quinta-feira, 17 de setembro de 2020

Profissões teatrais

 Prof. Denny - Arte

Estudantes, vamos continuar o nosso estudo sobre diferentes funções teatrais (ator, figurinista, aderecista, maquiador/visagista, cenógrafo, iluminador, sonoplasta, produtor, diretor e assessor de imprensa etc.) em processos de trabalho artísticos coletivos e colaborativos, e discutir os limites e desafios desse processo de trabalho.



Conteúdo/Tema Conhecimento priorizado na atividade de hoje

Profissões teatrais

 Objetivo Geral

Processos de criação; funções teatrais (ator, figurinista, aderecista, maquiador/visagista, cenógrafo, iluminador, sonoplasta, produtor, diretor e assessor de imprensa etc.); processos de trabalho artísticos coletivos e/ou colaborativos.

ATIVIDADE APRECIAÇÃO pagina 10 CADERNO DO ALUNO

 Momento de Apreciação - Profissionais que atuam na criação, montagem e apresentação de um espetáculo teatral.

Observe 

O quadro indicado às funções exercidas pelos profissionais do teatro (ator, figurinista, aderecista, maquiador/visagista, cenógrafo, iluminador, sonoplasta, produtor, diretor, assessor de imprensa etc.) nos processos de trabalho artísticos coletivos e colaborativos na criação, montagem e apresentação de espetáculos. Aproveite para discutir os limites e desafios desse processo de trabalho.

Responda a questão:

1. Quais as principais atividades que um ator, um figurinista, um aderecista, um maquiador/visagista, um cenógrafo, um iluminador, um sonoplasta, um produtor, diretor e um assessor de imprensa exercem em uma produção teatral?

Momento de Apreciação – Improvisação e gestualidade da cena.

Observe atentamente as imagens a seguir sobre improvisação e gestualidade.

Depois, responda em seu caderno o seguinte questionamento:

 1- Há diferença entre o gesto que o corpo criador faz no teatro e o gesto que é feito pelo corpo no cotidiano? Comente-a.

Conheça a profissão de figurinista


figurinista é o profissional que elabora a vestimenta, ou figurino, de personagens e/ou profissionais em produções artísticas diversas, como teatrais, televisivas, cinematográficas, musicais, entre outras.

figurinista é responsável por planejar e criar a imagem desses personagens, considerando vestuário e adereços. Para isso, ele deve estudar atentamente o roteiro da produção, aprofundando-se nas características da personagem e na época e na região retratadas, garantindo o máximo de fidelidade possível para garantir qualidade e credibilidade à produção.

Para cumprir essas atribuições da forma adequada, o figurinista deve ter vasto conhecimento de história da arte e da indumentária, além de saber integrar suas habilidades ao funcionamento da iluminação, cenografia, trilha sonora, efeitos sonoros, entre outros aspectos relacionados às produções artísticas.

 HORA DE CRIAR!

Imagine que você é um profissional do teatro. Você é um figurinista. Faça um desenho de um figurino para um espetáculo teatral.

Você pode escolher o espetáculo

Você pode usar os croquis que estão abaixo, é só escolher, o masculino ou feminino e criar o seu figurino.

Ou se você quiser pode desenhar o seu próprio croqui

Assista ao vídeo:

Como desenhar croqui




até a próxima aula!

 

Habilidades cognitivas

(EF09AR28) Experimentar diferentes funções teatrais (ator, figurinista, aderecista, maquiador/visagista, cenógrafo, iluminador, sonoplasta, produtor, diretor e assessor de imprensa etc.) em processos de trabalho artísticos coletivos e colaborativos, e discutir os limites e desafios desse processo de trabalho.

Habilidades de recuperação contínua, aprofundamento e/ou nivelamento.

(EF09AR26) Explorar diferentes elementos envolvidos na composição dos acontecimentos cênicos do drama, do teatro contemporâneo e do cinema (figurinos, adereços, maquiagem/visagismo, cenário, iluminação e sonoplastia, incluindo o recurso a tecnologias digitais) e reconhecer seus vocabulários.

Metodologia/Recursos e organização no ambiente virtual de aprendizagem

Divulgação no blog da escola, no facebook profissional do professor compartilhado com o facebook da Unidade Escolar e Whatsapp do aluno.

Quantidade de aulas semanais

2h/a (1h/a: videoaula CMSP, 14/09; 1h/a: atividades complementares).

 

 

Textos/vídeos de apoio propostos

ATIVIDADE APRECIAÇÃO 10 CADERNO DO ALUNO - Momento de Apreciação - Profissionais que atuam na criação, montagem e apresentação de um espetáculo teatral; Responda a questão; Momento de Apreciação – Improvisação e gestualidade da cena. Observe atentamente as imagens a seguir sobre improvisação e gestualidade; Depois, responda em seu caderno o questionamento, apreciar o vídeo: Conheça a profissão de figurinista; leitura do texto; hora de criar : Faça um desenho de um figurino para um espetáculo teatral; Assista ao vídeo:Como desenhar croqui;  observe as Imagens de apoio- croqui

Avaliação: instrumentos e gerenciamento das participações

Devolutiva das atividades e atribuição de notas realizadas registradas na planilha de acompanhamento. Devolutiva do aluno das atividades realizadas no retorno as aulas ou pelo facebook do professor ou whatsapp do professor. Registros durante o desenvolvimento das atividades, para colaborar com seus momentos de autoavaliação e recuperação.

Atividade (link do blog)

https://mariaeuniceintegral.blogspot.com/

 

Referências

Conheça a profissão de figurinista https://youtu.be/PScLuUMw9wU

Como desenhar croqui https://youtu.be/AOPSj2tkqMU

SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Ensinar e Aprender Arte;SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Linguagens, códigos e suas tecnologias/Secretaria da Educação.SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Caderno do professor: arte, anos finais/Secretária da Educação.Matriz curricular, BNCC, Plano de Nivelamento, CMSP.

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário