E. E. “PROFESSORA MARIA EUNICE BORGES DE MIRANDA REIS” - DIRETORIA DE ENSINO DE BAURU
Professora: Priscila Moço Hatsuno
Componente curricular: Inglês
Justificativa da unidade: É possível fomentar reflexões acerca das consequências culturais que afetam principalmente a nossa comunicação e o nosso consumo, ao reconhecer a importância e a influência da língua inglesa (como idioma internacional) no Brasil e no mundo. Por isso, a partir dos temas transversais, os quais estão relacionados a outras áreas de conhecimento, como meio ambiente, mostram-se aos alunos que, embora as línguas sejam diferentes, tanto os problemas quanto as soluções para melhorar uma comunidade, um país e até o mundo são semelhantes. Assim, os alunos conseguirão se sentir efetivamente cidadãos de seu país e do mundo reforçando que a globalização também apresenta aspectos positivos os quais conseguem estreitar as relações entre os seres humanos.
Objetivos institucionais gerais: Contribuir para a construção do aluno competente, solidário e autônomo e do cidadão crítico
Atividades didáticas – Conteúdos:
Compreensão de textos orais, multimodais, de cunho argumentativo;
Recursos de persuasão e argumentação;
Compreensão de textos orais, multimodais, de cunho argumentativo;
Recursos de persuasão e argumentação;
Informações em ambientes virtuais;
Escrita: construção da argumentação e persuasão;
Conectores (linking words);
A língua inglesa e seu papel no intercâmbio científico, econômico e político
Construção de identidades no mundo globalizado.
Conectores (linking words);
A língua inglesa e seu papel no intercâmbio científico, econômico e político
Construção de identidades no mundo globalizado.
Habilidades cognitivas:
(EF09LI03) Analisar posicionamentos defendidos e refutados em textos orais sobre temas de interesse social e coletivo.
(EF09LI05) Identificar recursos de persuasão (escolha e jogo de palavras, uso de cores e imagens, tamanho de letras), utilizados nos textos publicitários e de propaganda, como elementos de convencimento.
(EF09LI06) Distinguir fatos de opiniões em textos argumentativos da esfera jornalística.
(EF09LI08) Explorar ambientes virtuais de informação e socialização, analisando a qualidade e a validade das informações veiculadas.
(EF09LI10) Propor potenciais argumentos para expor e defender ponto de vista em texto escrito, refletindo sobre o tema proposto e pesquisando dados, evidências e exemplos para sustentar os argumentos, organizando-os em sequência lógica.
(EF09LI11) Utilizar recursos verbais e não verbais para construção da persuasão em textos da esfera publicitária, de forma adequada ao contexto de circulação (produção e compreensão).
(EF09LI14) Utilizar conectores indicadores de adição, condição, oposição, contraste, conclusão e síntese como auxiliares na construção da argumentação e intencionalidade discursiva.
(EF09LI18) Analisar a importância da língua inglesa para o desenvolvimento das ciências (produção, divulgação e discussão de novos conhecimentos), da economia e da política no cenário mundial.
(EF09LI19) Discutir a comunicação intercultural por meio da língua inglesa como mecanismo de valorização pessoal e de construção de identidades no mundo globalizado.
(EF09LI05) Identificar recursos de persuasão (escolha e jogo de palavras, uso de cores e imagens, tamanho de letras), utilizados nos textos publicitários e de propaganda, como elementos de convencimento.
(EF09LI06) Distinguir fatos de opiniões em textos argumentativos da esfera jornalística.
(EF09LI08) Explorar ambientes virtuais de informação e socialização, analisando a qualidade e a validade das informações veiculadas.
(EF09LI10) Propor potenciais argumentos para expor e defender ponto de vista em texto escrito, refletindo sobre o tema proposto e pesquisando dados, evidências e exemplos para sustentar os argumentos, organizando-os em sequência lógica.
(EF09LI11) Utilizar recursos verbais e não verbais para construção da persuasão em textos da esfera publicitária, de forma adequada ao contexto de circulação (produção e compreensão).
(EF09LI14) Utilizar conectores indicadores de adição, condição, oposição, contraste, conclusão e síntese como auxiliares na construção da argumentação e intencionalidade discursiva.
(EF09LI18) Analisar a importância da língua inglesa para o desenvolvimento das ciências (produção, divulgação e discussão de novos conhecimentos), da economia e da política no cenário mundial.
(EF09LI19) Discutir a comunicação intercultural por meio da língua inglesa como mecanismo de valorização pessoal e de construção de identidades no mundo globalizado.
Atividades autodidáticas:
- Pesquisa dirigida;
- Todas as atividades serão propostas aos alunos por meio de roteiro e disponibilizadas no Blog da escola e no WhatsApp da turma;
- A interação com o aluno será feita via WhatsApp (de modo individual ou coletivo);
- Será utilizado também formulários on-line para viabilizar a devolutiva das atividades aos alunos;
- Vídeoaulas serão utilizadas para apoiar o aluno no desenvolvimento das atividades;
- As videoaulas propostas pelo CMSP serão acompanhadas pelos alunos e pela professora;
- Outros apoios como YouTube, Classroom, chat do CMSP e outras plataformas indicadas pela SEE poderão ser empregadas conforme a demanda do momento.
Atividades didático-cooperativas: Interação pelas ferramentas tecnológicas digitais utilizadas pela Unidade escolar: postagem no Blogger da UE e WhatsApp da turma/sala.
Atividades complementares: atividades associadas a outras disciplinas, indicações de filmes/livros e sítios eletrônicos para aprofundar conhecimentos sobre os assuntos trabalhados.
Critérios de avaliação:
- O formulário é o meio virtual principal para a realização, devolutiva e avaliação das atividades;
- A recuperação será contínua durante as realizações das atividades da disciplina que também proporcionará as habilidades de Língua Portuguesa propostas no PAN e na AAP;
- Aos alunos que não conseguirem participar de forma virtual, a avaliação e a recuperação serão realizadas na entrega dos materiais impressos no retorno às aulas presenciais.
Temas transversais: Pluralidade cultural; Meio ambiente; Ética.
Valores: Responsabilidade, autonomia, empatia, ética, solidariedade, amizade.
Habilidade de Língua Portuguesa (PAN):
EF69LP34 - Grifar as partes essenciais do texto, tendo em vista os objetivos de leitura, como forma de possibilitar uma maior compreensão do texto, a sistematização de conteúdos e informações.
EF89LP37 - Analisar os efeitos de sentido provocados pelo uso de figuras de linguagem (ironia, eufemismo, antítese, aliteração, assonância, por exemplo) em textos de diferentes gêneros.
EF69LP34 - Grifar as partes essenciais do texto, tendo em vista os objetivos de leitura, como forma de possibilitar uma maior compreensão do texto, a sistematização de conteúdos e informações.
EF89LP37 - Analisar os efeitos de sentido provocados pelo uso de figuras de linguagem (ironia, eufemismo, antítese, aliteração, assonância, por exemplo) em textos de diferentes gêneros.
Habilidades socioemocionais: Conhecimento; Pensamento científico, crítico e criativo; Repertório cultural; Comunicação; Argumentação; Empatia e cooperação; Responsabilidade e cidadania
(EF69LP03A) Identificar, em notícias, o fato central, suas principais circunstâncias e eventuais decorrências.
Fontes de referência (Professor): Documentos Oficiais: Caderno do Aluno e do Professor (Apostila); BNCC; Currículo Paulista; Livros: Around the world; Gramática Inglesa para leigos; English and more!; Essential Grammar in Use.
Fontes de referência (Estudante): YouTube: English in Brazil; Inglês Winner; SmallAdvantages; Aplicativos: LinguaLeo; Babbel; Duolingo; Wlingua; Mondly; Sites: udemy.com; inglesgratuito.com.br;
Nenhum comentário:
Postar um comentário