoal, esta é a semana de estudos intensivos do 2º bimestre.. sendo assim, vamos retomar o conceito das leis ponderais, fechado?
Então, em primeiro lugar preciso me lembrar: "O que são leis ponderais?"
👉Leis ponderais são aquelas que regem as reações químicas em geral e relacionam as massas dos reagentes e produtos em uma reação química qualquer.
Ficou claro? Então, leis ponderais são aquelas que vão fazer relações com as massas das substâncias envolvidas na reação química, certo?
Legal, então primeiro passo (saber do que se trata) está ok ✓
Maravilha, agora vamos às leis ponderais:
1. Lei de Lavoisier
Então, o que é a Lei da Conservação das Massas?
Ocorrendo em um Sistema Fechado, onde não é possível escapar algum gás que possa ter sido produzido na reação, as massas são mantidas!!!
massa de reagentes = massa de produtos
2. Lei de Proust
Então, o que é a Lei das Proporções Definidas?
Existe uma proporção direta entre as substâncias envolvidas na reação.
Se 2 g de hidrogênio reagem completamente com 16 g de Oxigênio para formar 18 g de Água,
quando eu utilizar (ah tá! kkk) 4 g de hidrogênio, vou precisar também do dobro de Oxigênio e consequentemente terei como resultado o dobro de Água do primeiro experimento.
Agora, que tal resolvermos alguns exercicinhos, ahm?
01. 100 g de calcário é colocada sob aquecimento e se decompõe em 56 g de cal viva e 44 g de gás carbônico. Utilizando 75 g de calcário quanto será formado de cal viva e de gás carbônico?
(OBS: Ao desenvolver esse exercício estamos trabalhando também a Habilidade de Recuperação e Aprofundamento: D29 – Resolver problema que envolva variação proporcional, direta ou inversa, entre grandezas;)
02. Na reação de neutralização do ácido clorídrico pelo hidróxido de magnésio, sabe-se que 73 g do ácido reage com 58 g do hidróxido com formação de 36 g de água. Baseado nessas informações e utilizando a Lei de Lavoisier, determine a massa do outro produto dessa reação, o cloreto de magnésio.
03. (FUVEST/SP)O conjunto esquematizado contém inicialmente os reagentes A e B separados. Utilizando dois conjuntos desse tipo, são realizados os experimentos 1 e 2, misturando-se A e B, conforme descrito a seguir:
Experimento 1:
Reagente A: solução aquosa de nitrato de prata.
Reagente B: pó de cloreto de sódio.
Produtos: cloreto de prata sólido e solução aquosa de nitrato de sódio.
Experimento 2:
Reagente A: solução aquosa de cloreto de hidrogênio.
Reagente B: pó de carbonato de sódio.
Produtos: água líquida, gás carbônico e solução aquosa de cloreto de sódio.
Designando por I a massa inicial de cada conjunto (antes da mistura) e por F1 e F2 suas massas finais (após misturar) tem-se:
a) Experimento 1: F1 = I; experimento 2: F2 = I
b) Experimento 1: F1 = I; experimento 2: F2 > I
c) Experimento 1: F1 = I; experimento 2: F2 < I
d) Experimento 1: F1 > I; experimento 2: F2 > I
e) Experimento 1: F1 < I; experimento 2: F2 < I
04. (Fuvest 2008) Devido à toxicidade do mercúrio, em caso de derramamento desse metal, costuma-se espalhar enxofre no local, para removê-lo. Mercúrio e enxofre reagem, gradativamente, formando sulfeto de mercúrio. Para fins de estudo, a reação pode ocorrer mais rapidamente se as duas substâncias forem misturadas num almofariz. Usando esse procedimento, foram feitos dois experimentos. No primeiro, 5,0 g de mercúrio e 1,0 g de enxofre reagiram, formando 5,8 g do produto, sobrando 0,2 g de enxofre. No segundo experimento, 12,0 g de mercúrio e 1,6 g de enxofre forneceram 11,6 g do produto, restando 2,0 g de mercúrio.
Mostre que os dois experimentos estão de acordo com a lei da conservação da massa (Lavoisier) e a lei das proporções definidas (Proust).
↳ Sobre as resoluções:
Você pode resolver em seu caderno, fotografar e me enviar pelo formulário abaixo OU você pode respondê-las diretamente no formulário, ok?! Mas, independentemente da maneira que preferir me enviar, faça as resoluções em seu caderno!! ❤
Beijos, amores!!
Se cuidem..
Prof.ª Rafaela Chioca Camargo
Nenhum comentário:
Postar um comentário