quarta-feira, 16 de setembro de 2020

Composição de manifestações cênicas

 Prof Denny - ARTE

Vamos recordar o que estamos estudando!

Adereços de Cena: São objetos que ornamentam a cena e é aposto no cenário, decorando a cena como adornos para situar a época, a condição econômica, social ou política das personagens.

Adereços de representação: São objetos previamente colocados em cena para serem usados pelo ator durante a representação.

Adereços do ator: São objetos de uso pessoal cuja função principal é ajudar o ator na composição da personagem.

ATIVIDADE 1 – SONDAGEM

1- Quais artistas, grupos, coletivos cênicos e manifestações cênicas de matriz africana, vocês conhecem? Ou já tiveram contato em apresentações seja presencialmente, pela internet e/ou TV.

Conteúdo/Tema-Conhecimento priorizado na atividade de hoje

Composição de manifestações cênicas 

 Objetivo Geral

●Manifestações cênicas de matriz indígena, africana e afro-brasileira;● Elementos constitutivos - figurinos, adereços e cenário

Apreciação - Artistas, grupos e coletivos cênicos que trabalham com manifestações cênicas de matriz africana, afro-brasileira de diferentes épocas.

Durante a sua pesquisa: coletar dados e buscar informações sobre artistas, grupos e coletivos representativos da matriz africana.

Adereços de Cena


O Pássaro Gigante e a Flecha Encantada: músicas e lendas africanas no Xisto Bahia

A peça contando a antiga história de um arrogante rei que se vê em apuros por causa do surgimento de um imenso pássaro que pousa sobre o teto de seu palácio e do valente guerreiro Oxotocanxoxô, que salva o reino de uma maldição ao vencer o pássaro gigante utilizando uma única flecha.

 Adereços de representação

 

A roupa que habito: Vestimentas e adereços reforçam identidade de pessoas negras a partir da estética africana importantes instrumentos de construção e manutenção da identidade negra, roupas e adereços que fazem referência à estética do continente africano são usados como símbolos políticos de resistência.

 Adereços do ator

 Chadwick Boseman

Pantera Negra é uma promessa antiga da Marvel. O filme que mostraria o T'Challa, o rei de Wakanda resolvendo conflitos internos era esperado há anos, principalmente pela preocupação que o estúdio teria em representar a cultura africana de acordo ao mesmo tempo em que teria que vender um filme de super-heróis, ou seja: nem muito sério nem muito despreocupado.

Figurino – Vestimenta utilizada pelos atores para a caracterização de seus personagens, de acordo com sua natureza e que identifica, geralmente, a época e o local da ação. Assim como na realidade, o vestuário, no teatro, tem a função de reproduzir várias normas de diferentes culturas. Ao identificar seu procedimento, identificam-se o sexo, a idade, a classe social, a profissão, a nacionalidade ou a religião do personagem. Ao mesmo tempo, o figurino é um símbolo que representa atmosfera, época histórica, região, estação do ano, hora do dia, entre outras situações. Igualmente, o figurino associa, identifica e equipara outros sistemas culturais.

Os figurinos de “Pantera Negra” são uma homenagem linda à cultura africana

Pantera Negra usou muitas referências africanas para criar os trajes dos seus personagens, e a usuária do Twitter chamada Waris, uma moça da Somália, fez uma série de tuítes bem legais mostrando as inspirações das roupas feitas pela figurinista Ruth Carter (indicada duas vezes ao Oscar) e pela designer de produção Hannah Beachler.

“Muitos dos trajes têm adereços únicos e futuristas, cheios de detalhes. Esses foram feitos homenageando estilos do povo Maasai. O povo Maasai da África Oriental vive no sul do Quênia e norte da Tanzânia.”

QUER VER MAIS! ACESSE:

https://www.papelpop.com/2018/02/referencias-do-figurino-de-pantera-negra/

ATIVIDADE - HORA DE CRIAR!

Crie um figurino africano para um ator ou atriz inspirado no tema africano com os elementos que estudamos hoje. Adereços de Cena, Adereços do ator, Adereços de representação.

Até a próxima aula!

 Habilidades cognitivas

(EF08AR26) Explorar diferentes elementos envolvidos na composição de manifestações cênicas de matriz indígena, africana e afro brasileira (figurinos, adereços, maquiagem/visagismo, cenário e sonoplastia) e reconhecer seus vocabulários.

Habilidades de recuperação contínua, aprofundamento e/ou nivelamento.

Habilidade (EF08AR28): Investigar e experimentar diferentes funções teatrais (ator, figurinista, aderecista, maquiador/visagista, cenógrafo, iluminador, sonoplasta, produtor, diretor e assessor de imprensa etc.) em processos de trabalho artísticos coletivos e colaborativos, e compreender as características desse processo de trabalho.

Metodologia/Recursos e organização no ambiente virtual de aprendizagem

Divulgação no blog da escola, no facebook profissional do professor compartilhado com o facebook da Unidade Escolar e Whatsapp do aluno.

Quantidade de aulas semanais

2h/a (1h/a: videoaula CMSP, 14/09; 1h/a: atividades complementares).

Textos/vídeos de apoio propostos

Retomada: Vamos recordar o que estamos estudando: Adereços de Cena; Adereços de representação Adereços do ator; Atividade 1 – Sondagem - Quais artistas, grupos, coletivos cênicos e manifestações cênicas de matriz africana; Apreciação - Artistas, grupos e coletivos cênicos que trabalham com manifestações cênicas de matriz africana;

QUER VER MAIS! ACESSE: referencias-do-figurino-de-pantera-negra/

ATIVIDADE - HORA DE CRIAR! Crie um figurino africano para um ator ou atriz inspirado no tema africano com os elementos que estudamos hoje. Adereços de Cena, Adereços do ator, Adereços de representação.

Avaliação: instrumentos e gerenciamento das participações

Devolutiva das atividades e atribuição de notas realizadas registradas na planilha de acompanhamento. Devolutiva do aluno das atividades realizadas no retorno as aulas ou pelo facebook do professor ou whatsapp do professor. Registros durante o desenvolvimento das atividades, para colaborar com seus momentos de autoavaliação e recuperação.

Atividade (link do blog)

https://mariaeuniceintegral.blogspot.com/

 

Referências

https://www.pequenopolisba.com.br/programacao-de-fim-de-semana/o-passaro-gigante-e-a-flecha-encantada-musicas-e-lendas-africanas-no-xisto/

https://www.geledes.org.br/roupa-que-habito-vestimentas-e-aderecos-reforcam-identidade-de-pessoas-negras-partir-da-estetica-africana/

https://www.papelpop.com/2018/02/referencias-do-figurino-de-pantera-negra/

SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Ensinar e Aprender Arte;SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Linguagens, códigos e suas tecnologias/Secretaria da Educação.SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Caderno do professor: arte, anos finais/Secretária da Educação.Matriz curricular, BNCC, Plano de Nivelamento, CMSP.

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário