quinta-feira, 17 de setembro de 2020

Consumo consciente

 Prof. Denny - Tecnologia e Inovação

Estudantes, atualmente, a propaganda está na TV, nos jornais, nas rádios, na Internet, nas fachadas das lojas, nos pontos de ônibus e até nos próprios ônibus urbanos. Há propaganda na rua, dentro da sua casa e até em banheiros públicos e privados. O alcance da propaganda é impressionante. E a influência exercida por ela também. Ainda mais quando falamos de jovens e adolescentes. Já parou para pensar nisso? Vamos discutir mais sobre o assunto:
 

Conteúdo/Tema-Conhecimento priorizado na atividade de hoje

Consumo consciente 

 Objetivo Geral

Mudar hábitos e pressionar por uma sociedade mais sustentável com as bases do consumo consciente


leia o texto:

Propaganda: a arte da persuasão

Por definição, a propaganda é uma forma de apresentar uma informação, um produto/marca/empresa ou uma pessoa com o objetivo de influenciar a atitude de uma audiência. Ou seja, influenciar/persuadir pessoas é algo intrínseco ao conceito de propaganda.

 A propaganda e o consumo

Como mencionado, toda propaganda visa influenciar seu público. E no caso da propaganda comercial (a publicidade) o objetivo é exatamente convencer seu público a comprar algo.

 A propaganda e o consumo de jovens e adolescentes

Mas é bom lembrar que, em parte, a propaganda só reflete o comportamento de seu próprio público e há ainda diversos outros influenciadores de consumo, como algumas novelas, filmes e seriados, alguns canais de youtube dedicados a determinados assuntos (ex.: alguns vlogs ou blogs de moda que pregam a ostentação), entre outros.

A propaganda e os padrões de jovens e adolescentes

Como mencionado, a propaganda estuda o comportamento de seu público (bem como as tendências de mudanças que estão pra ocorrer) e, em parte, reflete tudo isso. Por exemplo, uma das estratégias de convencimento da propaganda é usar a linguagem de seu público, para que ele se identifique com o que a propaganda quer dizer.

Atividade  – Em busca de informações

Você já refletiu sobre como a tecnologia digital  que vem ganhando espaço na nossa vida e como a sociedade tem se tornado cada vez mais tecnológica e conectada. Os smartphones ganharam status de indispensáveis no dia a dia, e a cena mais comum atualmente, onde quer que vamos, são pessoas interagindo de alguma forma com seu aparelho. Isso explica os números que você viu no infográfico a seguir:

 

A internet abriu espaço para encontrarmos informações sobre quase tudo, a partir de diferentes autores, formatos e pontos de vista. O acesso a tantos recursos é muito poderoso, mas pode ser uma “casca de banana” se não estivermos preparados para decodificá-los. Ou seja, ao mesmo tempo em que o amplo acesso à informação expande os caminhos da aprendizagem.

Amplie a discussão sobre os itens do quadro e a importância de se realizar a leitura da informação de forma crítica.

Pesquisa  pagina 44 CADERNO DO ALUNO

Papel da propaganda e sua relação com o consumo

Faça uma busca no site de grandes lojas, e analise as propagandas de celular.

Então, responda:

Quais os motivos mais comuns para alguém querer trocar de celular?

Na média, de quanto em quanto tempo os usuários trocam seus aparelhos?

De onde vem à pressão para a troca?

lembre se de fazer o registro das suas atividades.

até a próxima aula!

 Habilidades cognitivas

EF89TEC07 Utilizar as TDIC para promover práticas de consumo consciente

 

Habilidades de recuperação contínua, aprofundamento e/ou nivelamento.

EF89TEC07 Utilizar as TDIC para promover práticas de consumo consciente;PAN - Compreender a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (na casa, na rua, na comunidade, na escola) e em diferentes mídias: impressa, de massa e digital, reconhecendo a situação comunicativa. 

Metodologia/Recursos e organização no ambiente virtual de aprendizagem

Divulgação no blog da escola, no facebook profissional do professor compartilhado com o facebook da Unidade Escolar e Whatsapp do aluno.

Quantidade de aulas semanais

(1h/a: videoaula CMSP 11/09/2020; 1h/a: atividades complementares). Recorte do caderno do aluno.

 

 

Textos/vídeos de apoio propostos

Na atividade anterior você fez reflexões importantes sobre Consumo consciente e respondeu as perguntas da apreciação do quadrinho de Caco Galhardo; Leitura do texto: O alcance da propaganda; Propaganda: a arte da persuasão; A propaganda e o consumo; A propaganda e o consumo de jovens e adolescentes; A propaganda e os padrões de jovens e adolescentes. Atividade 1 – Em busca de informações - refletir sobre como a tecnologia digital - leitura da informação de forma crítica; Pesquisa 2 pagina 44 CADERNO DO ALUNO - Papel da propaganda e sua relação com o consumo; Faça uma busca no site de grandes lojas, e analise as propagandas de celular e responda as perguntas.

 

Avaliação: instrumentos e gerenciamento das participações

Devolutiva das atividades e atribuição de notas realizadas registradas na planilha de acompanhamento. Devolutiva do aluno das atividades realizadas no retorno as aulas ou pelo facebook do professor ou whatsapp do professor. Registros durante o desenvolvimento das atividades, para colaborar com seus momentos de autoavaliação e recuperação.

Atividade (link do blog)

https://mariaeuniceintegral.blogspot.com/

Referências

https://www.oseudinheirovalemais.com.br/a-influencia-da-propaganda-em-jovens-e-adolescentes/

Fonte: Infográfico desenvolvido por Educa Mídia a partir de dados do Observatório Mundial dos Resíduos Eletrônicos 2017 (Universidade das Nações Unidas) e da FGV. CC BY-SA 4.0

Caderno do aluno Tecnologia e Inovação;Caderno do professor tecnologia e Inovação;BNCC, PAN

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário