terça-feira, 1 de setembro de 2020

Elementos do Circo-Teatro


Prof. Denny

Estudante, na atividade de hoje vamos explorar diferentes elementos envolvidos na composição de acontecimentos cênicos da comédia e da farsa, do circo-teatro (teatro circense) e do circo (figurinos, adereços, maquiagem/visagismo, cenário, iluminação e sonoplastia) e reconhecer seus vocabulários.

Na atividade anterior você estudou os diferentes elementos envolvidos na composição de acontecimentos cênicos da comédia e da farsa, do circo-teatro (teatro circense) e do circo.

Comédia: Gênero que explora situações do dia a dia exagera particularidades do comportamento humano e critica costumes de forma bem-humorada, provocando risos no público.

Farsa: Gênero que, apesar de ser dramático, é cômico, exagerado e extravagante na abordagem de situações cotidianas, valores e relações sociais. Seus personagens são excêntricos e caricatos.

Conteúdo/Tema-Conhecimento priorizado na aula de hoje

Elementos do Circo-Teatro

Objetivo Geral

Elementos da Linguagem ● figurinos, adereços, maquiagem/visagismo, cenário, iluminação e sonoplastia.


Estudante, nesta situação de aprendizagem vamos conversar sobre, figurinos, adereços, maquiagem/visagismo, cenário, iluminação e sonoplastia e conhecer as funções teatrais ator, figurinista, aderecista e maquiador/visagista etc. nos processos de criação de personagem.

É importante que você realize registros durante o desenvolvimento das atividades, para colaborar com os momentos de avaliação e recuperação.

Para ampliação de seu repertório, foram elencados alguns conceitos importantes para o desenvolvimento das atividades.

Adereço: Objetos usados como adornos para enfeitar e/ou decorar personagens, cenas, cenários etc.

Aderecista: profissional que é responsável pelos adereços e acessórios de cena.

Ator: É o que interpreta uma personagem no teatro, no circo, no cinema etc. Ele representa uma ação dramática baseada em textos ou improvisada individualmente ou coletivamente.

Atuação: Arte da representação, arte do ator.

Cenário: Objetos usados para compor, enfeitar e/ou decorar cenas, cenários etc.

Cenógrafo: profissional responsável pela criação, projeto e construção do cenário.

Figurino: Indumentária (roupa) usada pelas personagens em diversas produções artísticas.

Figurinista: profissional que é responsável pelas roupas que os atores utilizam em cena. O figurinista cria as vestimentas de forma a deixar claro quem é aquele personagem, qual época ele se encontra e qual a mensagem que ele passa.

Iluminação: Efeitos de luz que tem como função compor apresentações artísticas, destacar atores, ambientes, cenários, proporcionar climas adequados àquilo que se pretende apresentar nas cenas.

Iluminador: profissional responsável por toda a iluminação do espetáculo, desde sua criação até a operação no momento da cena.

Maquiagem: Produtos cosméticos ou não, utilizados para embelezamento, caracterização e transformação dos atores em personagens.

Maquiador: profissional responsável pela maquiagem e caracterização do personagem.

Sonoplastia: Conjunto de sons e efeitos sonoros criados para uma atividade artística, proveniente de músicas, ruídos, vozes, e outras fontes e formas sonoras.

Sonoplasta: profissional responsável por toda a trilha sonora do espetáculo desde sua criação até a execução no momento da cena.

 Assista aos vídeos:

 O que é a cenografia?

Figurinista

 

Visagismo - O que deseja expressar com a sua imagem?


SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM III

ATIVIDADE 1 – SONDAGEM

Responda às questões em seu caderno

1. Quais profissionais trabalham em um circo? Comente.

2. Conhecem quais são os profissionais necessários para a produção de um espetáculo teatral? Cite-os.

3. Quem define como serão feitos os figurinos para o teatro ou circo?

4. Para você, como é o figurino de um personagem de circo? Quais adereços são usados no circo?

5. Como você definiria a maquiagem de um palhaço? Por que tem um profissional maquiador de Teatro ou Circo?

6. O que é necessário para se criar um ambiente cenográfico (uma floresta, uma casa ou o mar, por exemplo) no teatro? Quem faz isso?

7. Toda peça de teatro tem necessariamente um cenário? Quais elementos podem ser utilizados na composição de um cenário?

Atividade 2: Apreciação

Assista ao vídeo: Reportagem Teatro de rua


Observe as fotos que estão disponíveis no seu caderno do aluno, na pagina 15, apreciando e analisando os elementos envolvidos na composição de acontecimentos cênicos presentes nas fotos e em nosso cotidiano. 

Clique e visualize as imagens:

1. Palhaça com aros -Fonte: Greg Kozi / Canadá / 2013. Disponível em: https://cdn.pixabay.com/photo/2013/07/14/04/01/hula-162558_960_720.jpg

2. Mesa de Som e Luz para espetáculo teatral - Fonte: Nadiia_Eye / Kiev / 2015 Disponível em: https://pixabay.com/pt/photos/som-concerto-prepara%C3%A7%C3%A3o-hall-4087874/

3. Montagem de Cenário - Fonte: Carabo Spain / Madri / 2014 Disponível em: https://pixabay.com/pt/photos/teatro-drama-b-n-luz-p%C3%BAblico-426449/

4. Palhaços - Fonte: Paul Brennan / USA/2016- Disponível em: https://cdn.pixabay.com/photo/2016/07/18/13/53/colorful-1525912_960_720.jpg

5. Cena do espetáculo Ricardo III, de Willian Shakespeare. Cenografia de Kim A. Tolman. Fonte: Kim A. Tolman – USA / 2006 - Disponível em: https://cdn.pixabay.com/photo/2017/07/17/21/38/kim-a-2513974_960_720.jpg/

 

É importante que você realize registros durante o desenvolvimento das atividades, para colaborar com os momentos de avaliação e recuperação.

 Habilidades cognitivas

(EF06AR26) Explorar diferentes elementos envolvidos na composição de acontecimentos cênicos da comédia e da farsa, do circo-teatro (teatro circense) e do circo (figurinos, adereços, maquiagem/visagismo, cenário, iluminação e sonoplastia) e reconhecer seus vocabulários.

 Habilidades de recuperação contínua, aprofundamento e/ou nivelamento.

(EF06AR25) Investigar, identificar e analisar a comédia e a farsa como gêneros teatrais e a relação entre as linguagens teatral e circense em diferentes tempos e espaços, aprimorando a capacidade de apreciação estética teatral.

Metodologia/Recursos e organização no ambiente virtual de aprendizagem

Divulgação no blog da escola, no facebook profissional do professor compartilhado com o facebook da Unidade Escolar e Whatsapp do aluno.

 

Quantidade de aulas semanais

2h/a (1h/a: videoaula CMSP, 31/08; 1h/a: atividades complementares). Recorte do caderno do aluno.

 

Textos/vídeos de apoio propostos

Retomada: Comédia e a farsa como gêneros teatrais Para ampliação de seu repertório foram elencadas alguns conceitos importantes para o desenvolvimento das atividades. Leitura do texto: Elementos da Linguagem● figurinos, adereços, maquiagem/visagismo, cenário, iluminação e sonoplastia; Assista aos vídeos: O que é a cenografia; Figurinista; Visagismo - O que deseja expressar com a sua imagem?

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM III, ATIVIDADE 1 – SONDAGEM Responda às questões em seu caderno;Atividade 2: Apreciação-Assista ao vídeo: Reportagem Teatro de ruaEm seguida, Observe as fotos que estão disponíveis no seu caderno do aluno, na pagina 15;ATIVIDADE 3 – AÇÃO EXPRESSIVA I – pagina 16 CADERNO DO ALUNO investigar através de uma pesquisa de textos e Imagens em livros, revistas, periódicos, internet etc., as diferentes funções do teatro.

 

Avaliação: instrumentos e gerenciamento das participações

Devolutiva das atividades e atribuição de notas realizadas registradas na planilha de acompanhamento. Devolutiva do aluno das atividades realizadas no retorno as aulas ou pelo facebook do professor ou whatsapp do professor. Registros durante o desenvolvimento das atividades, para colaborar com seus momentos de autoavaliação e recuperação.

Atividade (link do blog)

https://mariaeuniceintegral.blogspot.com/

Referências

Vídeos: O que é a cenografia?https://youtu.be/xvxRW5xU1r0

Figurinista; https://youtu.be/Sqs197rWT8w; Visagismo - O que deseja expressar com a sua imagem? https://youtu.be/DxGMCYXiIJY

1. Palhaça com aros -Fonte: Greg Kozi / Canadá / 2013. Disponível em: https://cdn.pixabay.com/photo/2013/07/14/04/01/hula-162558_960_720.jpg

 2. Mesa de Som e Luz para espetáculo teatral - Fonte: Nadiia_Eye / Kiev / 2015 Disponível em: https://pixabay.com/pt/photos/som-concerto-prepara%C3%A7%C3%A3o-hall-4087874/

3. Montagem de Cenário - Fonte: Carabo Spain / Madri / 2014 Disponível em: https://pixabay.com/pt/photos/teatro-drama-b-n-luz-p%C3%BAblico-426449/

4. Palhaços - Fonte: Paul Brennan / USA/2016- Disponível em: https://cdn.pixabay.com/photo/2016/07/18/13/53/colorful1525912_960_720.jpg

.5. Cena do espetáculo Ricardo III, de Willian Shakespeare. Cenografia de Kim A. Tolman. Fonte: Kim A. Tolman – USA / 2006 - Disponível em: https://cdn.pixabay.com/photo/2017/07/17/21/38/kim-a-2513974_960_720.jpg/

SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Ensinar e Aprender Arte;

SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Linguagens, códigos e suas tecnologias/Secretaria da Educação.

SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Caderno do professor: arte, anos finais/Secretária da Educação. Matriz curricular, BNCC, Plano de Nivelamento, CMSP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário