Prof Denny, Prof Cristina - Tecnologia e Inovação
Estudantes, hoje você vai conhecer o Artista alemão que cria esculturas de rostos humanos em fósforos gigantes.
Utilizando
pedaços de madeira como base de sua instalação, o artista alemão Wolfgang
Stiller produziu uma série de palitos de fósforo
gigantes que apresentam esculturas de rostos humanos carbonizados.
Para o artista, a instalação, chamada de Matchstick Men, pode parecer como um campo de guerra ou apenas como um playground em que alguém brincou com fósforos e os deixou ali. Stiller diz que, por enquanto, usou apenas referências de rostos de chineses, o que levou muitas pessoas a interpretarem o seu trabalho como uma crítica ao governo chinês. “Elas podem pensar desse jeito, mas acho que ele é uma metáfora que também pode ser utilizada em qualquer governo ocidental”, afirma. “Eu gosto de deixar o trabalho aberto a interpretações, já que detesto arte que não deixa espaço para a imaginação de cada um.” As cabeças que aparecem nas pontas dos palitos queimados, na verdade, eram moldes que o artista tinha em seu estúdio.
Conteúdo/Tema Conhecimento priorizado na atividade de hoje. |
Instalação – colagem. |
Objetivo
Geral |
Articular imagens, ideias e sentimentos por
meio da especificidade dos processos de criação nas linguagens as artes
visuais: colagem e instalação. |
Pensando em nossa eletiva Domus, estamos
trabalhando com a forma geométrica quadrado.
Observe a criação de colagens utilizando
palitos de fósforo e a forma geométrica quadrado.
Hora de criar!
Você ira criar uma colagem com palito de
fósforos, pensando na forma geométrico quadrado.
Você viu vários exemplos de colagem, que tal
criar a sua?
Se possível, envie uma foto da sua colagem!
Até a próxima aula.
Habilidades
cognitivas |
Arte - Articular imagens, ideias e
sentimentos por meio da especificidade dos processos de criação nas
linguagens as artes visuais, gerando projetos de intervenção na escola. |
Habilidades
de recuperação contínua, aprofundamento e/ou nivelamento. |
Arte - Articular imagens, ideias e sentimentos por meio da especificidade dos processos de criação nas linguagens as artes visuais, gerando projetos de intervenção na escola. (EF15LP02A) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos), a partir de conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção do gênero textual, o suporte e o universo temático, bem como de recursos gráficos, imagens, dados da obra (índice, prefácio etc.), entre outros elementos. (plano de nivelamento) |
Metodologia/Recursos
e organização no ambiente virtual de aprendizagem |
Divulgação no
blog da escola, no facebook profissional do professor compartilhado com o
facebook da Unidade Escolar e Whatsapp do aluno. |
Quantidade
de aulas semanais |
2h/a (1h/a: vídeo aula 18/08, CMSP; 1h/a:
atividades complementares), Continuação do estudo e processo de criação de
acordo com o plano da eletiva Domus. |
Textos/vídeos
de apoio propostos |
Leitura de imagem e texto; Artista alemão que cria esculturas de rostos humanos em fósforos gigantes; observar imagens; criar uma colagem com palito de fósforo usando forma geométrica. |
Avaliação:
instrumentos e gerenciamento das participações |
Devolutiva das atividades e atribuição de
notas realizadas registradas na planilha de acompanhamento. Devolutiva do
aluno das atividades realizadas no retorno as aulas ou
pelo facebook do professor ou whatsapp do professor. Registros durante o
desenvolvimento das atividades, para colaborar com seus momentos de
autoavaliação e recuperação. |
Atividade
(link do blog) |
|
Referências |
http://revistapegn.globo.com/Revista/Common/0,,ERT332685-17180,00.html;Google imagens. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário