Atividade da semana de 06/07 a 10/07/2020, leiam com atenção! Se acharem necessário, podem realizar uma pesquisa sobre o assunto em questão.
Estou a disposição no grupo de WhatsApp e acompanhando o desenvolvimento de vocês nas atividades e na participação das aulas.
Profª Delma
Habilidades a serem trabalhadas - Identificar as subjetividades como resultado de construção social.
PAN - Inferir tese, tema ou assunto principal nos gêneros textuais: artigo de opinião.
Assista o videoaula no CMSP:
https://www.youtube.com/watch?v=rVL0eZf88xI&list=PLtYe4M7gMnkNjo3zYvhOf_UnFHoG2lEJD&index=6
Paul Ricoeur: A narrativa histórica de si mesmo.
Dimensões do indivíduo: Membro social; Ser independente e autônomo.
Como nos individualizamos e ao mesmo tempo nos tornamos representantes de algo maior?
Pela linguagem – a linguagem projeta o nosso eu no mundo; nos diferencia em relação ao outro; descreve e discute o mundo; interpreta fatos e eventos.
“Quanto mais Pedro fala de Paulo, mais eu conheço Pedro”.
Quem somos então? Eu sou a história que eu conto sobre mim, leitores de si mesmos!
Michel de Foucault: A produção do sujeito moderno.
Não se constitui por palavras, mas pelas ações que se unem a elas; São nossas práticas que nos fazem, não nossa natureza.
Instituições sociais – cientes do poder da prática, passam a disciplinar o corpo, para assim disciplinar a subjetividade (valorização das técnicas).
O que eu faço como corpo, acontece com a mente - (domesticar o corpo).
As instituições sociais foram estudadas por Foucault para entender sua origem, sua finalidade e sua atuação no cotidiano. Exemplos: escola, quartel, hospital, igrejas etc. Fundamento: garantir a ordem e controlar o modo de viver.
Técnicas de disciplinarização (domesticação):
Distribuição (cercar, separar, dar função e ideial de fila); Controle do tempo: horário, duração, disciplinarização do corpo; Controle da gênesis: hierarquização e estabelecimento de metas.
Dispositivos de produção dos sujeitos:
Disciplina (refere-se ao corpo); Segurança (organiza a população); Sexualidade (interfere na subjetividade).
Mecanismos de inserção da disciplina no dia a dia:
Vigilância e punição; Recompensa; Explicação; Exame (teste).
Atividades:
1) De acordo com nossa reflexão sobre um recorte do pensamento de Paul Ricoeur, é correto afirmar que:
a) Somos aquilo que os outros pensam de nós, a história que contam sobre quem somos.
b) A independência do indivíduo anula sua participação como membro da sociedade.
c) A autonomia do indivíduo anula seu pertencimento à sociedade.
d) Ser membro de uma sociedade anula a possibilidade de nos individualizarmos.
e) Nos tornamos indivíduos pela linguagem.
2) Colocar (V) Verdadeiro e (F) Falso:
a) ( ) Nossa liberdade natural, bem como nossa essência, é o que nos individualiza, segundo Paul Ricoeur.
b) ( ) A criação de nossa subjetividade, para Foucault, se dá pelo controle dos corpos. Tal controle é exercido através de recursos como vigilância, da punição e do exame.
c) ( ) De acordo com Paul Ricoeur, nossa narrativa de nós mesmos é o que nos configura como indivíduos.
d) ( ) Para Ricoeur, somos indivíduos quando nossa subjetividade se constrói sem interferência social.
Não deixem de me enviar a atividade!
Não deixem de me enviar a atividade!
Nenhum comentário:
Postar um comentário