Prof. Denny - ARTE
Vamos recordar o que você fez na atividade anterior: APRECIAÇÃO pagina 92, Leitura e apreciação de imagens: Ginger e Fred, Bodas de sangue Assistir aos vídeos produzidos pelo ator francês Alex Ramirès.
Estudantes, as atividades indicadas a seguir desenvolvem as habilidades propostas por meio de experimentações e estudos dos conceitos de Jingle, parodia peça publicitária
Conteúdo/Tema-Conhecimento priorizado na atividade de hoje. |
Tempo de fazer gerando o mostrar
|
Objetivo
Geral |
Pesquisar festivais e salões como
formas de mostrar a produção artística. Conteúdo: • A construção de jingles. • O
festival e o salão como modo de mostrar a produção. |
É importante que você realize registros durante o desenvolvimento das
atividades para colaborar com os momentos de avaliação e recuperação. Ao
final de cada linguagem, no item “O que eu aprendi?”, oriente os estudantes a
registrarem, em seus cadernos, o que e como aprenderam, descrevendo as
experimentações e vivências na construção de um portfólio com toda produção
artística.
Para ampliação de seu repertório pessoal, foram elencados alguns conceitos importantes para o desenvolvimento das atividades.
Jingle: é uma mensagem
publicitária musicada composta para ajudar a vender um produto que consiste em
um refrão simples e de curta duração, próprio para ser lembrado e cantarolado
com facilidade. Existe uma diferença entre o jingle e a paródia.
Algumas de suas características são:
● facilidade de memorização;
● texto enxuto contendo as principais informações
do produto;
● texto em forma de poesia ou verso.
Paródia: pode ser uma peça ou fragmento que transforma ironicamente um texto preexistente, zombando dele por toda espécie de efeito cômico. É aparentada à sátira e apresenta um metadiscurso crítico sobre o texto original.
Paródia - O NOME DELA É CRASE [Prof. Noslen]
Peça publicitária: é um gênero textual que se utiliza de um conjunto de meios para levar ao consumidor um produto, serviço ou ideia. Por meio de outdoor, busdoor, mobiliário urbano etc., é uma forma paga de promoção de ideias, bens e serviços por um patrocinador direcionado a uma audiência alvo por meio dos mass media". A publicidade ajuda a identificar o significado e o papel dos produtos, fornecendo informação sobre marcas, companhias e organizações e é uma ferramenta muito importante da publicidade.
Hospital do Amor: vencer o câncer
Nem sempre é fácil tratar de assuntos delicados e
que podem trazer sentimentos aflitivos para quem assiste.
É por isso que o exemplo de campanhas
publicitárias de sucesso um filme que foi buscar no amor e na emoção o antídoto
para quem tende a se esquivar desse problema tão sério: o câncer infantil.
Uma animação ousada e ao mesmo tempo linda,
que não esconde o medo e o verdadeiro pesadelo que uma família com uma criança
com câncer precisa enfrentar, o vídeo conseguiu seu objetivo: mostrar a todos
que por mais difícil que possa parecer só com o amor à sociedade poderá vencer
essa luta.
Assista, é impossível não se emocionar:
ATIVIDADE 1 – SONDAGEM - pagina ARTE 93
Para iniciar essa proposta de atividades na linguagem musical, participe da conversa sobre os diversos usos sociais e comerciais da musica, o que mudou na produção, execução e apreciação de musica com o uso da tecnologia, mídias digitais e redes sociais. Finalize a atividade respondendo aos questionamentos a seguir:
1. O que você
sabe sobre os diversos usos sociais e comerciais de uma musica?
2. Você sabe
o que e um jingle? De quais você se recorda?
3. Qual a diferença
entre um jingle e pecas publicitárias com musica e locução?
4. Você já
produziu algum jingle para algum produto?
5. Você sabe
identificar a diferença entre jingle e parodia?
6. O que mudou na produção, execução e apreciação de musica com uso da tecnologia, mídias digitais e redes sociais?
ATIVIDADE 2 – APRECIAÇÃO
Para este momento de apreciação, assista atentamente ao vídeo apresentando. Observe atentamente as imagens, sobre os pontos mais importantes na produção. Seja os detalhes do produto, estilo musical utilizado, ritmo etc.
Coca-Cola lança primeira campanha após dois
meses
Dois meses após suspender a publicidade de todas as suas marcas no Brasil devido à crise causada pelo novo corona vírus, a Coca-Cola lança campanha com mensagem de esperança para o momento. O filme, adaptado pela Wunderman Thompson para o Brasil, com trilha sonora de Superheroes, da banda irlandesa The Script, pretende reforçar a capacidade de reinvenção das pessoas para superarem obstáculos. Ao final, a marca afirma que “vamos passar por essa juntos”.
Para saber mais: Museu Virtual Memória da Propaganda, - Aborda o contexto de produção de peças publicitárias publicadas. Pode-se, também, selecionar peças de marcas que ainda existem fazendo uma análise histórica da evolução do discurso publicitário construído.
Disponível em: https://www.memoriadapropaganda.org.br/quem-somos
Hora de Criar!
Você pode escolher, criar um jingle de uma
campanha publicitária ou uma parodia de uma musica.
Use a sua criatividade!
Até a próxima aula.
Habilidades de recuperação contínua, aprofundamento
e/ou nivelamento. |
As atividades propostas, abaixo, estão alinhadas às habilidades do Currículo do Estado de São Paulo, Competências Gerais da BNCC e Matriz de referência de Língua Portuguesa do SAEB:D1 – localizar informações explícitas em um texto.D5 – Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foco etc.).D15 – Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema, em função das condições em que ele foi produzido e daqueles em que será recebido. |
Metodologia/Recursos e organização no ambiente
virtual de aprendizagem |
Divulgação no
blog da escola, no facebook profissional do professor compartilhado com o
facebook da Unidade Escolar e Whatsapp do aluno. |
Quantidade de aulas semanais |
2h/a (1h/a: videoaula CMSP, 11/09/2020);
1h/a: atividades complementares). Recorte do caderno do aluno. |
Textos/vídeos de apoio propostos |
Retomada: ATIVIDADE 2 – APRECIAÇÃO pagina 92, Leitura e apreciação de imagens: Ginger e Fred, Bodas de sangue Assistir aos vídeos produzidos pelo ator francês Alex Ramirès; Para ampliação de seu repertório pessoal, foram elencados alguns conceitos importantes para o desenvolvimento das atividades. Jingle; apreciação do vídeo: Jingle Creme Alface Rugol, leitura do texto: Paródia; apreciação do vídeo: Paródia - O NOME DELA É CRASE [Prof. Noslen]; leitura do texto e apreciação de vídeo: Peça publicitária, Hospital do Amor: vencer o câncer. ATIVIDADE 1 – SONDAGEM - pagina ARTE 93.Finalize a atividade respondendo aos questionamentos; ATIVIDADE 2 – APRECIAÇÃO- Coca-Cola lança primeira campanha após dois meses; Para saber mais: Museu Virtual Memória da Propaganda; Hora de Criar! Escolher, criar um jingle de uma campanha publicitária ou uma parodia de uma musica. |
Avaliação: instrumentos e gerenciamento das
participações |
Devolutiva das atividades e atribuição de
notas realizadas registradas na planilha de acompanhamento. Devolutiva do
aluno das atividades realizadas no retorno as aulas ou
pelo facebook do professor ou whatsapp do professor. Registros durante o
desenvolvimento das atividades, para colaborar com seus momentos de
autoavaliação e recuperação. |
Atividade (link do blog) |
|
Referências |
Jingle Creme Alface Rugolhttps://youtu.be/Ye7bQhJoPJg;Paródia - O NOME DELA É CRASE [Prof. Noslen] https://youtu.be/w1XHT1aPkJI;Hospital do Amor: vencer o câncer https://youtu.be/naXplhurrCU;Coca-Cola lança primeira campanha após dois meses https://youtu.be/VbLQMtuCCTs; Para saber mais: Museu Virtual Memória da Propaganda https://www.memoriadapropaganda.org.br/quem-somos;Hora de Criar!Você pode escolher, criar um jingle de uma campanha publicitária ou uma parodia de uma musica. SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Ensinar e Aprender Arte;SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Linguagens, códigos e suas tecnologias/Secretaria da Educação.SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Caderno do professor: arte, anos finais/Secretária da Educação. Matriz curricular, BNCC, Plano de Nivelamento, CMSP. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário