Prof. Denny - Tecnologia e Inovação
Conteúdo/Tema-Conhecimento priorizado na atividade de hoje |
Consumo consciente |
Objetivo Geral |
Mudar hábitos e pressionar por uma sociedade mais sustentável com as bases do consumo consciente |
Propaganda:
a arte da persuasão
Por definição, a propaganda é uma forma de
apresentar uma informação, um produto/marca/empresa ou uma pessoa com o
objetivo de influenciar a atitude de uma audiência. Ou seja, influenciar/persuadir
pessoas é algo intrínseco ao conceito de propaganda.
Como mencionado, toda propaganda visa
influenciar seu público. E no caso da propaganda comercial (a publicidade) o
objetivo é exatamente convencer seu público a comprar algo.
Mas é bom lembrar que, em
parte, a propaganda só reflete o comportamento de seu próprio público e há
ainda diversos outros influenciadores de consumo, como algumas novelas, filmes
e seriados, alguns canais de youtube dedicados a determinados assuntos (ex.:
alguns vlogs ou blogs de moda que pregam a ostentação), entre outros.
A propaganda e os padrões de jovens e adolescentes
Como mencionado, a propaganda estuda o comportamento de seu público (bem como as tendências de mudanças que estão pra ocorrer) e, em parte, reflete tudo isso. Por exemplo, uma das estratégias de convencimento da propaganda é usar a linguagem de seu público, para que ele se identifique com o que a propaganda quer dizer.
Atividade – Em busca de informações
Você já refletiu sobre como a tecnologia
digital que vem ganhando espaço na nossa vida e como a sociedade tem se tornado
cada vez mais tecnológica e conectada. Os smartphones ganharam status de
indispensáveis no dia a dia, e a cena mais comum atualmente, onde quer que
vamos, são pessoas interagindo de alguma forma com seu aparelho. Isso explica
os números que você viu no infográfico a seguir:
A internet abriu espaço para encontrarmos informações sobre quase tudo, a partir de diferentes autores, formatos e pontos de vista. O acesso a tantos recursos é muito poderoso, mas pode ser uma “casca de banana” se não estivermos preparados para decodificá-los. Ou seja, ao mesmo tempo em que o amplo acesso à informação expande os caminhos da aprendizagem.
Amplie a discussão sobre os itens do quadro e a importância de se realizar a leitura da informação de forma crítica.
Pesquisa pagina 44 CADERNO DO ALUNO
Papel da propaganda e sua relação com o consumo
Faça uma busca no site de grandes lojas, e analise as propagandas de celular.
Então, responda:
Quais os motivos mais comuns para alguém querer trocar de celular?
Na média, de quanto em quanto tempo os usuários trocam seus aparelhos?
De onde vem à pressão para a troca?
lembre se de fazer o registro das suas atividades.
até a próxima aula!
Habilidades cognitivas |
EF89TEC07 Utilizar as TDIC para promover práticas
de consumo consciente |
Habilidades
de recuperação contínua, aprofundamento e/ou nivelamento. |
EF89TEC07 Utilizar as TDIC para promover práticas de consumo consciente;PAN - Compreender a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (na casa, na rua, na comunidade, na escola) e em diferentes mídias: impressa, de massa e digital, reconhecendo a situação comunicativa. |
Metodologia/Recursos
e organização no ambiente virtual de aprendizagem |
Divulgação no blog da escola, no facebook
profissional do professor compartilhado com o facebook da Unidade Escolar e
Whatsapp do aluno. |
Quantidade
de aulas semanais |
(1h/a: videoaula CMSP 11/09/2020; 1h/a:
atividades complementares). Recorte do caderno do aluno. |
Textos/vídeos
de apoio propostos |
Na atividade anterior você fez reflexões importantes sobre Consumo consciente e respondeu as perguntas da apreciação do quadrinho de Caco Galhardo; Leitura do texto: O alcance da propaganda; Propaganda: a arte da persuasão; A propaganda e o consumo; A propaganda e o consumo de jovens e adolescentes; A propaganda e os padrões de jovens e adolescentes. Atividade 1 – Em busca de informações - refletir sobre como a tecnologia digital - leitura da informação de forma crítica; Pesquisa 2 pagina 44 CADERNO DO ALUNO - Papel da propaganda e sua relação com o consumo; Faça uma busca no site de grandes lojas, e analise as propagandas de celular e responda as perguntas. |
Avaliação:
instrumentos e gerenciamento das participações |
Devolutiva das atividades e atribuição de
notas realizadas registradas na planilha de acompanhamento. Devolutiva do
aluno das atividades realizadas no retorno as aulas ou
pelo facebook do professor ou whatsapp do professor. Registros durante o
desenvolvimento das atividades, para colaborar com seus momentos de
autoavaliação e recuperação. |
Atividade
(link do blog) |
|
Referências |
https://www.oseudinheirovalemais.com.br/a-influencia-da-propaganda-em-jovens-e-adolescentes/ Fonte: Infográfico desenvolvido por Educa
Mídia a partir de dados do Observatório Mundial dos Resíduos Eletrônicos 2017
(Universidade das Nações Unidas) e da FGV. CC BY-SA 4.0 Caderno do aluno Tecnologia e Inovação;Caderno do professor tecnologia e Inovação;BNCC, PAN |
Nenhum comentário:
Postar um comentário