terça-feira, 1 de setembro de 2020

Teatro de Formas Animadas

 

Prof. Denny

Estudantes, na atividade de hoje vamos explorar diferentes elementos envolvidos na composição de acontecimentos cênicos do teatro de animação (personagens, adereços, cenário, iluminação e sonoplastia) e reconhecer seus vocabulários.

Vamos recordar o que você estudou na atividade anterior!

Personagem – De modo mais esquemático, a palavra deriva do grego: persona (máscara) e agon (que debate, que “fala” por si, que se apresenta). Então, sendo uma máscara, não é uma pessoa, mas alguém que se coloca no lugar da pessoa como se fora ela. Nas formas da tragédia, da comédia e do drama satírico, havia o coro, que era uma personagem coletiva que representava o Estado (o número de homens variava, dependendo do gênero). Vale lembrar que, no teatro erudito, diferentemente do popular, os atores eram sempre homens.

Sonoplastia – Conjunto de sons e efeitos sonoros criados para uma atividade artística, proveniente de músicas, ruídos, vozes, e outras fontes e formas sonoras.

Teatro de objetos – O primeiro festival de teatro de objetos aconteceu em 1983, na França. Trata-se de uma modalidade de teatro de animação que conta histórias por meio da manipulação de objetos, formando imagens poéticas repletas de simbologia. São utilizados objetos do cotidiano que, com a incidência das luzes cênicas sobre eles e com o jogo de sensações entre os atores e os objetos, assumem uma carga de significados.

Conteúdo/Tema-Conhecimento priorizado na atividade de hoje.

Teatro de Formas Animadas

Objetivo Geral

Explorar Elementos da Linguagem ● teatro de animação

É importante que você realize registros durante o desenvolvimento das atividades, para colaborar com os momentos de avaliação e recuperação. 

Para ampliação de seu repertório, foram elencados alguns conceitos importantes para o desenvolvimento das atividades.

Dramaturgia - Conceito, o que é Significado.

O termo dramaturgia se refere à arte do teatro. Aquele que protagoniza esta forma de criação é o dramaturgo, ou seja, a pessoa que faz dramas. Neste sentido, deve-se destacar que a palavra drama em grego quer dizer “eu faço”. Assim, o dramaturgo é aquele que recria teatralmente uma história inventada, podendo ser uma tragédia, uma comédia, um drama, assim como uma diversidade de gêneros e subgêneros teatrais (vaudeville, zarzuela, ópera, monólogo, mime, etc.) De qualquer forma, a dramaturgia é a arte de representar uma história num palco.

Elementos próprios da dramaturgia

O elemento fundamental desta arte é o texto teatral. Embora a história do teatro seja realizada propriamente em cenários convencionais, não se pode esquecer que a obra teatral também foi levada ao cinema e à televisão.

As peças teatrais são feitas para ser representadas. Neste sentido, um texto teatral é incompleto porque não incorpora os elementos próprios da cenografia, tais como a iluminação, o figurino ou o movimento dos atores. Por outro lado, a música e a decoração do palco são elementos essenciais em qualquer peça de teatro.

O principal argumento de uma peça teatral deve ser chamar a atenção do público durante sua representação e, assim, estabelecer um momento culminante para dirigir a história rumo ao seu desfecho final.

Em uma história teatral os personagens são criados para ser encanados por atores

Desta maneira, a ação contada ao espectador é expressa através de diálogos entre atores, sendo assim não se torna necessária a figura de um narrador.

Num texto teatral costumam aparecer instruções do autor especificando como os atores devem atuar e estas instruções são conhecidas pelo nome de marcações.

Em síntese, a dramaturgia está formada pelos seguintes elementos: o autor ou dramaturgo, o texto propriamente dito, os atores dirigidos por um diretor e a cenografia. Tudo isso pensado para encantar o público.

Origem do teatro

Os gregos assistiam as cerimônias religiosas em honra aos seus deuses. Durante estas cerimônias, os gregos consagravam os acontecimentos sobrenaturais dos seus deuses e reproduziam a vida dos seus heróis mitológicos e lendários. Estas histórias tinham um componente moralista, a partir daí começaram a representar num cenário para expressar a necessidade de prestar lealdade aos deuses ou às leis da cidade.

As primeiras apresentações foram realizadas em honra a Dionísio e por este motivo ele é considerado o patrono do teatro.

 Dentre as diversas modalidades teatrais, está o Teatro de Formas Animadas. Também conhecido como Teatro de Animação, é uma modalidade teatral em que os atores/manipuladores utilizam o corpo, os bonecos, as máscaras, os objetos, as formas e as sombras para representar seres humanos, animais ou ideias abstratas. 

Clique no link abaixo e assista ao vídeo “Figura Theatre – Sense of Beauty”, do canal “Prologue to the Performing Arts”, no Youtube:


E aí, consegue fazer isso também?

Agora que você já apreciou um pouco do Teatro de Formas Animadas, é a sua vez de criar uma personagem. Você também pode extrapolar e inventar novas personagens. Divirta-se!

Tigre de papel


Se possível envie foto do seu tigre para o professor, você pode postar no facebook Denny JF

Quer saber mais?

Um pouco da história do Teatro de bonecos –

Canal “Guia do Ator”: 


É importante que você realize registros durante o desenvolvimento das atividades, para colaborar com os momentos de avaliação e recuperação. 

Habilidades cognitivas

(EF07AR26) Explorar diferentes elementos envolvidos na composição de acontecimentos cênicos do teatro de animação (personagens, adereços, cenário, iluminação e sonoplastia) e reconhecer seus vocabulários.

Habilidades de recuperação contínua, aprofundamento e/ou nivelamento.

(EF07AR24) Reconhecer e apreciar artistas, grupos e coletivos cênicos de teatro de animação paulistas, brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas, investigando os modos de criação, produção, divulgação, circulação e organização da atuação profissional em teatro.

Metodologia/Recursos e organização no ambiente virtual de aprendizagem

Divulgação no blog da escola, no facebook profissional do professor compartilhado com o facebook da Unidade Escolar e Whatsapp do aluno.

Quantidade de aulas semanais

2h/a (1h/a: videoaula CMSP, 31/08; 1h/a: atividades complementares).

 

 

Textos/vídeos de apoio propostos

Retomada: Teatro de objetos; Teatro de bonecos; selecionar em sua casa três objetos do cotidiano; leitura do texto: Dramaturgia - Conceito, o que é Significado; Elementos próprios da dramaturgia; Origem do teatro; Clique no link e assista ao vídeo “Figura Theatre – Sense of Beauty”, do canal “Prologue to the Performing Arts”,Agora que você já apreciou um pouco do Teatro de Formas Animadas, é a sua vez de criar uma personagem: Tigre de papel.Quer saber mais?Um pouco da história do Teatro de bonecos – canal “Guia do Ator

Avaliação: instrumentos e gerenciamento das participações

Devolutiva das atividades e atribuição de notas realizadas registradas na planilha de acompanhamento. Devolutiva do aluno das atividades realizadas no retorno as aulas ou pelo facebook do professor ou whatsapp do professor. Registros durante o desenvolvimento das atividades, para colaborar com seus momentos de autoavaliação e recuperação.

Atividade (link do blog)

https://mariaeuniceintegral.blogspot.com/

Referências

video “Figura Theatre – Sense of Beauty”, do canal “Prologue to the Performing Arts”, no Youtube: https://youtu.be/3vm20L0NVHg

https://www.youtube.com/watch?v=a0UA_AIGiyA

Tigre de papel  https://youtu.be/-m7m5u0DDWI

SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Ensinar e Aprender Arte;SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Linguagens, códigos e suas tecnologias/Secretaria da Educação.SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Caderno do professor: arte, anos finais/Secretária da Educação.Matriz curricular, BNCC, Plano de Nivelamento, CMSP.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário