Prof Denny - ARTE
Estudantes, as atividades, indicadas a seguir, desenvolvem as habilidades propostas por meio de experimentações e estudos dos conceitos de matéria sonora, classificação vocal, canto coral.
Conteúdo/Tema- Conhecimento priorizado na atividade de hoje. |
Arte e ação |
Objetivo Geral |
• Suportes, ferramentas e procedimentos técnicos e inventivos.• Matéria sonora e significação; o som da palavra; música coral; o som dos textos e das bandas na escola; parâmetros sonoros, timbre.• Texto/escritura/temas de intervenção cênica. |
Para ampliação de seu repertório
pessoal, foram elencados alguns conceitos importantes para o desenvolvimento
das atividades.
● Masculinas (Tenor-voz mais aguda.
Barítono - voz entre tenor e baixo. Baixo - voz mais grave);
● Femininas (Soprano- voz mais aguda).
Mezzo-soprano – mezza voz, entre soprano e contralto. Contralto - voz mais
grave;
● Intermediárias (1º tenor, 2º tenor etc.).
ATIVIDADE 1 – SONDAGEM - ARTE 85
Nesta
atividade, você vai trabalhar com produção e execução de um Coral.
Para iniciar escreva sobre a sua vivencia com essa linguagem artística, relatando suas impressões e experiências com o Canto Coral na escola, igreja e/ou projetos culturais. Responda e registre os questionamentos a seguir no seu caderno:
1. Sabem o que é canto coral? Já assistiram alguma apresentação? Já participam ou participaram de algum coral? Onde? Escola, igreja, projetos sociais etc.? Justifique a suas respostas.
2. Sabe qual é o seu timbre de voz? Já estudou algo sobre isso?
3. Conhece as classificações vocais masculinas (tenor, barítono e baixo), femininas (soprano, mezzo-soprano e contralto) e intermediárias (1º tenor, 2º tenor etc.)? Já estudou algo sobre isto?
Para saber mais: Classificação Vocal |
Técnica Vocal
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=qp3MQhGKYq8
Vocalize: é um exercício vocal
que consiste em cantar uma ou mais vogais, em diferentes linhas melódicas com
notas especificamente arranjadas como prática didática. Também é a parte vocal
sem palavras da música polifônica do Século XIII e XIV, quando a música não
possuía texto.
Aquecimento Vocal - Vocalize nº01 - Vi i i i
i i...
Tessitura da voz
A tessitura vocal refere-se
ao sistema e conjunto de notas, as quais um cantor consegue executar
de forma confortável.
A execução de tais notas precisa acontecer, de
modo que o timbre (frequência) saia com uma qualidade perfeita.
Tessitura Vocal | Técnica
Vocal
ATIVIDADE 2 –
APRECIACAO
Assista atentamente aos vídeos apresentados pelo professor sobre diferentes formações de Coral. Aprecie as imagens e as musicas.
É importante, ao final da apreciação, solicitar aos estudantes que registrem suas impressões sobre a atividade e sobre os vídeos apresentados.
- I Will Follow Him.
Aleluia (Hallelujah) - Corais de Espumoso, Tapera e Victor Graeff.
Para saber mais:
Classificação e extensão vocal
Disponível em: https://www.descomplicandoamusica.com/classificacao-e-extensao-vocal/
Classificação e extensão vocal.
Disponível em: http://clavesmoema.com.br/index.php?classificacao-e-extensao-vocal
Habilidades
cognitivas |
Reconhecer a expressividade no corpo, na sonoridade e na matéria. |
Habilidades de recuperação
contínua, aprofundamento e/ou nivelamento. |
As atividades propostas, abaixo, estão alinhadas às habilidades do Currículo do Estado de São Paulo, Competências Gerais da BNCC e Matriz de Referência de Língua Portuguesa do SAEB:D1 – localizar informações explícitas em um texto.D4 – Inferir uma informação implícita em um texto.D5 – Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, fotos etc.). |
Metodologia/Recursos
e organização no ambiente virtual de aprendizagem |
Divulgação no blog da escola, no facebook
profissional do professor compartilhado com o facebook da Unidade Escolar e
Whatsapp do aluno. |
Quantidade de aulas
semanais |
2h/a (1h/a: videoaula CMSP, 11/09/2020);
1h/a: atividades complementares). Recorte do caderno do aluno |
Textos/vídeos de
apoio propostos |
Na atividade anterior você respondeu questionamentos indicados sobre instrumento musical natural; Para ampliação de seu repertório pessoal, foram elencados alguns conceitos importantes para o desenvolvimento das atividades.Leitura do texto: Classificação vocal ATIVIDADE 1 – SONDAGEM - ARTE 85 Nesta atividade, você vai trabalhar com produção e execução de um Coral; Responda e registre os questionamentos; Para saber mais: Classificação Vocal | Técnica Vocal – assistir aos vídeos: Vocalize: Aquecimento Vocal - Vocalize nº01 - Vi i i i iLeitura do texto: A tessitura vocal o timbre (frequência); Apreciação do vídeo: Tessitura Vocal | Técnica Vocal. ATIVIDADE 2 – APRECIACAO- Assista atentamente aos vídeos apresentados pelo professor sobre diferentes formações de Coral. Aprecie as imagens e as musicas: - I Will Follow Him.Aleluia (Hallelujah) - Corais de Espumoso, Tapera e Victor Graeff.É importante, ao final da apreciação, solicitar aos estudantes que registrem suas impressões sobre a atividade e sobre os vídeos apresentados.Para saber mais: Classificação e extensão vocal; Classificação e extensão vocal. |
Avaliação:
instrumentos e gerenciamento das participações |
Devolutiva das atividades e atribuição de
notas realizadas registradas na planilha de acompanhamento. Devolutiva do
aluno das atividades realizadas no retorno as aulas ou
pelo facebook do professor ou whatsapp do professor. Registros durante o
desenvolvimento das atividades, para colaborar com seus momentos de
autoavaliação e recuperação. |
Atividade (link do
blog) |
|
Referências |
Classificação Vocal | Técnica Vocalhttps://www.youtube.com/watch?v=qp3MQhGKYq8Vocalize: Aquecimento Vocal - Vocalize nº01 - Vi i i i i i....https://youtu.be/BlImJgaf5IwA tessitura vocal o timbre (frequência)https://aprendateclado.com/tessitura-vocal/;Tessitura Vocal | Técnica Vocalhttps://youtu.be/9S9oIt4y0f0- I Will Follow Him.Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=pFSCVfDpdZQAleluia (Hallelujah) - Corais de Espumoso, Tapera e Victor Graeff. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=4WNyrReWcIoPara saber mais:Classificação e extensão vocalDisponível em: https://www.descomplicandoamusica.com/classificacao-e-extensao-vocal/Classificação e extensão vocal.Disponível em: http://clavesmoema.com.br/index.php?classificacao-e-extensao-vocal SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Ensinar e Aprender Arte; SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Linguagens, códigos e suas tecnologias/Secretaria da Educação.SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Caderno do professor: arte, anos finais/Secretária da Educação.Matriz curricular, BNCC, Plano de Nivelamento, CMSP. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário