quarta-feira, 5 de agosto de 2020

coreografia, figurino, trilha sonora, cenário, iluminação.

 Prof. Denny - ARTE

Estudantes, na atividade de hoje vamos analisar e experimentar diferentes elementos das danças clássica e moderna (coreografia, figurino, trilha sonora, cenário, iluminação etc.) para composição cênica e apresentação coreográfica, individual e coletiva.

Antes de começar, vamos relembrar o que estamos estudando :

Durante as atividades anteriores  você pode  explorar elementos constitutivos do movimento dançado(tempo, peso, fluência e espaço) Rudolf Laban,  nas diferentes manifestações das danças clássica e moderna, abordando, criticamente, o desenvolvimento da dança em sua história tradicional e contemporânea.você fez  leitura , fez a  apreciação dos videos, e respondeu as perguntas.

Vamos relembrar um pouco os fatores do movimento de Rudolf Laban.

Explorar o caráter expressivo do movimento é uma das premissas do ensino de dança. O coreógrafo e pesquisador da linguagem Rudolf Laban (1879-1958), uma das grandes referências na área, categorizou os movimentos em dois tipos: os funcionais - escovar os dentes, subir escadas ou escrever na lousa, por exemplo - e os expressivos. Nesses últimos, o objetivo é transmitir uma idéia ou sensação, como o estranhamento, a curiosidade, a beleza ou o humor.

Na atividade de hoje, vamos estudar :

Conteúdo/Tema -Conhecimento priorizado

 Elementos das danças clássica e moderna -coreografia, figurino, trilha sonora, cenário, iluminação etc.

 Objetivo Geral

 Objetos de Conhecimento: Processos de Criação.

 

 ATIVIDADE

Estudante , na atividade de hoje vamos analisar e experimentar diferentes elementos das danças clássica e moderna (coreografia, figurino, trilha sonora, cenário, iluminação etc.) para composição cênica e apresentação coreográfica, individual e coletiva.

É importante que você  a realizar e registros durante o desenvolvimento das atividades, para colaborar com seus momentos de autoavaliação e recuperação. Finalizada a conversa registre, em seu caderno, suas reflexões

Você pode acompanhar essa atividade no seu caderno do aluno do 2 bimestre.

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM II

Nesta  Situação de aprendizagem você irá experimentar e analisar os fatores de movimento (Tempo, Peso, Fluência e Espaço), elementos que combinados, geram as ações corporais e o movimento dançado.

ATIVIDADE 1 – SONDAGEM - Reflita sobre o assunto e responda as questões: Lembre se de usar  adequadamente regras de concordância nominal em situações comunicativas (escrita)

1. Quando falamos sobre a linguagem da dança, o que você destacaria de importante nela?

2. Você já ouviu falar em coreografia? Se sim, registre com suas palavras para que ela serve.

3. O que você sabe sobre os fatores de movimento – tempo, peso, fluência e espaço? Comente.

ATIVIDADE 2 – APRECIAÇÃO  pagina 10 CADERNO DO ALUNO

Agora, você terá um momento de apreciação e reflexão, irá assistir algunsexemplos em vídeo para a análise dos fatores do movimento.

Assista ao vídeo e observe os movimentos em solo, duetos e do corpo de baile. Analise como se locomovem pelo ambiente e como exploram os fatores do movimento. Em seguida responda aos questionamentos na pagina 10.Lembre se de usar  adequadamente regras de concordância nominal em situações comunicativas (escrita).

• “The Concert (or The Perils of Everybody)”, fragmento da obra criada por

Jerome Robbins do Canal Balletoman.com – “Disponível em:https://youtu.be/Y7GKaBKZ6EA

• Agora, assista aos dois vídeos a seguir, para responder aos próximos questionamentos na pagina 10 no seu caderno do aluno

1. “Thought of You – by Ryan Woodward”, do canal do artista e animador: Ryan

Woodwar – “Disponível em:https://youtu.be/OBk3ynRbtsw

Embora seja uma animação, podemos observar a movimentação dos personagens

pelo ambiente. Repare que esta coreografia conta uma história!

2. “Thought of you” do canal de André Sena – “Disponível em:https://youtu.be/K6T6EDtz5H8

Registre suas respostas no caderno do aluno.

Finalizando, faça a leitura do texto abaixo  sobre os conceitos , registre suas ideias  e observações no seu caderno sobre: O  que é? COREOGRAFIA, FIGURINO, TRILHA SONORA , ESPAÇOS DE APRESENTAÇÃO

COREOGRAFIA – É uma sequência de movimentos de dança orientados por um coreógrafo ou mesmo por um grupo através do processo criativo, com o objetivo de se criar uma sincronização de movimentos para a elaboração de diferentes coreografias.

FIGURINO – É a vestimenta utilizada pelo dançarino na sua apresentação. O figurino deve informar, por meio de sua modelagem e cores, as características daquele personagem. No caso da dança, em muitos casos, o figurino é o complemento do movimento do dançarino, além de facilitar a compreensão do estilo de dança a ser apresentado.

Observe a imagem :Fonte: Public Domain Review. Loie Fuller – Fotografia de Samuel Joshua Beckett – caderno do aluno - Arte  pagina 13

TRILHA SONORA - É um conjunto de sons que compõem uma música, ou seja, desde os instrumentos tocados até mesmo os sons produzidos para realçar determinada apresentação (cenas) musical, de dança, teatro etc.

ESPAÇOS DE APRESENTAÇÃO (convencionais e não convencionais) - Referem-se aos espaços onde as apresentações acontecem. Podem ser convencionais, como é o caso dos teatros, salões, ou não convencionais, como as ruas ou outros espaços, que a princípio não teriam essa função, como, por exemplo, um deck na praia

Atividade 2 – Apreciação 12 CADERNO DO ALUNO

Estudantes apreciem e observem os elementos (coreografia, figurino, trilha sonora, cenário, iluminação etc.) em danças clássicas e modernas e analisem a construção de conhecimentos na criação em dança com o uso da tecnologia, apresente para apreciação os vídeos indicados a seguir. Após a apreciação,  responda no caderno as  questões na pagina 12. Lembre se de usar  adequadamente regras de concordância nominal em situações comunicativas (escrita)

1. TV Cultura. Clássicos - 30 anos de "O Quebra Nozes" da cia Cisne Negro. 2014. Disponível em:https://youtu.be/5zKJhAED-6k

2.Portal MUD. ACERVO - Dança Coral Origens I de Maria Duschenes – 1990. 2016. Disponível em:https://youtu.be/M7bD6dzxfso

Muito bem! Terminamos nossa atividade de hoje!

Lembre se de registrar as suas respostas no caderno do aluno e guardar.

Habilidades de recuperação contínua, aprofundamento e/ou nivelamento.

 EF07LP06D – Empregar adequadamente regras de concordância nominal em situações comunicativas (escrita e oral).Explorar elementos constitutivos do movimento dançado (tempo, peso, fluência e espaço) Rudolf Laban, nas diferentes manifestações das danças clássica e moderna, abordando, criticamente, o desenvolvimento da dança em sua história tradicional e contemporânea.

Metodologia/Recursos e organização no ambiente virtual de aprendizagem

 Divulgação no blog da escola, no facebook profissional do professor compartilhado com o facebook da Unidade Escolar e Whatsapp do aluno.

Quantidade de aulas semanais

 2h/a (1h/a: videoaula CMSP, 03/08; 1h/a: atividades complementares).

 


Textos/vídeos de apoio propostos

 1. TV Cultura. Clássicos - 30 anos de "O Quebra Nozes" da Cia Cisne Negro. 2014. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=EHit0UkGQMs>. 2. Portal MUD. ACERVO - Dança Coral Origens I de Maria Duschenes – 1990. 2016. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=M7bD6dzxfso>.3. ArtsVal. E-Pormundos Afeto. 2010. Projeto de arte-tecnologia (dança/performance) desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa Poéticas Tecnológicas (IHAC/UFBA) coordenado pelaProfa. Ivani Santana. www.poeticatecnologica.ufba.br. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=ETA0a1PHGEs>.4. Loie FüllerImagem: Samuel Joshua Beckett / Public Domain Review. - Loie Fuller - Fotografia de Samuel Joshua Beckett

Avaliação: instrumentos e gerenciamento das participações

 Devolutiva das atividades e atribuição de notas realizadas registradas na planilha de acompanhamento. Devolutiva do aluno das atividades realizadas no retorno as aulas ou pelo facebook do professor ou whatsapp do professor. Registros durante o desenvolvimento das atividades, para colaborar com seus momentos de autoavaliação e recuperação.

Atividade (link do blog )

https://mariaeuniceintegral.blogspot.com/

Referências

 1. TV Cultura. Clássicos - 30 anos de "O Quebra Nozes" da Cia Cisne Negro. 2014. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=EHit0UkGQMs>. 2. Portal MUD. ACERVO - Dança Coral Origens I de Maria Duschenes – 1990. 2016. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=M7bD6dzxfso>.3. ArtsVal. E-Pormundos Afeto. 2010. Projeto de arte-tecnologia (dança/performance) desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa Poéticas Tecnológicas (IHAC/UFBA) coordenado pelaProfa. Ivani Santana. www.poeticatecnologica.ufba.br. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=ETA0a1PHGEs>.4. Loie FüllerImagem: Samuel Joshua Beckett / Public Domain Review. - Loie Fuller - Fotografia de Samuel Joshua BeckettSÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Ensinar e Aprender Arte;SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Linguagens, códigos e suas tecnologias/Secretaria da Educação.SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Caderno do professor: arte, anos finais/Secretária da Educação.Matriz curricular, BNCC, Plano de Nivelamento, CMSP.

 

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário