quarta-feira, 16 de setembro de 2020

14/09 à 18/09 9ºano cie – Extinção

 Palno de aula

A extinção dos dinossauros geralmente é atribuída à queda de um meteorito, mas o surgimento de angiospermas também pode ter sido um importante fatorImagem retirada de Brasil escola

Olá pessoal! Espero que vocês estejam da melhor forma possível!!! Nesta semana o tema extinção. Esse que é fonte de inspiração para muitos filmes e está no imaginário e em nossos telejornais por conta dos animais em extinção ou ameaçados de extinção. Então vamos lá, vamos aumentar nosso conhecimento, vamos estudar sobre extinção!!!

Iremos começar com:

·         Significado da palavra extinção segundo o Dicionário online de Português:

- Extermínio; desaparecimento completo de uma espécie animal ou vegetal.

- Aniquilamento; destruição definitiva e absoluta de algo ou de alguém.

- Abolição; supressão completa de alguma coisa.

- Ação ou efeito de extinguir, de exterminar.

Etimologia (origem da palavra extinção). Do latim exstinctio.onis.

Sabendo então que a palavra extinção tem estes significados podemos pensar que ao utilizá-la a seres vivos queremos dizer que estes seres sumiram, desapareceram, foram aniquilados. Tendo isso claro podemos definir o que é a extinção dos seres vivos e observar também que existem formas diferentes da ocorrência desse fenômeno, veja como nos exemplos:

·         Extinção: se refere ao desaparecimento de espécies de seu habitat natural que podem ou não ter indivíduos vivendo em cativeiro (em zoológicos por exemplo);

·         Extinção local: se refere ao desaparecimento de espécie em um determinado local, em uma região do planeta;

·         Extinção global: se refere ao desaparecimento de espécie em todo o planeta;

·         Extinção em massa: Quando ocorre a eliminação de uma grande quantidade de espécies, damos o nome de extinção em massa;

·         Extinção de fundo: se refere a extinções que ocorrem em todo o tempo com uma ou outra espécie.

E ainda podemos considerar outros dois fatores, a origem da causa da extinção. Por exemplo o que foi citado durante a aula do CMSP que usou o exemplo do deslocamento dos continentes, ou o exemplo do famoso meteoro lá dos dinossauros, eles são de origem NATURAL. Porém não é a única forma de extinção, temos também a nossa própria ação que causa grande impacto nos seres vivos que em muitos casos resulta em extinção das espécies afetadas. Nesse caso dizemos que foi ação ANTRÓPICA, ou seja, ação humana.

Para terminar vamos para o nosso formulário, mas não esqueçam da atividade prática que será a última atividade do formulário, OK? Bons estudos! Até mais!

FORMULÁRIO 14/09 a 18/09 – Extinção

1-      Você já tinha escutado sobre extinção? Do quê ou de qual espécie?

2-      Lembrando do que estudamos semana passada, podemos evitar que novas espécies entrem em extinção? De qual forma?

3-      Quem é o agente causador de extinção por ação antrópica? Cite algumas ações causadas por este agente.

ATIVIDADE PRÁTICA – Registre na forma de cartaz que pode ter fotos e textos escrito sobre alguma espécie que está extinta ou em risco de extinção. Descreva seu nome, algumas características e o que você considera importante para que esse processo de extinção possa ser diminuída ou eliminada (extinta) e responda: Essa extinção é natural ou de ação humana?


*(DICAS PARA SE FAZER UM BELO CARTAZ!

A função do cartaz compreende duas finalidades:

Informativa: as informações devem ser objetivas, bem distribuídas no espaço do papel utilizado (cartolina, craft, color-set ou cartão) e de fácil visualização.

Ilustrativa: as ilustrações obedecem às mesmas regras para não prejudicar essa visualização.

Para alcançar esses objetivos, deve-se observar atentamente determinados itens:

√ A cartolina ou papel cartão nunca devem estar amassados.

√ Não pode haver rasuras.

√ Todas as figuras que serão coladas nos cartazes devem ser bem recortadas.

√ Use letras grandes (tanto impressas quanto manuscritas).

√ Evite textos muito longos.

√ Evite figuras ou desenhos muito pequenos.

√ Utilize legenda (se necessário).

√ Cuidado com a decoração (ela não pode aparecer mais do que a informação).

√ Coloque título (margem superior, centralizado).

√ Identifique o cartaz colocando: disciplina, professor, classe, nome(s) do(s) aluno(s) na margem inferior à direita.


Nenhum comentário:

Postar um comentário