sexta-feira, 18 de setembro de 2020

Arte e ação

 Prof Denny - ARTE

Estudantes, as atividades, indicadas a seguir, desenvolvem as habilidades propostas por meio de experimentações e estudos dos conceitos de matéria sonora, classificação vocal, canto coral.


É importante que você realize registros durante o desenvolvimento das atividades, para colaborar com os momentos de avaliação e recuperação. Ao final de cada linguagem, no item “O que eu aprendi?”, registre, em seus cadernos, o que e como aprendeu, descrevendo as experimentações e vivências na construção de um portfólio com toda produção artística.

Conteúdo/Tema- Conhecimento priorizado na atividade de hoje.

Arte e ação

Objetivo Geral

• Suportes, ferramentas e procedimentos técnicos e inventivos.• Matéria sonora e significação; o som da palavra; música coral; o som dos textos e das bandas na escola; parâmetros sonoros, timbre.• Texto/escritura/temas de intervenção cênica.

Para ampliação de seu repertório pessoal, foram elencados alguns conceitos importantes para o desenvolvimento das atividades.

 Classificação vocal:

Masculinas (Tenor-voz mais aguda. Barítono - voz entre tenor e baixo. Baixo - voz mais grave);

Femininas (Soprano- voz mais aguda). Mezzo-soprano – mezza voz, entre soprano e contralto. Contralto - voz mais grave;

 Intermediárias (1º tenor, 2º tenor etc.).

ATIVIDADE 1 – SONDAGEM - ARTE 85

Nesta atividade, você vai trabalhar com produção e execução de um Coral.

Para iniciar escreva sobre a sua vivencia com essa linguagem artística, relatando suas impressões e experiências com o Canto Coral na escola, igreja e/ou projetos culturais. Responda e registre os questionamentos a seguir no seu caderno:

1. Sabem o que é canto coral? Já assistiram alguma apresentação? Já participam ou participaram de algum coral? Onde? Escola, igreja, projetos sociais etc.? Justifique a suas respostas.

2. Sabe qual é o seu timbre de voz? Já estudou algo sobre isso?

3. Conhece as classificações vocais masculinas (tenor, barítono e baixo), femininas (soprano, mezzo-soprano e contralto) e intermediárias (1º tenor, 2º tenor etc.)? Já estudou algo sobre isto?

Para saber mais: Classificação Vocal | Técnica Vocal

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=qp3MQhGKYq8

Vocalize: é um exercício vocal que consiste em cantar uma ou mais vogais, em diferentes linhas melódicas com notas especificamente arranjadas como prática didática. Também é a parte vocal sem palavras da música polifônica do Século XIII e XIV, quando a música não possuía texto.

Aquecimento Vocal - Vocalize nº01 - Vi i i i i i...

Tessitura da voz

tessitura vocal refere-se ao sistema e conjunto de notas, as quais um cantor consegue executar de forma confortável.
A execução de tais notas precisa acontecer, de modo que o 
timbre (frequência) saia com uma qualidade perfeita.

Tessitura Vocal | Técnica Vocal


ATIVIDADE 2 – APRECIACAO

Assista atentamente aos vídeos apresentados pelo professor sobre diferentes formações de Coral. Aprecie as imagens e as musicas.

É importante, ao final da apreciação, solicitar aos estudantes que registrem suas impressões sobre a atividade e sobre os vídeos apresentados.

- I Will Follow Him.



Aleluia (Hallelujah) - Corais de Espumoso, Tapera e Victor Graeff.


Para saber mais:

Classificação e extensão vocal

Disponível em: https://www.descomplicandoamusica.com/classificacao-e-extensao-vocal/

Classificação e extensão vocal.

Disponível em: http://clavesmoema.com.br/index.php?classificacao-e-extensao-vocal

 Até a próxima aula.

Habilidades cognitivas

Reconhecer a expressividade no corpo, na sonoridade e na matéria.

Habilidades de recuperação contínua, aprofundamento e/ou nivelamento.

As atividades propostas, abaixo, estão alinhadas às habilidades do Currículo do Estado de São Paulo, Competências Gerais da BNCC e Matriz de Referência de Língua Portuguesa do SAEB:D1 – localizar informações explícitas em um texto.D4 – Inferir uma informação implícita em um texto.D5 – Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, fotos etc.).

Metodologia/Recursos e organização no ambiente virtual de aprendizagem

Divulgação no blog da escola, no facebook profissional do professor compartilhado com o facebook da Unidade Escolar e Whatsapp do aluno.

Quantidade de aulas semanais

2h/a (1h/a: videoaula CMSP, 11/09/2020); 1h/a: atividades complementares). Recorte do caderno do aluno

Textos/vídeos de apoio propostos

Na atividade anterior você respondeu questionamentos indicados sobre instrumento musical natural; Para ampliação de seu repertório pessoal, foram elencados alguns conceitos importantes para o desenvolvimento das atividades.Leitura do texto: Classificação vocal

ATIVIDADE 1 – SONDAGEM - ARTE 85 Nesta atividade, você vai trabalhar com produção e execução de um Coral; Responda e registre os questionamentos; Para saber mais: Classificação Vocal | Técnica Vocal – assistir aos vídeos: Vocalize: Aquecimento Vocal - Vocalize nº01 - Vi i i i iLeitura do texto: tessitura vocal  timbre (frequência); Apreciação do vídeo: Tessitura Vocal | Técnica Vocal.

ATIVIDADE 2 – APRECIACAO- Assista atentamente aos vídeos apresentados pelo professor sobre diferentes formações de Coral. Aprecie as imagens e as musicas: - I Will Follow Him.Aleluia (Hallelujah) - Corais de Espumoso, Tapera e Victor Graeff.É importante, ao final da apreciação, solicitar aos estudantes que registrem suas impressões sobre a atividade e sobre os vídeos apresentados.Para saber mais: Classificação e extensão vocal; Classificação e extensão vocal.

Avaliação: instrumentos e gerenciamento das participações

Devolutiva das atividades e atribuição de notas realizadas registradas na planilha de acompanhamento. Devolutiva do aluno das atividades realizadas no retorno as aulas ou pelo facebook do professor ou whatsapp do professor. Registros durante o desenvolvimento das atividades, para colaborar com seus momentos de autoavaliação e recuperação.

Atividade (link do blog)

https://mariaeuniceintegral.blogspot.com/

Referências

Classificação Vocal | Técnica Vocalhttps://www.youtube.com/watch?v=qp3MQhGKYq8Vocalize: Aquecimento Vocal - Vocalize nº01 - Vi i i i i i....https://youtu.be/BlImJgaf5Iwtessitura vocal  timbre (frequência)https://aprendateclado.com/tessitura-vocal/;Tessitura Vocal | Técnica Vocalhttps://youtu.be/9S9oIt4y0f0- I Will Follow Him.Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=pFSCVfDpdZQAleluia (Hallelujah) - Corais de Espumoso, Tapera e Victor Graeff. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=4WNyrReWcIoPara saber mais:Classificação e extensão vocalDisponível em: https://www.descomplicandoamusica.com/classificacao-e-extensao-vocal/Classificação e extensão vocal.Disponível em: http://clavesmoema.com.br/index.php?classificacao-e-extensao-vocal

SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Ensinar e Aprender Arte; SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Linguagens, códigos e suas tecnologias/Secretaria da Educação.SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Caderno do professor: arte, anos finais/Secretária da Educação.Matriz curricular, BNCC, Plano de Nivelamento, CMSP.

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário