quarta-feira, 5 de agosto de 2020

ELEMENTOS DANCAS FOLCLORICAS

Prof. Denny – ARTE

Estudantes , na atividade de hoje vamos analisar e experimentar diferentes elementos das danças folclóricas paulistas e brasileiras (coreografia, figurino e trilha sonora) e espaços (convencionais e não convencionais) para composição cênica e apresentação coreográfica, individual e coletiva. (EF06AR14)

Antes de começar, vamos relembrar o que estamos estudando.

Retomada - elementos constitutivos da dança, Rudolf Laban1. Movimento corporal 2. Espaço: 3. Tempo. Você  apreciou  as imagens de danças tradicionais e assistiu atentamente aos vídeos sobre algumas danças folclóricas. Essas danças folclóricas foram criadas a partir da fusão das várias culturas presentes aqui no Brasil - indígena africana e europeia, e normalmente vemos suas apresentações em festas populares, sejam religiosas ou não. Suas características também são bem particulares, como podemos ver nos figurinos, por exemplo, das imagens apresentadas durante o nosso estudo. Para ampliar a compreensão das possibilidades de uso dos elementos constitutivos da dança, você preencheu o gráfico nas paginas 09 e 10 sobre o estudo realizado por Rudolf Laban, no qual constam outros elementos da dança.

 Conteúdo/Tema da aula de hoje.

Conhecimento priorizado

 Objetos de conhecimento e Processos de Criação - elementos das danças folclóricas paulistas e brasileiras (coreografia, figurino e trilha sonora), espaços (convencionais e não convencionais) das dança 

 

Objetivo Geral

 Levantar os conhecimentos prévios colocá-los em contato com a dança folclórica paulista e brasileira, os elementos que compõem uma coreografia (fluência, peso, espaço e tempo) e como eles aparecem nessas danças.


ATIVIDADE

Você pode acompanhar essa atividade no seu caderno do aluno do segundo bimestre.

Nesta Situação de Aprendizagem vamos  começar  conversando sobre os seus conhecimentos com elementos das danças folclóricas paulistas e brasileiras (coreografia, figurino e trilha sonora) e espaços (convencionais e não convencionais).Grande parte das danças folclóricas são marcadas pelo colorido de suas roupas, como podemos ver nos desfiles de Carnaval, no maracatu, nas festas juninas ou mesmo nas demais danças vistas na Situação de Aprendizagem anterior. Mas o figurino não é o único responsável pela construção de uma dança folclórica. Vamos conhecer um pouco mais sobre isso?

Mas antes, vamos ver o que você já conhece desse assunto:

1. O que vocês entendem por figurino na dança?

2. O que vocês entendem por trilha sonora?

3. Existe um espaço específico para dançar? Por quê?

Para a ampliação de seu repertório pessoal, vamos estudar alguns conceitos importantes para o desenvolvimento das atividades.

COREOGRAFIA – É uma sequência de movimentos de dança orientados por um coreógrafo ou mesmo por um grupo através do processo criativo, com o objetivo de se criar uma sincronização de movimentos para a elaboração de diferentes coreografias.

FIGURINO – É a vestimenta utilizada pelo dançarino na sua apresentação. O figurino deve informar, por meio de sua modelagem e cores, as características daquele personagem. No caso da dança, em muitos casos, o figurino é o complemento do movimento do dançarino, além de facilitar a compreensão do estilo de dança a ser apresentado.

TRILHA SONORA - É um conjunto de sons que compõem uma música, ou seja, desde os instrumentos tocados até mesmo os sons produzidos para realçar determinada apresentação (cenas) musical, de dança, teatro etc.

ESPAÇOS DE APRESENTAÇÃO (convencionais e não convencionais) - Referem-se aos espaços onde as apresentações acontecem. Podem ser convencionais, como é o caso dos teatros, salões, ou não convencionais, como as ruas ou outros espaços, que a princípio não

teriam essa função, como, por exemplo, um deck na praia (como mostrado no vídeo da dança de São Gonçalo).

Atividade 1 – Sondagem

Leia o texto e pense.

Grande parte das danças folclóricas (Carnaval, Maracatu, Festas Juninas etc.) são marcadas pelo colorido de suas roupas e seus movimentos coreográficos. O que você percebeu quanto aos figurinos , em boa parte dessas danças, é o figurino que auxilia o movimento, coreografias (como são organizadas?) e trilhas sonoras (percebem que a música é o que completa o cenário - roupa, movimento, som?).

Atividade 2 Apreciação

Para essa atividade de apreciação, você ira assistir  os vídeos indicados, que abordam figurinos, coreografias, trilhas sonoras e espaços em apresentações de danças folclóricas. Observe as funções e efeitos desses elementos nas apresentações.

Você ira ler os  textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (na casa, na rua, na comunidade, na escola) e em diferentes mídias: impressa, de massa e digital, reconhecendo a situação comunicativa , assistir aos vídeos e como eles comunicam a informação.

 Carimbó: Escola Bolshoi Brasil. Bolshoi Brasil – Dança Popular Brasileira – Carimbó. 2017. Disponível em:https://youtu.be/gzlBXwaEfKM

O vídeo da Escola de dança Bolshoi Brasil apresenta figurinos criados para uma mostra de dança. Questione os estudantes se eles percebem alguma perda de identidade do folclore nesses casos em que a apresentação da dança sai do contexto popular, ou seja, aquela dança realizada na sua comunidade sendo realizada em uma apresentação mais formal? Pergunte também qual a percepção deles do espaço utilizado pelos bailarinos nas danças.

Marujada: Grupo de Expressões Folclóricas do Pará Tamba Tajá. Retumbão. 2016. Disponível emhttps://youtu.be/SjlXlGO-xig

Aqui a coreografia é formada por apresentações individuais, depois em duplas e, por fim, no grupo. Os movimentos lembram o balanço do mar e os dançarinos estão descalços. Todas essas características fazem parte da ideia de que o figurino tem que indicar quem é o personagem; nesse caso, um marujo ou marinheiro.

Frevo: Diário de Pernambuco. Aprenda a dançar Frevo para o carnaval. Disponível em:https://youtu.be/yUzxN5yR8MI

Essa reportagem apresenta o Frevo no Carnaval de Olinda, apresentando alguns passos de como dançar, mostrando ainda o figurino utilizado e a sombrinha colorida, que dá toda graça aos movimentos. Até mesmo nas aulas de Frevo, nas ruas, com os turistas que não estão caracterizados, a sombrinha é parte fundamental para a execução dos passos.


Samba de roda: Um Quê de Negritude. Samba de Roda – Espetáculo Ayeye (Um Quê de Negritude). 2018. Disponível em:https://youtu.be/w9ucBmUrboI


O baiano é considerado um patrimônio imaterial no Brasil. Ele tem características diferentes do samba de gafieira, ou mesmo das escolas de samba. Questione os alunos se eles sabem as diferenças entre eles e porque ele é considerado patrimônio imaterial e os demais ‘sambas’ não. O Samba de Roda do recôncavo baiano foi considerado patrimônio imaterial em 2005 pela Unesco.

ATIVIDADE 4 - AÇÃO EXPRESSIVA II pagina 14 CADERNO DO ALUNO

DESENHO DE UM FIGURINO DE DANÇA FOLCLÓRICA.

Pesquise as origens dos figurinos de danças folclóricas. Há figurinos que não são compostos apenas pela roupa, mas por uma organização de elementos: máscaras, chapéus e outros adereços que o compõem. No caso de um figurino de dança folclórica, ele deve informar quem é o personagem e conter características culturais específicas.. Usem sua criatividade para a construção desse figurino, pensando em toda a bagagem de informações que ele pode contar apenas por meio de sua modelagem e cores, e registre esse processo de criação através de croquis e esboços.

 Abaixo, um exemplo de esboço de fantasia para carnaval:

Se possível envie uma foto do seu desenho do figurino para o professor

Ate a próxima aula!

 

 

Habilidades de recuperação contínua, aprofundamento e/ou nivelamento.

(EF06AR10) Explorar elementos constitutivos do movimento dançado nas danças folclóricas paulistas e brasileiras, abordando, criticamente, o desenvolvimento dessas manifestações da dança em sua história tradicional e contemporânea.

(EF15LP01) Compreender a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (na casa, na rua, na comunidade, na escola) e em diferentes mídias: impressa, de massa e digital, reconhecendo a situação comunicativa (PAN).

Metodologia/Recursos e organização no ambiente virtual de aprendizagem

 Divulgação no blog da escola, no facebook profissional do professor compartilhado com o facebook da Unidade Escolar e Whatsapp do aluno.

Quantidade de aulas semanais

2h/a (1h/a: videoaula CMSP, 03/08; 1h/a: atividades complementares).

 

 

Textos/vídeos de apoio propostos

 Frevo: Diário de Pernambuco. Aprenda a dançar Frevo para o carnaval. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=yUzxN5yR8MI>.Catira: TV Cultura. Dois com Dois é Quatro, por Os Favoritos da Catira. 2013. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=6S9wwpmCKzU>.

 

Avaliação: instrumentos e gerenciamento das participações

 Devolutiva das atividades e atribuição de notas realizadas registradas na planilha de acompanhamento. Devolutiva do aluno das atividades realizadas no retorno as aulas ou pelo facebook do professor ou whatsapp do professor. Registros durante o desenvolvimento das atividades, para colaborar com seus momentos de autoavaliação e recuperação.

 


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