Prof. Denny - ARTE
Estudantes, na atividade de hoje vamos analisar e experimentar diferentes elementos das danças clássica e moderna (coreografia, figurino, trilha sonora, cenário, iluminação etc.) para composição cênica e apresentação coreográfica, individual e coletiva.
Antes
de começar, vamos relembrar o que estamos estudando :
Durante as atividades anteriores você pode
explorar elementos constitutivos do movimento dançado(tempo, peso, fluência e espaço) Rudolf Laban, nas diferentes manifestações das danças
clássica e moderna, abordando, criticamente, o desenvolvimento da dança em sua
história tradicional e contemporânea.você
fez leitura , fez a apreciação dos
videos, e respondeu as perguntas.
Vamos
relembrar um pouco os fatores do movimento de Rudolf Laban.
Explorar o caráter expressivo do movimento é uma das premissas do ensino de dança. O coreógrafo e pesquisador da linguagem Rudolf Laban (1879-1958), uma das grandes referências na área, categorizou os movimentos em dois tipos: os funcionais - escovar os dentes, subir escadas ou escrever na lousa, por exemplo - e os expressivos. Nesses últimos, o objetivo é transmitir uma idéia ou sensação, como o estranhamento, a curiosidade, a beleza ou o humor.
Na atividade de hoje, vamos estudar :
Conteúdo/Tema -Conhecimento priorizado |
|
|
|
Estudante
, na atividade de hoje vamos analisar e experimentar diferentes elementos das
danças clássica e moderna (coreografia, figurino, trilha sonora, cenário,
iluminação etc.) para composição cênica e apresentação coreográfica, individual
e coletiva.
É importante que você a realizar e registros durante o desenvolvimento das atividades, para colaborar com seus momentos de autoavaliação e recuperação. Finalizada a conversa registre, em seu caderno, suas reflexões
Você pode acompanhar essa atividade no seu caderno do aluno do 2 bimestre.
SITUAÇÃO
DE APRENDIZAGEM II
Nesta Situação de aprendizagem você irá experimentar e analisar os fatores de movimento (Tempo, Peso, Fluência e Espaço), elementos que combinados, geram as ações corporais e o movimento dançado.
ATIVIDADE 1 – SONDAGEM - Reflita sobre o assunto e responda as questões: Lembre se de usar adequadamente regras de concordância nominal em situações comunicativas (escrita)
1.
Quando falamos sobre a linguagem da dança, o que você destacaria de importante
nela?
2. Você
já ouviu falar em coreografia? Se sim, registre com suas palavras para que ela
serve.
3. O que você sabe sobre os fatores de movimento – tempo, peso, fluência e espaço? Comente.
ATIVIDADE
2 – APRECIAÇÃO pagina 10 CADERNO DO ALUNO
Agora, você terá um momento de apreciação e reflexão, irá assistir algunsexemplos em vídeo para a análise dos fatores do movimento.
Assista ao vídeo e observe os movimentos em solo, duetos e do corpo de baile. Analise como se locomovem pelo ambiente e como exploram os fatores do movimento. Em seguida responda aos questionamentos na pagina 10.Lembre se de usar adequadamente regras de concordância nominal em situações comunicativas (escrita).
• “The
Concert (or The Perils of Everybody)”, fragmento da obra criada por
Jerome Robbins do Canal Balletoman.com – “Disponível em:https://youtu.be/Y7GKaBKZ6EA
• Agora, assista aos dois vídeos a seguir, para responder aos próximos questionamentos na pagina 10 no seu caderno do aluno
1. “Thought of You – by Ryan Woodward”, do canal do
artista e animador: Ryan
Woodwar – “Disponível em:https://youtu.be/OBk3ynRbtsw
Embora
seja uma animação, podemos observar a movimentação dos personagens
pelo ambiente. Repare que esta coreografia conta uma história!
2. “Thought of you” do canal de André Sena – “Disponível em:https://youtu.be/K6T6EDtz5H8
Registre suas respostas no caderno do aluno.
Finalizando, faça a leitura do texto abaixo sobre os conceitos , registre suas ideias e observações no seu caderno sobre: O que é? COREOGRAFIA, FIGURINO, TRILHA SONORA , ESPAÇOS DE APRESENTAÇÃO
COREOGRAFIA – É uma sequência de movimentos de dança orientados por
um coreógrafo ou mesmo por um grupo através do processo criativo, com o
objetivo de se criar uma sincronização de movimentos para a elaboração de
diferentes coreografias.
FIGURINO – É a vestimenta utilizada pelo dançarino na sua apresentação. O figurino deve informar, por meio de sua modelagem e cores, as características daquele personagem. No caso da dança, em muitos casos, o figurino é o complemento do movimento do dançarino, além de facilitar a compreensão do estilo de dança a ser apresentado.
Observe a imagem :Fonte: Public Domain Review. Loie Fuller – Fotografia de Samuel Joshua Beckett – caderno do aluno - Arte pagina 13
TRILHA SONORA - É um conjunto de sons que compõem uma música, ou seja,
desde os instrumentos tocados até mesmo os sons produzidos para realçar
determinada apresentação (cenas) musical, de dança, teatro etc.
ESPAÇOS DE APRESENTAÇÃO (convencionais e não convencionais) - Referem-se aos espaços onde as apresentações acontecem. Podem ser convencionais, como é o caso dos teatros, salões, ou não convencionais, como as ruas ou outros espaços, que a princípio não teriam essa função, como, por exemplo, um deck na praia
Atividade 2 – Apreciação 12 CADERNO DO
ALUNO
Estudantes apreciem e observem os elementos (coreografia, figurino, trilha sonora, cenário, iluminação etc.) em danças clássicas e modernas e analisem a construção de conhecimentos na criação em dança com o uso da tecnologia, apresente para apreciação os vídeos indicados a seguir. Após a apreciação, responda no caderno as questões na pagina 12. Lembre se de usar adequadamente regras de concordância nominal em situações comunicativas (escrita)
1. TV Cultura. Clássicos - 30 anos de "O Quebra Nozes" da cia Cisne Negro. 2014. Disponível em:https://youtu.be/5zKJhAED-6k
2.Portal MUD. ACERVO - Dança Coral Origens I de Maria Duschenes – 1990. 2016. Disponível em:https://youtu.be/M7bD6dzxfso
Muito
bem! Terminamos nossa atividade de hoje!
Lembre se de registrar as suas respostas no caderno do aluno e guardar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário