quarta-feira, 16 de setembro de 2020

Explorando o teatro de animação

 Prof. Denny - ARTE

Estudantes,Vamos recordar o que estamos estudando!

Ator manipulador/animador/titereiro – ator que manipula personagens dando vida podendo utilizar-se do seu próprio corpo como suporte para o boneco.

Cena - Trecho, recorte, fração ou acontecimento dramático.

Espectador – Aquele que assiste a um espetáculo.

Esquete - é uma cena curta (no máximo tem duração de dez minutos). Em sua maioria, os atores atuam e improvisam uma cena com teor cômico.

Responda as questões:

1 - Como é a relação do espectador com os espetáculos de teatro de animação?

2 - Já criou algum fantoche, marionetes ou bonecos para fazer teatro de animação? Qual material utilizou?

Conteúdo/Tema-Conhecimento priorizado na atividade de hoje

Explorando o teatro de animação

Objetivo Geral

Relacionar o teatro de animação com o espectador. ● Cenas, performances, esquetes e improvisações com base em textos dramáticos.

ATIVIDADE – APRECIAÇÃO - 14 CADERNO DO ALUNO

Para o estudo da forma como elemento na criação teatral, a ideia é aproximar você do Teatro de Formas Animadas e/ou Teatro de Animação por meio de apreciação de imagens e vídeos que serão apresentados pelo seu professor. Observe atentamente o processo de manipulação dos bonecos (movimentos e voz).

Apreciar imagens no caderno do aluno pagina 14

1. Foto de Workshop com a Cia. TRucks para professores na DER Caraguatatuba. Fonte: Evania Escudeiro/ Caraguatatuba/2013.

2 a 4. Fotos de Orientação Técnica de Fantoches para professores na DER Caraguatatuba. Fonte: Evania Escudeiro/ Caraguatatuba/ 2013.

Assistir aos Vídeos:

Peepers. 


A Cuca Fofa de Tarsila - Cia. Articularte.


QUER SABER MAIS!! ACESSE:

Peepers. Peeperspuppet. Disponível em: www.peeperspuppet.com

 Questões Arte pagina 15 - Responda as questões:

 1. Qual ou quais são os objetos do cotidiano utilizados na composição dos personagens, cenários etc.?

 2. Como você percebe a manipulação dos bonecos? É possível entender as histórias?

 3. Em sua opinião dar vida a um boneco por meio do teatro é uma tarefa fácil? Por quê?

 Vamos apreciar a manifestação artística PERFORMANCE

Performance- Manifestação artística que ocorre em determinado momento (ao vivo), geralmente em espaços não convencionais para o teatro. Nela, o ator interpreta ideias com liberdade, associa diferentes linguagens, produzindo algo híbrido e impactante.

 Exposições - Flavio de Carvalho - a experiência como obra - Oca Parque do Ibirapuera.

Exposição: “Flavio de Carvalho – a experiência como obra”

A exposição reúne cerca de 190 itens criados pelo carioca, representando as diversas fases artísticas que sacudiu por diversas vezes a cena cultural. 

ATÉ A PRÓXIMA AULA!

Habilidades cognitivas

(EF07AR30) Compor cenas, performances, esquetes e improvisações com base em textos dramáticos ou outros estímulos (música, imagens, objetos etc.), explorando o teatro de animação e considerando a relação com o espectador.

Habilidades de recuperação contínua, aprofundamento e/ou nivelamento.

(EF07AR26) Explorar diferentes elementos envolvidos na composição de acontecimentos cênicos do teatro de animação e reconhecer seus vocabulários.

Metodologia/Recursos e organização no ambiente virtual de aprendizagem

Divulgação no blog da escola, no facebook profissional do professor compartilhado com o facebook da Unidade Escolar e Whatsapp do aluno.

Quantidade de aulas semanais

2h/a (1h/a: videoaula CMSP, 14/09; 1h/a: atividades complementares).

 

 

Textos/vídeos de apoio propostos

Retomada: Teatro de Animação  Teatro de objetos – Ator manipulador/animador/titereiro; Responda as questões; ATIVIDADE – APRECIAÇÃO - pagina 14 CADERNO DO ALUNO, Apreciar imagens no caderno do aluno pagina 14; Vídeos:

Peepers; A Cuca Fofa de Tarsila - Cia. Articularte.

Questões Arte pagina 15 - Responda as questões:

Vamos apreciar a manifestação artística PERFORMANCE – Leitura do texto; Apreciação vídeo: Exposições - Flavio de Carvalho - a experiência como obra - Oca Parque do Ibirapuera; leitura do texto: Exposição: “Flavio de Carvalho – a experiência como obra”.

Avaliação: instrumentos e gerenciamento das participações

Devolutiva das atividades e atribuição de notas realizadas registradas na planilha de acompanhamento. Devolutiva do aluno das atividades realizadas no retorno as aulas ou pelo facebook do professor ou whatsapp do professor. Registros durante o desenvolvimento das atividades, para colaborar com seus momentos de autoavaliação e recuperação.

Atividade (link do blog)

https://mariaeuniceintegral.blogspot.com/

Referências

Vídeos: Peepers. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=lyGDzfVWGks&list=PLUPbSnhac-a6ncFKUBLAsggtaquBr-fb3&index=4A Cuca Fofa de Tarsila - Cia. Articularte. https://www.youtube.com/watch?v=W-CMLQujVjs

Peepers. Peeperspuppet. Disponível em: www.peeperspuppet.com

Exposições - Flavio de Carvalho - a experiência como obra - Oca Parque do Ibirapuera: https://youtu.be/sFME6BBsRdM

SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Ensinar e Aprender Arte;SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Linguagens, códigos e suas tecnologias/Secretaria da Educação.SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Caderno do professor: arte, anos finais/Secretária da Educação.Matriz curricular, BNCC, Plano de Nivelamento, CMSP.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário