Prof. Denny
Estudante, na atividade de hoje vamos explorar diferentes elementos envolvidos na composição de acontecimentos cênicos da comédia e da farsa, do circo-teatro (teatro circense) e do circo (figurinos, adereços, maquiagem/visagismo, cenário, iluminação e sonoplastia) e reconhecer seus vocabulários.
Na atividade anterior você estudou os diferentes elementos envolvidos na composição de acontecimentos cênicos da comédia e da farsa, do circo-teatro (teatro circense) e do circo.
Comédia: Gênero que explora situações do dia a dia exagera particularidades do comportamento humano e critica costumes de forma bem-humorada, provocando risos no público.
Farsa: Gênero que, apesar de ser dramático, é cômico, exagerado e extravagante na abordagem de situações cotidianas, valores e relações sociais. Seus personagens são excêntricos e caricatos.
Conteúdo/Tema-Conhecimento priorizado na aula de hoje |
Elementos do Circo-Teatro |
Objetivo
Geral |
Elementos da Linguagem ● figurinos,
adereços, maquiagem/visagismo, cenário, iluminação e sonoplastia. |
Estudante, nesta situação de aprendizagem vamos conversar sobre, figurinos, adereços, maquiagem/visagismo, cenário, iluminação
e sonoplastia e conhecer as funções teatrais ator, figurinista, aderecista e
maquiador/visagista etc. nos processos de criação de personagem.
É importante que você realize registros
durante o desenvolvimento das atividades, para colaborar com os momentos de
avaliação e recuperação.
Para ampliação de seu repertório, foram elencados alguns conceitos importantes para o desenvolvimento das atividades.
Adereço: Objetos usados como adornos para enfeitar e/ou decorar personagens, cenas, cenários etc.
Aderecista: profissional que é
responsável pelos adereços e acessórios de cena.
Ator: É o que interpreta
uma personagem no teatro, no circo, no cinema etc. Ele representa uma ação
dramática baseada em textos ou improvisada individualmente ou coletivamente.
Atuação: Arte da
representação, arte do ator.
Cenário: Objetos usados para
compor, enfeitar e/ou decorar cenas, cenários etc.
Cenógrafo: profissional
responsável pela criação, projeto e construção do cenário.
Figurino: Indumentária (roupa)
usada pelas personagens em diversas produções artísticas.
Figurinista: profissional que é
responsável pelas roupas que os atores utilizam em cena. O figurinista cria as
vestimentas de forma a deixar claro quem é aquele personagem, qual época ele se
encontra e qual a mensagem que ele passa.
Iluminação: Efeitos de luz que
tem como função compor apresentações artísticas, destacar atores, ambientes,
cenários, proporcionar climas adequados àquilo que se pretende apresentar nas
cenas.
Iluminador: profissional
responsável por toda a iluminação do espetáculo, desde sua criação até a
operação no momento da cena.
Maquiagem: Produtos cosméticos
ou não, utilizados para embelezamento, caracterização e transformação dos
atores em personagens.
Maquiador: profissional
responsável pela maquiagem e caracterização do personagem.
Sonoplastia: Conjunto de sons e
efeitos sonoros criados para uma atividade artística, proveniente de músicas,
ruídos, vozes, e outras fontes e formas sonoras.
Sonoplasta: profissional
responsável por toda a trilha sonora do espetáculo desde sua criação até a
execução no momento da cena.
Figurinista
Visagismo - O que deseja expressar com
a sua imagem?
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM III
ATIVIDADE 1 – SONDAGEM
Responda às questões em seu caderno
1. Quais profissionais trabalham em um circo?
Comente.
2. Conhecem quais são os profissionais
necessários para a produção de um espetáculo teatral? Cite-os.
3. Quem define como serão feitos os figurinos
para o teatro ou circo?
4. Para você, como é o figurino de um
personagem de circo? Quais adereços são usados no circo?
5. Como você definiria a maquiagem de um
palhaço? Por que tem um profissional maquiador de Teatro ou Circo?
6. O que é necessário para se criar um
ambiente cenográfico (uma floresta, uma casa ou o mar, por exemplo) no teatro?
Quem faz isso?
7. Toda peça de teatro tem necessariamente um cenário? Quais elementos podem ser utilizados na composição de um cenário?
Atividade 2: Apreciação
Assista ao vídeo: Reportagem Teatro de rua
Observe as fotos que estão disponíveis no seu caderno do aluno, na pagina 15, apreciando e analisando os elementos envolvidos na composição de acontecimentos cênicos presentes nas fotos e em nosso cotidiano.
Clique e visualize as imagens:
1. Palhaça com aros -Fonte: Greg Kozi / Canadá / 2013. Disponível em: https://cdn.pixabay.com/photo/2013/07/14/04/01/hula-162558_960_720.jpg
2. Mesa de Som e Luz para espetáculo teatral
- Fonte: Nadiia_Eye / Kiev / 2015 Disponível em: https://pixabay.com/pt/photos/som-concerto-prepara%C3%A7%C3%A3o-hall-4087874/
3. Montagem de Cenário - Fonte: Carabo Spain
/ Madri / 2014 Disponível em: https://pixabay.com/pt/photos/teatro-drama-b-n-luz-p%C3%BAblico-426449/
4. Palhaços - Fonte: Paul Brennan / USA/2016- Disponível em: https://cdn.pixabay.com/photo/2016/07/18/13/53/colorful-1525912_960_720.jpg
5. Cena do espetáculo Ricardo III, de Willian
Shakespeare. Cenografia de Kim A. Tolman. Fonte: Kim A. Tolman – USA / 2006 -
Disponível em: https://cdn.pixabay.com/photo/2017/07/17/21/38/kim-a-2513974_960_720.jpg/
É importante que você realize registros durante o desenvolvimento das atividades, para colaborar com os momentos de avaliação e recuperação.
|
(EF06AR26) Explorar diferentes elementos
envolvidos na composição de acontecimentos cênicos da comédia e da farsa, do
circo-teatro (teatro circense) e do circo (figurinos, adereços,
maquiagem/visagismo, cenário, iluminação e sonoplastia) e reconhecer seus
vocabulários. |
|
(EF06AR25) Investigar, identificar e
analisar a comédia e a farsa como gêneros teatrais e a relação entre as
linguagens teatral e circense em diferentes tempos e espaços, aprimorando a capacidade
de apreciação estética teatral. |
Metodologia/Recursos
e organização no ambiente virtual de aprendizagem |
Divulgação no blog da escola, no facebook
profissional do professor compartilhado com o facebook da Unidade Escolar e
Whatsapp do aluno. |
Quantidade
de aulas semanais |
2h/a (1h/a: videoaula CMSP, 31/08; 1h/a:
atividades complementares). Recorte do caderno do aluno. |
Textos/vídeos
de apoio propostos |
Retomada: Comédia e a farsa como gêneros teatrais Para ampliação de seu repertório foram elencadas alguns conceitos importantes para o desenvolvimento das atividades. Leitura do texto: Elementos da Linguagem● figurinos, adereços, maquiagem/visagismo, cenário, iluminação e sonoplastia; Assista aos vídeos: O que é a cenografia; Figurinista; Visagismo - O que deseja expressar com a sua imagem? SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM III, ATIVIDADE 1 – SONDAGEM Responda às questões em seu caderno;Atividade 2: Apreciação-Assista ao vídeo: Reportagem Teatro de ruaEm seguida, Observe as fotos que estão disponíveis no seu caderno do aluno, na pagina 15;ATIVIDADE 3 – AÇÃO EXPRESSIVA I – pagina 16 CADERNO DO ALUNO investigar através de uma pesquisa de textos e Imagens em livros, revistas, periódicos, internet etc., as diferentes funções do teatro. |
Avaliação:
instrumentos e gerenciamento das participações |
Devolutiva das atividades e atribuição de
notas realizadas registradas na planilha de acompanhamento. Devolutiva do
aluno das atividades realizadas no retorno as aulas ou
pelo facebook do professor ou whatsapp do professor. Registros durante o
desenvolvimento das atividades, para colaborar com seus momentos de
autoavaliação e recuperação. |
Atividade
(link do blog) |
|
Referências |
Vídeos: O que é a cenografia?https://youtu.be/xvxRW5xU1r0 Figurinista; https://youtu.be/Sqs197rWT8w; Visagismo - O que
deseja expressar com a sua imagem? https://youtu.be/DxGMCYXiIJY 1. Palhaça com aros -Fonte: Greg Kozi /
Canadá / 2013. Disponível em: https://cdn.pixabay.com/photo/2013/07/14/04/01/hula-162558_960_720.jpg 2.
Mesa de Som e Luz para espetáculo teatral - Fonte: Nadiia_Eye / Kiev / 2015
Disponível em: https://pixabay.com/pt/photos/som-concerto-prepara%C3%A7%C3%A3o-hall-4087874/ 3. Montagem de Cenário - Fonte: Carabo
Spain / Madri / 2014 Disponível em: https://pixabay.com/pt/photos/teatro-drama-b-n-luz-p%C3%BAblico-426449/ 4. Palhaços - Fonte: Paul Brennan /
USA/2016- Disponível em: https://cdn.pixabay.com/photo/2016/07/18/13/53/colorful1525912_960_720.jpg .5. Cena do espetáculo Ricardo III, de
Willian Shakespeare. Cenografia de Kim A. Tolman. Fonte: Kim A. Tolman – USA
/ 2006 - Disponível em: https://cdn.pixabay.com/photo/2017/07/17/21/38/kim-a-2513974_960_720.jpg/ SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação.
Ensinar e Aprender Arte; SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação.
Currículo do Estado de São Paulo: Linguagens, códigos e suas tecnologias/Secretaria
da Educação. SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação.
Caderno do professor: arte, anos finais/Secretária da Educação. Matriz
curricular, BNCC, Plano de Nivelamento, CMSP. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário