Prof Denny - Arte
Estudantes, na atividade de hoje vamos Investigar, identificar e analisar o drama como gênero teatral e a relação entre as linguagens teatral e cinematográfica e as tecnologias digitais em diferentes tempos e espaços, inclusive no contexto paulista e brasileiro, aprimorando a capacidade de apreciação estética teatral.
Vamos recordar o que você estudou na atividade anterior :Retomada ATIVIDADE 1 – SONDAGEM, você respondeu em seu caderno as questões ATIVIDADE 2 – APRECIAÇÃO.Observou atentamente as imagens e os vídeos: Momento 1 - Espaços cênicos pagina 8 CADERNO DO ALUNO; Momento 2 - Formas de dramaturgias - Teatral, televisiva e cinematográfica.
Vamos começar a atividade de hoje conversando sobre os conceitos de dramaturgia na arte contemporânea. Ao final da leitura, é importante que você realize registros durante o desenvolvimento da atividade, para colaborar com os momentos de avaliação e recuperação.
Conteúdo/Tema
Conhecimento priorizado na atividade de hoje. |
Drama como gênero teatral |
Objetivo
Geral |
Contextos e práticas - Investigar, identificar e analisar o drama como gênero teatral:· Drama como gênero teatral·Apreciação estética teatral.·Tragédia· Comédia·Tragicomédia· Farsa |
Drama - É uma palavra que vem do grego e significa ação. No contexto teatral, é uma história com enredo, personagens principais e secundários e que geralmente contempla uma introdução, certo conflito, um clímax e um final. Escrita pelo dramaturgo com o objetivo específico para uma representação quer ela seja uma comédia, uma tragédia, um melodrama, uma farsa etc. Em um texto teatral, uma história é contada como uma narrativa.
Gênero teatral - drama - A palavra “drama” vem do grego
e significa “ação”, logo é um acontecimento ou situação com intensidade
emocional, a qual pode ser representada. No sentido literário, falar de drama é
falar de teatro. Este gênero começou com a encenação em cultos a divindades
gregas. A princípio, os gregos abordavam apenas dois tipos de peças teatrais: a
tragédia e a comédia. Algumas peças são bastante conhecidas e lidas até hoje,
por ser marcos da dramaturgia da época: Prometeu acorrentado de Ésquilo; Édipo
rei e Electra de Sófocles; Medeia de Eurípedes e Menandro de Antífanes.
Neste gênero literário, o narrador conta a
história enquanto os atores encenam e dialogam por meio das personagens. No
texto dramático, não há narrador. A história é narrada por meio das ações dos
personagens e de todo o conjunto cênico. Há narrativa, mas não há narrador,
exceto nos casos em que ele é personagem Quanto aos estilos literários, esta
modalidade literária compreende:
• Tragédia:
Representação de um fato trágico que causa catarse a quem assiste, ou
seja, provoca alívio emocional da audiência.
• Comédia:
Gênero que explora situações do dia a dia exagera particularidades do
comportamento humano e critica costumes de forma bem-humorada, provocando risos
no público, durante a representação de um fato cômico.
• Tragicomédia:
Gênero dramático que contém, ao mesmo tempo, elementos da tragédia e da
comédia.
• Farsa: Gênero que, apesar de ser dramático é cômico, exagerado e extravagante na abordagem de situações cotidianas, valores e relações sociais. Seus personagens são excêntricos e caricatos. Nas farsas, há questionamento de valores, que é construído por meio de alegorias.
Atividade: Temas de Pesquisa: – Apresentação dos vídeos e texto pelo professor para pesquisa.
Links:
Os Dezequilibrados - Vida, o Filme.
Filme Dogville, de 2003. No enredo deste filme há um narrador que conta a vida de uma cidadezinha que recebe a visita de uma jovem em busca de abrigo. A moça é bem recebida pela comunidade e, em troca, faz pequenos serviços para seus moradores. Aos poucos, porém, os habitantes, aparentemente amáveis, descobrem que ela está sendo procurada por um bando de gangsters e passam a exibir um lado.
Sombrio, explorando-a e impedindo-a de
abandonar a cidade. Um aspecto muito interessante do filme é que o cenário não
é realista. Tudo é filmado em um galpão, praticamente sem cenário. A cidade é
traçada como uma planta-baixa, desenhada com giz, que demarca letreiros e
faixas no chão – rua tal, casa de Fulano etc. Meras indicações. Um cachorro que
late o tempo todo também é um desenho com a legenda dog, para não haver
dúvidas. Ao longo de todo o filme, é possível ver a vida das pessoas pelas
paredes invisíveis, com várias cenas simultâneas. A escolha estética de
inserção do cenário invisível (sem paredes, sem janelas, nem portas) ressalta a
dramaticidade pela encenação, dominando a cena o efeito poético do gesto dos
atores seguido de perto pela simplicidade do movimento da câmera. A cenografia
do filme é absolutamente teatral, o que faz dele puro teatro, sem deixar de ser
cinema.
Companhia
Teatro cinema e seu espetáculo Sin sangre.
2010 Sin Sangre (Without Blood) - Teatro Cinema.
Esse espetáculo revela perfeita sintonia
entre as imagens, o cenário e a interpretação dos atores no palco. Para a
realização da peça, primeiro foi feita a gravação de um filme, com todos os
cenários e personagens. Como a peça é do Chile, os diálogos foram todos
legendados em português para a apresentação do grupo no Brasil. Por conta de
uma tecnologia inédita, a peça ocorre entre duas telas de projeção. Entre elas,
existem trilhos e bases giratórias, que permitem o deslocamento e a montagem de
cenários pelo palco. Na encenação, os atores atuam como se estivessem
interagindo com o cenário, mas na verdade interagem com uma projeção, ou seja,
com algo fictício, pura ficção. O próprio espectador chega a confundir se o
personagem é uma projeção ou é real. O grupo chileno Teatro cinema
apresentou-se com esse espetáculo, em abril de 2009, no Festival Internacional
de Teatro de Curitiba e no projeto América em Recortes, organizado pelo SESC-SP.
O que os alunos podem descobrir sobre esse grupo e seu trabalho cênico com
imagens audiovisuais?
Giramundo Teatro de Bonecos e seu espetáculo 20 mil léguas submarinas.
Vinte mil léguas submarinas - Concerto harmonia.
O espetáculo do grupo mineiro Giramundo, 20 mil léguas submarinas, estreou em abril de 2009 no SESC Pompeia (SP). Neste espetáculo, a videoanimação é empregada como recurso da dramaturgia, por meio de duas animações: a abertura, realizada em stop-motion, e o Nautilus, feito por animação digital. O que os alunos podem descobrir sobre esses modos de animação?
É importante que você realize registros durante o desenvolvimento das atividades, para colaborar com os momentos de avaliação e recuperação.
Ate a próxima aula!
Habilidades
cognitivas |
(EF09AR25) Investigar, identificar e
analisar o drama como gênero teatral e a relação entre as linguagens teatral
e cinematográfica e as tecnologias digitais em diferentes tempos e espaços,
inclusive no contexto paulista e brasileiro, aprimorando a capacidade de
apreciação estética teatral. |
Habilidades
de recuperação contínua, aprofundamento e/ou nivelamento. |
(EF09AR24) Reconhecer e apreciar artistas,
grupos, coletivos e manifestações cênicas do teatro contemporâneo paulistas,
brasileiros e estrangeiros, investigando os modos coletivos e colaborativos
de criação, produção, divulgação, circulação e organização da atuação
profissional em teatro. EF69LP34 - Grifar as partes essenciais do texto,
tendo em vista os objetivos de leitura, como forma de possibilitar uma maior
compreensão do texto, a sistematização de conteúdos e informações. |
Metodologia/Recursos
e organização no ambiente virtual de aprendizagem |
Divulgação no blog da escola, no facebook
profissional do professor compartilhado com o facebook da Unidade Escolar e
Whatsapp do aluno. |
Quantidade
de aulas semanais |
2h/a (1h/a: videoaula CMSP, 17/08; 1h/a:
atividades complementares). |
Textos/vídeos
de apoio propostos |
Retomada ATIVIDADE 1 – SONDAGEM, você respondeu em seu caderno as questões ATIVIDADE 2 – APRECIAÇÃO.Observou atentamente as imagens e os vídeos: Momento 1 - Espaços cênicos pagina 8 CADERNO DO ALUNO; Momento 2 - Formas de dramaturgias - Teatral, televisiva e cinematográfica. Para ampliação de seu repertório, foram elencados alguns conceitos importantes; Drama; Gênero teatral – drama; Tragédia; Comédia; Tragicomédia; Farsa.Atividade: Temas de Pesquisa: – Apresentação do vídeo e texto pelo professor para pesquisa. Links: Os Dezequilibrados - Vida, o Filme. Cenas de DOGVILLE. 2010 Sin Sangre (Without Blood) - Teatro Cinema.Apreciação de imagens; ● Giramundo Teatro de Bonecos e seu espetáculo 20 mil léguas submarinas; Vinte mil léguas submarinas. Vinte mil léguas submarinas - Concerto harmonia.Leitura do texto de apoio: Filme Dogville, de 2003; Companhia Teatrocinema e seu espetáculo Sin sangre. ; ● Giramundo Teatro de Bonecos e seu espetáculo 20 mil léguas submarinas. ; Vinte mil léguas submarinas. Vinte mil léguas submarinas - Concerto harmonia.É importante que você realize registros durante o desenvolvimento das atividades, para colaborar com os momentos de avaliação e recuperação.Grifar as partes essenciais do texto, tendo em vista os objetivos de leitura, como forma de possibilitar uma maior compreensão do texto, a sistematização de conteúdos e informações. |
Avaliação:
instrumentos e gerenciamento das participações |
Devolutiva das atividades e atribuição de
notas realizadas registradas na planilha de acompanhamento. Devolutiva do
aluno das atividades realizadas no retorno as aulas ou
pelo facebook do professor ou whatsapp do professor. Registros durante o
desenvolvimento das atividades, para colaborar com seus momentos de
autoavaliação e recuperação. |
Atividade
(link do blog) |
|
Referências |
Os Dezequilibrados - Vida, o Filme. Youtube Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=cnRmR7DWhWs; Cenas de DOGVILLE. Youtube Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=klTPPI_Xprg; 2010 Sin Sangre (Without Blood) - Teatro Cinema. Youtube Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=xNRSDtSVwl0; Giramundo Teatro de Bonecos e seu espetáculo 20 mil léguas submarinas.;Vinte mil léguas submarinas. Youtube Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ivAvwYg8rgw; Vinte mil léguas submarinas - Concerto harmonia. Youtube Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=6qLJK5nsWeA; SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Ensinar e Aprender Arte;SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Linguagens, códigos e suas tecnologias/Secretaria da Educação.SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Caderno do professor: arte, anos finais/Secretária da Educação.Matriz curricular, BNCC, Plano de Nivelamento, CMSP. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário