Prof. Denny - ARTE
Estudantes,Vamos recordar o que estamos estudando!
Ator manipulador/animador/titereiro – ator que manipula personagens dando vida podendo utilizar-se do seu próprio corpo como suporte para o boneco.
Cena - Trecho, recorte,
fração ou acontecimento dramático.
Espectador – Aquele que assiste
a um espetáculo.
Esquete - é uma cena curta (no
máximo tem duração de dez minutos). Em sua maioria, os atores atuam e
improvisam uma cena com teor cômico.
Responda as questões:
1 - Como é a relação do espectador com os espetáculos de teatro de animação?
2 - Já
criou algum fantoche, marionetes ou bonecos para fazer teatro de animação? Qual
material utilizou?
Conteúdo/Tema-Conhecimento priorizado na atividade de hoje |
Explorando o teatro de animação |
Objetivo
Geral |
Relacionar o teatro de animação com o
espectador. ● Cenas, performances, esquetes e improvisações com base em
textos dramáticos. |
ATIVIDADE – APRECIAÇÃO - 14 CADERNO DO ALUNO
Para o estudo da forma como elemento na
criação teatral, a ideia é aproximar você do Teatro de Formas Animadas e/ou
Teatro de Animação por meio de apreciação de imagens e vídeos que serão
apresentados pelo seu professor. Observe atentamente o processo de manipulação
dos bonecos (movimentos e voz).
Apreciar imagens no caderno do aluno pagina 14
1. Foto de Workshop com a Cia. TRucks para
professores na DER Caraguatatuba. Fonte: Evania Escudeiro/ Caraguatatuba/2013.
2 a 4. Fotos de Orientação Técnica de Fantoches para professores na DER Caraguatatuba. Fonte: Evania Escudeiro/ Caraguatatuba/ 2013.
Assistir aos Vídeos:
Peepers.
A Cuca Fofa de Tarsila - Cia. Articularte.
QUER SABER MAIS!! ACESSE:
Peepers. Peeperspuppet. Disponível em:
www.peeperspuppet.com
Performance- Manifestação artística que ocorre em determinado momento (ao vivo), geralmente em espaços não convencionais para o teatro. Nela, o ator interpreta ideias com liberdade, associa diferentes linguagens, produzindo algo híbrido e impactante.
Exposição: “Flavio de
Carvalho – a experiência como obra”
A exposição reúne cerca de 190
itens criados pelo carioca, representando as diversas fases artísticas que
sacudiu por diversas vezes a cena cultural.
ATÉ A PRÓXIMA AULA!
Habilidades
cognitivas |
(EF07AR30) Compor cenas, performances, esquetes e improvisações com base em textos dramáticos ou outros estímulos (música, imagens, objetos etc.), explorando o teatro de animação e considerando a relação com o espectador. |
Habilidades de recuperação contínua, aprofundamento
e/ou nivelamento. |
(EF07AR26) Explorar diferentes elementos
envolvidos na composição de acontecimentos cênicos do teatro de animação e
reconhecer seus vocabulários. |
Metodologia/Recursos e organização no ambiente
virtual de aprendizagem |
Divulgação no blog da escola, no facebook
profissional do professor compartilhado com o facebook da Unidade Escolar e
Whatsapp do aluno. |
Quantidade de aulas semanais |
2h/a (1h/a: videoaula CMSP, 14/09; 1h/a:
atividades complementares). |
Textos/vídeos de apoio propostos |
Retomada: Teatro de
Animação Teatro de objetos – Ator
manipulador/animador/titereiro; Responda as questões; ATIVIDADE –
APRECIAÇÃO - pagina 14 CADERNO DO ALUNO, Apreciar imagens no caderno
do aluno pagina 14; Vídeos: Peepers; A Cuca Fofa de Tarsila - Cia.
Articularte. Questões Arte pagina 15 - Responda as
questões: Vamos apreciar a manifestação artística
PERFORMANCE – Leitura do texto; Apreciação vídeo:
Exposições - Flavio de Carvalho - a experiência como obra - Oca Parque do
Ibirapuera;
leitura do texto:
Exposição: “Flavio de Carvalho – a experiência como obra”. |
Avaliação: instrumentos e gerenciamento das
participações |
Devolutiva das atividades e atribuição de
notas realizadas registradas na planilha de acompanhamento. Devolutiva do
aluno das atividades realizadas no retorno as aulas ou
pelo facebook do professor ou whatsapp do professor. Registros durante o
desenvolvimento das atividades, para colaborar com seus momentos de
autoavaliação e recuperação. |
Atividade (link do blog) |
|
Referências |
Vídeos: Peepers. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=lyGDzfVWGks&list=PLUPbSnhac-a6ncFKUBLAsggtaquBr-fb3&index=4A Cuca Fofa de Tarsila - Cia. Articularte. https://www.youtube.com/watch?v=W-CMLQujVjs Peepers. Peeperspuppet. Disponível em: www.peeperspuppet.com Exposições - Flavio de
Carvalho - a experiência como obra - Oca Parque do Ibirapuera: https://youtu.be/sFME6BBsRdM SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Ensinar e Aprender Arte;SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Linguagens, códigos e suas tecnologias/Secretaria da Educação.SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Caderno do professor: arte, anos finais/Secretária da Educação.Matriz curricular, BNCC, Plano de Nivelamento, CMSP. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário