Prof. Denny - Arte
Estudantes, vamos continuar o nosso estudo sobre diferentes funções teatrais (ator, figurinista, aderecista, maquiador/visagista, cenógrafo, iluminador, sonoplasta, produtor, diretor e assessor de imprensa etc.) em processos de trabalho artísticos coletivos e colaborativos, e discutir os limites e desafios desse processo de trabalho.
Conteúdo/Tema
Conhecimento priorizado na atividade de hoje |
Profissões teatrais |
Objetivo Geral |
Processos de criação; funções teatrais
(ator, figurinista, aderecista, maquiador/visagista, cenógrafo, iluminador,
sonoplasta, produtor, diretor e assessor de imprensa etc.); processos de
trabalho artísticos coletivos e/ou colaborativos. |
ATIVIDADE APRECIAÇÃO pagina 10
CADERNO DO ALUNO
Observe
O quadro indicado às funções exercidas pelos profissionais do teatro (ator, figurinista, aderecista, maquiador/visagista, cenógrafo, iluminador, sonoplasta, produtor, diretor, assessor de imprensa etc.) nos processos de trabalho artísticos coletivos e colaborativos na criação, montagem e apresentação de espetáculos. Aproveite para discutir os limites e desafios desse processo de trabalho.
Responda a questão:
1. Quais as principais atividades que um ator, um figurinista, um aderecista, um maquiador/visagista, um cenógrafo, um iluminador, um sonoplasta, um produtor, diretor e um assessor de imprensa exercem em uma produção teatral?
Momento de Apreciação – Improvisação e
gestualidade da cena.
Observe atentamente as imagens a seguir sobre improvisação e gestualidade.
Depois,
responda em seu caderno o seguinte questionamento:
Conheça a profissão de figurinista
O figurinista é o profissional que elabora a vestimenta, ou figurino, de personagens e/ou profissionais em produções artísticas diversas, como teatrais, televisivas, cinematográficas, musicais, entre outras.
O figurinista é
responsável por planejar e criar a imagem desses personagens, considerando
vestuário e adereços. Para isso, ele deve estudar atentamente o roteiro da
produção, aprofundando-se nas características da personagem e na época e na
região retratadas, garantindo o máximo de fidelidade possível para garantir
qualidade e credibilidade à produção.
Para cumprir essas atribuições
da forma adequada, o figurinista deve
ter vasto conhecimento de história da arte e da indumentária, além de saber
integrar suas habilidades ao funcionamento da iluminação, cenografia, trilha
sonora, efeitos sonoros, entre outros aspectos relacionados às produções
artísticas.
Imagine que você é um profissional do teatro.
Você é um figurinista. Faça um desenho de um figurino para um espetáculo
teatral.
Você pode escolher o espetáculo
Você pode usar os croquis que estão abaixo, é
só escolher, o masculino ou feminino e criar o seu figurino.
Ou se você quiser pode desenhar o seu próprio
croqui
Assista ao vídeo:
Como desenhar croqui
Habilidades
cognitivas |
(EF09AR28) Experimentar diferentes funções
teatrais (ator, figurinista, aderecista, maquiador/visagista, cenógrafo,
iluminador, sonoplasta, produtor, diretor e assessor de imprensa etc.) em
processos de trabalho artísticos coletivos e colaborativos, e discutir os
limites e desafios desse processo de trabalho. |
Habilidades
de recuperação contínua, aprofundamento e/ou nivelamento. |
(EF09AR26) Explorar diferentes elementos
envolvidos na composição dos acontecimentos cênicos do drama, do teatro
contemporâneo e do cinema (figurinos, adereços, maquiagem/visagismo, cenário,
iluminação e sonoplastia, incluindo o recurso a tecnologias digitais) e
reconhecer seus vocabulários. |
Metodologia/Recursos
e organização no ambiente virtual de aprendizagem |
Divulgação no blog da escola, no facebook
profissional do professor compartilhado com o facebook da Unidade Escolar e
Whatsapp do aluno. |
Quantidade
de aulas semanais |
2h/a (1h/a: videoaula CMSP, 14/09; 1h/a:
atividades complementares). |
Textos/vídeos
de apoio propostos |
ATIVIDADE APRECIAÇÃO 10 CADERNO DO ALUNO - Momento de Apreciação - Profissionais que atuam na criação, montagem e apresentação de um espetáculo teatral; Responda a questão; Momento de Apreciação – Improvisação e gestualidade da cena. Observe atentamente as imagens a seguir sobre improvisação e gestualidade; Depois, responda em seu caderno o questionamento, apreciar o vídeo: Conheça a profissão de figurinista; leitura do texto; hora de criar : Faça um desenho de um figurino para um espetáculo teatral; Assista ao vídeo:Como desenhar croqui; observe as Imagens de apoio- croqui |
Avaliação:
instrumentos e gerenciamento das participações |
Devolutiva das atividades e atribuição de
notas realizadas registradas na planilha de acompanhamento. Devolutiva do
aluno das atividades realizadas no retorno as aulas ou
pelo facebook do professor ou whatsapp do professor. Registros durante o
desenvolvimento das atividades, para colaborar com seus momentos de
autoavaliação e recuperação. |
Atividade
(link do blog) |
|
Referências |
Conheça a profissão de figurinista https://youtu.be/PScLuUMw9wU Como desenhar croqui https://youtu.be/AOPSj2tkqMU SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Ensinar e Aprender Arte;SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Linguagens, códigos e suas tecnologias/Secretaria da Educação.SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Caderno do professor: arte, anos finais/Secretária da Educação.Matriz curricular, BNCC, Plano de Nivelamento, CMSP. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário