E. E. “PROFESSORA MARIA EUNICE BORGES DE MIRANDA REIS” - DIRETORIA DE ENSINO DE BAURU
Professora: Priscila Moço Hatsuno
Componente curricular: Inglês
Justificativa da unidade:
Objetivos institucionais gerais: Contribuir para a construção do aluno competente, solidário e autônomo e do cidadão crítico
Atividades didáticas – Conteúdos:
• Reconhecimento da estrutura geral de um jornal (seções e seus objetivos)
• A primeira página de um jornal e suas manchetes
• Opinião do leitor (localização de informações explícitas e reconhecimento do tema)
• Abreviações em classificados
• Voz passiva, presente e passado
• Pronomes relativos (who, that, which, where)
Textos para leitura e escrita em língua inglesa
• Opinião do leitor, primeira página, classificados, notas de correção
Produção
• Manchetes para notícias de um jornal de classe ou da escola
• Reconhecimento da estrutura geral de um jornal (seções e seus objetivos)
• A primeira página de um jornal e suas manchetes
• Opinião do leitor (localização de informações explícitas e reconhecimento do tema)
• Abreviações em classificados
• Voz passiva, presente e passado
• Pronomes relativos (who, that, which, where)
Textos para leitura e escrita em língua inglesa
• Opinião do leitor, primeira página, classificados, notas de correção
Produção
• Manchetes para notícias de um jornal de classe ou da escola
Habilidades cognitivas:
• Ler,
compreender, analisar e interpretar: opinião do leitor, classificados, primeira
página,
notas de
correção, piadas, adivinhas e diálogos, inferindo seus traços característicos,
bem
como suas
finalidades e usos sociais;
• Relacionar definições
às palavras ligadas ao tema (jornal e jargão jornalístico);
• Relacionar os
nomes das seções de um jornal em língua portuguesa aos nomes em
língua inglesa;
• Relacionar
conteúdos de manchetes às suas respectivas seções em um jornal;
• Identificar as características
de organização de uma manchete e de uma nota de correção
em
um jornal;
• Inferir
o significado de abreviações apoiando-se em pistas presentes no texto e na
mobilização de
conhecimentos prévios;
• Reconhecer os
usos do passado simples e da voz passiva em um texto informativo;
• Reconhecer os
usos de pronomes interrogativos e de pronomes relativos (who, that,
where, when);
• Produzir um
anúncio classificado, observando suas características de organização;
•
Escrever notas de correção, observando suas características de organização.
Atividades autodidáticas:
- Pesquisa dirigida;
- Todas as atividades serão propostas aos alunos por meio de roteiro e disponibilizadas no Blog da escola e no WhatsApp da turma;
- A interação com o aluno será feita via WhatsApp (de modo individual ou coletivo);- Será utilizado também formulários on-line para viabilizar a devolutiva das atividades aos alunos;
- Videoaulas serão utilizadas para apoiar o aluno no desenvolvimento das atividades;
- As videoaulas propostas pelo CMSP serão acompanhadas pelos alunos e pela professora;
- Outros apoios como YouTube, Classroom, chat do CMSP e outras plataformas indicadas pela SEE poderão ser empregadas conforme a demanda do momento.
Atividades didático-cooperativas: Interação pelas ferramentas tecnológicas digitais utilizadas pela Unidade escolar: postagem no Blogger da UE e WhatsApp da turma/sala.
Atividades complementares: atividades associadas a outras disciplinas, indicações de filmes/livros e sítios eletrônicos para aprofundar conhecimentos sobre os assuntos trabalhados.
Critérios de avaliação:
- O formulário é o meio virtual principal para a realização, devolutiva e avaliação das atividades;
- A recuperação será contínua durante as realizações das atividades da disciplina que também proporcionará as habilidades de Língua Portuguesa propostas no PAN e na AAP;
- Aos alunos que não conseguirem participar de forma virtual, a avaliação e a recuperação serão realizadas na entrega dos materiais impressos no retorno às aulas presenciais.
Temas transversais: Pluralidade cultural; Ética; Trabalho e Consumo.
Valores: Responsabilidade, autonomia, empatia, ética, solidariedade, amizade.
Habilidade de Língua Portuguesa (PAN):
- Analisar
textos que transcrevem a fala ou que fazem interagir linguagens verbal e não
verbal, tais como as relações entre legenda e fotografia etc.
- Identificar em textos o uso de tempos verbais
no eixo do presente ou do pretérito para reconhecer eventos anteriores e
posteriores a esses tempos
Habilidades socioemocionais: Conhecimento; Pensamento científico, crítico e criativo; Repertório cultural; Comunicação; Argumentação; Empatia e cooperação; Responsabilidade e cidadania.
Fontes de referência (Professor): Documentos Oficiais: Caderno do Aluno e do Professor (Apostila); BNCC; Currículo Paulista; Livros: Around the world; Gramática Inglesa para leigos; Essential Grammar in Use.
Fontes de referência (Estudante): YouTube: English in Brazil; Inglês Winner; SmallAdvantages; Aplicativos: LinguaLeo; Babbel; Duolingo; Wlingua; Mondly; Sites: udemy.com; inglesgratuito.com.br.
Nenhum comentário:
Postar um comentário