quarta-feira, 8 de julho de 2020

Filosofia - Todos iguais ou todos diferentes?

Olá Alunos!
Atividade da semana de 06/07 a 10/07/2020, leiam com atenção! Se acharem necessário, podem realizar uma pesquisa sobre o assunto em questão.
Estou a disposição no grupo de WhatsApp e acompanhando o desenvolvimento de vocês nas atividades e na participação das aulas.
Profª Delma

Habilidades a serem trabalhadas - Relacionar práticas de cidadania e respeito às diferenças.
PAN - Analisar textos que transcrevem a fala ou que fazem interagir linguagens verbal e não verbal, tais como as relações entre legenda e fotografia etc.

Assista o videoaula no CMSP:

Visões a respeito da liberdade individual/diferença:

Locke, John. (1632-1704). Carta Acerca da Tolerância (1685).
Tolerância como necessária para a saúde de uma sociedade.

Em sua Carta acerca da tolerância, Locke tem como preocupação central defender a distinção e a separação efetiva entre uma unidade espiritual e uma unidade política da sociedade moderna constituída em Estado. É esse propósito que o levou a defender o princípio da tolerância como ponto de intersecção e critério de demarcação necessário, pois
[...] ninguém pode impor-se a si mesmo ou aos outros, quer como obediente súdito de seu príncipe, quer como sincero venerador de Deus: considero isso necessário sobretudo para distinguir entre as funções do governo civil e da religião, e para demarcar as verdadeiras fronteiras entre a Igreja e a comunidade. Se isso não for feito, não se pode pôr um fim às controvérsias entre os que realmente têm, ou pretendem ter, um profundo interesse pela salvação das almas, de um lado, e, de outro, pela segurança da comunidade.

“Em primeiro lugar, mostraremos que não cabe ao magistrado civil o cuidado das almas, nem tampouco a quaisquer outros homens. Isso não lhe foi outorgado por Deus, porque não parece que Deus jamais tenha delegado autoridade a um homem sobre outro para induzir outros homens a aceitar sua religião”.

Hegel, Georg Wilhelm Friedrich. (1770-1831). A Razão na História; Princípios da Filosofia do Direito.
Respeito às liberdades individuais enquanto fortalecer da sociedade civil;

Dialética do reconhecimento.
“A originalidade de Hegel consiste em pensar o problema do reconhecimento ou do advento histórico de uma sociedade fundada sobre o livre consenso — na qual tenha lugar a efetiva supressão da relação Senhor-Escravo — como um problema cujos termos se articulam e se explicitam ao longo de todo o desenvolvimento histórico da sociedade ocidental. ”

Atividades:
1) Todos iguais ou todos diferentes?
Você concorda ou discorda desta afirmação? Por quê?

2) O que é Intolerância? Pesquise.

Não deixem de me enviar a atividade! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário