Prof. Denny - ARTE
Estudantes, hoje vamos reconhecer e apreciar artistas, grupos, coletivos e manifestações cênicas do teatro contemporâneo paulistas, brasileiros e estrangeiros, investigando os modos coletivos e colaborativos de criação, produção, divulgação, circulação e organização da atuação profissional em teatro.
Antes de começar vamos relembrar o que você estudou na atividade anteriro : Retomada: você Apreciou - Profissionais que atuam na criação, montagem e apresentação de um espetáculo teatral; Respondeu a questão e fez um desenho de um figurino para um espetáculo teatral;
Conteúdo/Tema
Conhecimento priorizado na atividade de hoje |
Grupos coletivos e manifestações cênicas. |
Objetivo Geral |
Apreciar e
investigar artistas, grupos, coletivos e manifestações cênicas do teatro
contemporâneo paulistas, brasileiros e estrangeiros. |
Como você acha que era feita a divulgação das peças teatrais antigamente?
DIVULGAÇÃO DE PROJETOS CULTURAIS
Um item fundamental para
seu orçamento é o material de comunicação ou folheteria. Você pode prever
cartazes, filipetas, programas e outros materiais. Lembre-se de prestar atenção
nas regras de sua cidade quando à impressão e colagem destes impressos.
O programa é uma peça bastante utilizada em peças de teatro (ou catálogo, no caso de exposições). Ali, alem de explicar detalhes sobre seu projeto, você pode incluir sua ficha técnica e ainda oferecer espaço para o patrocinador. Estes materiais são baratos se feitos em grandes quantidades. Basta encontrar uma gráfica de qualidade e você receberá seu material de folheteria para iniciar sua divulgação.
PROCESSO DE PESQUISA, CRIAÇÃO E CONSOLIDAÇÃO DE LINGUAGEM.
DOM QUIXOTE DO GRUPO MAMBEMBE:
Resumo - No ano de 1976, o Grupo de Teatro Mambembe, liderado por Carlos Alberto Soffredini (1939 – 2001), mergulhou num intenso processo de pesquisa sobre, principalmente, a linguagem do circo-teatro e alguns outros folguedos brasileiros, visando à criação de um espetáculo a ser apresentado na rua e capaz de cativar um público diferente daquele já habituado a frequentar as salas de teatro. Este trabalho pretende apresentar as etapas do processo de pesquisa e criação empreendido pelo Mambembe e os resultados obtidos no espetáculo, ressaltando como o olhar para as manifestações teatrais da cultura popular brasileira foi essencial para a consolidação da linguagem do grupo (e da obra de Soffredini como um todo); uma linguagem que, como será demonstrado, se diferenciava dos ditames do circuito teatral oficial da época, tão pautado em técnicas e experiências estrangeiras.
Assista ao video : Mambembe - O Processo de Criação
MAMBEMBE: PROFISSÃO ARTISTA!
Sinopse: A peça foi escrita e se passa no início do século XX, em 1901 e, para esta montagem, foi adaptada para espetáculo de rua. A história conta, de forma divertida, uma turnê de um grupo de teatro Mambembe, ou seja, uma companhia nômade, que se aventura pelo interior do Estado do Rio de Janeiro, na época ainda Capital Federal. Em alguns lugares as atrizes e os atores são mal recebidos, em outros são carinhosamente acolhidos. Durante o percurso, vivenciam o prazer do imprevisto, o esforço e a luta do artista brasileiro. Infelizmente esta situação continua ainda hoje, mais de um século depois! Mas o amor a esta arte, tão antiga, tão completa e tão estonteante, nos dá força para continuar! Evoé!
Se você fosse criar uma peca teatral que tipo de texto gostaria de interpretar no teatro?
Você vai adentrar no universo do teatro de
grupo e criação coletiva, pesquisando em livros, revistas, internet etc.
textos e imagens sobre esta temática: Teatro Popular União e Olho Vivo –
(TUOV), um dos mais antigos grupos de teatro do Brasil e que tem como seus
fundadores Cesar Vieira (Idibal Pivetta) e Neriney Moreira, ambos os advogados
e defensores da arte popular brasileira;
Fundado em 1966, o Teatro Popular União e Olho Vivo é um dos mais antigos grupos de teatro do Brasil. Já representou o Brasil em mais de 20 festivais internacionais de teatro e se apresentou em países da América, Europa e África e para um público superior a três milhões de pessoas. A maior parte dessas apresentações, seguidas de debates, foram realizadas gratuitamente para plateias populares nos bairros periféricos da Grande São Paulo.
O Teatro Popular União e Olho Vivo desenvolveu um trabalho em prol do teatro popular, buscando a troca permanente de experiências culturais com as comunidades carentes da Grande São Paulo, tendo sempre como referência a arte e a cultura popular brasileira, como o carnaval, o bumba meu boi, o circo, o futebol e a literatura de cordel.
Registre
no final da sua pesquisa o que você aprendeu e descobriu.
Até a próxima aula!
Habilidades
cognitivas |
(EF09AR24) Reconhecer e apreciar artistas, grupos, coletivos e
manifestações cênicas do teatro contemporâneo paulistas, brasileiros e
estrangeiros, investigando os modos coletivos e colaborativos de criação,
produção, divulgação, circulação e organização da atuação profissional em
teatro. |
Habilidades
de recuperação contínua, aprofundamento e/ou nivelamento. |
(EF09AR26) Explorar diferentes elementos
envolvidos na composição dos acontecimentos cênicos do drama, do teatro
contemporâneo e do cinema (figurinos, adereços, maquiagem/visagismo, cenário,
iluminação e sonoplastia, incluindo o recurso a tecnologias digitais) e
reconhecer seus vocabulários. |
Metodologia/Recursos
e organização no ambiente virtual de aprendizagem |
Divulgação no blog da escola, no facebook
profissional do professor compartilhado com o facebook da Unidade Escolar e
Whatsapp do aluno. |
Quantidade
de aulas semanais |
2h/a (1h/a: videoaula CMSP, 21/09; 1h/a:
atividades complementares). recorte do caderno do aluno. |
Textos/vídeos
de apoio propostos |
Retomada: você Apreciou - Profissionais que atuam na criação, montagem e apresentação de um espetáculo teatral; Respondeu a questão e fez um desenho de um figurino para um espetáculo teatral; Leitura do texto - DIVULGAÇÃO DE PROJETOS CULTURAIS; DOM QUIXOTE DO GRUPO MAMBEMBE: PROCESSO DE PESQUISA, CRIAÇÃO E CONSOLIDAÇÃO DE LINGUAGEM; apreciar vídeos: Mambembe - O Processo de Criação; MAMBEMBE: PROFISSÃO ARTISTA; leitura sinopse: MAMBEMBE; responder a questao; ATIVIDADE 5 – AÇÃO EXPRESSIVA III -, pesquisa; registro. |
Avaliação:
instrumentos e gerenciamento das participações |
Devolutiva das atividades e atribuição de
notas realizadas registradas na planilha de acompanhamento. Devolutiva do
aluno das atividades realizadas no retorno as aulas ou
pelo facebook do professor ou whatsapp do professor. Registros durante o
desenvolvimento das atividades, para colaborar com seus momentos de
autoavaliação e recuperação. |
Atividade
(link do blog) |
|
Referências |
DIVULGAÇÃO DE PROJETOS CULTURAIS http://dagaveta.com.br/divulgacao-de-projetos-culturais/ Mambembe - O Processo de Criação https://youtu.be/DE2JjWmLmn8 MAMBEMBE: PROFISSÃO ARTISTA! https://youtu.be/8C5OeL_khXQ SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Ensinar e Aprender Arte;SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Linguagens, códigos e suas tecnologias/Secretaria da Educação.SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Caderno do professor: arte, anos finais/Secretária da Educação.Matriz curricular, BNCC, Plano de Nivelamento, CMSP. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário