sexta-feira, 10 de julho de 2020

Guia de Aprendizagem - 2.º bimestre

***Folks, NÃO é para copiar, NÃO é atividade. Isto é um documento que vocês precisam ler a fim de saber o que está sendo trabalhado durante o bimestre corrente, é uma forma de ficar informados.***


E. E. “PROFESSORA MARIA EUNICE BORGES DE MIRANDA REIS” - DIRETORIA DE ENSINO DE BAURU

ProfessoraPriscila Moço Hatsuno

Componente curricular: Inglês

Justificativa da unidade
O conhecimento da língua inglesa tornou-se imprescindível, principalmente por ser a língua franca contemporânea, condição que foi consolidada pelo advento da Internet e das tecnologias digitais. Os alunos somente se sentirão participantes da globalização ao conhecerem a abrangência e a influência da anglofonia no mundo, visto que compreenderão textos, principalmente jornalísticos e informativos (tirinhas, charges, notícias, reportagens, palavras-cruzadas), que circulam nas mídias sociais provenientes de qualquer país a partir do seu conhecimento da língua inglesa. Tal fato fomentará inúmeras reflexões acerca de posicionamentos políticos, condições sociais e situações econômicas nacionais e internacionais. 

Objetivos institucionais gerais
Contribuir para a construção do aluno competente, solidário e autônomo e do cidadão crítico

Atividades didáticas – Conteúdos:
• Reconhecimento da estrutura geral de um jornal (seções e seus objetivos)
• A primeira página de um jornal e suas manchetes
• Opinião do leitor (localização de informações explícitas e reconhecimento do tema)
• Abreviações em classificados
• Voz passiva, presente e passado
• Pronomes relativos (who, that, which, where)
Textos para leitura e escrita em língua inglesa
• Opinião do leitor, primeira página, classificados, notas de correção
Produção
• Manchetes para notícias de um jornal de classe ou da escola

Habilidades cognitivas
• Ler, compreender, analisar e interpretar: opinião do leitor, classificados, primeira página,
notas de correção, piadas, adivinhas e diálogos, inferindo seus traços característicos, bem
como suas finalidades e usos sociais;
• Relacionar definições às palavras ligadas ao tema (jornal e jargão jornalístico);
• Relacionar os nomes das seções de um jornal em língua portuguesa aos nomes em
língua inglesa;
• Relacionar conteúdos de manchetes às suas respectivas seções em um jornal;
• Identificar as características de organização de uma manchete e de uma nota de correção
em um jornal;
• Inferir o significado de abreviações apoiando-se em pistas presentes no texto e na
mobilização de conhecimentos prévios;
• Reconhecer os usos do passado simples e da voz passiva em um texto informativo;
• Reconhecer os usos de pronomes interrogativos e de pronomes relativos (who, that,
where, when);
• Produzir um anúncio classificado, observando suas características de organização;

• Escrever notas de correção, observando suas características de organização.

Atividades autodidáticas
- Leitura e análise de diversos gêneros textuais.
- Pesquisa dirigida;
- Todas as atividades serão propostas aos alunos por meio de roteiro e disponibilizadas no Blog da escola e no WhatsApp da turma;
- A interação com o aluno será feita via WhatsApp (de modo individual ou coletivo);
- Será utilizado também formulários on-line para viabilizar a devolutiva das atividades aos alunos;
- Videoaulas serão utilizadas para apoiar o aluno no desenvolvimento das atividades;
- As videoaulas propostas pelo CMSP serão acompanhadas pelos alunos e pela professora;
- Outros apoios como YouTube, Classroom, chat do CMSP e outras plataformas indicadas pela SEE poderão ser empregadas conforme a demanda do momento.

Atividades didático-cooperativasInteração pelas ferramentas tecnológicas digitais utilizadas pela Unidade escolar: postagem no Blogger da UE e WhatsApp da turma/sala.

Atividades complementares
atividades associadas a outras disciplinasindicações de filmes/livros e sítios eletrônicos para aprofundar conhecimentos sobre os assuntos trabalhados.

Critérios de avaliação
As participações serão realizadas a partir de observação diária da interação do aluno no WhatsApp;
- O formulário é o meio virtual principal para a realização, devolutiva e avaliação das atividades;
- A recuperação será contínua durante as realizações das atividades da disciplina que também proporcionará as habilidades de Língua Portuguesa propostas no PAN e na AAP;
- Aos alunos que não conseguirem participar de forma virtual, a avaliação e a recuperação serão realizadas na entrega dos materiais impressos no retorno às aulas presenciais.

Temas transversaisPluralidade cultural; Ética; Trabalho e Consumo.

ValoresResponsabilidade, autonomia, empatiaética, solidariedade, amizade.

Habilidade de Língua Portuguesa (PAN): 
- Analisar textos que transcrevem a fala ou que fazem interagir linguagens verbal e não verbal, tais como as relações entre legenda e fotografia etc.
- Identificar em textos o uso de tempos verbais no eixo do presente ou do pretérito para reconhecer eventos anteriores e posteriores a esses tempos

Habilidades socioemocionaisConhecimento; Pensamento científico, crítico e criativo; Repertório cultural;  Comunicação; Argumentação; Empatia e cooperação; Responsabilidade e cidadania.

Fontes de referência (Professor): Documentos Oficiais: Caderno do Aluno e do Professor (Apostila); BNCC; Currículo PaulistaLivrosAround the world; Gramática Inglesa para leigos; Essential Grammar in Use.

Fontes de referência (Estudante): YouTube: English in Brazil; Inglês Winner; SmallAdvantages; Aplicativos: LinguaLeo; Babbel; Duolingo; Wlingua; Mondly; Sites: udemy.com; inglesgratuito.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário