Prof. Denny – ARTE
Estudantes , na atividade de hoje vamos analisar e experimentar diferentes elementos das danças folclóricas paulistas e brasileiras (coreografia, figurino e trilha sonora) e espaços (convencionais e não convencionais) para composição cênica e apresentação coreográfica, individual e coletiva. (EF06AR14)
Antes de começar, vamos relembrar o que
estamos estudando.
Retomada - elementos constitutivos da dança, Rudolf Laban1. Movimento corporal 2. Espaço:
3. Tempo. Você apreciou as
imagens de danças tradicionais e assistiu atentamente
aos vídeos sobre algumas danças folclóricas. Essas danças folclóricas foram
criadas a partir da fusão das várias culturas presentes aqui no Brasil -
indígena africana e europeia, e normalmente vemos suas apresentações em
festas populares, sejam religiosas ou não. Suas características também são bem
particulares, como podemos ver nos figurinos, por exemplo, das imagens
apresentadas durante o nosso estudo. Para ampliar a compreensão das
possibilidades de uso dos elementos constitutivos da dança, você preencheu o
gráfico nas paginas 09 e 10 sobre o estudo realizado por Rudolf Laban, no qual constam outros
elementos da dança.
Conhecimento priorizado |
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Objetivo Geral |
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ATIVIDADE
Você pode acompanhar essa atividade no seu caderno do aluno do segundo bimestre.
Nesta Situação de Aprendizagem vamos começar conversando sobre os seus conhecimentos com
elementos das danças folclóricas paulistas e brasileiras (coreografia, figurino
e trilha sonora) e espaços (convencionais e não convencionais).Grande parte das
danças folclóricas são marcadas pelo colorido de suas roupas, como podemos ver
nos desfiles de Carnaval, no maracatu, nas festas juninas ou mesmo nas demais
danças vistas na Situação de Aprendizagem anterior. Mas o figurino não é o
único responsável pela construção de uma dança folclórica. Vamos conhecer um
pouco mais sobre isso?
Mas antes, vamos ver o que você já conhece desse assunto:
1. O que vocês entendem por figurino na
dança?
2. O que vocês entendem por trilha sonora?
3. Existe um espaço específico para dançar? Por quê?
Para a ampliação de seu repertório pessoal, vamos estudar alguns conceitos importantes para o desenvolvimento das atividades.
COREOGRAFIA – É uma sequência de
movimentos de dança orientados por um coreógrafo ou mesmo por um grupo através
do processo criativo, com o objetivo de se criar uma sincronização de
movimentos para a elaboração de diferentes coreografias.
FIGURINO – É a vestimenta
utilizada pelo dançarino na sua apresentação. O figurino deve informar, por
meio de sua modelagem e cores, as características daquele personagem. No caso
da dança, em muitos casos, o figurino é o complemento do movimento do
dançarino, além de facilitar a compreensão do estilo de dança a ser
apresentado.
TRILHA SONORA - É um conjunto de
sons que compõem uma música, ou seja, desde os instrumentos tocados até mesmo
os sons produzidos para realçar determinada apresentação (cenas) musical, de
dança, teatro etc.
ESPAÇOS DE APRESENTAÇÃO
(convencionais
e não convencionais) - Referem-se aos espaços onde as apresentações acontecem.
Podem ser convencionais, como é o caso dos teatros, salões, ou não
convencionais, como as ruas ou outros espaços, que a princípio não
teriam essa função, como, por exemplo, um deck na praia (como mostrado no vídeo da dança de São Gonçalo).
Atividade 1 – Sondagem
Leia o texto e
pense.
Grande parte das danças folclóricas (Carnaval, Maracatu, Festas Juninas etc.) são marcadas pelo colorido de suas roupas e seus movimentos coreográficos. O que você percebeu quanto aos figurinos , em boa parte dessas danças, é o figurino que auxilia o movimento, coreografias (como são organizadas?) e trilhas sonoras (percebem que a música é o que completa o cenário - roupa, movimento, som?).
Atividade 2
Apreciação
Para essa atividade de apreciação, você ira assistir os vídeos indicados, que abordam figurinos, coreografias, trilhas sonoras e espaços em apresentações de danças folclóricas. Observe as funções e efeitos desses elementos nas apresentações.
Você ira ler os
textos que circulam em campos da vida social dos quais participa
cotidianamente (na casa, na rua, na comunidade, na escola) e em diferentes
mídias: impressa, de massa e digital, reconhecendo a situação
comunicativa , assistir aos vídeos e como eles comunicam a informação.
O vídeo da Escola de dança Bolshoi Brasil apresenta figurinos criados para uma mostra de dança. Questione os estudantes se eles percebem alguma perda de identidade do folclore nesses casos em que a apresentação da dança sai do contexto popular, ou seja, aquela dança realizada na sua comunidade sendo realizada em uma apresentação mais formal? Pergunte também qual a percepção deles do espaço utilizado pelos bailarinos nas danças.
Marujada: Grupo de Expressões Folclóricas do Pará Tamba Tajá. Retumbão. 2016. Disponível emhttps://youtu.be/SjlXlGO-xig
Aqui a coreografia é formada por
apresentações individuais, depois em duplas e, por fim, no grupo. Os movimentos
lembram o balanço do mar e os dançarinos estão descalços. Todas essas
características fazem parte da ideia de que o figurino tem que indicar quem é o
personagem; nesse caso, um marujo ou marinheiro.
Frevo: Diário de Pernambuco. Aprenda a dançar Frevo para o carnaval. Disponível em:https://youtu.be/yUzxN5yR8MI
Essa reportagem apresenta o Frevo no Carnaval de Olinda, apresentando alguns passos de como dançar, mostrando ainda o figurino utilizado e a sombrinha colorida, que dá toda graça aos movimentos. Até mesmo nas aulas de Frevo, nas ruas, com os turistas que não estão caracterizados, a sombrinha é parte fundamental para a execução dos passos.
Samba de roda: Um Quê de Negritude. Samba de Roda – Espetáculo Ayeye (Um Quê de Negritude). 2018. Disponível em:https://youtu.be/w9ucBmUrboI
O baiano é considerado um patrimônio imaterial no Brasil. Ele tem características diferentes do samba de gafieira, ou mesmo das escolas de samba. Questione os alunos se eles sabem as diferenças entre eles e porque ele é considerado patrimônio imaterial e os demais ‘sambas’ não. O Samba de Roda do recôncavo baiano foi considerado patrimônio imaterial em 2005 pela Unesco.
ATIVIDADE 4 - AÇÃO EXPRESSIVA II pagina 14 CADERNO DO ALUNO
DESENHO DE UM FIGURINO DE DANÇA FOLCLÓRICA.
Pesquise as origens dos figurinos de danças
folclóricas. Há figurinos que não são compostos apenas pela roupa, mas por uma
organização de elementos: máscaras, chapéus e outros adereços que o compõem. No
caso de um figurino de dança folclórica, ele deve informar quem é o personagem
e conter características culturais específicas.. Usem sua criatividade para a
construção desse figurino, pensando em toda a bagagem de informações que ele pode
contar apenas por meio de sua modelagem e cores, e registre esse processo de
criação através de croquis e esboços.
Se possível envie uma foto do seu desenho do figurino para o professor
Ate a próxima aula!
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