Prof Denny - Arte
Vamos recordar o que estudamos na atividade anterior : . Você
assistiu os videoclipes, leu a Ficha três, ARTE 91, pensou sobre o processo de
escolha de temas, assuntos e título de um projeto de manifestação artística. Apreciou
os Links: Música: Na sua estante; Música: O sol e a lua; Música: All About That
Bass e TUTORIAL MOVIE MAKER.
Conteúdo/Tema-Conhecimento priorizado na atividade de hoje |
Discutindo a proposta e elaborando o projeto com os estudantes – Música |
Objetivo
Geral |
Explorar os processos de criação desta
linguagem em ambientes digitais. |
Estudantes, Quem vai a um show musical espera se divertir, ter boa infraestrutura e segurança para aproveitar as atrações. Quando tudo isso acontece, fica aquela sensação de que foi fácil entregar o evento. Mas o que acontece no backstage da produção revela um trabalho árduo e importante para que o fã receba o melhor.
Os produtores de eventos têm que se preocupar
com inúmeros detalhes que, muitas vezes, envolvem mais do que o show e a
contratação de artistas. Entenda um pouco mais sobre os bastidores da produção
de um evento musical na atividade de hoje:
A infraestrutura necessária para um show de música
A infraestrutura básica para um show - seja em
ambientes fechados, seja ao ar livre - pode ser dividida em quatro
seções.
1 - A que exige mais cuidados é o chamado P.A.
(sigla de public address, "endereçamento ao público"), que abrange
tudo o que for voltado para emitir o som que a plateia escutará.
2 - Para os músicos ouvirem o que estão tocando,
é necessário um sistema paralelo de alto-falantes, chamado retorno ou monitor.
3 - Iluminações e
outros efeitos visuais,
4 - A estrutura do palco.
O número e a potência das caixas de som dependem
das dimensões do evento e se ele será em local aberto ou fechado.
“Um grande
show ao ar livre chega a exigir cerca de 20 caixas padrão e 30 subwoofers
(especiais para frequências graves)". Além dos amplificadores e dos
microfones, o equipamento inclui ainda mesas de mixagem e uma infinidade de
periféricos para tratar o som e a luz: compressores, refletores, efeitos como
eco e reverberação, equalizadores etc. - tudo operado por uma equipe de
profissionais experientes como os técnicos de mixagem e os iluminadores.
O que faz um roadie?
Roadie é um técnico de
espetáculo musical. Um especialista normalmente em determinado instrumento; ou
um músico eclético capaz de afinar, manusear, simular a execução, regular se
preciso como faria um luthier ou um especialista, um instrumento musical.
Um roadie viaja com bandas em
turnês, é uma figura que se vê, por exemplo, passando o som ou contribuindo com
o artista e seus músicos na hora da passagem de som, e que está sempre atento
na hora do espetáculo para problemas ocasionais – da troca de encordoamento até
a substituição de um instrumento.
Não há formação específica para roadie. Mas como se trata de uma profissão que requer conhecimentos mútuos para se consolidar é preciso ter profundidade em um número interessante de assuntos.
Significado de Staff
O que é Staff:
Staff é um
termo inglês que significa "pessoal", no sentido de equipe ou
funcionários. O termo é utilizado para designar as pessoas que pertencem ao
grupo de trabalho de uma organização particular.
Na organização de algum evento, como um show musical, por exemplo, o artista possui uma equipe para apoiar todos os momentos do evento. O staff é toda a equipe que dará todo o suporte ao artista e à realização do show. Quem faz parte do staff tem uma função específica para desempenhar antes, durante e após o espetáculo.
Mídia Digital: Definição e importância para o mercado atual.
O que é Mídia Digital?
Mídia Digital é toda
comunicação feita através da Internet. Portanto, banners em sites, anúncios
pagos feito através do Facebook, comerciais que antecedem vídeos no Youtube,
Links Patrocinados e Anúncios feitos no Instagram, são alguns dos exemplos de
Mídia Digital.
Gerar conteúdos para páginas, blogs e sites
também fazem parte da Mídia
Digital. Essa forma de trabalho de gerar conteúdo tem como
principal função em criar um relacionamento com os usuários, principalmente
quando falamos de redes sociais.
Mídia Digital tem um enorme leque de funcionalidades, ferramentas e técnicas para divulgação de empresas ou marcas.
Responda as questões:
Na produção e na execução de um projeto artístico musical quais ferramentas digitais e mídias digitais você usaria?
Seria possível fazer um festival de Musica na nossa escola?
Apreciação - vídeo U2 The Joshua Tree Tour 2017 in São Paulo, Brazil.
A mega turnê “The
Joshua Tree Tour 2017“. Comemorando os trinta anos do
histórico álbum The
Joshua Tree, a banda formada por Bono Vox, The Edge, Adam
Clayton e Larry Mullen traz uma turnê grandiosa, com uma superprodução digna
da superbanda.
O palco em que o U2 se
apresentará possui 80m
de comprimento e 20m de altura, totalizando 1.600m² de área. O
telão, por sua vez, também impressiona com suas medidas exacerbadas: os mesmos
80m de comprimento e 18m de altura, o equivalente a uma TV de 2418 polegadas!
Para transportar toda essa estrutura de Santiago, onde o U2 se apresenta em São Paulo, são necessárias 48 carretas, sendo 18 só para as 140 toneladas da estrutura do palco. As outras 30 carretas são responsáveis por carregar os equipamentos de áudio, vídeo, iluminação e de produção em geral, que somam mais 200 toneladas.
Atividade 1:
Assista ao vídeo observando atentamente toda
a infraestrutura necessária para o show do U2
Observe desde a entrada: a fila, grades de proteção, entrega dos tickets, infraestrutura do palco, iluminação (mudança das cores), mídias digitais utilizadas durante o show, tecnologia digital utilizada pela plateia no show, projeção de imagens de fundo no palco.
Registre o que você conseguiu observar e o que chamou mais a sua atenção após a apreciação do vídeo.
Qual é a infraestrutura necessária para um show de música?
Atividade 2: o que você sabe a respeito de profissionais e profissões contemporâneas diretamente ligadas à Linguagem da música e como o uso da tecnologia e das mídias digitais modificou a escuta e a produção musical.
Responda à questão:
1. Considerando a preparação de um show de
música (espaço, músicos, instrumentos, recursos tecnológicos etc.), quantos e
quais são os profissionais necessários para planejar e executar esse
espetáculo?
Até a próxima aula!
Habilidades
cognitivas |
Usar linguagens e mídias em
situações de planejamento e desenvolvimento de projetos artísticos musicais. |
Habilidades
de recuperação contínua, aprofundamento e/ou nivelamento. |
Explorar os processos de criação desta linguagem em ambientes digitais;As atividades proposta estão alinhadas às habilidades do Currículo do Estado de São Paulo, Competências Gerais da BNCC e Matriz de referência de Língua Portuguesa do SAEB:D5 – Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto etc.).D14 – Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.D17 – Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações. Neste volume, o estudante vai entrar em contato com a Linguagem da música, numa interface com recursos tecnológicos, mídias digitais em produção artística relacionadas com o campo das artes visuais num contexto de hibridismo (audiovisual - videoclipe). |
Metodologia/Recursos
e organização no ambiente virtual de aprendizagem |
Divulgação no blog da escola, no facebook
profissional do professor compartilhado com o facebook da Unidade Escolar e
Whatsapp do aluno. |
Quantidade
de aulas semanais |
2h/a (1h/a: videoaula CMSP, 11/09/2020);
1h/a: atividades complementares). Recorte do caderno do aluno |
Textos/vídeos
de apoio propostos |
Retomada ATIVIDADE 6 – ACAO EXPRESSIVA VI. Você assistiu os videoclipes, leu a Ficha três, ARTE 91, pensou sobre o processo de escolha de temas, assuntos e título de um projeto de manifestação artística. Apreciou os Links: Música: Na sua estante; Música: O sol e a lua; Música: All About That Bass e TUTORIAL MOVIE MAKER. Leitura do texto e apreciação de imagem: A infraestrutura necessária para um show de música; O que faz um roadie; O que é Staff; Mídia Digital: Definição e importância para o mercado atual; Responda as questões; Apreciação - vídeo U2 The Joshua Tree Tour 2017 in São Paulo, Brazil; Atividade 1: Assista ao vídeo observando atentamente toda a infraestrutura necessária para o show do U2; Registre o que você conseguiu observar e o que chamou mais a sua atenção após a apreciação do vídeo; Atividade 2: Responda à questão; |
Avaliação:
instrumentos e gerenciamento das participações |
Devolutiva das atividades e atribuição de
notas realizadas registradas na planilha de acompanhamento. Devolutiva do aluno
das atividades realizadas no retorno as aulas ou pelo
facebook do professor ou whatsapp do professor. Registros durante o
desenvolvimento das atividades, para colaborar com seus momentos de
autoavaliação e recuperação. |
Atividade
(link do blog) |
|
Referências |
https://souzalima.com.br/blog/o-que-faz-um-roadie/ http://imagodeinstalacoes.blogspot.com/2013/06/infra-estrutura-necessaria-para-um-show.html https://www.significados.com.br/staff/ SEE/SP. Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Caderno do professor: ArteSEE/SP. Secretaria da Educação. Caderno do Professor, Orientações Curriculares e Didáticas de Arte do 3º ano do Ensino Médio. Base Nacional Comum Curricular MEC/SEBMatriz curricular, Plano de Nivelamento, CMSP. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário